Entendendo FHC.

Alguns comentaristas caem de pau em cima de Fernando Henrique Cardoso por ter declarado que não acredita que Dilma Roussef tenha alguma coisa a ver com o dossiê. Mas, ao mesmo tempo, FHC pede a cabeça da responsável pelo mesmo, ninguém mais, ninguém menos, do que a ministra interina da Casa Civil, a "doutora"Erenice Guerra.

FHC está fazendo duas coisas: primeiro, não está acusando uma ministra de estado sem provas; segundo, está dando um voto de confiança, mas condicionado ao fato de que Dilma Roussef reconheça que a Casa Civil cometeu um crime, que exige punição com demissão. Está sendo hábil, pois se acusar diretamente Dilma Roussef, pode ser surpreendido com a demissão de um funcionário qualquer, escolhido como um delúbio, que aceite ser imolado para salvar a pele do chefe. Seria uma desmoralização.

Da mesma forma, FHC está sendo hábil ao abrir os seus gastos e a dizer que não acredita que Lula possa ter cometido algum ilícito e que, por isso, ele deveria abrir as suas contas também. Se Lula não abrir, fica caracterizado que está escondendo alguma coisa.

O ponto alto da sua nota é, no entanto, a desqualificação de Tarso Genro. Ao mostrar o quando o Ministro da Justiça coloca o governo a que serve acima da lei, está mostrando todo o aparelhamento do Governo Lula.

Fernando Henrique Cardoso não é Arthur Virgílio. É um ex-presidente da república e não pode cair em armadilhas. Sua obrigação é fazer política com a cabeça e não com o fígado. Primeiro, exige o reconhecimento de um crime. Segundo, exige a demissão do culpado. Terceiro, exige uma investigação criminal. Seria criminoso acusar sem provas o que, aliás, foi o que aconteceu com a publicação do dossiê pelo Governo Lula. Não há dúvidas de que FHC pode ser questionado por muitos atos e fatos. Mas, neste caso, está agindo como um estadista, exatamente ao contrário de Lula.

31 comentários

Coronel

Bem observado.

Publicamente me retrato.

Mas Coronel, já o vi impedir um impeachment do molusco! Como acreditar?

Reply

Coronel, está claro para todo o País QUEM é o mais preparado, QUEM realmente governou para o povo, QUEM não plagiou idéias dos outros para depois subir em palanques vociferando contra a oposição.
Está mais do que provado que o professor Fernando Henrique Cardoso tinha e ainda tem muito mais cacife pessoal para eventualmente ocupar de novo a presidência da República.

Zé do Coco

Reply

Muito bom.
Editoriais desse calibre ilustram nossa crença que sua militância é desvinculada do baixo padrão moral que move a maioria das pessoas que atacam no intuito da auto-promoção.

Abraço.

Sharp Random

Reply

O grande problema aqui no Brasil e toma lá dá cá! Existem leis nesse País para punir. Más como têm partido e pessoas que prefere NEGOCIATAS milhionárias fica dificil levar as coisas a serio.Sou burro nesse assunto de leis e política , mas 15 minutos de pesquisa da para entender.
Arthur Virgilio algumas vezes ele me passa confiança, mas sempre têm uma HORA H que ele amarela. O DEM porque ainda não entrou na justiça contra o PALANQUE do Lula.
Aonde esta a tal da oposição, que deixa essa quadrilha fazer o que quiser nesse país com lei?
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u386989.shtml

Reply

Caro Coronel, eu tinha muita esperança de uma investigação em nível de Justiça para esse cAso, mAs veja o que está no alertatotal de hoje:

"Nada de investigação
A oposição – tão criticada por Lula – insiste em convocar Dilma para depor na CPI dos Cartões Corporativos.

Também exige uma investigação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

Acontece que o ministro Tarso Genro (Justiça) e o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, já avisaram que a instituição não vai investigar o caso – que é político. Nada de investigação"

Reply

Tenho usado o vocábulo "subversão" e "revolucionário" por que sintetizam o raciocínio que pretendo seja objeto de reflexão. Então peço ajuda no Aurélio para que a má impressão se desfaça.

Subversão
Rubrica: política.
conjunto de ações sistemáticas, efetuadas por elementos internos, que visam MINAR e derrubar um sistema político, econômico ou social

Revolucionário
Rubrica: política.
que ou aquele que é favorável a transformações RADICAIS, esp. no campo político-social; progressista

Sharp Random

Reply

Desculpe,CORONEL,pela primeira vez vou discordar de vc.
Há momentos em que um estadista tem que estalar o chicote.
Com esta turma,e ao ponto que chegou,a linguagem é outra.

Churchil foi estadista e elegante com Hitler o quanto pode,até que viu seu povo e seu país ameaçado,de fato.Deixou o seu brandy e seu charuto e gritou por sangue,suor e lágrimas.

Um abraço.

Reply

Perfeito!

FHC é um crápula safado, mas é inteligente. Sabe como fazer.
Lulla é um imbecil e sua turma um bando de lambões que não entendem bem o que é uma parceria, entre quadrilheios, proveitosa para todos os lados.
FHC foi nocivo, apenas um pouco menos do que Geisel.

Reply

Coronel lembro-me do inicio do blog que não faz muito tempo, hoje em conteudo classifico que somente Reinaldo pode competir.......

Recado para Marcelo Crivella.

Senador, seus discursos elogiando Pitóquio no senado, homem de palavra, integro, honesto e cumpridor de sua palavra........ E agora José???...............Será que agora o Bispo e sua Igreja vão reconhecer que nesta quadrilha não se confia!!.......... Tenho uma sugestão para o Senador, gostaríamos de contar com seu apoio a candidatura do Presidente Collor para 2010, seja bem vindo!!


COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU

Abraços compadre, a luta continua!!

Reply

Nada como um Coronel sensato para sossegar o espírito da gente. Já ordenei melhor minhas idéias. Por isso que venho sempre aqui me informar. Obrigada.


Therê

Reply

Caro Coronel

Estou com a Ana. FHC Pavão Imperial pode até estar se comportando como um estadista nesse episódio, mas sua histórica e silenciosa cumplicidade com Lulla e seus capangas nada tem de digno. Chega de finesse! Com bandidos, o papo é outro.

Reply

Ok Coronel, a nota de FHC foi impecável,
mas na entrevista da Gazeta:
"Não creio que ela tenha telefonado para enganar a Ruth, ela deve ter sido enganada."

É muita leniência com uma quadrilha que toma de assalto o estado para o meu gosto.

Reply

Brasileiro é um povo reles!!!


Exige ser respeitado lá fora- mas é desrespeitado seguidamente e há 5 anos, em sua forma mais cínica e perversa dentro de sua própria pátria- por gente de péssima qualidade cujo valor moral inexiste.

O país reles e ordinário só poderia ser habitado por gente ordinária.

Maldita hora, em que meu ancestral embarcou naquele navio holandês, rumo à essa cloaca

Putz!

Reply

NO ALVO!!!



Do Ucho

Missa encomendada (28.03.08 - 17h23)
O estado de euforia do presidente Lula da Silva, em Pernambuco, foi resultado de uma embriaguez provocada pelos números do Ibope, que apontou um crescimento na popularidade do dublê de Sassá Mutema. Pesquisa de opinião é estatística, e os resultados surgem de amostragem pouco confiável.
O PT é o maior cliente do Ibope e a pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, presidida pelo deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB-PE), integrante da base governista e primo do ministro de Relações Institucionais, José Mucio Monteiro (PTB-PE).

Ademais, a família Monteiro tem um objetivo maior que a imprensa certamente esquece. Recuperar os ativos congelados (perto de US$ 500 milhões) pelo Banco Central no processo da quebra do Banco Mercantil de Pernambuco.

Em outras palavras, é melhor não dar muita credibilidade à pesquisa CNI/Ibope.



Eis a origem da ira contida no radical etila, do cafageste-chefe!!!

está certo de que é mentira, e já não se aguenta dentro das calças .... haja 51!!!




http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u377162.shtml


Sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008
Pesquisa Gallup, mostra insatisfação ao Governo Lula
A popularidade crescente de Lula, ao que parece, depende muito da forma como o entrevistado sofre a indagação à respeito da pertinência do assunto. Há duas semanas, o instituto Sensus foi às ruas e informou que a aprovação de Lula já chega aos 69,9%. Está sendo divulgada na rede, porém, outra pesquisa, realizada pelo norte-americano Gallup com resultado contrastante. Utilizada outra forma na indagação, ao invés de perguntar ao entrevistado se aprova o presidente ou sua administração, o Gallup quis saber se o brasileiro está satisfeito com os esforços do governo para atenuar os problemas da população mais pobre.
Uma surpresa: Nada menos que 61% das pessoas ouvidas disseram que não estão satisfeitas com a maneira que o país trata os seus pobres. Mais: 69% acham que o fosso entre pobres e ricos está aumentando no Brasil. A sensação captada pelo Gallup não coincide com os fatos. Órgãos nacionais, como o Ipea, e internacionais, como a ONU e o Banco Mundial, atestam que as desigualdades sociais e de renda vêm se estreitando no país.
O repórter, autor da denúncia, não conseguiu encontrar no sitio do Gallup informações detalhadas acerca da pesquisa feita pelo instituto. Sabe-se que foi feita em 2007, mas não se sabe em que período do ano. Lá no alto, há um vídeo com a apresentação dos dados. Foi pescado pelo repórter no blog TV Política. Infelizmente, a locutora fala em língua inglesa.
Fica, porém, uma sólida impressão: o resultado das pesquisas depende da formulação das perguntas. Quem sabe o CNT/Sensus e Datafolha façam uma nova experiência, como a mudança na forma das indagação

Reply

Perfeita sua análise, Coronel!
O Coturno é um exemplo de que contundência e truculência rimam mas não são sinônimos, e que a indignação não pode prescindir da reflexão. Parabéns!

Reply

Recomendo a leitura de OC
http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=4951
grifando a expressão
"Diálogo Interamericano".

Creio estar dentro do tema... para entender FHC.

Valeu,

Sharp Random

Reply

Quem vai conseguir as provas? O dono da PF, "Tanso Genro", já disse que não move uma palha. Uma nova CPI do dossiê com esse congresso aí? O MPF? Ou esperam que os bandidos se entreguem de bandeja?

Reply

Tudo bem! Mas o FHC com toda essa vaselina, vai deixar passar uma segunda chance de defenestrar os PTralhas larápios que ele ajudou com sua imcompetência, a se alojarem no planalto. A primeira foi com o mensalão, e deu no que deu. O manguaceiro ficou mais forte.

Reply

Coronel,
FHC, grande estadista, intelectual,administrou bem o país nos oito anos de governo.
Mas veja bem coronel, com esse bando de assaltantes do cofre´público,da moral e ética, não funciona tapas de luvas.
Têm de ser na porrada!
Pra isso, precisamos de um CAPITÂO NASCIMENTO, uma verdadeira tropa de elite.

Reply

Coronel,

Até concordo, em parte, com suas explicações se o "causo" não fosse tão grave.

Contudo, faria FHC muito mais se lançasse mão de sua credibilidade, conhecimento e efetivamente agisse no sentido de mobilizar pessoas e entidades para dar um BASTA em tudo isso.

Impeachemant já !!!!!!!

Fui

Reply

FHC percebeu de longe o jogo do molusco!É por isto que ele está pegando leve com a Dilma!
Entenderam?
Não sejam ingênuos por favor;quem armou 'por dentro' contra Dilma foi o mesmo que o fêz contra Palloci e antes ainda,Dirceu,ou seja,LULA!
Lula é a 'alternativa' dele mesmo!Não há espaço para outro!
Sacaram agora?
O terceiro mandato faz coisas que até Estalin duvida mas faria!

Reply

Alguém já disse:
"Se é necessário que exista uma oposição, que então seja dos nossos"

No fim das contas se está pavimentando o caminho para FHC ser percebido como oposição a Lulla. Claro que a questão é de aparência e não cabe botar o dedo na ferida. Se tem que "queimar" alguém, que então seja alguém que não comprometa a idéia. FHC é esperto, é crápula bem instruido em estratégia política.

Por que Lulla certa vez afirmou ter conhecimento de corrupção no gov FHC mas preferiu não tomar providências.

POR QUE MARCOS VALÉRIO TAMBÉM ATUOU TAMBÉM PARA O PSDB??

São muitas as copincidências em meio a tanta corrupção.

É BOM NÃO ESQUECER QUE FHC DEDICOU BILHÕES, BILHÕES, AO MST.
No caso das privatizações foi uma negociata entre amigões, onde o próprio governo comprou do governo uma parte. Enfim, o controle permanece em patas políticas. Os milhões para o lullinha é coisa corriqueira.

O que se passa com Marcos Valério?? Onde estão as noticias cobrando??
...Tudo já esquecido?

Curioso é que a midia se tenha fixado apenas nos saques no Rural, esquecendo de dar continuidade na questão da malas de dinheiro.

ALIÁS, SERIA ÚTIL COMENTAR O DESTINO DA SECRETÁRIA CARINA. O PAI DELA FOI ASSASSINADO? Ela teve que sumir e calar-se. Por quê?
Por que os jornais e as TVs não tocam no assunto, da mesma forma que não tocavam no fato de testemunhas do caso celso daniel terem sido mortas, no comentando o assunto rapidamente depois que o legista foi morto (sétimo morto).É MUITA COINCIDÊNCIA QUE TANTAS TESTEMUNHAS MORRAM SEM QUE A MIDIA FAÇA BARULHO.

O Duda confessa que recebeu dinheiro no exterior. Tal dinheiro não poderia existir no PT que devia tanto ao Marcos Valério. Pô... Tal fato deveria ter sido investigado sob a idéia: DE ONDE MARCOS VALÉRIO TIROU OS MILHÕES DE DÓLARES COM QUE PAGOU DUDA??? ...Há caso de evasão de divisas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e mais uma longa lista de questões que deveriam ser INVESTIGADAS.

...mas não deu em nada
A tal oposição não faz carga, finge que não aconteceu ...POR QUÊ???

O CASO É GRAVÍSSIMO e nem os que deveriam estar interessados se interessam???

Bom era o PT que na mídia e propaganda e campanha não deixava escapar um deslize ...transformava amendoim em melancia e fazia barulho para emocionar a massa.

Por que a oposição não toca nestes pontos mortais do PT?

Abraços
C. Mouro

Reply

Brilhante analise Coronel. Parabens.

CentelhaA Vermelha

Reply

Concordo com a Ana. É difícil de entender a falta de credibilidade.

Reply

Coronel

fhc foi, talvez, o melhor presidente desde a Abertura.

mas, me é insuportável saber que somos governados por esta quadrilha por culpa dele.

lulla é a herança maldita de fhc.

Reply

Não tenho nada contra FHC, exceto o fato de ter sido no governo dele que foram abolidos os ministérios militares; foi no governo dele que foram criadas as indenizações para os assim chamados perseguidos políticos; foi no governo dele que se adotou as maquinetas de votar - as quais elegeram lula duas vezes; foi ele enquanto estadista que não defendeu o impeachment do mesmo lula.

Reply

Como disse jonh doe: lulla é a herança maldita de fhc.
Por esta razão, torna-se difícil atribuir ao ex-presidente, um voto de confiança.

Reply

Fernando Henrique sempre esteve mais para intelectual que para político.
ACM dizia que Presidência é destino. FHC, nunca teve cacife para ser eleito deputado federal, que me lembre nunca ganhou uma eleição antes da Presidência.O destino fez dele Presidente pela mão de Itamar Franco, a quem traiu com a emenda da reeleição.
A história que julgue a gestão dele, pra mim foi péssima.
A cautela dele, talvez como sociólogo e formador de opinião é saber que Lula tem a provação da maioria dos brasileiros,em numero absoluto,principalmente nas camadas mais baixas, queiramos, ou não.
Essa gente nunca comprou uma revista Veja, nunca leu Folha de SP,nunca frequentou blogue, só sabe o que acontece através dos noticiários da TV.
Enquanto a Globo, o verdadeiro poder de comunicação da massa, não se manifestar através de uma campanha de desmoralização desse governo, a luta será pontual, uma denuncia aqui, outra acolá.
Sem apoio do povão, não há pedido de impechamento que vá pra frente.

Reply

Vamos estudar gente!!!

Sharp Random

Reply

Coronel,
colegas comentaristas,
friends all:

Reli varias vezes este post, antes de redigir meu comentario. Nao ficaria bem deixar de lado ou ignora-lo, visto que sempre dou meu palpite na maioria dos posts do Coronel, a quem ouso chamar de amigo, sem conhece-lo em pessoa.

Poucas vezes discordo dos posts, e noutras ocasioes ja' manifestei minha admiracao. Minha indecisao se devia ao fato de ter de discordar desta vez.

Nao sei se o senhor, Coronel, concordara' comigo quando digo que o seu post tem como principal argumento defender que FHC esta' agindo como um estadista.

Eu respondo que NAO esta'. Estadista seria diagnosticar o verdadeiro perigo que Lula representa para a democracia. A posicao de FHC omitindo-se de censurar frontalmente Lula, compromete esse raciocinio. Na verdade, para censurar Lula, FHC teria que se auto-censurar. Alem disso, desta vez FHC foi mais longe e deixou de censurar ate' mesmo a ministra da Casa Civil. Eximir FHC dessa responsabilidade porque sua excelsa posicao de ex-presidente o impede de levantar suspeita, sem que tenha provas cabais, nao me convence.

Atrevo-me a imaginar, com tristeza, que quando este processo estiver concluido (refiro-me `a implantacao do terceiro mandato de Lula), o numero de aloprados tera' sido reduzido a zero, precisamente porque a existencia de uma seita aloprada nao fara' sentido numa sociedade transformada em seita de suditos, convencidos de render culto a Lula como a um verdadeiro deus. Serao poucas as excecoes, mas acredito que nesta categoria estarao incluidos todos os que vem comentar politica aqui no Blog do Coronel.

Infelizmente, o enervamento moral de nossa sociedade vai aumentando vertiginosamente grazas, entre outra coisas (e talvez sobretudo) `a espantosa impunidade com que Lula e seus aloprados agem.

Nao enxergar, ou fingir nao enxergar essa deriva coletiva, nao denunciar esta degeneracao que se difunde cada vez mais entre as massas, e' a CULPA MAIS GRAVE DE FHC. Este parece utilizar todas as suas energias para tranquilizar os que, ao contrario, ele deveria por em guarda, contra o assedio continuo por parte de Lula `as instituicoes democraticas.

Neste episodio, FHC age como um reles politico que teve sua administracao criticada por improbidade, e e' obrigado a sair em defesa propria. Nao fosse o dossie anti-FHC, este teria continuado em seu silencio ENSURDECEDOR.

Hereticus

Reply

Coronel:

apenas um post-scriptum ao meu comentario:

Concordo 100% com a caracterizacao de que o terceiro mandato de Lula e' um golpe. Cumprimento-o pelas fotos do Lula em 3 tempos.

Hereticus

Reply