Forum Mundial Social e as FARC.

O Mário, comentarista do Blog, lembra que no I Forum Social Mundial, realizado de 25 a 29 de janeiro de 2001, em Porto Alegre, então governado pelo PT, as FARC foram convidadas de honra dos organizadores. Notas daquela época revelam a presença:

No sábado, dia 27, o número de participantes inscritos nas oficinas relacionadas com a "resistência armada" foi tal, que os organizadores decidiram juntá-las no Teatro do IPE, que ficou completamente lotado com mais de 300 pessoas. Muitos outros não puderam entrar, por falta de espaço. A estrela do evento foi um guerrilheiro colombiano das FARC. Apresentando-se com o pseudônimo de Javier Cifuentes, fez um apelo à luta para "a construção do único regime destinado a levar a felicidade à espécie humana, que é o socialismo". Ele afirmou que "as FARC estão completamente certas de que o século 21 é o século do socialismo, é o século da América Latina". O guerrilheiro, que não revela o nome registrado em seu passaporte, define-se como um "diplomata das FARC" e garante que recebe tratamento diplomático no Brasil, apesar de o Itamaraty não reconhecer a representatividade das guerrilhas. Esclareceu também que foi "a organização do Fórum" que convidou as FARC a participar do mesmo.

Em 2002, na segunda edição, as FARC continuavam como estrelas da festa do "outro mundo possível":

A guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) negou hoje, em Porto Alegre, que tenha vínculos políticos com o governo da Venezuela. "Há uma simpatia entre os povos venezuelano e colombiano", esclareceu o integrante da comissão internacional do grupo, Julián Romero, numa entrevista coletiva paralela ao 2º Fórum Social Mundial (FSM). Julián Romero assegurou que os mais de 10.000 homens armados da mais antiga organização guerrilheira em atividade "têm uma possibilidade real de vitória".

Em 2003, os representantes das FARC estiveram presentes ao lado do francês que destruiu experiências científicas com transgênicos e uma loja do McDonalds. Foram mais discretos.

3 comentários

De fato, em 2003 foram mais discretos porque o grande lider da organização criminosa, Foro de São Paulo, já era o presidente do Brasil bolivariano (não nosso). Entretanto, há registros na imprensa dos acalorados e efusivos cumprimentos dos assassinos narcotraficantes aos petralhas (o chefão incluso).

Reply

Coronel,

Finalmente, o chefe de editoria da VEJA permitiu que Reinaldo Azevedo escrevesse sobre o Foro de São Paulo!!! O artigo está muito bem escrito.

ALELUIA!!! OLAVO DE CARVALHO já não está só!!!

Reply

Coronel: vamos espalhar as verdades sobre o Foro. finalmente, saiu na Veja.

Reply