Ironia do destino.
quarta-feira, 28 de novembro de 2007 às 15:13:00
Renan Calheiros acaba de ter o seu julgamento marcado para o próximo dia 4 de dezembro. É o dia de Iansã. Como diz a música de Maria Bethânia, “os homens cantam mais forte, pedem proteção ao céu”. Iansã ou Santa Bárbara, no sincretismo religioso brasileiro, tem uma história de vida fascinante. Jovem belíssima, guardada a sete chaves pelo pai, fugiu da torre onde estava presa para receber o batismo. Foi perseguida e condenada em julgamento. Uma de suas penas e humilhações foi ser exibida nua por todo o país. No candomblé, é uma santa que não perdoa. Pobre Renan, não podia haver pior dia para o seu julgamento.
3 comentários
Eèparìpàà Odò Ìyá!
ReplyEparrey!
Oyá, Senhora do Ventos e das Tempestades, conhecida por um de seus títulos, Iyansan (redução de Iyá Mesan Orun - Mãe dos nove planos ou céus), Oyá Gbálè - aquela que varre com o vento e comanda/encaminha os Egun (espíritos do mortos).
É, Coronel. Que Oyá Gbálè varra para bem longe esse cidadão. Mas não antes dele passar pelo crivo de Sòngó (Xangô), que representa a Justiça por excelência.
Hmmmm, exibida nua por todo país?
ReplySanta Mônica Veloso?
einesellesenie
Pobre Renan???
ReplyPOBRE DE MIM!!!
Semana que vem estará ele, mais uma vez absolvido, rindo da minha cara e de todas as outras pessoas honestas desse país de M****