O homem-bomba.

(Globo) Denunciado pelo Ministério Público na última quinta-feira, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tem em mãos munição para atingir o governo da presidente Dilma Rousseff e as contas da União. São bombas que vem sendo armadas e podem ser detonadas já neste segundo semestre na Casa, em forma de Propostas de Emenda Constitucional (PECs), projetos de lei, além de 12 pedidos de impeachment pendentes. 

Entre elas, estão propostas do pacto federativo que têm por objetivo aliviar os cofres de estados e municípios, mas impactando o da União. Com uma base enfraquecida na Casa, o governo terá que enfrentar o desafio de conter o desejo dos deputados em ajudar estados e municípios, principalmente às vésperas das eleições municipais. 

Um dos aliados mais fiéis de Cunha, o líder do PSC, André Moura (SE), foi escalado para relatar as emendas do pacto federativo. No caso da PEC 172, que veda criação de despesas para estados e municípios sem fontes de receita, Moura já apresentou na última terça-feira seu relatório, modificando o texto para deixar claro que a União arcará com os recursos.

Diante da ofensiva, o governo apresentou emenda mais ampla que diz que lei só pode impor aumento de despesas à União, aos estados e municípios se houver previsão da fonte para o custeio, constitucionalizando a regra da Lei de Responsabilidade Fiscal para todos os três entes federados. Moura não acatou. Cunha, por sua vez, já avisou que pautará a PEC 172 em plenário, assim que ela sair das comissões.

- Do jeito que está, é uma bomba fiscal seletiva. Preserva estados e municípios, mas inexplicavelmente exclui a União - criticou o vice-líder do governo na Câmara, Orlando Silva (PC do B-SP).

Além dessa PEC, o governo já terá que enfrentar essa semana a votação de projeto que beneficiará pequenas empresas, mas implicará em renúncia fiscal de R$ 3,9 bilhões. O projeto que amplia o alcance do Simples Nacional é defendido pelo ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, mas encontra resistência na equipe econômica.

Também estão no forno outras propostas que impactam as contas. Uma delas é o projeto de lei que aumenta o percentual de gastos do governo com a merenda e o transporte escolar. André Moura avisa que já coleta assinaturas para levar o projeto, em regime de urgência, direto ao plenário.

13 comentários

Que atinja o desgoverno Xilma, afinal só se levantam quando sentem que serão prejudicados em seus $$$.

Reply

O Governo Federal do PT não sabe gastar, então, que fique com pouca grana mesmo. Daí diminui a chance de melecas federais.

Reply

Eu prefiro a do BNDES, porque com essa a Dilma cai.Nao vamos prejudicar o proximo presidente por causa que a Doida nao soube governar e se apossou do que nao devia.

Reply

O Dep. Eduardo Cunha ja fez muito quando proibiu a Dilma de eleger mais 4 ministro para os tribunas comunistas cara de pau.

Reply

Mas com certeza vem bomba das grandes, delação premiada ou acordão por aí! Só um militante fanático acha que nada vai acontecer com seu amado governo e tudo irá cair nas costas de Cunha! Mais bomba que Cunha é o Collor, esse aí sim sabe de muito mais coisa já que andou se tornando tão íntimo desse desgoverno!Mulher/Marido traída(o) nunca esquece os chifres!

Reply

Vamos combinar né, se esse engraçadinho fosse mesmo honesto, não estaria sentado em cima de projetos de lei e de 12 pedidos de impeachment pendentes.

Quem segura investigações também é contraventor. Deve estar mantendo munição para chantagens e conchavos espúrios, se não, seria transparente e não escondia nada.

Reply

O peitudo e homem macho sim senhor Cunha não quer retaliar o PT, mas quer mesmo é ardente e furiosamente RETALHAR O PT!
O PT cutucou a onça com vara curta!

Reply

Coronel,
vão cozinhar essa investigação até não poder mais e decidir que não existem provas contra o Cunha. Se ele for ouvido vai dá merda.

Reply

Eu acho o Eduardo Cunha muito corajoso. Pode não ser um modelo de virtudes mas só os aborrecimentos que causa aos petralhas já o tornam um herói.

Reply

Eu avisei ao Fernando Collor: te cuida que o PT e o Lula vão te destruir, mais cedo ou mais tarde. Tenho avisado o pessoal do PMDB a mesma coisa. O PT usa, descarta e dá descarga. Se fossem traficantes já estariam na vala porque traficantes que se prezam ainda se dão um pouco de respeito de territórios.

Reply

Ok. Pode-se ser contra o governo Dilma e a grande maioria é, mas votar projetos que são contra o Brasil só pra desestabilizar mais ainda o governo é covardia. Eles deveriam logo votar os pedidos de impeachment e iniciar logo o processo. O governo Dilma não presta para o Brasil. Mas as atitudes do Cunha tb não.
Att,
Clau Nathan - SP/SP

Reply

aih nao tem melhor ou pior.tem q torcer p um louco comer o outro e veremos o q sobra!

Reply

Eduardo Cunha bobeou feio, devia para o bem dele, mas principalmente da Nação, ter colocado todos os processos de impeachment para votação, pois daí os brasileiros iam ficar colados em seus rádio/tv/jornal/internet como votariam seus representantes. Tudo o vejo é um "mal que para bem veio".

Reply