"O caso Varig está encerrado".

O título deste post é uma frase de Lula, proferida ontem, em arroubo ditatorial na Venezuela do Chávez. Se as coisas acontecem como Diogo Mainardi escreve em sua coluna desta semana, em Veja, pode estar encerrado mesmo, por causa da "justiça".

O flanelinha dos ares

Diogo Mainardi

"Em 22 de agosto de 2006, Roberto Teixeira foi recebido no Palácio do Planalto. Perguntei por que a Varig teria pago as suas despesas da viagem a Brasília. Ele respondeu candidamente que ‘aproveitava as idas aos tribunais e passava no Planalto’"

22 de agosto de 2006.

Lula está no Palácio do Planalto.

Agenda do dia:

12:30 Lakshmi Mittal
15:30 Senadora Chikage Oogi
16:00 Conselho Brasil x Japão

Dá para encaixar um encontro com Roberto Teixeira? Dá. Sempre dá. Roberto Teixeira foi recebido por Lula. Segundo ele, tratou-se de uma mera visita de cortesia. Nada a ver com seu trabalho para a Varig. Nesse caso, porém, por que é que a Varig teria pago as suas despesas da viagem a Brasília? Foi o que eu perguntei a Roberto Teixeira, por meio de sua assessoria de imprensa. Ele respondeu candidamente que "aproveitava as idas aos tribunais e passava no Planalto". Isto mesmo: a Varig pode ter bancado seu encontro com Lula, mas o propósito da viagem era outro. Denise Abreu, no dia de seu depoimento, entregou ao Senado Federal uma mala abarrotada de documentos. Estou com cópias de alguns deles na minha frente. Referem-se às duas semanas que antecederam o encontro de Roberto Teixeira com Lula, no Palácio do Planalto. Em 10 de agosto, a Anac decidiu cancelar os "hotrans" e os "slots" da Varig. No dia seguinte, esse cancelamento foi comunicado oficialmente a Cristiano Martins, genro de Roberto Teixeira. Os "hotrans" e os "slots" da Varig em Congonhas eram o que a companhia aérea tinha de mais valioso. Em torno deles, desencadeou-se uma batalha. De um lado, a Anac. Do outro, Roberto Teixeira e o Palácio do Planalto. "Hotrans" e "slots" correspondem às vagas nos aeroportos. Roberto Teixeira brigou pela posse dessas vagas, como um flanelinha dos ares. Em 16 de agosto, Cristiano Martins remeteu à Anac o plano de negócios da empresa, que incluía "hotrans" e "slots". Em 17 de agosto, Valeska Teixeira protocolou na Anac um pedido de registro da companhia. Nesse período, ocorreu aquilo que, na diretoria da Anac, se tornou conhecido como Dia do Bife: um encontro de mais de oito horas, no Palácio do Planalto, coordenado pela secretária executiva de Dilma Rousseff, Erenice Guerra. Ela pressionou para que a Anac concedesse imediatamente um certificado homologando a Varig. O coronel Jorge Velozo usou a imagem do cozimento de um bife para ilustrar a impossibilidade de queimar etapas a fim de acelerar o processo. Longe do microfone, o coronel Jorge Velozo confirma os detalhes intimidatórios do Dia do Bife. Eu testemunhei isso. Perto do microfone, ele é muito mais acanhado.Em 22 de agosto, a Anac se reuniu para determinar a abertura do processo licitatório dos "hotrans" e dos "slots" da Varig. No mesmo dia, Roberto Teixeira deu um pulinho no Palácio do Planalto, para se encontrar com Lula. O que aconteceu depois disso? O juiz Luiz Roberto Ayoub acolheu um recurso apresentado pelo compadre do presidente e desautorizou a Anac, alegando a necessidade de dar um "tratamento excepcional" à Varig. Em 24 de agosto, ele mandou intimar toda a diretoria da Anac. O flanelinha dos ares garantiu suas vagas em Congonhas. Honorários: 5 milhões de dólares.

8 comentários

Mas um esqueletão vai para o armário.

O armário já está abarrotado mas quando se trata de petralhas sempre cabe mais um.

Melhoramos depois que conseguimos convencer os militares que lugar deles é na caserna.

No caso de corruptos não há outra solução que não seja a cadeira para eles.

Reply

Coronel,

Pelas etapas desse processo dá para concluir que esses US$5,000,000.00 não ficaram só com o "adevogado" TEIXEIRA.

Se alguém tivesse coragem de pedir a quebra do sigilo bancário de um membro do Poder Judiciário.....


COP

Reply

Compadre está faltando somente 150 votos (5) para colocarmos o apedeuta em 05.


COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU

Reply

Conclamação

Devido aos numerosos e graves escândalos que vêm marcando a administração federal, conclamo os petistas ( em primeiríssimo lugar! ) e todos os demais ocupantes de cargos públicos nesse desgoverno a que, ao término dessa tresloucada aventura a que se atrelaram - ou antes até, se possível -, autorizem, publicamente, a bem de sua honra e face ao julgamento implacável da História, a quebra do seu sigilo bancário, fiscal e telefônico, bem como o rastreamento de possíveis contas suas em paraísos fiscais (essa medida deveria, idealmente, ser estendida também a seus familiares e a qualquer outra pessoa que pudesse estar funcionando, no caso, como "laranja"). Creio que esse gesto magistral e de todo necessário preservará, os que são honestos ( há quem diga que não os há, mas acredito que haja, sim, mesmo que não sejam tantos quanto gostaríamos que fossem ), de uma condenação geral que, por mais que tarde, um dia virá, tão contundente e inapelável quanto jamais se viu antes na história deste país!

Reply

Coronel

Infelizmente quando olho para o noso país, vejo nele uma cópia da Romenia de Nicolae Ceauşescu.

Toda esta grande Nação não è mais que uma grande propriedade da "famiglia" lula.

Seu povo, são seus trabalhadores assalariados e seus politicos, seus capatazes.

Esse vagabundo analfabeto e canalha, fez deste país sua fazenda. Põe e dispõe tudo a seu bel-prazer. Sua loucura não tem limites. Manda na Justiça, Legislativo, FFAA e na PQP. Ele è o rei dos reis doentes mentais.

A ele, o livro "Estes Doentes Que Nos Governam", de Pierre Accoce e Dr. Pierre Tentchnick.

Possuiu milicias armadas e paradoxalmente intitula-se comandante-em-chefe das nossas FFAA, sem no entanto tratá-las com respeito e dignidade.

Brasil è uma dicotomia: um teatro cómico e uma tragedia assumida.

Tenho vergonha de ver uma farda verde-oliva.

Tenho vergonha de ver ao lado desse vagabundo generais e outros meliantes fardados. Traidores comprados ou com um punhado de reais ou estrelas vermelhas nos ombros.

Tudo canalhas da mais fina linhagem. Uma gangue sem vergonha.

Os verde-olivas que podem mudar o rumo desta grande Nação, não possuem iniciativa. São os coroneis, capitães e tenentes. Os generais, só assumem depois seu papel. Não cabe a eles fazerem nada. Só assumirem. Mas onde estão esse valentes? Temos?

E agora, com sua permissão Coronel, coloco um post seu com data de 27 de Março de 2008, sob o titulo: "PsicoPACta", que tão bem descreveu esse louco que desgoverna, envergonha e arruina o Brasil:

"Trechos de "O psicopata — Um camaleão na sociedade atual" (ed. Paulinas, 2005), do espanhol Vicente Garrido, tradução de Juliana Teixeira:


"Os indivíduos com traços psicopáticos são pessoas que agem somente em benefício próprio, não importando os meios utilizados para alcançar o seu objetivo. Além disso, são desprovidos do sentimento de culpa e dificilmente estabelecem laços afetivos com alguma pessoa — quando o fazem, é simplesmente por puro interesse." (do prefácio da psicóloga Ivone Rodrigues Lisboa Patrão)


"Os psicopatas geralmente falam muito, expressam-se com encanto, têm respostas espertas e contam histórias — muito improváveis, mas convincentes — que lhes deixam em uma boa situação perante as pessoas. Não obstante, o observador atento vê que eles são muito superficiais e nada sinceros, como se estivessem lendo mecanicamente um texto.Falam de coisas atrativas para as quais não têm preparo, como poesia, literatura, sociologia ou filosofia. Não lhes importa ficar evidente que suas histórias são falsas, algo que nem sempre é fácil acontecer, considerando o desembaraço e a imaginação com que empreendem os seus relatos." (pág. 37)


"O psicopata tem uma auto-estima muito elevada, um grande narcisismo, um egocentrismo fora do comum e uma sensação onipresente de que tudo lhe é permitido. Ou seja, sente-se o ‘centro do universo’ e se crê um ser superior regido por suas próprias normas. É compreensível que, com tal percepção de si mesmo, pareça diante do observador como altamente arrogante, dominante e muito seguro de tudo o que diz. Fica evidente que ele procura controlar os outros e parece incapaz de compreender que haja pessoas com opiniões diferentes das suas.Mergulhado nesse mundo de superioridade, raramente o psicopata se preocupa com problemas financeiros, legais ou pessoais que possa ter, pois acredita que são ‘dificuldades transitórias’, produtos da má sorte ou do azar de terceiros.Alguém assim não precisa envolver-se em metas realistas de longo prazo e, quando estabelece um objetivo, logo se vê que não tem as qualidades necessárias para alcançá-lo, nem sabe, na verdade, que é preciso fazer algo. Ele de fato acredita que suas habilidades lhe permitirão conseguir qualquer coisa." (pág. 38)


"Mentir, enganar e manipular são talentos naturais para o psicopata. Quando é demonstrado o seu embuste, não se embaraça; simplesmente muda a sua história ou distorce os fatos para que se encaixem de novo." (pág. 41)


"A convicção com a qual o psicopata conta a sua história vem acompanhada da crença de que o mundo se encontra dividido em dois grupos: os que ganham e os que perdem, de tal modo que lhe parece um absurdo não se aproveitar das fraquezas alheias." (pág. 41)


"Os psicopatas parecem possuir uma incapacidade flagrante para sentir de modo profundo a categoria completa das emoções humanas. Às vezes, ao lado de uma aparência fria e distante, manifestam episódios dramáticos de afetividade, que nada mais são que pequenas exibições de falsa emotividade." (pág. 42)


"Na realidade, os psicopatas usam metáforas, já que, em seu comportamento enganoso e manipulador, a linguagem florida e figurativa joga uma parte importante." (pág. 71)


"De fato, o psicopata está livre das alucinações e dos delírios que constituem os sintomas mais espetaculares da esquizofrenia. Sua aparente normalidade, sua ‘máscara de sanidade’, torna-o mais difícil de ser reconhecido e, logicamente, mais perigoso." (pág. 99)


"É inquestionável a habilidade que têm os psicopatas de se rodear de pessoas sem escrúpulos, que lhes facilitam realizar suas ambições." (pág. 102)


"A característica do psicopata é não demonstrar remorso algum, nem vergonha, quando elabora uma situação que ao resto dos mortais causaria espanto." (pág. 117)

Reply

Coronel, Parabésn!
Só existe uma palavra para o estado geral do desgoverno no país: negociatas.
Brasileira virou um imenso balcão de falcatruas.
Um abraço

Reply

Em um país sem LEI, o que manda e o poderoso chefão Lulão.Se o chefão disse que esta encerrado, esta encerrado o assunto e ponto final.
OPOSIÇÃO, blablablablablá.
Em falar em blablablá aonde esta o DEM que falou que a compra da BRT pela Oi não seria aprovada?!?!?
Será que a multa esta sedo repartida entre a oposição.

Reply

Coronel,

Falta na agenda o horário que o Mestre Cachaçeiro vai iniciar a provação dos lotes Pitu, 51 e Caninha da roça.

Que São Figado o leve logo.


BRASIL um país de todos
os políticos corruptos.

Reply