Lula completa hoje uma obra relevante de seu mandato na área política: o renascimento do PMDB. De lambuja, aprofundará o processo de submissão e irrelevância do PT. Quando o petista assumiu o Planalto, há seis anos, os peemedebistas estavam no limbo, divididos e com pouco poder.Agora, o PMDB está prestes a mandar no Congresso inteiro.Comportado, o PT assiste de camarote e aplaude o patrocínio lulista para as possíveis vitórias de José Sarney (favorito na eleição de presidente do Senado) e de Michel Temer (nome forte na Câmara).Desde os tempos de Fernando Collor de Mello os peemedebistas não mandavam tanto. Não custa lembrar que o PMDB no comando do Congresso resultou trágico em 1991-1992 para o ocupante do Planalto. A Câmara aprovou e o Senado referendou o impeachment do presidente da República.O PMDB atual é igualzinho ao de 16 anos atrás. Está apenas anabolizado e com mais apetite, salivando.Como diz o ditado espanhol, talvez ignorado por Lula, "cria cuervos y te comen los ojos" (crie corvos e eles te comem os olhos).Se tudo se confirmar hoje no Congresso, com a taxa de traição nos padrões usuais, as vitórias de Sarney e de Temer serão o ápice do processo de reabilitação do PMDB.Na Esplanada, o partido já tem seis ministros indicados politicamente.São sete quando se considera a filiação do chanceler Celso Amorim.Tudo para uma legenda que nunca elegeu um presidente da República e há quase 20 anos não ganha o governo de São Paulo.Pragmático, Lula nunca economizou energias para paparicar o PMDB. Agora, finaliza a missão de revitalizar a sigla cuja vocação atávica é ser a madame de Pompadour da República. Assim como a amante do rei francês Luís 15, os peemedebistas querem manipular e influir. Com o PT no Planalto, quem diria, encontraram terreno fértil.
Lula salvou o PMDB.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009 às 09:04:00
De Fernando Rodrigues, na Folha:
12 comentários
Querido Coronel,
ReplyQuem diria, quem diria...
Abs
lula é refém do PMDB, isso fica cada vez mais óbvio. juntou a fome com a vontade de comer.. mas, essa ratoeira foi armada pelo próprio desgoverno.. esse rato pode ser vítima da própria ratoeira que armou..
ReplyBoa lembrança, a do vermelhinho da Folha.
ReplyTomara que a história se repita.
Deixem o Lula criar corvos, ora essa.
É a cara de Banânia! Fisiológico, patrimonialista, coronelista (sem relação com o coturno) conchavista, retrógrado e camaleônico. Abriga todos os matizes ideológicos. É o contrário do que se pode chamar de Partido Político.
ReplyCoronel
ReplyPMDB são os maiores gigolôs na política do Brasil.
Prostitutos da política. Vendem-se por qualquer preço.
Escória do Brasil ao nível do PSDB, DEM e todas outras legendas políticas.
Coronel ... quem reabilitou o PMDB foi o eleitor ... depois de decepções com PSDB e PT ... PMDB é partido de pouquíssimos e pequeníssimos escândalos ... isto é que o eleitorado está concluindo!!! !!! !!! chegamais
ReplyCitando uma frase de um amigo na noite da apuração do 2o. turno:
Reply"Amanhã, após a reeleição de Lula, ele mudar-se-á de mala cuia para o MDB."
Observem que os ministérios e órgãos mais críticos e importantes NÃO ESTÃO COM O PT !
Alguns exemplos:
Defesa:Nelson Jobin - MDB;
Banco Central: Henrique Meirelles - PSDB;
Energia:Edison Lobão - MDB;
E por aí vai...
Pergunto: Quem é refém de quem?
Se o MDB não assume estas responsabilidades o país se afunda no caos petista...
O apedeuta estaria viciando o PMDB a ponto de Aécio morder a isca...
ReplyCoronel,
ReplyDiscordo da headline. É o contrário; o PMDB jamais deixou o "pudê" desde 1985. Sem o apoio do PMDB ninguém se mantém no Planalto. Esse é o "problema" da petralhada. Se não abrem as pernas para um Zé do Sir Ney ou um Renan Canalheiros da vida já teriam caído há muito tempo.
Sobre Zé do Sir Ney:
ReplyNasceu José Ribamar Ferreira de Araújo Costa e adotou o "Sarney" (no lugar de "Ribamar Ferreira") porque seu pai, empregado de um fazendeiro inglês, Sir Ney, era conhecido como o Zé do Sir Ney.
Deixa ele acabar com o PT.Eu choro?Depois a gente acaba com ele.
ReplyCel
ReplySera que elle se desencantou com a mãe e o PMDB exigiu a Roseana?!?