Graça Foster, a "laranja" da Dilma na Petrobras, atuou na criação da empresa "laranja" que desviou bilhões de gasoduto.

(O Globo, hoje) A atual presidente da Petrobras, Graça Foster, atuou diretamente no processo de implementação da rede de gasodutos Gasene, que liga o Sudeste ao Nordeste, e que, segundo auditoria sigilosa do Tribunal de Contas da União (TCU), teve superfaturamento de mais de 1.800% em um de seus principais trechos. A investigação do tribunal foi revelada pelo GLOBO.

Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo), a Petrobras criou uma empresa de fachada para construir o gasoduto, usando a sede do escritório de contabilidade contratado para o negócio. O proprietário do escritório, Antonio Carlos Pinto de Azeredo, exerceu o cargo de presidente da Transportadora Gasene entre 2005 e 2011. Em entrevista, disse ter sido apenas um preposto da estatal, sem qualquer autonomia.

Documento assinado em 2007 por Graça Foster, então diretora de Gás e Energia, mostra que ela levou à diretoria executiva da estatal a proposta de aprovação de parcerias para a Transportadora Gasene. Lá, constam duas informações que demonstram que a empresa era comandada, de fato, pela Petrobras. Nas páginas 4 e 5, explicita-se que a companhia estatal agia “em nome e por conta da Transportadora Gasene”. Nas últimas duas páginas, é proposta a emissão de três cartas de atividade permitida à gestão da transportadora, forma adotada pela estatal para exercer o comando do negócio.

O carimbo com o encaminhamento à diretoria executiva tem a assinatura de Graça Foster. O documento foi elaborado em 12 de dezembro de 2007 pelas gerências de três diretorias, incluída a comandada pela atual presidente da Petrobras. O registro do encaminhamento é de 14 de dezembro de 2007, mesma data da aprovação pelo colegiado. O que Graça submeteu aos demais diretores foi a contratação da empresa chinesa Sinopec para a construção do maior trecho do Gasene, entre Cacimbas (ES) e Catu (BA), e o financiamento junto ao BNDES, com parte dos recursos vinculada ao banco de desenvolvimento chinês.

O documento chancelado por Graça mostra que a Petrobras, de fato, comandou diretamente todas as principais ações da SPE (Sociedade de Propósito Específico), criada para gerir o negócio. Foi a estatal quem fez as negociações com a Sinopec por meio de uma comissão integrada por gerentes da companhia. No item 16 do documento, afirma-se que a comissão negociou com a Sinopec “em nome e por conta da Transportadora Gasene, visando à contratação dos serviços de engenharia, gerenciamento, suprimento e construção para a implementação do gasoduto Cacimbas-Catu”.

Já as cartas de atividade permitida instruem o presidente do Gasene a assinar contratos com a Sinopec no valor de R$ 1,9 bilhão, tanto para gerenciar o projeto quanto para construir parte dos dutos, e a assinar contrato de repasse junto ao BNDES, no valor de US$ 750 milhões, montante oriundo da parceria com o banco chinês. Uma terceira carta se referia a “celebrar os documentos necessários” para o financiamento de longo prazo do BNDES. No domingo, a Petrobras negou “qualquer ligação societária” com a SPE.

19 comentários

Coronel,

foram bem de viagem?

Bem vindos à república das bananas onde Diretoras- DesGraças-escudos-de-presidentA são podres como a laranja da foto.

Flor Lilás

Reply

Meu Deus, esse é o país dos corruptos e ladrões que não pagam pelos seus crimes. Esperar o que de uma presidanta que chama roubos, corrupções e assaltos de mal feitos?

Reply

Coronel,
ainda não saiu por também ser laranja da presidAnta.

Reply

Coronel, e a VAGABUNDA no dia da posse defecou pela boca o seguinte:

'É preciso defender a Petrobras de predadores internos e de seus inimigos externos'.

As ratazanas petistas ainda vão colocar a culpa de toda essa CORRUPÇÃO nas costas da honrada e valente Venina Veneno.

Reply

Essa mulher tem que sair algemada da sede da petroleira monpolista !!!

Reply


Ferreira Pena: são mal feitos, sim. Ela chama assim porque se fossem bem feitos não seriam descobertos. É por isso que são denominados dessa forma pela presidANTA.

Reply

Essa laranja da foto está com a cara mais aceitável do que certas figuras notórias que tentam se explicar por aí.

Reply

O problema é que a oposição além de ter os punhos de rendas e luvas de pelicas, tem também o teto de cristal e o rabo quilométrico.

Reply

Laranja estragada! Nem da graça.

Reply

Será que foi a Meire Poza que criou a empresa-fantasma ???
Se foi, logo saberemos tudinho, porque ela traz detalhes sempre que fala.
Há a possibilidade, entretanto de que tenha sido arquitetada e efetivada pelo fabricante das off shores que atuaram mundo afora, notadamente voltadas para o segmento financeiro de apoio à lavagem da roubalheira...

Reply

Juridicamente,todos eles deveriam ser julgados e presos.Politicamente...

Radical Livre

Reply

O que falta para ser decretada a prisão Da Graça Foster? Seria o interesse de Dilma? Tudo leva a crer que sim, ela é o escudo da presidente, a laranja desse podre laranjal. Uma empresa estatal criar uma empresa de fachada para sobrefaturar 1.800% é um absurdo. Não se pode escapar de responsabilizar, judicialmente, os governantes Lula, Dilma e Graça Foster...ou vai apenas atingir peixinhos para livrar os tubarões de sempre?

Reply

A foto que ilustra o post é a cara da des-Graça.

Reply


Você já viu, mas não quer acreditar nos seus próprios olhos !

" O PT QUEBROU A PETROBRÁS E NÃO TEM MAIS VOLTA ! "

Quer saber ! O que está em primeiro lugar a Petrobrás ou a preservação do partido ??

Reply

A laranja está bem melhor que dona Caveirão.

Reply

É a bagaça forte.

Reply

Chuta que é macumba!

Reply

Gracinha MONster prevaricadora do capeta

Reply

Laranja madura,na beira da estrada,tá bichada,ô Zé!Ou tem marimbondo no pé!Gracinha tá é bichada!

Reply