Receber presente de mais de R$ 100 é crime de improbidade administrativa. Foster e Gabrielli receberam obras de arte de milhares de dólares da Odebrecht.

A força-tarefa da Operação Lava Jato afirma que a Odebrecht, supostamente envolvida com o esquema de corrupção e propinas que se instalou na Petrobrás entre 2004 e 2014, presenteou com quadros e pinturas ‘de alto valor’ ex-dirigentes da estatal petrolífera, entre eles os ex-presidentes José Sérgio Gabrielli (2005/2012) e Graça Foster (2012/2015).


Na denúncia que apresentou à Justiça Federal sexta-feira, 24, contra o presidente da maior empreiteira do País, Marcelo Bahia Odebrecht e executivos do grupo – formalmente acusados por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa -, o Ministério Público Federal destaca, às páginas 41 e 42, a apreensão de documento na sede da construtora, intitulado “Relação de Brindes Especiais-2010″.

O documento traz “listagem de diversos funcionários da Petrobrás, o cargo por eles ocupado e a diretoria a que são vinculados e o respectivo ‘brinde’ recebido”. Os procuradores que subscrevem a denúncia, em 205 páginas, atribuem à Odebrecht pagamento de R$ 389 milhões em propinas para ex-diretores da Petrobrás que ocuparam cargos estratégicos na estatal, como Paulo Roberto Costa (Abastecimento) e Renato Duque (Serviços).

Os procuradores afirmam que Rogério Araújo, alto executivo da empreiteira – afastado do cargo depois que foi preso, em 19 de junho, junto com o líder da companhia – exercia o papel de ‘remetente da totalidade dos presentes’. “Pelas anotações, pode-se concluir que os ‘brindes’ são, de fato, pinturas de diversos artistas renomados, como Alfredo Volpi, Gildo Meirelles,Romanelli e, até mesmo, Oscar Niemeyer”, destacam os procuradores. 

“A listagem é formada tão somente por funcionários do alto escalão da Petrobrás. como seu presidente à época, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, os diretores Maria das Graças Foster (na época diretora de Óleo e Gás), Paulo Roberto Costa (Abastecimento), Renato Duque (Serviços), Jorge Luiz Zelada (Internacional) e Nestor Cerveró (Internacional), além do então gerente executivo de Engenharia Pedro Barusco”, assinala a Procuradoria da República.

A força-tarefa da Lava Jato destaca que anotações manuais, também apreendidas, “trazem o alto valor dos quadros encomendados, demonstrando que não se tratavam de meros ’brindes’”.Reforça a suspeita do vínculo de Rogério Araújo com ex-dirigentes da estatal petrolífera o “elevado número de vezes” em que ele se encontrou com Renato Duque na sede da Petrobrás, no Rio – 256 visitas, entre 2004 e 2012. Nesse período, ele também visitou 167 vezes o então diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, e 39 vezes o então gerente de Engenharia, Pedro Barusco.

“As provas obtidas demonstram claramente a boa relação mantida por Rogério Araújo com funcionários da Petrobrás”, afirmam os procuradores. “Nesse sentido, ressaltam-se e-mails trocados entre o empresário e Pedro Barusco, os quais demonstram serem recorrentes os encontros entre eles, notadamente em ambiente externo à Petrobrás, como em jantares, cafés da manhã e viagens.”

Os procuradores observam que Rogério Araújo possuía uma relação ‘muito próxima a outro membro da organização criminosa, a saber, o ex-diretor da Área Internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró’.A investigação revela que em 13 de outubro de 2011, o executivo da Odebrecht enviou a Cerveró um e-mail no qual solicita apoio para a contratação de sua sobrinha Júlia, pela BR Distribuidora, subsidiária integral da Petrobrás. Cerveró ‘mostrou-se bastante solícito’. Em outra oportunidade, ainda, Rogério Araújo enviou nova mensagem ao então diretor da Área Internacional, ‘a respeito da aquisição de um camarote no Estádio Maracanã’.

O ex-presidente da Petrobrás José Gabrielli não respondeu. Em outra ocasião, ele negou envolvimento com irregularidades na Petrobrás. Procurada no sábado e no domingo por telefone,  a ex-presidente da estatal Graça Foster não retornou os contatos.

12 comentários

Coronel,

No PT só tem ladrão. Parecem porcos magros que comem tudo o que encontram pela frente. Colocaram o LULLA (Luifináfio) e seus bandidos para governar o país e deu no que deu. O maior roubo da história do mundo.

Reply
Eduardo Henrique mod

Juiz Sergio Moro. Nós temos um Eliot Ness.

Reply

E o vagabundo do Gabrielle, não vai pagar por suas canalhices? Nunca passou de um sindicalista incompetente e corrupto, e por isso, caiu nas graças do Lula!

Reply

Aparecerem as corrupções do PT é igual nas grandes padarias de alta rotatividade:
"De hora em hora temos pães quentes"!
E o cínico Lula ainda diz na cara de pau que "está cansado de mentiras e safadezas por aí"!

Reply

Tem muito mais diretores, ex-diretores, gerentes executivos e até gerentes de primeiro nível gerencial envolvidos nessa roubalheira. Nem que sejam, esses menos graduados, envolvidos como partícipes por omissão. Sabiam e não faziam nada para evitar, ao contrário, davam corda à gentalha vagabunda. Conivente ajuda na prática do crime, seja por ação ou omissão. Art. 29 do Código Penal: "Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade".

A coisa se inverteu, agora só pegam os graúdos, e de um lado só. Peixe pequeno cala o brinco e pronto. E peixe grande, se político, vai se safando. Assim não dá. A lei é para todos, ou deveria ser.

Mariana

Reply

Que maldade, umas obrinhas que custam apenas uns pixules.

Reply

já que o analfabeto fala tanto em nazismo. isso de faturar com obras de arte é nazismo ! isso sim é puro nazismo !!!

Reply

Socorro! Minha Veja não chegou...

Reply

Mentira , foram copias autorizadas de artistas famosos

Reply

Instruídos pelos advogados, vão alegar que aceitarão por
considerar que eram simples cópias.

Reply

Ninguém assume uma função pública, seja em que escalão for, sem saber das consequencias dos seus atos, de suas obrigações, responsabilidades e deveres. Vejam o quanto esses crápulas se sentiam com as costas quentes para passar por cima da legislação e transgredir. Uma verdadeira máfia!
Tem mais gente que deveria, em tese, ver o sol nascer quadrado. Não sei por que ficarão de fora.

Cavalaria Ligeira

Reply

qto vale esses quadrinhos?????????

Reply