O exército vermelho do Brasil.

Da Folha:

O mineiro Luis Fernando Ribeiro de Sousa, 32, cresceu e até hoje vive no meio militar. É um capitão do Exército que acredita que a democracia pode melhorar as Forças Armadas. Ele integra um movimento que defende mais participação política na corporação, e se prepara para concorrer em 2010 a deputado federal. Para evitar punições, ele falou à Folha enfatizando que todas as idéias são pessoais e não representam a corporação.

FOLHA - Como surgiu esse movimento?
LUIS FERNANDO RIBEIRO DE SOUSA - Mudanças que poderiam melhorar as Forças Armadas, para que ela tenha papel importante, só acontecem por meio de participação política. Qualquer coisa que a gente pode fazer passa pela via política. Precisamos de deputados e senadores para promover qualquer transformação. Assim começamos a nos organizar.
FOLHA - Qual o objetivo do movimento?
SOUSA - O regulamento disciplinar do Exército não contempla um monte de garantias que a Constituição contempla. O movimento é para dizer que o documento maior é a Constituição [e não regimentos internos]. Deve-se ter direito à liberdade de expressão, de associação para fins pacíficos.
FOLHA - Querem mais democracia no Exército?
SOUSA - Dentro das Forças Armadas, até certo ponto tem democracia e até certo ponto não tem. O processo para que todos os direitos do artigo 5º e do artigo 6º [da Constituição Federal] cheguem aos militares não será de uma hora para a outra. Precisa haver democracia para toda a sociedade, inclusive para o Exército. O que está errado é o regulamento disciplinar. Lá na Constituição, que é a arma que nós empunhamos, diz que ninguém pode ser preso senão em flagrante delito. Temos que fazer mudar o regulamento disciplinar do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, fazer um regulamento da Defesa unificado e pedir que os governos estaduais também façam isso com as polícias militares.
FOLHA - Querem menos disciplina?
SOUSA - Há setores mais conservadores, ainda da ditadura militar, que dizem que estamos querendo acabar com a hierarquia e a disciplina. Muito pelo contrário. Será uma disciplina verdadeira. Como uma pessoa pode ser punida por dar uma entrevista, por se associar?
FOLHA - O Exército está boicotando o movimento?
SOUSA - O Exército sabe que nosso objetivo é ter um candidato por Estado. O que ele fez? Transferiu [os oficiais]. As ligações políticas locais são quebradas. A meu ver, foi uma medida pensada para desarticular esse movimento. Querem evitar que haja interferência política em assuntos do Exército.
FOLHA - Ao falar em participação política dos militares, não há como não se lembrar da ditadura...
SOUSA - A gente não tem nada a ver com a ditadura militar. Eu não quero entrar no mérito [e dizer] se foi certo ou errado. Cabe a nós pensar para frente, somos capitães, tenentes. Nosso pensamento é desenvolver o Brasil, um lugar para a gente crescer, com a não-criminalização dos movimentos sociais.
FOLHA - O que é o capitanismo?
SOUSA - É um movimento que constrói a democracia. É uma adequação da estrutura secular das forças militares à realidade pós-88. É fazer chegar a Constituição também ao meio militar.
FOLHA - Quantos os senhores são?
SOUSA - Eu não quero identificar ninguém, porque a retaliação pode vir pesada. Mas eu recebo cerca de cem e-mails por dia, de todo o Brasil. São pessoas de todas as Forças Armadas com o mesmo sentimento.
FOLHA - Como os senhores estão se organizando para 2010?
SOUSA - Estamos discutindo os candidatos. Definimos que vamos apoiar quem o presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva] apoiar. Vemos o Lula como uma pessoa mais desenvolvimentista. Não é uma opção pela direita ou pela esquerda. É desenvolvimento, onde há projetos de usinas nucleares, de submarino nuclear, de tecnologia militar, de fortalecimento da indústria militar de defesa. Queremos um país forte, uma América Latina integrada.
FOLHA - Quando você entra nas Forças Armadas, você sabe do regulamento ao qual deve se submeter.
SOUSA - Regulamento que não contempla direitos. Um regulamento que te coloca uma rédea curta. Ele pode ser totalmente diferente sem estragar nada. O grande problema, que os generais não aceitam, é a [eliminação da] pena restritiva de liberdade. Você ficar preso dentro do quartel. Eu fui preso e meu filho foi me visitar. Imagina o que o menino pensa: "Meu pai é do Exército ou é traficante?" Prisão é para criminoso. Quem está com cabelo grande não é criminoso.
..................................................................................
Aqui, o próprio Capitão Souza, que já deu entrevista na Carta Capital e que até ganhou espaço em importantes blogs, descreve o Capitanismo. E aqui, o Capitão Souza escreve um artigo para o Movimento Esquerda Socialista, da deputada Luciana Genro.

30 comentários

esse capitão poderia integrar o village people...

essa esquerda vermelha está doida para controlar as forças armadas. que parece ser o único obstaculo ao objetivo maior...

do abc que não é o berço do lula nem do pt

Reply

Coronel,

Onde estamos, a coisa esta ficando esquisita.
Uma auditora da RFB vai para a republiqueta Equador e vaz auditoria em emprestimos CONTRA o Brasil.

Agora um oficial (capitao e' comandante de Companhia, tem comando e pode influenciar seus comandados) formado na AMAN, na ativa, fazendo campanha para o apedeuta e sua bandidagem sindicalista.
Sr. Generais, onde esta' o RDEx, enquadrem este capitao e seus cumpanheiros e os mandem fazer companhia ao Bolssonaro.

Quartel e' lugar onde se cultua diciplina, companheirismo, amor ao Brasil e receber instruçao de como se agir em conflito, Politica e' no Balcao de Negocios do Congresso Nacional.


.50

Reply

Com se vê, nem as Forças Armadas, já rendidas, escapam à sanha aparelhista da "Sofisticada Oraganização" comunofascista que nos esmaga.

Acorda, país dos tolos!

Reply

isso já o fruto do trabalho daquele professor da unicamp sobre quem o olavo de carvalho vem falando ha muito tempo, no momento me foge o nome.

humberto sisley

Reply

POIS É CEL, A INSTITUIÇÃO NÃO QUER EVOLUIR, ACHA QUE NÃO PRECISA SE ADEQUAR AOS NOVOS TEMPOS, O QUÊ ACONTECE ENTÃO, TEM QUE VIR UM CARA MOLDADO PELA ESQUERDA E ABRIR A BOCA PARA FAZER ISSO. POR QUÊ OS GENERAIS QUE HOJE COMANDAM NÃO O FAZEM? A VERDADE É QUE ESTÃO PREOCUPADOS COM O PROPRIO UMBIGO, É ISSO, EM UM ANO NO EB CERCA DE 100 OFICIAIS PEDIRAM DEMISSÃO, SÃO COMUNISTA? SÃO MERCENÁRIOS? SÃO PETISTAS? NÃO, APENAS VISLUMBRARAM QUE AS FFAA NÃO PROPORCIONAM CRESCIMENTO PROFISSIONAL, AS FFAA NÃO VALORIZAM SEUS RECURSOS HUMANOS, OU O SR ACHA QUE UMA PROMOÇÃO QUE DEMORA 7, 8 OU 10 ANOS É VALORIZAR UM PROFISSIONAL? O QUE SINTO É QUE OS MILITARES ESTÃO PERDENDO A OPORTUNIDADE DE MUDAR A INSTITUIÇÃO DE DENTRO PARA FORA, O QUE VAI ACONTECER E A MUDANÇA DE FORA PARA DENTRO....QUER APOSTAR? O DESCONTENTAMENTO É GERAL NAS FFAA, RECENTEMENTE FIZERAM UMA PESQUISA EM UMA OM MUITO REPRESENTATIVA EM TERMOS DE PESSOAL E ADMINISTRATIVAMENTE NO ÂMBITO DO EB, UMA DAS PERGUNTAS ERA, VC CONFIA EM SEU CHEFE, TANTO IMEDIATO, TANTO DA OM E DO EB.....REALMENTE FOI PREOCUPANTE O SALDO, O SR SABE O PORQUÊ, LEMBRA DO CEL USTRA? DO TEN DO RJ? POIS É OS GENERAIS E CORONÉIS SÓ ESTÃO PREOCUPADOS COM SUAS PROMOÇÕES, NÃO SEGURAM NADA, NÃO SE ENVOLVEM, NÃO BATEM DE FRENTE COM NADA, OU SEJA COM ELES A TROPA NÃO PODE CONTAR. CORONEL É OU NÃO O MAIS PURO RETRATO DO EB? POR ISSO ESSA MUDANÇA VAI ACONTECER E VAI VIR DE FORA. INFELIZMENTE.

Reply

joão quartim de moraes é um desses professores da unicamp que tem por função doutrinar os militares.

humberto sisley

Reply

Além de contar com as divisões CUT, UNE e MST - e, também, com a divisão PCC, segundo se comenta por aí - o Exèrcito Vermelho vai cooptar agora as próprias Forças Armadas?

Gente, prepare as malas para fugir do país!

Reply

Coronel,

A unica recomendacao que Dr Evil pode fazer e a seguinte: cana, xadrez, xilindro para esse melanciazinho cor-de-rosa.

Reply

Hummmmmmm ¬¬

Telegráficas(quase):
1- Tá vendo,Filó, quando eu digo que...?

2- A questão ali de punir quem dá entrevista, por exemplo,me lembrei do Helenão.Houve muita discussão se feria ou não a disciplina e a hierarquia,também se com militar poderia vocalizar opiniões políticas sobre o governo(qualquer governo?).Na petição teve um militar que fez um comentário dizendo que o general Heleno tinha ferido a hierarquia e que isso era inadimissível sob qualquer pretexto.Tive de deletar mesmo identicado e tudo.Era do Rio,oficial de alta patente.Como a petição era de apoio não deveria ter assinado então, só pra dizer que era contra...
3-De tenetismo em tenentismo, de capitanismo em capitanismo,vamos caindo no abismo.

4- Capitão deveria se lembrar que num passado não muito distante militar nem votava.Agora vota e se isso não é uma baita conquista democrática então ele não sabe o que é democracia.Claro, não é só eleição e voto, mas pra uma insituição que já usou até chibata...
Às vezes desconfio que a proibição do voto pra certas categoria não era má idéia...

5- Quem não gosta de regras, disciplina, hierarquia não deve entrar pras FFAA,[né , Filó?] nem nada que imponha com mais ou menos rigor tais condições,como as Polícias.
Se o serviço militar ainda é obrigatório por um tempo curto, ficar e fazer carreira não é,capitão.Pode pedir baixa quando quiser.
Mas que se anote: mesmo nos EEUU, quem já se achava quite com sua parte de serviço em missões militares foi CONVOCADO para servir no Iraque...Até os que formalizaram desligamento da folha de pagamento,qto mais os que ficaram recebendo sem estar trabalhando como militar.

6- Convém 'escrarecer' ao capitão e demais simpatizantes que a liberdade, a democracia a amaciada que ele pretende, tanto em pequenos deslizes como não fazer barba e cortar cabelos,fardamento desleixado,ou coisas mais graves como roubar doações pra flagelados ,não existe em exércitos comunistas,não pode nem pensar alto ou baixo, melhor não pensar nada e obedecer.E mexe a cabeça na hora do desfile militar nas ruas pra ver o que acontece!
Sugiro que o mandem emprestado por 20 anos pro exército chinês,que leve a família junto,com despesas pagas pelo governo de lá.Ok, concedo que paguemos as passagens só de ida...Ele,com certeza, não sabe que matar um companheiro que roubou um pão ou transou com uma angolana entre uma ação e outra dá bala na cabeça,como defendia o Che.

7-Moura Castro, da revista Veja,qdo voltou para o Brasil, escreveu um belo texto sobre Educação no qual dizia que " na família,universidade e FFAA não existe democracia"¹
Já anda mudando o tom,é certo,deve ser influência das fontes pagadoras dele aqui,está mais 'progressista' no lero pedagógico, editorial inclusive...
Mas a frase foi lapidar.

(¹)se nem nas universidades deve haver tanta a ponto de voto de aluno pesar demais em eleições pra reitor,que dizer dos andares debaixo, onde aluno só tem direitos e não pode ser cobrados em deveres e regras porque são 'dimenor'?

E,claro está,o capitão que deve ficar lindão metido naquela beca,já está devidamente iniciado doutrinado, o discurso é altamente revelador,com os termos da língua de pau fluindo fácil e docemente para fingir uma mansidão que está longe de traduzir...
"Criminalização de movimentos sociais"? Não sabia que FFAA agora eram movimentos sociais...

E nem vou citar os nomes que ele declina,a defesa que faz do Lula e quejandos.Não quero ter uma AVC fulminante. Hoje não...Quero ver onde e em que tudo isso vai dar, só pra ter o prazer de constatar com um "eu sabia"...



Lia

Reply

È um melancia!!! Cadeia nele!
Bota na rua p/ q o melancia faça política no PT, o lugar dele. Tamos roubados.
Abços

Marco Loss

Reply

As pessoas têm a liberdade de escolher o que fazer da vida. Com essas escolhas vêm direitos e obrigações, certo? Se esse tal capitão não está contente com o exército que ponha a trouxa nas costas e vá para a política. Afinal, ao escolher entrar no exército já sabia que haveriam regras a serem seguidas. Se não aguenta as regras que procure sombra e água fresca em outras paragens.

Reply

Cara Lia:

Tomei a liberdade de transformar o seu comentário em post. Espero que isso não a incomode. Está logo acima.

um abraço.

CORONEL

Reply

ai meus sais
abraços

Reply

as declarações do capitão está eivada de "construcionismo esquerdista". em outras palavras:
expulsa o cara porque é um comunista infiltrado.

aguia_dourada

Reply

estou na dúvida em qual post linkar este comentário de um MILITAR da Venezuela....
tudo a ver e muiiiito recente
A tradução deixo para os amigos.
aqui;
http://www.marthacolmenares.com/2008/12/27/y-se-derrumbo-la-institucion-militar-le-responde-carratu-molina-a-un-companero-de-la-armada/#more-3149

vale comparar com a nossa situação,pois lá eles já avançaram ou regrediram uns passos

abraços

Reply

Esse ridículo não faz a minha cabeça......aqui na VILA MILITAR - RIO DE JANEIRO, já vou tratar de boicotá-lo...e falar aos meus colegas Sargentos para fazer o mesmo. Assinado : SARGENTO DE ENGENHARIA

Reply

aqui na VILA MILITAR ELE NÃO SE CRIA....

Reply

Caro Coronel,

Esses elementos devem ser expulsos já! O exército não pode admitir que haja traidores da liberdade no seu seio. Não seria hora de promover um abaixo assinado pedindo que o exército expulse estes apoiantes de teses totalitárias?
Um exército que estime a liberdade não pode se dar ao luxo de abrigar quem esteja disposto a usar as armas contra o próprio povo.

Bonifácio

Reply

alô pessoal...insisto no link do militar da Venezuela e principalmente os comentários(clandestino)...
só uma amostra:
""""
Ninguna nación, o parte de ella, o un solo ciudadano, puede consentir ser obligado a vivir bajo el miedo de la amenaza de agresión por su propio gobierno, ni por su propio ejército. Nunca el enemigo puede estar listado en la nómina que paga para mantener a sus servidores. Nunca se puede permitir que un servidor sea nuestro amo. Nunca."""

O comentário deveria ser lido NO CONGRESSO NACIONAL.

sem sal e ou tempero,na veia

abraços

Reply

Vou usrar apenas a última resposta para demonstrar a grande diferença entre o capitão e eu: nunca estive preso. Vim para casa no comportameto excepcional. E não aboninei em momento algum as regras dos "Rs" R1, R2, R3, e R4Preciso dizer mais alguma coisa?

Capitão, seu lugar é nas brigadas do MST! Vá pedir uma vaga ao seu chefe Stédile!

Reply

Cuidado que estes canalhas assasinam,companheiros dormindo,como em 35.Canalha pede para cag(não audível) e sai.Exercito é disciplina e amôr a Pátria.Fora melancia.Fostes infiltrado na gloriosa AMAN?

Reply

se o Moura Castro escreveu que:
a democracia não deve estar ou não está ou algo parecido na Veja em ano posterior á 1993(mais ou menos),é PLÁGIO DO HENRY MAKSOUD...
Eu agarantchio.....tá na Visão(revista) e no ex-programa Henry Maksoud(da Band)e certamente nos livros e crônicas por ele (Maksoud)redigidos.

eu adoro isto...
sem sal
abraços

Reply

Coronel

"Mudanças que poderiam melhorar as Forças Armadas, para que ela tenha papel importante, só acontecem por meio de participação política."

Então tá!

"A democracia é o pior regime, exceto todos os outros."

Winston Churchill (1874-1965), primeiro-ministro inglês

Por isso eu gosto e defendo a Democracia militar! Ela è tão boa, mas tão boa que está no Poder há 50 anos em Cuba e na Coréia do Norte e os nossos petralhas esquerdopatas, só fazem elogios a essas Democracias militares!

Logo, como eu sou nacionalista e vejo o meu País na merda, peço aos militares que avancem! Desculpa Lia, mas continuo acreditando que entre os nossos verdes oliva tem gente boa!

"É um movimento que constrói a democracia. É uma adequação da estrutura secular das forças militares à realidade pós-88."

Depois esse "capitão" esquedopata, ao dizer o que disse acima, lembrou-me as imagens dos militares portugas em 1975 fazendo juramento de bandeira, com o punho fechado levantado ao alto, cabelos compridos caindo sobre os ombros, barbas iguais ao "porco", farda desleixada e, jurando que serviriam apenas ao povo.

Esse "capitão" que saia do EB e faça o que bem entender. Isso sim se chama coerência!

Depois defende os criminosos terroristas do MST e outros movimentos afins:

"Nosso pensamento é desenvolver o Brasil, um lugar para a gente crescer, com a não-criminalização dos movimentos sociais."

E eu a pensar que tinha um excelente remédio para esses FDP:

http://www.youtube.com/watch?v=SCnumxfr_YM

Para terminar, um militar não tem direitos, mas sim, deveres! A vida castrense, no entanto não cerceia os direitos civis de um militar, mas ser militar e político simultaneamente, è coisa de malandro! E para malandros, já chegam os políticos que temos!

Reply

NOSSA SENHORA:" Para terminar, um militar não tem direitos, mas sim, deveres! A vida castrense, no entanto não cerceia os direitos civis de um militar, mas ser militar e político Simultaneamente, è coisa de malandro ". OS PRESIDENTES MILITARES QUE O BRASIL TEVE ENTÃO ERAM MALANDRO, É ISSO? MAL LOTT, CAXIAS, DEODORO, FLORIANO..........SÃO TODOS MALANDROS?

Reply

Anônimo

Estou falando de "capitães", "tenentes" e outros com a sua "patente". Raia miúda! Esquerdopatas!

Se for de direita, pode sim! Assim como patriotas e nacionalistas, o que está muito longe do seu caso!

Entendeu ou quer que faça um desenho?

Esquerda è merda!

Reply

...envergonho-me!!!
Só na era petralha mesmo pode-se
ouvir tamanha hediondêz vindo de um
oficial.
Ora,pede para sair e candidate-se
a um cargo eletivo.

Abraços.

Reply

Coronel,
as bobagens ditas por este melancia pode desencadear um processo semelhante aos já ocorridos em nosso passado recente,
é um sinal do grau de escamoteamento que o nosso Glorioso EB está submetido.
Acordem oficiais superiores,o quanto antes para mitigar o sofrimento da Pátria,

Reply

Boa Tarde! Coronel, Esse Luis Fernando Ribeiro de Sousa, que se diz Capitão do Exército, não Aparece no Banco de dados do Departamento Geral de Pessoal do Exercito, portanto, esse deve ser um "cumpanhêro" querendo se passar por Militar.

Sgt EB

Reply

Boa Tarde! Coronel, Esse Luis Fernando Ribeiro de Sousa, que se diz Capitão do Exército, não Aparece no Banco de dados do Departamento Geral de Pessoal do Exercito.

JÁ TENTOU ACENTUAR O "I" DO PRIMEIRO NOME? TÁ DIFICIL A COISA POR AQUI. ESTÃO VENDO? POR ISSO QUE O EB PRECISA SER PROFISSIONALIZADO, POLITIZADO E VALORIZADO.......

Reply

Esse capitão é um IDIOTA.

Reply