O pequeno mundo da corrupção.

Quem olha esta notícia de forma inocente, parece que a Odebrecht está devolvendo milhões de dólares ao governo do Equador, por problemas que teve na construção da central hidrelétrica de São Francisco, naquele país. Nada disso. A construtora está garantida, como sempre, e os U$ 29 milhões devolvidos são merreca. Quem corre o risco de levar calote nesta central hidrelétrica é quem deu o financiamento de U$ 243 milhões. O BNDES que, junto com o Banco do Brasil, dá garantiu quase U$ 1 bilhão em financiamento para empresas brasileiras fazerem negócios por lá. Outro detalhe curioso: a construção da usina está sendo feita por um consórcio formado por quem? Pela Odebrecht, a Alstom e a Vatech. Lembram que a Alstom é aquela empresa que vinha sendo usada pelos petistas para acusar tucanos de São Paulo de receber propinas no metrô e que saiu rapidamente das manchetes? O mundo da corrupção é pequeno, não é mesmo? E sempre tem dinheiro do contribuinte brasileiro no meio.

6 comentários

Coronel,

Olha os PeTralhas ganhando comissões ao devolver itens da PeTrobras

Presidente do Equador diz que Petrobras devolverá concessão

"Depois de duras negociações, conseguimos fazer com que a Petrobras passe o bloco 31 à Petroecuador. Agora, a reserva novamente é dos equatorianos e está nas mãos da Petroecuador", disse Correa em programa de rádio.

O presidente não detalhou os termos em que se deram as negociações, nem se o Equador irá devolver os investimentos da empresa para obter a licença ambiental.

Onde tem PeTralha tem desvio, mimo, comissão, PP, cueca dólar, etc. 30% no mínimo.

Reply

Metamorfose ou apenas um jeitinho brasileiro.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2008/09/20/ult27u67680.jhtm

Reply

Coronel,

A corrupção continua!

Executivos foram condenados pelo propinoduto carioca

Sala de audiência do Tribunal Penal Federal em Bellinzona, sul da Suíça

No maior processo do setor financeiro julgado na Suíça, cinco ex-executivos de um banco, três de Genebra e dois de Zurique, foram condenados a penas de 13 a 18 meses de prisão, com sursis, por lavagem de dinheiro.

As condenações do Tribunal Penal Federal suíço referem-se ao desvio de verbas no governo de Anthony Garotinho por um total de 45 milhões de dólares. A defesa vai recorrer ao Supremo Tribunal Suíço (TPF).

Os cinco condenados trabalhavam no Discount Bank & Trust Company (DBTC), em Genebra e Zurique, onde eram depositadas as remessas do esquema de corrupção liderado por Rodrigo Silveirinha, na época subsecretário da Administração Tributária na administração Garotinho. Ao todo foram 45 milhões de dólares.

O escândalo do "propinoduto" envolveu empresários, fiscais estaduas do Rio de Janeiro e auditores federais, que enviaram ilegalmente as somas desviadas para contas na Suíça.
Enquete interna

O caso foi descoberto em 2002, quando da fusão do Union Bancaire Prive (UBP) com o Discount Bank. Uma enquete interna encontrou suspeitas em contas de alguns clientes brasileiros. A conta de um deles, por exemplo, passou de 4 a 18 milhões de dólares em menos de dois anos.

O UBP denunciou então uma dezena de casos ao Ministério Público Suíço, como exige a legislação suíça nessa matéria. Este, por sua vez, enviou funcionários seus pessoalmente ao Brasil para entregar documentos e relatório das investigações ao procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro.

Foi o que possibilitou o processo e a condenação, em outubro de 2003, dos autores e participantes do esquema no Brasil, cujos recursos ainda estão pendentes na justiça brasileira.
Condenações no Brasil

O suposto mentor da operação, Rodrigo Silveirinha Corrêa, foi condenado a 15 anos de prisão. O auditor Hélio Lucena Ramos da Silva a 17 anos e o fiscal Lúcio Picanço, a 14 anos e meio. O grupo extorquia empresas devedouras ao fisco em troca de propinas, daí no nome "propinoduto".

Os 22 condenados em primeira instância ainda aguadam o julgamento dos recursos em liberdade. Caberá ao Ministério da Justiça do Brasil encaminhar o pedido para devolução dos 45 milhões de dólares, bloqueados na Suíça.
Atos graves

Nas considerações que acompanham as sentenças, os juízes do TPF afirmam que os condenados "cometeram atos graves" e "faltaram à obrigação de vigilância e verificação" dos fundos "que eles podiam supor ser de origem criminal".

A porta-voz do Ministério Público Federal, Jeannette Balmer, disse que o MPF "está muito contente" com a sentença. "O tribunal seguiu o ato de acusação e confirmou o requisitório." A pena máxima a que os acusados incorriam era de cinco anos.

Os advogados da defesa, que clamavam a boa fé e a inocência dos ex-executivos, criticaram a "severidade" da sentença e anunciaram que vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal.

swissinfo, Claudinê Gonçalves


Enquanto isso o Sr. Antony Garotinho continua solto, lve e serelepe!

Reply

Cambada de ladrões.Êta povinho safado.Dá nojo.

Reply

No comicio da Martaxa relaxa e goza.O Sr. Shake Mula-Lula da Silva, falou tantas abrobrinhas...

Novo programa de saúde
(parece coisa de guerra!!)
Depois de criticar novamente a oposição por ter rejeitado a prorrogação da CPMF, manobra que, segundo Lula, impediu o governo de injetar R$ 24 bilhões no setor da saúde, o presidente anunciou que vai criar um projeto chamado Unidades de Pronto Atendimento (UPA), por meio do qual vai instalar 500 contêineres em municípios do interior e em áreas pobres de regiões metropolitanas. No local, funcionarão clínicas habilitadas até a realizar pequenas cirurgias 24 horas por dia. Segundo Lula, serão instaladas 200 unidades ainda este ano e 500 até 2010.

Reply

Quando digo que partidos políticos que se unem em alianças e coligações é mera associação para o crime continuado...


O dia está chegando...
Viu,corna, que agora proibiram celular na urna?

Qdo levantei a bola do voto carbonado versão eletrônica,disse que eu estava vendo trabalho de mais, né não?

Não demora muito, deixa o celular na mesa, mas entra na cabine com microcam no botão da roupa...


Viva e verá =)



¬¬lia

Reply