Ufa, ninguém vai morrer nas mãos de um médico formado em Cuba.

O melhor de tudo é ler a notícia direto no Portal do PT. Médicos brasileiros formados em Cuba continuam proibidos de exercer a profissão no Brasil, por decisão da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Os alunos têm direito de processar o governo brasileiro. Isto ainda vai render uma Bolsa-Cuba.

22 comentários

Coronel

Case de mãe Joana é pouco. Como chamar o Brasil daqui para frentes?
Dentroe em breve haverá um mstc para os médicos sem teto de cubra.

So indo pra cuba para ver cuba lançar.......Duvido que o morto vivo autorize médicos brasileiros ou de outras nacionalidades a atuar em cuba.

Reply

Coronel:
Tenho vários médicos na família em diversos graus de parentesco e amizade e convivo de muito com o assunto.
Este tema se arrasta nos Conselhos de Medicina (Federal e Estaduais)há anos. E não é só de Cuba...Tem dos outros "espetaculares" centros médicos da américa latina também. A garotada sai para estudar fora por não quererem se preparar adequadamente para os vestibulares das boas escolas ou não poderem pagar as fortunas das formadoras de DOTÔ a preço de ouro, homologadas inadequadamemente pelo MEC. Quando vão fazer seus exames de qualificação para as residências médicas, não passam e aí gera esta polêmica estrondosa, com direito a recursos jurídicos e coisa e tal. E o pior e que aqueles que se formam bem ou mal por aqui, nos açougues da vida, PODEM exercer a medicina em toda sua plenitude sem que o CFM ou CRM's possam fazer nada. E haja erro médico um atrás do outro.

Reply

Ufa mesmo Coronel.
Nestes dias, no Brasil, ouvir uma notícia dessa. Dá até um alíviozinho.

Reply

Coronel:

Mostre-me o governo de um paiz democratico, e eu mostrarei a inteligencia do povo que o elegeu. Olhar quem esta' em Brasilia, e' olhar o Brasil num espelho. Coletivamente, os brasileiros sao um bando de analfabetos estupidos. Mas levou alguns anos para chegarmos a este estado lamentavel. Temos que agradecer `as nossas escolas e universidades e seus professores; temos que agradecer aos nossos magistrados, aos nossos jornalistas, e `as nossas FF AA.

Os internados ja' estao gerindo o Manicomio.

Hereticus

Reply

Coronel
E quanto aos médicos brasileiros formados na Bolívia ?
Corremos risco ?
Abraço.

Reply

E os formados na Bolívia,Peru,Argentina,Chile etc????

¬¬

Reply

Outro dia li a notícia que em Cuba se utiliza um programa de saúde para controlar as pessoas, saber tudo sobre todos.

Aqui no Brasil, o arrimo daquela ditadura, estão fazendo o mesmo através do IBGE.

Outro dia apareceram aqui em casa disfarçados de humanitários para saber sobre saúde e não atendi da primeira vez.

Voltaram em seguida com outra conversa para ver se passavam do portão e, como não adiantou, veio a chefona que achou que iria me intimidar e devassar o meu lar para saber detalhes sobre mim e minha família.

Rechacei à altura da atitude agressiva da "dilegentíssima" burocrata que fez questão de dizer que obteve as informações sobre nós dos vizinhos e que aquilo lhe bastava.

Respondi pelo interforne mais uma vez que achava ótimo que ela parasse de me incomodar e não mais tive notícias da comunista bisbilhoteira.

Reply

Coronel,
Corremos grande risco també nas mãos dos pretensos médicos formados pelas escolinhas de medicina brasileiras. Vimos a última avaliação com 61% dos médicos reprovados por desconhecerem as rotinas básicas de primeiro atendimento em um pronto socorro, que dirá as intervenções mais complicadas.
O melhor é cuidar da saúde com alimentação balanceada e exercícios pra não precisar dos açogueiros que atuam no atendimento médico pelo País afora.

Reply

Coronel

O senhor tem tantas certezas? Como pode Coronel? O imbecil do cachaceiro vagabundo já tratou da sua saúde, da minha e de todos brasileiros. Sabia disso? Fez um acordo com Cuba! Mas ele vai para o Hospital Sírio Libanês!

"As entidades nacionais – Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Federação Nacional dos Médicos – manifestaram-se veementemente contra o projeto, em tramitação no Congresso, com medidas destinadas a facilitar o reconhecimento dos diplomas de medicina obtidos em Cuba por estudantes brasileiros.

A classe médica é ferrenha defensora de mecanismo uniforme e em igualdade de condições para a revalidação de diploma a todos os brasileiros e não-brasileiros que se graduam em medicina no exterior e pretendem exercer a atividade no país. A manifestação decorre do termo firmado em janeiro pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva com o governo cubano para facilitar a validação do diploma de brasileiros formados pela Escola Latino-Americana de Medicina (Elam), em desacordo com as normas vigentes e que determinam o processo seletivo nas universidades públicas conforme as diretrizes educacionais, que atendem as características sociais e epidemiológicas brasileiras.

O projeto foi preparado em outubro de 2006 pelos Ministérios das Relações Exteriores do Brasil e de Cuba, em forma de mensagem. Hoje, como Projeto de Decreto Legislativo (PDC) nº 346/2007, recebeu a chancela da Comissão de Relações Exteriores da Câmara e está sendo examinado pelas Comissões de Educação e Cultura e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Atualmente, para que possam exercer a profissão, os alunos brasileiros formados em cursos de graduação no exterior precisam validar o diploma em universidade pública do Brasil – processo de avaliação variável de acordo com a instituição.

Para as entidades médicas é fundamental comprovar que o médico está apto a responder às necessidades de nosso sistema de saúde. E isso vale para qualquer país – como é o caso, para os brasileiros que se formam no exterior.

O presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade, acredita que os estudantes cubanos têm padrinhos fortes para ganhar esse benefício. "Não há razão para se privilegiar Cuba. Até porque a Elam é uma escola muito nova, que só formou três turmas e não tem competência para se comparar com o ensino brasileiro. Cada médico, formado em qualquer lugar do mundo, deve responder por sua qualificação. O que queremos é criar no Brasil um mecanismo uniforme e unitário de revalidação de diplomas e que todos os brasileiros ou não brasileiros que queiram aqui trabalhar como médicos possam ser a ele submetidos de maneira justa, adequada e honesta", disse Andrade.

"Consideramos o ingresso de médicos formados em Cuba, sem a revalidação do diploma, um privilégio perigoso e inaceitável. Não permitiremos mais esse ataque aos pacientes", afirma José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Médica Brasileira."

(...)

http://reviversaudeholistica.blogspot.com/2008/03/mdicos-brasileiros-formados-em-cuba.html

Reply

Será que não fizeram outro curso paralelo?Mdico lida com publico e forma opiniões.Olho vivo.Qual o critério para ir estudar em Cuba?Tinha que ter carteirinha do partido?.Quero ver é passar na revalidação do diploma,onde são reprovados quase na totalidade.

Reply

esses brasileiros não foram para cuba enganados - na verdade - queriam enganar a eles mesmos tal como fazem as cabras cegas do petê.

quer estudar no estrangeiro para agregar conhecimentos, vá para a suiça, alemanha, estados unidos etc. escambau de bico, mas se quer fazer um curso regulamentado para trabalhar legalmente no brasil, faça no brasil, ou vai berrar nas esquinas com a bandeirola do petê e não enche o saco! ow comunistas.

aguia_dourada

Reply

Coronel,

Dr Evil precisa perder a mania de apertar o botaozinho do mouse nas letrinhas amarelas sem acabar de ler. Dr Evil tem recomendacao medica para nao se estressar. E ver essa estrelinha na tela do computador irrita Dr Evil. Da ate tremedeira.

Mas quanto a noticia, Dr Evil recomenda que os portadores de tal diploma usem-no de uma maneira sabia. Dr Evil sugere pendurar no banheiro. Na falta de papel higienico, tera alguma serventia.

Reply

Boa noite a todos.

Sabe,Coronel, como eu trabalhei na área da Saúde até pouco tempo, gostaria de explicar ao Anônimo das 19,46h,com todo respeito e atenção, mas que acredito que ele esteja enganado qto às visitas nas casas pelo IBGE; não é o IBGE que faz esse trabalho; já faz alguns anos,que o Brasil está implantando o Programa da Saúde da Família; e as visitas são feitas periodicamente, faz-se o levantamento das pessoas nas casas, agenda-se consultas no Posto de saúde mais próximo, enfim, estão tentando implantar este Programa,e até com algum sucesso em algumas cidades;o objetivo é ótimo, na tentativa de facilitar a vida das pessoas, mas, principalmente levar tb orientações ás mães, às pessoas idosas,etc,etc; e esse Programa,começou no governo do FHC; o objetivo é excelente, é uma tentativa de levar a Saúde às famílias,em vez de deixá-las ao léu;mas, depois, me aposentei, o programa continua sendo aplicado,dizem que virou um belo cabide de empregos,mas na idéia, no objetivo, é um Programa e tanto! (desde que seja seguido corretamente). É tb uma maneira das funcionárias do corpo de enfermagem analisarem cadernetas de vacinas,alimentação dos bebês,etc.
Enfim,a idéia é ótima, vi de perto,e acredito que se for corretamente implantado,será um alívio às famílias mais pobres que na maioria das vzs,não têm nem o dinheirinho do ônibos para irem ao Posto de Saúde.
Bem, acho que escrevi demais; mas foi uma tentativa de esclarecer a algumas pessoas, que existe sim,um Programa mto sério de assistência á saúde ;não posso garantir que ele esteja sendo cumprido à risca,mas a idéia é mto boa;se n~ me engano foi idealizado no Ministério do Serra; continua no gov do Lula,mas parece-me que elle não liga mto p/ o programa; elle gosta mesmo é de dar "Bolsa-esmola"
Até,
Zinha

Reply

Eles visitavam as familias e faziam a doutrinação.Quando aceitavam eram atendidos na frente dos que estavam desde a madrugada ,para pegar uma senha.Tive amigos médicos que se recusavam a atender os previlegiados e muitas vezes eram tranferidos do posto de Saude .Era assim que funcionava nas Prefeituras do PT.Os que trabalhavam nesta"bolsa" eram tambem recrutados para engrossar a militancia,quando era preciso.São uns bandidos.

Reply

Por que um médico formado em Harvard, Cambridge e outras escolas de excelência, precisa validar seu diploma nos exames de qualificação e um formado na ilha falida não precisaria? Se for para liberalizar, que se inicie pelas "top 10" do mundo, e não pela espelunca mítica do sanitarismo esquerdista das viúvas de Fidel.

Reply

Quê isso cumpanheros?! A patota petista não deu uma forcinha aos "médicus" brasileiros formados em Cuba? Não foi o próprio nonadáctilo imbecil que afirmou categoricamente, em uma de suas visitas à ilha presídio, que os "estudantes" brasileiros sairiam de lá com conhecimento infinitamente melhor que os formados em Banânia? É bem verdade que o material gerado em nossas fronteiras deixa um bocado a desejar, mas ainda assim...

Reply

Saber quantas pessoas moram numa casa é coleta de dados e quem está autorizado e é capacitado pra isso é o IBGE.O nome diz tudo.


Também estiveram aqui no cafofo fazendo pesquisa.
Fiquei fula da vida;deixam entrar qualquer um com um avental azulão.Gasta-se uma fortuna com frescuras de segurança, porteiro eletrônico e empregados de dia e de noite , e qdo menos se espera apertam a campainha do apartamento,já na porta,se dizendo da Secretária Municipal da Saúde fazendo pesquisa.
Não vi nenhum crachá de identificação,além do tal 'babeiro'.Uma prancheta merreca com um formulário mais merreca ainda.São,em geral, os tais 'agentes comunitários de saúde',uma invenção politiqueira pra dar empreguinhos pra gente muito mal preparada, mal têm a oitava série,maioria chegou à oitava porque não existe reprovação na prática...
Não fazem p... nenhuma a não ser bater pernas pela cidade,carregando uma pastinha com identificação da Secretaria da Saúde do município.Uns porres que se acham doutoras(maioria mulher).

Informações médicas são confidenciais!Minha ficha médica, ou de qualquer pessoa não pode ser violada.Mesmo em casos de doenças contagiosas, endêmicas etc.,médico só pode, e até deve,passar dados estatísticos sem identificação.Comunica o caso, não o paciente.
Não interessa pra Prefeitura quantas pessoas moram na minha casa,nem se é só uma( até por questão de segunraça). IBGE tem os dados,Prefeitura que peça.Sobre quais doenças eu tenho,se são crônicas e se tomo remédios de uso contínuo é assunto meu e dos meus médicos, não de empregados de prefeituras,os tais agentes que nem concurso fazem.Não aparece ninguém aqui qdo a gente sai do hospital para saber como está, nem pra fazer curativos em cirurgias,a gente que se vire pagando.Pra retirar pontos tem de pegar táxi pra ir até o posto de saúde,localizados e pirambeiras,onde mal o táxi consegue depositar o infeliz todo costurado.
Não sei o que é pior; se é passar em clínicas particulares para retirar os pontos de cirurgias e ouvir um "sinto muito, não fazemos este tipo de procedimento" ou subir e descer morro pra usar um posto de saúde instalado no meio de uma favela,numa casa que mal dá pra entrar andando e subindo degraus,qto mais carregada ou numa cadeira de rodas — que no posto que fui 'obrigada' a ir, depois de passar por 3 mais decentes,só se chega se a cadeira for puxada por algum sistema de cabos pra não despencar morro abaixo, caso consiga subir 'morro acima'.
Se acontece em Floripa,a capital do turismo do Mercosul,nem quero imaginar no resto.

Meu conselho é não dar informações a agentes de saúde.Os burocratas que pequem os dados onde já estão disponíveis.Ninguém vem perguntar o que acho do sistema de Saúde municipal,estadual ou federal.Aliás, de todos os e-mails que mandei pra droga da Prefeitura reclamando do tal "zoneamento" que me impede de usar o Posto do bairro onde moro( pra vacinas) e me obriga a usar de outro nada a ver, nunca tive retorno, nem mesmo mensagem automática.Então não mandem encher o saco na minha porta, em horário em que as pessoas estão trabalhando também,portanto domicílios não pesquisados...
Tiveram sorte de pegar em casa um adulto.Será que perguntam pra crianças ou empregadas o que querem saber?
Na primeira vez trato com urbanidade e não respondo o que não quero, na segunda vou enxotar já que não escrevem no formulário as reclamações que fiz.

Quando alguém precisar ser atendido pelo SUS, fazer vacinas num posto etc., ficar esperando pela boa vontade da turma de jaleco branco[ só atendem um de cada vez,queria ver atenderem 20 ao mesmo tempo], sem saber quem é médico e quem é só funcionário administrativo,joguem na cara " estiveram na minha casa perguntado isso e mais aquilo dia tal,pra quê?"

Com o resultado de exame pra médicos reprovando 61% como deu em SP,médicos formados fora daqui passam a ser detalhes...

Se as vítimas de negligências dos hospitais, de erros médicos( e pessoal da enfermagem...) formados aqui já não vêm punições graças ao corporativismo,imagino os de fora.

Duro é ver que os excelentes profissionais,como acontece em qualquer categoria,vão de roldão na fama dos péssimos.

De qualquer forma,fazer Medicina aqui, numa faculdade de ponta como UFSC, pra depois de um concurso público ganhar menos do que um motorista de político,melhor mesmo se formar em Cuba,na Bolívia, no Peru...Ao menos aprendeu o castelhano,pode ganhar uns trocos vendendo biquínis, milho verde e bijuterias pros hermanos, na praia...


¬¬

Lia

Reply

Boa noite a todos.
Coronel, compreendi perfeitamente a indignação da Lia, respeito e fico chateada de ver como estão as coisas em Floripa...(é Floripa,não? pois é, cidades gdes,uma capital como a de vcs é mto mais complicado aplicar o Programa da Saúde da Família...(em mtos lugares, este Programa tem outros nomes, mas o objetivo é o mesmo); estou concluindo o segte: só deve dar certo mesmo em cidades pequenas, ou bairros bem delimitados,e principalmente que n~ sejam dominados pelo PT...
Lia, vc me falou da dificuldade p/ "tirar os pontos" após uma cirurgia, e para lhe mostrar a diferença,(em relação ao tamanho do município)numa cidade do litoral que trabalhei,(veja bem, eu nunca trabalhei direto neste Programa; eu só acompanhava), mas havia uma harmonia tão grande que, qdo um pós-operado ia p/ casa, as enfermeiras do bairro do paciente já eram comunicadas, iam imediatamente fazer a visita, faziam os curativos na casa do paciente, e o mesmo só voltava ao médico por ocasião da retirada dos pontos, pois n~ compete à enfermagem escolher o dia para isso; só sob a ordem do médico é que faziam a retirada.(coisa lógica, não?) Então,Lia, por aí vc pode ver: o Programa até que é mto interessante,com o melhor objetivo, mas, creio que de difícil aplicação em cidades maiores, e tb dependendo do governo do Município! Sei de mtas cidades que o mesmo foi totalmente desvirtuado, virou cabide de empregos, pessoas totalmente sem qualificação, semi-alfabetizadas, enfim, transformaram uma prestação de serviços num Bordel !!! aliás, pior, pois o bordel q n~ tem boa direção pode falir, né não? Então, meus amigos do blog, é isso aí! este é o nosso país...conseguem estragar desde as coisas mais dígnas, que é a atenção à Saúde, e não só dígna como prioritária, não é? Pobre país o nosso...
Até,
Zinha

Reply

Zinha ,não enrola,que não é isto aí não.

Reply

Uma boa decisão da Comissão. Porque o que mais ensinam nas escolas de medicina em Cuba é IDEOLOGIA

Reply

Bom dia a todos:

Ao anônimo do dia 28/11-23.45h:
Como vc pode dizer que estou "enrolando" se vc nem ao menos sabe em que cidade do litoral eu morei e trabalhei?valha-me Deus, discordadar da opinião de alguém,é uma coisa, mas desmentir uma pessoa e sem conhecê-la é bem grosseiro,não? Toma tento, rapaz, vc precisa conhecer melhor cidades boas e não ficar só pensando no seu próprio umbigo!
Zinha

Reply

Petralha não engana mais ninguem.Vê o que disse o Anonimo de 28/nov as 00:01.É a pura verdade.

Reply