Super senadores do PMDB atacados pela kriptonita de Angra 3.

 
Até agora, sabia-se que Pessôa, que se tornou um dos principais delatores da Lava Jato, acusara Lobão de participar do esquema nas obras de Angra 3. Houve menções vagas, também, a negociações entre o cartel do petrolão, com Pessôa à frente, e chefes do PMDB. Muito do que já se conhece da delação de Pessôa, porém, restringe-se às propinas para as campanhas presidenciais do PT em 2006 (Lula), 2010 (Dilma) e 2014 (Dilma novamente), cuja investigação foi pedida sigilosamente pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao ministro relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki. 

Quase nada se sabe sobre os bastidores – e as provas – da negociação e dos pagamentos de propina das empreiteiras do consórcio de Angra 3 aos senadores do PMDB. Segundo as investigações, se cartel havia entre as empreiteiras, cartel havia também entre os senadores do PMDB. E esse cartel do Senado é o próximo alvo de Janot e sua equipe – uma caça que se desenrolará nas semanas que virão, ameaçando ainda mais a frágil estabilidade política que ainda resta no Congresso, especialmente após a dura denúncia contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, também do PMDB. 

ÉPOCA obteve acesso ao material de caça de Janot. Trata-se de um conjunto de documentos das investigações da Procuradoria-Geral da República (PGR), da Polícia Federal e da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba sobre a participação dos senadores do PMDB no esquema de Angra 3 – a maioria deles, inéditos. A reportagem também entrevistou investigadores, parlamentares e operadores do PMDB. 

Dessa apuração, emergem os detalhes desconhecidos do caso que, até o momento, destaca com mais força o envolvimento da trinca do PMDB do Senado – o presidente da Casa, Renan Calheiros, Romero Jucá e Lobão – na Lava Jato. Eles já são investigados no Supremo por suspeita de participação no petrolão. Renan, por exemplo, será denunciado em breve num desses processos. No eletrolão, que mimetizava a roubalheira da Petrobras na Eletronuclear e na Eletrobras, descobre-se não somente que os três chefes do PMDB no Senado são acusados de receber propina – descobre-­se que eles negociaram o pedágio pessoalmente, sem intermediários, como homens de negócio.

Nas próximas semanas, Janot pedirá a Teori autorização para investigar Renan e Jucá no caso de Angra 3 – Lobão já é investigado. Entre os investigadores, as últimas semanas foram tensas. Muitos queriam denunciar a turma do PMDB do Senado antes da sabatina de Janot na Casa. Também pressionavam para que o procurador-geral pedisse logo, formalmente, a investigação contra Renan e Jucá no caso Angra 3. 

No final de julho, os delegados da PF que atuam na Lava Jato, em Brasília, cobraram Janot e sua equipe, por escrito: por que não investigar Renan e Jucá no caso Angra 3? Janot optou pela estratégia de aguardar a recondução para, em seguida, partir para o ataque à turma do Senado. Ele foi reconduzido há duas semanas, com tranquilidade. Agora, sua equipe acelera os trabalhos para preparar os torpedos contra o PMDB do Senado.

6 comentários

E melhor que Angra nunca entre em operação, pois corre o risco de explodir.

Reply

Este Janot é o mesmo que não ve nada de errado com as pedaladas fiscais criminosas da Dilma. Ah tá, ele merece muito credito. Não sou pmdbista. sou psdbista. Isto é pra não pensar que estou puxando o saco do pmdb.

Reply

É cel,

Qualquer um deste governo, está sujo até o pescoço com roubalheira, o PT para se manter no poder, e restante como rato de porão aproveitando se da moleza que ora se apresentava diante de cada um. É achar agulha no palheiro, encontrar um deste governo que não fez uma sacanagem contra o povo.

Reply

Enquanto isso a turma do lulla e dilma vão sendo postergado, enquanto vão minando o poder do PMDB, que ainda tem a coragem de mesmo sendo machucado, lamber a ferida e sair de rabo entre as pernas a defender esse governicho da máfia chamada pt! Vai que é sua PMDB!

Reply

Coronel,
peixe pequeno comparando com o velhaco mor. Aquele que o Diabo não quer nem por perto.

Reply

>>

" O que a gente tem que defendê, são os interesses do país. "

Renan Calheiros - Em propaganda do PMDB de hoje na TV.

quá! quá! quá! quá!
há ha ha ha ha ha ha ha

É de morrer de rir!

<<

Reply