O nome da crise é PT.

Artigo de Aécio Neves (PSDB), publicado na Folha de São Paulo de hoje, initulado "Qual crise?"
 
No país das múltiplas crises, já não se sabe qual é a pior e a mais danosa: a que alcança o cotidiano dos cidadãos ou a que compromete o futuro do país? São, como se sabe, crises diferentes, ainda que de certa forma complementares e com a mesma gênese, o mesmo ponto de partida. 
 
A crise, vista de Brasília, é, hoje, essencialmente moral e política, mistura explosiva de aparelhamento da administração federal, compadrio político, corrupção endêmica, má gestão e, agora, risco de comprometimento de algumas das condições básicas de governabilidade. Acuado pelos seus próprios erros e incomparável arrogância, o PT enfrenta dificuldades crescentes para governar. Acabou refém da realidade, temendo que a responsabilidade sobre irregularidades, desvios e escândalos de toda ordem se aproxime ainda mais do governo. 

Enquanto o quadro se agrava, outra crise avança, atingindo inúmeros setores da economia e, especialmente, a população mais pobre. O Brasil parou, literalmente. O cenário é de recessão com inflação alta, a pior equação entre os países emergentes. O Brasil está, de novo, na contramão da história, com o esperado crescimento negativo para este ano. Com o país mergulhado em desconfiança e descrédito, desapareceram os investimentos e perdemos nossa dinâmica econômica, migrando para um quadro de profundo marasmo e letargia. Assistimos agora à escalada progressiva do desemprego, que não poupa mais nenhum setor, região ou classe social. 

Como se tudo isso não bastasse, no mundo real, longe de Brasília, os cidadãos estão enfrentando a forte inadimplência gerada pelo engano do crédito farto e barato. Juros na estratosfera e os drásticos aumentos das tarifas, em especial de energia, alimentam as dificuldades das famílias brasileiras. 

Há ainda que se contabilizar os cortes orçamentários em áreas capitais do serviço público, como saúde e educação, a paralisia das obras públicas, e, apesar do avanço da inflação, a ausência de reajuste, já há um ano, para o Bolsa Família, do qual dependem milhões de famílias brasileiras. Difícil saber, portanto, qual, entre tantas, é a pior crise. 

Ouso dizer que talvez seja a de esperança, pois tiraram dos brasileiros a capacidade de acreditar em seu próprio futuro. Ao final, dissemina-se a sensação de que nunca antes na história do país fomos tão iludidos pela propaganda e pela má-fé. Não tenho dúvidas, no entanto, de que seremos capazes de superar essas graves dificuldades, que, em muitos aspectos, poderiam ter sido evitadas ou amenizadas. E, ao superá-las, seremos um povo mais amadurecido, menos sujeito a manipulações e mais atento ao verdadeiro significado das ações e omissões dos governos. 

6 comentários

Um bom artigo, embora não apresente novidades, apenas descreve o caos que todo mundo já sabe, principalmente o leitor de jornal. Merece um pouquinho mais de ousadia, Aécio!

E uma sugestão: aposentar de vez o termo "aparelhamento" que, além de significar o contrário do pretendido para a maior parte das pessoas, é um modismo tal que "a nível de", "enquanto cidadão"; portanto, dispensável para um cara do tope do senador.

Reply

Estamos no centro de um furação de dimensões gigantes. O Lula e o PT semearam ventos durante 13 anos, hoje os brasileiros vivem a tempestade/colheita dessa desgraçada semeadura feita pelo Lula, o mandão do PT.

A qualquer momento desses 13 anos que se olhar, haverá um crime do Lula oude uma ordem sua a seus capangas. Ex.:

Ex mulher de Lula, mãe de Lurian. Conta quem realmente ele é:
https://www.youtube.com/watch?v=eMoKcFDSAWk

Rosemere & Lula, verdade revelada, a lua de mel mais longa e mais cara da história da humanidade:
https://www.youtube.com/watch?v=GkSHVAj2bIE

URGENTE - DILMA(capanga de Lula) em ENCONTRO SECRETO com LEWANDOWSKI(capanga de Lula) em Portugal para MELAR A OPERAÇÃO LAVA JATO.
E, como sempre, fazendo farra com o dinheiro do povo brasileiro.
https://www.youtube.com/watch?v=5VXlPlgVDUs

SOMOS O PT E JÁ DEMOS O GOLPE COMUNISTA NO BRASIL!
Vídeo longo, mas revelador:
https://www.youtube.com/watch?v=B5XRoC5O_ac

Lula sempre soube de todas as roubalheira, dessa safadeza, dessa malandragem, dessa cachorrada, sempre foi o mandão, sempre mentiu ao povo brasileiro.. LULA TEM QUE IR PRA CADEIA JÁ, NÃO PODEMOS ESPERAR NEM MAIS UM DIA. A cada dia que passa, mais um crime é cometido, porque os petistas hoje estão em total no desespero, mentem, caluniam, inventam fatos que nunca existiram, agridem, negam seus atos criminosos, ......

É imprescindível que aconteça a DESTRUIÇÃO desses bandidos, para que possa acontecer a RECONSTRUÇÃO DO BRASIL.


Reply

O partido quadrilha destruiu o Plano Real,saqueou empresas estatais,envolveu todas as grandes construtoras do país no maior roubo de dinheiro público do planeta,aparelhou as instituições,chegando ao descalabro de colocar no STF,membros da quadrilha petralha travestidos de juízes.O maior responsável por tudo isto se chama,Luis Inácio Lula da Silva,vulgo Brahma.Enquanto esse gângster não foi preso isso aqui não muda.

Túlio xavier

Reply

Concordo com v Aécio e cãocordo com o PT!
Enquanto não tirarem esse peste do poder, não melhora!
Dia 06 de agosto, o super panelaço!
Dia 16 " " , pressão total no "Fora Dilma-PT!

Reply

E adianta descrever o que já estamos carecas de saber? "SE" tivermos eleições as urnas continuam eletrônicas?
Nesse caso vou pagar multa, chega de fazer papel de idiota.

Reply

"Nunca antes", escreveu o Senador, sutil e certeiro...

Reply