Nova pesquisa Ibope amplia vantagem de Aécio sobre Lula. E sobre Alckmin e Serra.

 
(Estado) Nova pesquisa Ibope simulando o eventual segundo turno entre Lula e presidenciáveis tucanos mostra um ligeiro aumento da diferença em favor dos nomes do PSDB. É indicativo de que o prestígio do petista diminuiu mais um pouco desde junho, quando a primeira sondagem foi realizada. 

Embora reforce a tese alckimista de que é melhor deixar o PT sangrar até 2018, o resultado também serve aos aecistas adeptos de eleição já. A pesquisa está sendo divulgada com exclusividade aqui. Os cenários eleitorais entraram na pesquisa-ônibus – o chamado “Bus” – que o Ibope faz mensalmente, com perguntas avulsas de diferentes clientes. 

Estas questões foram incluídas pelo instituto, que aproveita o “Bus” para medir o pulso da população sobre temas conjunturais de interesse público. Foram 2.002 entrevistas em 142 municípios de todo o País, entre 15 e 19 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Se houvesse um segundo turno hoje entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o tucano venceria por 50% a 31%, com 15% de brancos e nulos e 4% de indecisos. A diferença é quatro pontos maior do que em junho, quando Aécio batia o petista por 48% a 33% e a taxa de eleitores sem candidato era a mesma.

Também na simulação contra o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), Lula oscilou dois pontos para baixo: foi de 39% para 37%, e está quatro pontos atrás do tucano, que foi de 40% para 41%. Se em junho havia um empate técnico entre os dois (considerada a margem de erro), agora a chance desse empate tende a zero. No cenário com Alckmin, aumenta a taxa de brancos/nulos/indecisos, porque Aécio se tornou mais conhecido do que o paulista desde a campanha presidencial do ano passado.

Pela primeira vez, o Ibope incluiu o senador José Serra (PSDB-SP) em um eventual segundo turno contra Lula. Ele venceria por 43% a 36% do petista (e haveria 21% de eleitores sem candidato). Ou seja, se a eleição fosse hoje, Aécio seria o tucano mais forte, com 19 pontos de vantagem sobre Lula. Serra viria a seguir, com 7 pontos a mais do que o petista, e Alckmin seria o terceiro, com 4 pontos de diferença sobre o rival. 

É preciso lembrar que pesquisas eleitorais feitas muito antes da eleição têm uma taxa de acerto menor do que as realizadas em datas mais próximas ao momento de o eleitor votar. A sondagem fora de uma campanha eleitoral é o que se chama de imposição de problemática: a maioria dos eleitores não está pensando no assunto e forma sua opinião no momento em que é abordada pelo pesquisador. Está, assim, mais suscetível a trocar de candidato.

Os resultados devem ser encarados como uma medida do grau de conhecimento e lembrança do eleitor em relação aos possíveis presidenciáveis – além de indicar a simpatia ou antipatia que cada um deles provoca no eleitorado. É o que se poderia chamar de velocidade inicial, ou a vantagem que cada nome tem na largada. Não indica o que acontecerá no fim da corrida, porque isso sempre depende da dinâmica da campanha eleitoral.

Esta pesquisa revela que o nome eleitoralmente mais forte do PT perdeu, em menos de dez meses, metade dos eleitores que votaram em Dilma Rousseff. Segundo o Ibope, apenas 51% de quem disse ter votado na atual presidente no segundo turno de 2014 declara voto em Lula na simulação de segundo turno contra Aécio. 

Nada menos do que 29% de quem ajudou a eleger Dilma diz que hoje votaria no tucano. Lula empata tecnicamente com Aécio apenas no Nordeste e entre os muito pobres. E perde em todas as outras regiões e segmentos sociais. Mas há um eleitor desiludido que será decisivo na eleição: 1 a cada 5 eleitores de Dilma não quer Lula nem Aécio. Ele pode acabar migrando para o PSDB, pode voltar para o PT ou pode fermentar uma terceira via.

30 comentários

O DESABAFO DO PRESIDENTE DO GRUPO HABIBS
"Quer me chamar de coxinha, paneleiro, elite branca, bebedor de Black Label (parabéns pra esse último! Sensacional!)...
Ok. Acho até divertido...
Mas faz um favor para o seu país antes!
Emprega alguém!
Na CLT!
Paga tudo direitinho!
Pega toda a sua grana e coloca na sua ideia...
No seu negócio.
Pega um financiamento, com a maior taxa de juros do mundo, e arrisca seu pescoço na sua iniciativa...
Aluga um escritório ou uma loja!
Compra um estoque!
Corre o risco de verdade!
Se o governo tirar o incentivo para o consumo, não desanima...
Pega outro empréstimo, com a maior taxa que o mundo moderno já viu!
Paga os juros do primeiro empréstimo com outro empréstimo!
E vai com fé na sua ideia!
Paga o décimo terceiro e as férias do teu funcionário!
Sem vender m..... nenhuma em Dezembro... Janeiro... Fevereiro...
Nem no mais lindo Carnaval do mundo, quando todo mundo pára de trabalhar...
Ou na Copa das Copas que te deu 12 dias úteis num mês corrente...
Paga mais para os teus fornecedores, já que os seus custos também aumentaram devido à energia, gasolina e dólar...
Mas, diminui o seu preço, pra tentar ser competitivo numa economia recessiva...
Então, tenta fazer com que uma estrutura enxuta seja perene. Acaba com sua eficiência!
Vai ser difícil, já que o seu cliente está quebrado e não pode te pagar mais...
E corre o risco de quebrar de vez, perdendo todo capital que você investiu...
Fez tudo isso?
Então beleza!!!
Me chama do que quiser... Você é um herói e não me interessa qual partido apoia!
Tem o meu respeito!!!
Não fez nada disso?
É político de carreira?
Está encostado em alguma bolsa?
Mama na teta do governo?
É vagabundo?
... E pensa que pode falar sobre patrão e empregado, classes sociais, oportunidades e exploração da cadeia produtiva...
Desculpa, mas... Cala a boca! E vá prá PQP!..
.... Só entende esse texto quem está no ramo do comércio, é empresário, é autônomo!!!!
Alberto Saraiva, presidente do grupo Habib's

Reply

Tenho dúvidas se lula será candidato. Se ficar quieto, buscando acertos nos porões, pode escapar da caeia. Se sair canddato, sei não, vai atiçar um vespeiro sobre muitas falcatruas em que ele está metido. De qualquer forma, temos que continuar pressionando para que o pt saia do planalto

Reply

O que me surpreende não é o percentual de votantes em Aécio, mas os que ainda votam em Lula (+ de 30%!!!!!), o maior mentiroso, safado, oportunista.

Esta gente do NE, que ainda tem o 13-171 como ídolo não vai aprender NUNCA!


Chris/SP

Reply

É um absurdo o ladrão salafrário ainda ter 31% de intenções de voto.Só na republiqueta das bananas,condenada ao atraso.

Túlio xavier

Reply

Um sujeito desses ter ainda uma significativa votação demonstra a qualidade de nosso povo.

Isso daqui nunca vai dar certo deste jeito.

Reply

Estas pesquisas são para encher linguiça, todos sabemos que Aécio não perdeu a vitória de Dilma foi fabricada por Dias Toffoli enquanto esperávamos os resultados do Acre, meia hora é tempo suficiente para alterar qualquer resultado. A democracia morreu, só falta enterrar estamos esperando o Poder Judiciário, o guardião da Constituição, jogar a última pá de terra.

Reply

E CPI do Bolsa Família? Acham mesmo que 56 milhões de brasileiros recebem Bolsa Família? Vamos ver a lista de cada município. Cada município tem que tornar publica a lista de quem recebe Bolsa Família.

Reply

O GOLPE da CPMF é cortar AUXILIO DOENÇA E APOSENTADORIA POR INVALIDEZ.

Reply

CARTA DE UM MÉDICO À PRESIDENTE

Sra. Dilma Rousseff, tudo bem? Pelo que a senhora tem dito, está tudo bem, sim! Pude observar por fotos sua boa aparência enquanto visitava hoje pela manhã a cidade em que eu moro: Catanduva, aqui no interior de São Paulo. Porém, nós brasileiros não estamos tão bem quanto a senhora!

Desculpe-me não poder aplaudi-la hoje. Eu estava trabalhando, como sempre. A propósito, é isso que os brasileiros mais fazem para tentar consertar o seu desgoverno. Confesso, adoro trabalhar. Isso não é problema para mim. Porém, trabalhar sem perspectivas de mudança e melhoria, isso me incomoda. Cansamos de improvisar para resolver os desatinos do seu governo. Quem gosta de dar um jeitinho em tudo, são vocês aí de cima; nós, médicos, cansamos!

A senhora veio até a nossa cidade e “exigiu” um leito de UTI reservado apenas para atender um eventual problema. Senhora presidente, nossos pacientes que vivem à espera de um leito, às vezes até morrem aguardando, como ficam? A senhora deveria dar o exemplo: primeiro, como cidadã que se preocupa com seus pares, cedendo sua vaga para aqueles que realmente precisam; segundo, como autoridade, indicando a postura a ser seguida. Agindo como fez, reiterou o caos que se encontra a saúde pública desse país. Até a senhora precisa reservar leito, tamanha dificuldade de vagas!

Mas fique tranquila, caso sofresse algum mal súbito ou algum atentado contra sua saúde, atenderíamos a senhora com muito prazer. Porém, se precisasse de vaga de UTI, deveria aguardar na emergência até surgir um leito. Poderia demorar dias, até semanas. Aliás, é assim que funciona. A senhora não sabia? Passe uns dias aqui conosco para averiguar. Venha sentir o ambiente da emergência e das enfermarias. Quem sabe isso desperte compaixão perante o povo sofrido que cuidamos incessantemente.

Como se não bastasse, exigiu reserva de um leito na enfermaria. Precisamos muito do espaço que a senhora solicitou. No hospital de nossa cidade atendemos outras 19 cidades circunvizinhas que encaminham seus pacientes para cá. Nossa emergência vive lotada, os corredores contêm macas por todos os lados. Alguns pacientes aguardam dias até surgir uma vaga na enfermaria. Por que a senhora quer um leito reservado?

Convém recordar que a senhora é representante do povo, todos pagam impostos expressivos sobre o salário e todos os bens e serviços. Vale destacar que a senhora é o funcionário que mais dá prejuízo nesse país. Basta olhar os noticiários do Brasil e do mundo.

Notei barulho de vários helicópteros. Desculpe, não tive tempo de olhar pela janela para ver como eram. Cabe informar que seu transporte muito confortável poderia estar sendo utilizado para salvar vidas. Aqui em nossa região temos inúmeras estradas vicinais. Os acidentes são constantes e inúmeros óbitos são registrados. Já que melhorar as estradas não é possível, pelo menos nos dê condições de atender as vítimas com agilidade.

A cidade referência de nossa região, São José do Rio Preto, precisa ainda mais de um helicóptero como o seu. Faça um favor, ande de carro. Seja humilde, assim como seu povo é. Bem como o papa Francisco foi, quando visitou o Brasil. Assim conhecerá melhor as estradas do Brasil sob o seu desgoverno e dará exemplo de dignidade.

Como se não fosse suficiente toda a reserva no hospital tirando leito de quem precisa, ainda solicitou que três viaturas do SAMU estivessem ao seu dispor. Senhora presidente, trabalho no SAMU há seis anos. Conheço muito bem as necessidades e prioridades desse serviço. Cobrimos, 24 horas por dia, 19 cidades. Muitas vezes precisamos de suporte de mais viaturas para atender ocorrências com inúmeras vítimas, porém não temos disponível, nem profissionais.


https://www.facebook.com/drcacciari/photos/a.1627232434157869.1073741828.1616002881947491/1653095308238248/?type=1&theater


continua .......

Reply

continuação ......

Além de tudo, veio acompanhada de três médicos, exaustivamente acompanhando a senhora, inclusive com desfibrilador a postos. Saiba que Catanduva, SP, tem médicos competentes o suficiente para atendê-la em caso de necessidade. Tenha certeza que será muito bem atendida, enfrentamos bem situações adversas.

Aliás, a senhora solicitou que uma sala cirúrgica estivesse livre e desocupada, ao seu dispor. Não sei se a senhora não sabe, mas precisamos de mais salas cirúrgicas para atender toda a demanda de pacientes. Não raramente, precisamos priorizar quem operamos. Alguns precisam aguardar a sala cirúrgica ser desocupada para ser operados. Às vezes, não dá tempo… Ora, a senhora quer uma disponível exclusivamente para uma eventual cirurgia? Pergunto: e o José, a Maria e o João? A vida deles é menos importante que a sua?

E a segurança? Além dos seus inúmeros seguranças particulares, a senhora mobilizou nosso contingente para resguardar sua integridade. Cerca de 50 policiais à sua disposição, além de viaturas. Ora, e a segurança da nossa população? Somos 115 mil habitantes e precisamos de mais segurança. Atendemos baleados, esfaqueados e agredidos com frequência em nosso serviço. Muitos deles precisam do espaço que a senhora reservou para seu “eventual” atentado.

Enfim, senhora Dilma, desculpe-me alongar. São tantas as dores que guardamos no coração… Vê-la dissimuladamente festejar entrega de casas populares dá-nos náuseas. Não estamos de brincadeira, senhora, queremos respeito com nosso suor. Exigimos que nos represente com honestidade e cuide de nossa população, ainda mais dos que precisam de condições mínimas de saúde.

Não me venha dizer que não sabia de nada dos desvios do seu governo e que não tinha conhecimento do comportamento delituoso das pessoas com quem estava se envolvendo. Agora responda por suas ações (e pela ausência delas!), cumpra com seus deveres e ao menos conserte o estrago feito.

Não temos que agradecer nada que a senhora fez, pois não fez mais do que a obrigação. O dinheiro é nosso, a cidade é movida pelo nosso empenho. O povo é seu patrão! Portanto, da próxima vez, nem venha. Trabalhe! Busque soluções concretas para o poço sem fundo que o país está. Rápido, antes que nosso Brasil vire pó.

Agora, pergunto:

Sra. Dilma, a que veio?

Da próxima vez, peça licença.

Chega, estamos cansados!

— Dr. Cacciari


https://www.facebook.com/drcacciari/photos/a.1627232434157869.1073741828.1616002881947491/1653095308238248/?type=1&theater

Reply

Não entendo como as pessoas reclamam tanto da Dilma e vão continuar deixando o PT no poder.

Reply

Bom, mas os tucanos precisam se unir, pois não se pode dar como favas contadas. Sabemos que os adversários são capazes de qualquer cois!

Reply

Menos por mérito da oposição do que pelo desastre que é a "administração" petista. Não há nada mais representativo da "administração petista" do que o Ministério da Pesca. O aumento da oferta de pescado, justificativa para a criação da pasta, não ocorreu, pelo contrário, a oferta vem se reduzindo ao longo dos últimos anos. Mas, em compensação subiram, o número de pescadores, que saltou de duzentos mil, para um milhão e duzentos mil, e o custo, que era zero e saltou para oito bilhões até agora. Ao invés de esperar por pescado mais barato eu devia ter me registrado como pescador.

Reply

Eu quero saber se não é melhor o Aécio juntar um grupo em favor da candidatura dele e criar uma dissidência e partir desde agora rumo ao planalto. Do jeito que vai, esse PSDB apodrecido e caduco nunca mais vai ganhar e colocar as grandes reformas do Estado. Acorda Brasil!!! Aécio já!!1

Reply

Isso hoje,se o Psdb continuar com essa lenga lenga e não virar oposição vai tomar outro ferro em 2018.Anota ai.

Reply

O governo e o PT estão usando tática de guerrilha, guerra irregular. Atacaram as mega manifestações, atacaram Cunha, agora Aécio, depois vem o Caiado e outros na lista. Dilma e Lula estão blindados e escondidos em suas manifestações cercadas, vigiadas e protegidas. É guerrilha de morro, de gueto, de focos institucionais e bases estaduais e municipais atacando e recuando através de membros na mídia, na OAB, PGR, STF, STJ e outros.

Reply

Projeto dá ao GOVERNO o CONTROLE sobre pequenas mídias, sites e blogs. Apresentado por Maria do Rosário.


http://www.sociedademilitar.com.br/wp/2015/06/projeto-da-ao-governo-o-controle-sobre-pequenas-midias-sites-e-blogs-apresentado-por-maria-do-rosario.html

Reply

Se o PSDB não se unir logo de uma vez, e tomar a posição a favor do impeachment com oficial e definitiva, irá levar outra sova do PT em 2018.
O que o PSDB se nega entender é que nas ultimas três eleições presidenciais contra o PT, ele perdeu para ele próprio.

Reply

Pena que a eleição é só e 2018!!! Absurdo é que, mesmo depois de descobrirem que Lula recebeu uns 30 milhões após deixar a presidência, devidamente disfarçados de "palestras e doações", esse sujeito ainda tenha 1/3 dos votos dos brasileiros!! Talvez sejam daquela parcela da população que não liga para roubos do erário e que, se pudesse, também roubaria!!!

Reply

Quer dizer que em cada 100 pessoas, 31 estão dispostas a votar em Lula? Parabéns ó brasileiro esse é realmente o país do futuro.
Até a época das eleições o marqueteiro com suas mentiras vai dobrar esse número. Parabéns de novo. Já estão computados os votos dos haitianos e dos milhares de costureiros(as) bolivianos que estão no Brasil atualmente?
Que país triste, meu Deus.
Lembro-me que o impeachment do Collor saiu tão "facim". Porque o dessa pilantra terrorista parece impossível? Estou perdendo as esperanças.

Reply

estao "cozinhando o galo" p q??????????p se arranjarem entre eles,inclusive com o PT?????????????

Reply


Coronel,
um telhado feito com células fotovoltaicas em lugar de telhas, daria certo?
Coronel,
as telhas possuem uma quantidade grande de silício. Já temos nanotecnologia para aproveitar esse silício como células fotovoltaicas.
Isso reduzirá nossas contas de energia elétrica.
Coronel,
estamos também trabalhando em note books com revestimento externo de células fotovoltaicas para carregar as baterias.

Tijolos também serão utilizados para gerar energia elétrica e iluminação noturna pois estamos trabalhando com tijolos que brilham à noite além de gerar energia durante o dia.
Vamos continuar informando. Cambio, desligo.



Reply

Até quando teremos o chefão como candidato? Isso é uma vergonha cogitar um elemento desses numa pesquisa , esse realmente é um país de merda.

Reply

Alberto Saraiva, você está inteiramente coberto de razões. Parabéns.


Dr. Cacciari, o senhor me deixou emocionado. Suas palavras retratam nossas tristes realidades. E olhe que o senhor está no Estado mais rico, mais próspero do Brasil. Imagine em regiões pobres. Deve ser a mesma estrutura, no mínimo, para atender uma emergência presidencial. Mas precisa de tudo isto?
Que coragem! Que exemplo.

Reply

27 de agosto de 2015 08:14

O que surpreende mesmo é alguém ter coragem de colocar numa pesquisa lula, como candidato. Isso é açoitar a nossa inteligência e cuspir na nossa rosto.
Não é apenas se indignar é se irritar com essa afronta a todo cidadão honesto é um desrespeito total a todos os brasileiros.
Até quando teremos que ouvir isso?

Reply

"Dilma aproveita evento com atletas para dizer que é preciso respeitar resultados"

DESCARADA! Ela se faz de sonsa, faz de conta que nuca sabe de nada, está extrapolando no cinismo. Alguém que NÃO RESPEITOU AS REGRAS DO JOGO, NÃO DEVERIA TER A CARA DE PAU PARA PEDIR RESPEITO PELOS RESULTADO FRAUDULENTO.

Como alguém que usou a máquina pública, com isso levou vantagem criminosa sobre o adversário, fez uma campanha de mentiras deslavadas, promessas enganosas e ilações sobre o adversário, pode ser descarada ao ponto de exigir respeito por um resultado conseguido através de armações ilegais!
Essa F&ˆ%$D*&ˆ%P é uma desavergonhada e muito cara de pedir respeito pelo resultado da eleição é preciso alguém desmascará-la no mesmo instante. Como ela nunca consegue saber de nada sozinha, só depois que alguém desenha, então alguém grite pra ela, que campanha criminosa, feita fora da Lei, O RESULTADO NÃO É VÁLIDO, É UM RESULTADO FORJADO E CRIMINOSO, SEM VALIDADE.

COPIOU ANTA?

Reply

PT ----->>> sempre arrumando um jeito de roubar você!

Haddad acaba de anunciar que arrumou uns técnico para (atentem para o detalhe) REFAZER as ciclovias em baixo do minhocão. É claro que a preocupação e ter desculpas para criar propinodutos, porque essas merdas de ciclovias prejudicam muito mais gente do que ajuda alguém. São usadas por 3 ou 4 desocupados que usam para lazer.
Uma cidade de trânsito ruim, caótica, chuvinha frequente, distâncias longas, ... quem trabalha não interessa ciclovias, porque vai chegar molhado, sujo, fedido e desgrenhado nos compromisso.
Esse dinheiro deveria ter sido gasto em criar meios de transporte, melhorar atendimento médico, segurança, escolas, ..... ciclovias estão atrás de dezenas de outras prioridades. Porque esse desespero de criar ciclovias, sem avaliar quantos beneficiados, quantos prejudicados, fazer um projeto estudando direito os diversos detalhes, que nem foram cogitados.
PT ------>> quadrilha de asnos, só FÚ%ˆ*@#DENˆ%$#@DO o povo!

Reply

Maravilha, vamos para a eleição de 2018, com Lula e o PT dando tapas na cara dos tucanos!

Reply

Mas que pareceria que o Alckmin está com um despeito do Aécio, não é?

Reply