Lula cede em Itaipu: aumento de luz para todos.

Da Folha:

Em meio a mais um capítulo da negociação entre Brasil e Paraguai em torno da dívida da usina binacional de Itaipu, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou ontem reajuste de 8,7% na tarifa de energia cobrada pela hidrelétrica e comprada por distribuidoras do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.O aumento é reflexo de uma concessão feita por Brasília a Assunção em 2007, quando o governo Lula acordou deixar de cobrar correção monetária sobre a dívida da usina devida pelo vizinho. A política brasileira de apaziguamento com o Paraguai na espinhosa questão de Itaipu começou e emitir sua fatura para o consumidor. A energia de Itaipu, cuja tarifa será aumentada em 8,7%, é comprada, compulsoriamente, pelas distribuidoras de energia das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.O aumento reflete negociação feita entre os dois governos -em 2007, o Brasil decidiu isentar o Paraguai do pagamento da correção monetária da dívida da hidrelétrica de Itaipu. Nos cálculos da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), essa isenção implicou em aumento de custo de mais de 480% para o consumidor brasileiro. Não se sabe qual será o reajuste para o consumidor, já que o repasse depende da regra de cada distribuidora.O acordo que beneficia os paraguaios foi fechado em março de 2007 na Cúpula do Mercosul. A hidrelétrica de Itaipu, na fronteira entre os dois países, responde por 24% do mercado brasileiro e por 95% do paraguaio.A medida ocorre quando cresce a pressão paraguaia para que sejam revistos diversos pontos do acordo que levou à construção, entre 1975 e 1984. O Brasil arcou com a maior parte dos custos, e o saldo desta dívida com bancos internacionais é de US$ 19,6 bilhões, que serão pagos até 2023.A dívida é paga por meio da tarifa cobrada dos consumidores dos dois países. A maior parte é financiada pelos brasileiros, porque o país consome 94% da energia produzida pela usina. Essa energia é comprada pela Eletrobrás, que repassa compulsoriamente o custo para 19 distribuidoras das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.O saldo devedor é reajustado por juros de 7,5% ao ano mais correção monetária, chamada "fator de ajuste". Esse fator é um percentual calculado com base na inflação americana medida para os consumidores e para a indústria. A decisão do Brasil foi permitir que o Paraguai não pague a correção.

24 comentários

Coronel,

Nunca na história deste país existiu um governo mais entreguista do este Governo Lula/PT.

Vai ficar na História!

NUSFÚ mais uma vez com estes sindicalistas parasitas duma figa.

Átila

Reply

Tá na hora do povo do sul do Brasil também fazer pressão em cima de Lula, para não pagar a conta. Aaaaaaaa ... concessão é somente para a kumpanherada bolivariana corrupta. Para o povo brasileiro: nada!!! Nada, não, a conta para pagar. Bem feito para o povo imbecil que elegeu o guia geniau das galáxias para presidir um país.

Reply

Idéia de PeTista deve ser "EURECA".

AT. Explica. PuTz.

Reply

E o quê a "presidenciável" ministra guerrilheira Dilma Estela diz sobre isso, já que ela entende do assunto, pois já foi Secretária de Minas e Energia no governo do petista Olívio aqui no RS?

Reply

Coronel

Isso não deveria jamais acontecer se tivessemos um verdadeiro Presidente. Temos um pé descalço.

Brasil virou uma ferramenta do Foro de São Paulo. No minimo, TRAIÇÃO. No máximo, El Paredón!

Reply

------------------------------------------------------------------------------------------
Ex-Blog do Cesar Maia 10/12/2008
------------------------------------------------------------------------------------------

FRAUDE ELEITORAL!

O deputado-cantor popular Frank Aguiar foi candidato a vice-prefeito na chapa de Luiz Marinho, amigo do Lula, ministro da previdência e ex-presidente da CUT. Hoje na Coluna Panorama Político do Globo, ele diz que não vai assumir e, mais ainda, vai mudar seu título eleitoral para o Piauí e concorrer a vaga de senador em 2010. Ou seja, ele não era candidato de verdade a vice. Estava ali para iludir o eleitor e ajudar a eleger Marinho. Uma descarada fraude eleitoral. E fraude assumida e confessada de público no jornal.

Reply

YouTube - Origin of Faith - Disturbing

A rare documentary insight into how tribal superstition

3 min 44 seg -


www.youtube.com/watch?v=zd9JpVxiz9E



Eles não são os carijós tansos da ilha...


¬¬

lia

Reply

Esse entreguista etílico vai acabar com o Brasil doando nosso patrimônio pros bolivarianos sacanas, que fazem parte da patota de lunáticos dele.
O próximo presidente deve tomar as providências para que Lula devolva ao Brasil todo o patrimônio que ele detonou distribuindo pros companheiros.

Reply

Esse ex-bispo esquerdista Fernando Lugo, não está contabilizando que se nós brasileiros se pagassémos o preço de mercado(é isso no fundo o que eles querem), eles deveriam pagar metade da dívida da construção que nós estamos pagando até hoje.Os paraguaios não deram um centavo para construção , e agora DE NOVO essa palhaçada.E LULA CAI NESSA,AFFE.

Flávia.

Reply

Esses bolivarianos nem disfarçam, a quadrilha trabalh sempre intensamente para aniquilar qualquer adversário.

Do CH:
Tudo a ver: O ex-ministro José Dirceu, acusado de chefiar a gang do mensalão, tem atuado nos bastidores para tentar eleger Tião Viana (PT-AC) presidente do Senado. Passo importante para a sua pretendida “anistia”.

Coronéis acreanos: O PMDB acha que a ação contra Geraldo Mesquita no Conselho de Ética do Senado saiu da gaveta de repente porque ele é adversário, no Acre, dos “coronéis” Jorge e Tião Viana (PT), candidato a presidente da Casa.

Reply

Coronel,

O cachaceiro da 8 milhoes de dolares por ano de presente aos paraguaios e quem paga e o povao. E Dr Evil acha que nao vai ficar so nestes 8,7%, porque a energia de ITAIPU e cotada em dolar, e como o dolar esta subindo.... E temos que levar em conta que um aumento de enrgia, colabora com os aumentos de precos em geral, pois as industrias ficam com sua producao encarecida. Resultado, mais aumentos de precos.

Reply

Gostaria de saber qual o prejuizo que o governo molusco nos deu desta vez,ou seja quanto deixamos de receber em real ou dolar, alem é claro, do aumento de tarifas.Mais quatro anos de governo Lula e provavelmente o mapa do Brasil terá o mesmo formato do tratado de Tordesilhas. Oremos irmãos.....

Reply

Coronel

Só vejo uma solução :
OPERAÇÃO WALKIRIA II
(mas,que funcione..)

Reply

LULA É DIFU
Carlos Reis
EXCELENTE ARTIGO.
AQUI : http://notalatina.blogspot.com/

Reply

Coronel, liste pra nos tudo que ja foi doado pelo ebrio mor, dividas perdoadas e etc, de quanto ja foi o preju???? obrigada. Regina

Reply

Coronel, ele não cedeu nada, apenas transferiu do nosso País para o dele, a insana república bolivariana.

Reply

Coronel

Liste em quanto nós "nosfu" até agora.

Reply

Prezado Coronel,

Aumento para todos?

Mas o esperto paga energia?

Só nós da babacolândia que sim!

Boolas

Reply

Coronel

O pé descalço antes e agora.

Diferença? A faixa presidencial.

http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=5736&Itemid=1

Reply

Depois da entrega de Itaipú, agora é aguardar a expulsão dos brasileiros que lá vivem.
É a formiga batendo no elefante, melhor, no burro.

Reply

Coronel,

Palavras do Pinóquio Marolinha 51 da Silva:
Eu não tenho dúvida nenhuma de que o gás não vai aumentar e, se aumentar, vai aumentar para a Petrobras, e não para o consumidor brasileiro
Presidente Lula,
(05/05/2006)

Mas como mente nosso presidente!

Átila

Reply

Coronel,

Dr Evil nao se conforma. Nao existem leis que proibam o cachaceiro sair dando presentes com o dinheiro do povo? Nao fica claro aqui que o que os paraguaios estao deixando de pagar, imediatamente vai ser cobrado de quem usa energia? Porque um simples usuario tem que pagar pelo calote dos paraguaios? Existe alguma acao que se possa mover contra o cachaceiro?

Reply

dr. evil, o que está fazendo /deixando de fazer cabe ação de improbidade administrativa, por exemplo. mas fica como a história dos ratos quem vai pendurar o sino no pescoço do gato?

pelo que sei já tentaram alguns processos. que foram barrados, arquivados, etc.

do abc que não é o berço do lula nem do pt.

Reply

O Lulla ama os bolivarianos e odeia os brasileiros!

Só pode!!!!

Reply