Os russos estão chegando?

Imagina se um dos aviões que a FAB está estudando para ser comprado no lote de 32 unidades, a um custo de U$ 2,2 bilhões é o brinquedinho do Chavez: o russo Sukhoi. O governo Lula está fazendo uma força imensa para não comprar aviões americanos, pois quer que a tecnologia venha junto, o que é impensável em armas de última geração. Um destes caças, o F-35 Lightning, ainda está em processo de desenvolvimento. O lote operacional inicial será entregue à aviação americana somente em 2014. É o único que incorpora a engenharia stealth, de recursos de furtividade, que o tornam invisível ao radar convencional. Um governo que não consegue organizar a aviação civil quer ser protagonista na aviação de guerra. A concorrência está aberta.

5 comentários

Coronel,

A lenda do Stealth acabou depois que os Sérvios derrubaram um F-117 em Cosovo.

Até os professores de física brasileiros já sabem que ondas de FM conseguem detectar estes aviões. Os russos e os chineses já estão com estes novos radares a venda, acoplado com míssil.

Agora, aqui na Ilha da Fantasia, o grande SINDACTA não consegue nem detectar dois aviões voando em rota de colisão, quanto mais um avião militar de ultima geração.

Pega ladrão! No governo!
Pega ladrão! No congresso!
Pega ladrão! No senado!
Pega lá na câmara dos deputados!
Pega ladrão! No palanque!
Pega ladrão! No tribunal!
É por causa desses caras que tem gente com fome, que tem gente matando, etc e tal.

Reply

Coronel

Porque não compram o RAFAEL europeu que vem totalmente "artilhado" com tecnologia eletronica ao nosso dispôr?

Os SUKHOI são recachutados, balcanizados, remendados, lavadinhos e vendidos como novos.

Fizeram isso com o fdp do chavez!

Maldito governo que só nos fode e mais a nossa defesa!

Reply

...Xíííiíí

Se o Lula comprar uns aviõezinhos para a milicada aí eque vai ficar bom mesmo. Se assim for eles nem vão mais exigir que D. Lulla I use camisinha. ...hehehe!

Abs
C. Mouro

Reply

Alô Boss.
Lógicamnete que a ciência de guerra não é minha área,mas com uma superfície de milhões de quilômetros a serem defendidos,não é meia dúzia de aviões que cumprirão esta tarefa.
A infra estrutura para cobrir a área é certamente muito maior em custo que a aquisição dos brinquedos.
A logística defensiva hoje caminha para sistemas ligeiros,móveis e de difícil detecção em terra(mísseis,radares,interferência de comunicações,etc).
O custo inicial pode ser um pouco maior,mas a eficiência é tremendamente superior.
As aeronaves em desenvolvimento hoje(quinta ?)geração são destinadas principalmente ao ATAQUE.
Assim se pretendemos manter a neutralidade devemos fortalecer nossas defesas territoriais.
abraços

Reply

Meu preclaro Coronel anônimo; eu, também anônimo, resolvi fazer parte dos seus comentaristas ad hoc.
Fui o relator da compra dos aviões franceses para a Base Aérea de Anápolis em 2006; tive a assessoria de coroneis e um brigadeiro da aeronáutica para fazer uma compra de valia para a FAB. Os Russos estavam na concorrência, os americanos também. Mas, sem qualquer sombra de dúvidas, optamos pelos franceses. Não são recauchutados, transferem tecnologia e são de ponta como qualquer um dos outros países. O Presidente da República não compra aviões sem que haja uma relatoria do Congresso; um Deputado ou Senador não se arriscaria a fazer um relatório para a compra sem o aval da FAB. Assim que, se comprarem aviões russos, foram os "milicos" da FAB que sugeriram.

Reply