Escravos do etanol.

A Anistia Internacional, organização que investiga a situação dos direitos humanos em 150 países, criticou a situação dos trabalhadores nas plantações de cana-de-açúcar no Brasil, que são "explorados e submetidos a trabalhos forçados".
A parte do Brasil no relatório anual da entidade, publicado ontem, ocupa quatro páginas e meia (entre 361) e destaca problemas conhecidos dos brasileiros: violência policial, Justiça ineficiente, violência e ameaças no campo e contra as populações indígenas e trabalho forçado e degradante em vários Estados.
Também não escapou da investigação da Anistia o caso da adolescente de 15 anos que ficou presa numa cela no Estado do Pará, em novembro do ano passado, onde foi "continuamente estuprada, alegadamente em troca de comida".
Foi a primeira vez que a Anistia chamou a atenção para o trabalho nos canaviais, que tem crescido com o boom dos biocombustíveis, mas ainda enfrenta condições precárias. Entre outros casos, o documento cita números do Ministério do Trabalho, de 288 pessoas vítimas de trabalho forçado resgatadas em seis plantações em março do ano passado em São Paulo, Estado mais rico do país.Também ganhou destaque a situação de 409 trabalhadores, 150 deles indígenas, libertados de uma usina de etanol em Mato Grosso do Sul.
A crítica ao trabalho no campo ocupa espaço crescente, mas uma das principais questões de preocupação continua a ser a situação da segurança pública. O relatório diz que as comunidades carentes ficam "presas numa armadilha entre as gangues de criminosos e as práticas discriminatórias e violentas da polícia" e que "milhares foram vítimas" dessa violência, que "acentuou a exclusão".

(Da Folha de São Paulo)

18 comentários

Agora que o leite derramou e esse desgoverno já permitiu que o George Soros - aquele mega-investidor que foi um dos que mais financiaram a campanha e o desgoverno Lua enquanto fustigava o governo FHC com especulações financeiras o tempo todo -, comprasse o que bem entendesse de terras aqui, querem agora limitar a compra feita por outros que não os amiguinhos do Lulalalau. Vide: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u406526.shtml

Gozado não, o MST nunca invadiu ou param na frente das mega-propriedades que o George Soros tem por aqui. São bem seletivos nos seus ataques.

Reply

A Anistia "Política" Internacional, fez algum comentário, simplório que seja, das condições dos trabalhadores Cubanos e Chineses?
A Anistia "Esquerda" Internacional, fez algum comentário sobre a situação dos trabalhadores da Coréia do Norte?
Não né!!! A idéia atual é fortalecer na mídia a idéia de racismo, para aprovação de cotas e de trabalho escravo em canaviais para o bem da imagem de monstro dos agricultores.

Reply

E VOCES ACREDITAM NISTO TUDO?

QUE HÁ ABUSOS E ATÉ MESMO TRABALHO ESCRAVO AQUI E ACOLÁ, OK...MAS UM NUMERO DESTES ,409 SERES HUMANOS 'PRESOS', POR FAVOR!!!!!, EQUIVALE A UM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO !!!!!!!!!!

NAO,ANO...TUDO ISTO AÍ ESTA MUITO EXAGERADO E PRECISA SER AUDITADO SEM PAIXOES, COISA QUE A 'ANESTESIA' TEM DE MONTE AFORA O SEU NOTORIO PACIALISMO !!

MAS AQUI ´PUBLICADO E REVERBERADO COMO VERDAQDE INDISCUTIVEL SEM QUE NINGUEM OBSTE !

PORQUE NAO 789 TRABALHADORES 'ESCRAVOS?...OU MIL ?


POR ULTIMO ,PEÇO UMA REFLEXAO AO BLOG:

VOCES QUE SAO INTELIGENTES E VIAJADOS CONHECEM ALGUM OUTRO PAÍS OU NAÇÃO...OOOP´S, PERDAO, VAMOS GRAFAR EM ACORDO COM NOVA ORTOGRAFIA NAZI-LULISTA...DIGO, 'NASSÃO' CUJA SOBERANIA SEJA TÃO ABERTA EM SEUS ASSUNTOS INTERNOS A ONG´S COMO ESTE BRÁZIU AQUI ?

SERÁ QUE NA TERRA DA RAINHA , SE EU DISESSE OU FIZESSE 1/15 DO QUE ELES FAZEM E DIZEM LIVREMENTE POR AQUI ,EU JÁ NAO TERIA SIDO EXPULSO ?

VOLTEI DO EXTERIOR A POUCO E AFIRMO QUE NAO CONHEÇO PAÍS NO MUNDO (TENHO MAIS DUAS NACIONALIDADES) ONDE TODO MUNDO QUE É DE FORA DÊ TANTO PALPITE EM ASSUNTOS INERNOS CONM TANTA LIBERDADE!

EXIST ALGO DE MUITO ERRADO EM UM PAÍS ASSIM...MUITO MESMO !!

Reply

Coronel

È prática comum um cortador de cana cortar por vezes 8 a 10 toneladas por dia e lhe pagarem apenas por duas toneladas cortadas, pois elas não são pesadas no local, mas na usina, muitas vezes nem isso, mas sim obedecendo ao controlador, que mete ao bolso a diferença.

99% do cortador de cana è escravo das usinas!

O etanol vem do suor da escravidão!

E os politicos, incluindo senadores, sabem e nada dizem!

Reply

Essa é a situação do governinho mediocre do paputo e incompetente socialista Lula, contador de mentiras e explorador do povo.

Reply

Esse desgoverno Lula é tudo de mais ruim que podia acontecer no Brasil. Engana e sacrifica o povo trabalhador, gasta mal o dinheiro público, desrespeita a Lei e consegue embromar e nunca ser punido. Brasilia virou um balaio de ratos sem ética e saquadores.

No CH: Congresso jamais examinou as contas do governo Lula. Envolvido em suspeitas e vários escândalos de corrupção, o governo Lula jamais teve suas prestações de contas analisadas e votadas pelo Congresso. Todos os anos, o Tribunal de Contas da União analisa a prestação de contas e emite parecer técnico, que pode recomendar correções e até punições, mas o Congresso não parece preocupado com isso.

Está tudo combinado e dominado.

Reply

filoxera: Sou grande admirador de suas opiniões e , leio todos os seus comentários.

Por favor não chute como fez no seu comentário das 12:37, temos que manter nossa credibilidade.

Reply

paulo boccato 29 de Maio de 2008 11:00

Continue com sua lucidez, isso ajuda a desacreditar esse governinho de merda.

Reply

Convivi com pessoas que viviam na roça lá pelos idos de 1968 e não ví diferença do trampo que davam dia todo naquele tempo com o que se vê nos dias de hoje, roça é roça, ou querem ter barraco com ar condicionado? E tem mais, muitos superaram, viraram empresários e estranham essa coisa de "trabalho escravo", pode haver sim, algum patrão crápula por ai, mas há muito "trabalhador" incompetente, além de manipulados e loucos por seus "direitos", que por qualquer coisa, querem "indenizações" milionárias.
Exageros por todos os lados no grotão!
WU

Reply

OOPS!!! Calma lá, Filoxera! De onde tirou esses números (que não existem)?

Tem toda razão o anônimo (10:01). Alguém vê essa tal de Anistia Intenacional encher o saco de Cuba, China e Coréia do Norte?

Por outro lado, o que são 409 perto dos milhões regularizados? Não estou dizendo que não são nada importantes; mesmo que fosse UM, é CRIME. Ocorre que os MILHÕES REGULARIZADOS são muito mais importantes porque trata-se de uma atividade que pode ser totalmente mecanizada, com custo muito menor.

Para Boccato: é evidente que o mundo mudou. Há 10 anos não existiam blogs para qualquer um "dar palpite". Porém, pessoalmente, não acredito que haveria tanta gente se não tivéssemos um desgoverno tão explicitamente de bandidos.

Reply

Com a carga tributaria atual todos nós somos escravos das vossas excelências e do governo Lula/PT.

Trabalhar 148 dias no ano só para sustentar esta pulha é uma merd...

Se gritar pega ladrão meu irmão, não sobra um!

Reply

Caros Batata e Mario.

Mea culpa pelo meu exagero.

Abusei dos números.

99% de fato è muito alto. Apenas altero esse número. Talvez desca para 50%, neste Estado. Quanto à sacanagem que fazem com os cortadores de cana, meus amigos, mantenho o que escrevi. Eles nunca são devidamente pagos pelo que de fato cortam, mas sim pelo que o capataz diz que cortaram. Por vezes è mesmo a própria usina que diz ter pesado o que eles cortaram, como se isso fosse possivel se a cana vai indistitamente toda junta nos reboques.

È um a fato reconhecido aqui. Daí não abro mão, meus amigos.

No entanto, publicamente, me retrato perante vós com o número 99%. Não será tanto, mas não gosto de ver exploração do homem pelo homem. Isso è escravidão.

Reply

Filoxera,

Sei que foi brincadeira e perdoe-me se o golpe doeu demais... hehe

A propósito, conheço o outro lado (usina) e sei que pagam corretamente. Se o empreiteiro não paga o devido é outra história. Afinal, aproveitadores existem em todos os setores.

Também não abro mão do que eu disse: a não ser onde o relevo não permita, todo o processo poderia ser mecanizado, com custo muito menor.

Aliás, é normal os plantadores usarem os terrenos inapropriados para plantio e colheita mecanizada exatamente por haver mão-de-obra sobrando. Digamos que, assim, uma mão lava a outra.

Reply

Mas, voltando ao tema:

1 - Que os comunistas da Anistia Internacional vá encher o saco dos países de seus "cumpanheiros" (China, Cuba, etc.)

2 - Se o etanol está escravizando, é perfeitamente coerente com o desgoverno petralha, incluindo o desmatamento. Afinal, se quer exportar, é necessário multiplicar a produção porque a atual sequer supre a demanda interna.

Reply

Mario

Aqui onde vivo, a maior parte das usinas planta em locais com muito declive. Mas mesmo nos terrenos planos, nada è mecanizado. Tudo manual.

Entendo que o Mario viva também numa região de usinas honestas, mas eu infelizmente não. Aqui quem è cortador de cana, è escravo. Não pense que estou mentindo. Se um dia a ocasião se proporcionar, eu digo-lhe onde vivo e verá que sei do que falo.

Mas não pegou forte comigo, não. Eu è que devia ter dito que me referia apenas a este Estado.

E as usinas detêm tanto poder aqui, que não permitem a instalação de industrias, senão o peesoal abandonava o corte da cana. Somos muito pobres como Estado, e extremamente corruptos os politicos. Ainda hoje vi um Mercedes coupê, 500, novo. Faz falta aqui a Policia Federal que investigue como esses caras conseguem ter carros importados de altíssimo luxo. Mas conseguiam habeas corpus e a coisa morria.

Faz falta militar no Poder. Se faz!!

Reply

Caro filoxera:

Peço antecipadamente desculpas por emitir minha opinião quase dez horas depois de seu último comentário, mas quando te falei a respeito de nossa credibilidade que deve ser mantida,é porque sou leitor do blog e eventualmente comento alguma notícia, sempre defendendo na medida do possível a posição dos comentaristas que conseguem passar pelo filtro implacável do dono do Coturno Noturno.

Conheço parcialmente a área plantada de cana do Estado de São Paulo, e até onde sei não existe trabalho escravo segundo meu conceito. Claro é que conceitos podem e devem ser discutidos, não pretendo, e nem quero, ser dono da verdade.

O controle da quantide de cana cortada por cada pessoa é sim controlada por meio eficiente. Já verifiquei isso pessoalmente em diversas usinas de minha região, pois também tenho interesse de que os cortadores não sejam explorados.

As notícias publicadas por repórteres que não tem o mínimo de conhecimento do assunto, e tem no seu íntmo ideologia tendenciosa, fazem a maioria das pessoas acreditarem em notícias mentirosas, que pela sua repetição acabam se transformando em verdade inquestionável. Seus 50% ainda são exagerados, creio que, embora deveria ser zero, o índice não se aproxime nem de longe de 1%.

Abraços.

Reply

Filoxera; Depois de ler seu comentário dirigido ao Mário, entendi sua posição, não sei onde voce mora, mas ficou claro que você se referia a situação de sua região, que pode até segundo sua constatação, estar escravizando trabalhadores rurais. Se isso ocorre devemos combater sim.

Reply

Caro Batata

No Estado de São Paulo, não existem ilegalidades flagrantes no cultivo da cana nem com os cortadores de cana. Isso foi-me dito por um engenheiro agronomo que mora e trabalha por todo esse Estado e não só.

Veio aqui em serviço e visitou creio que duas usinas. Ficou chocado com a exploração de mão de obra que eles fazem aqui. E também condições de trabalho sub-humanas.

Daí que ao comentar, esqueçi de dizer que era no meu Estado.

Mas tudo bom, nem todos temos a Policia Federal para prender e Tribunais para punirem. E aqui queima de arquivo è normalíssimo. Depois das sete da noite, è só chegar a casa e não sair. Manda mais alto a lei do revolver.

Um abraço

Reply