PSDB vai votar contra Cunha no Conselho de Ética independente de impeachment.


Até agora um dos pilares de sustentação política do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o PSDB reuniu sua bancada de deputados federais na noite desta terça-feira (10) e, por unanimidade, decidiu pedir no plenário a sua saída do cargo devido às acusações de envolvimento no petrolão."A defesa apresentada até agora pelo presidente da Câmara dos Deputados não convenceu nenhum integrante da bancada do PSDB", afirmou na saída da reunião o líder da bancada, Carlos Sampaio (SP). A matéria é da Folha de São Paulo.

Os tucanos darão uma entrevista coletiva nesta quarta (11) em que soltarão uma nota pedindo a saída de Cunha. Também usarão o plenário da Câmara para externar essa posição. "A nota deixará claro que o PSDB considera que a defesa e os argumentos apresentados pelo presidente da Câmara até agora não convenceram e não têm respaldo em provas, e que seu afastamento é imprescindível para que o plenário da Câmara decida seu destino com a devida isenção", afirmou Sampaio. 

A decisão desta terça representa uma mudança na posição da legenda até agora. Apesar de ter assinado há algumas semanas uma nota em que pedia a saída de Cunha, o partido vinha mantendo a sustentação política do peemedebista nos bastidores com o intuito de tentar forçá-lo a deflagrar o processo de impeachment contra Dilma Rousseff. 

O desgaste público desse jogo duplo de bastidores, porém, levou a maior parte da bancada a defender uma posição mais direta. Isso representa um golpe na sustentação política de Cunha pois, até agora, somente os nanicos PSOL e Rede pediam claramente sua saída nas sessões plenárias. Aliados do peemedebista afirmam que irão tentar contornar a situação nos bastidores.

Os dois integrantes do PSDB no Conselho de Ética da Câmara estão autorizados pela legenda a votar contra Cunha. Cunha sofre processo de cassação no Conselho de Ética da Casa. No dia 24 deve começar a ser votado relatório preliminar que irá definir se o processo segue ou é arquivado. Além de ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República sob a acusação de envolvimento no escândalo da Petrobras, ele escondeu patrimônio milionário no exterior.

11 comentários

Só descerebrados pensam que os deputados do PT, no conselho de ética, votarão contra Cunha. O acordão já está feito por Lula, falta consumá-lo na hora adequada, segundo eles mesmo.

Manso.

Reply

Este cunha só enrrolando,fazendo teatro para livrar a bandilma o povo
Tem que ir a rua ,fora Dilma

Reply

Ok! Mas antes de qualquer defesa e Relatório já se tem o voto (e público)? Então não precisa analisar nem a defesa e nem o conteúdo do Relatório! São todos uns ca_ões! Não fale antes....veja primeiro e condene depois!

Reply

O PSDB, estará dando um tiro no pe, porque tudo que o Cunha faz foi datado dos anos 80 ou seja suas contas no exterior é tudo que a Ditadura quer tirar o Cunha.Vai vim um petista ou PCDOB pior que Cunha para a presidência.

Reply


Meio fora, mas sempre dentro dos crimes petistas.

"Dilma chama de 'crime' o protesto de caminhoneiros que exigem sua renúncia..
Obstruir rodovias pedindo sua renúncia é 'crime', diz ela."


Aos crimes de comprar Pasadena com tramoias e falir a Petrobrás, obstruindo o desenvolvimento do Brasil e a vida dos brasileiros, que nome que a ANTA tramaceira dá?

Além de INCOMPETENE é uma SAFADA, DESCARADA, CÍNICA, faz de conta que não entende que é uma usurpadora do cargo, em função de tantas tramoias praticadas no seu governo.

Reply

E sobre o projeto de repatriação do dinheiro roubado do povo brasileiro,como votarão as "avis raras"?

Reply

Alguém LEMBRE AO PSDB que, SE VOTAR UMA ÚNICA VEZ COM ESTE GOVERNO DO PT, não terá mais os votos da metade dos eleitores de 2014!!!!! Vão virar PARTIDO NANICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

O PSDB está correto, enquanto cunha fica cozinhando o impeachment da dilma, na tentativa de reciprocidade pra se safar, o país vai à deriva. Então, já que não quer impichar dilma, vai tú mesmo. Quem sabe assim elle acorda pra realidade!

Reply

Esse safado tem que tomar fumo na comissão de ética , ele está usando o futuro do Brasil como moeda de troca em beneficio próprio!

Gabriel-DF

Reply

Cel
É impressionante o medo do PSDB de se posicionar a respeito de qq assunto. O partido quer agradar todos ao mesmo tempo e acaba a todos desagradando. É obvio que o Cunha não irá deferir o impeachment. Todos sabem disto e do acordo de Lula com o Cunha e o PSDB finge que só agora percebeu. O Cunha é um bandido que só pensa em se livrar dos crimes por ele cometidos, não dando a menor importância para o estado deplorável da nação. E assim o País caminha a passos céleres para o abismo.
Esther

Reply

O PSDB não precisa ser radical o Cunha é da oposiçao, é foi o escolhido pelo Janot e Cardozao. Só por isso deveriam defender o Cunha porque a desgraça maior é Dilma , Lula, PT e PCd o B.

Reply