Presente de Natal da Dilma: mercado já projeta taxa de juros de 12,5% para 2015.

Depois de o Banco Central ter acelerado o ritmo de aperto monetário na última reunião do ano, economistas de instituições financeiras passaram a ver a Selic mais alta em 2015, apontou a pesquisa Focus da própria autoridade monetária divulgada na segunda-feira. A estimativa agora é de que a taxa básica de juros encerrará o próximo ano a 12,50 por cento, contra 12 por cento no levantamento anterior.

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC intensificou o ritmo de aperto monetário ao elevar a Selic em 0,50 ponto percentual, a 11,75 por cento ao ano, mas indicou que pode reduzir a intensidade em breve. A divulgação da ata do Copom na quinta-feira deve trazer mais luz sobre os próximos passos a serem tomados, num cenário de inflação que continua pressionada e que não deve arrefecer segundo os especialistas consultados no Focus. 

A projeção de alta do IPCA neste ano foi reduzida em 0,05 ponto percentual, a 6,38 por cento, mas para 2015 o índice oficial é estimado em 6,50 por cento, sobre 6,49 por cento antes. Com isso, a estimativa para este ano permanece dentro da meta, mas a de 2015 fica exatamente no topo do objetivo, que é de 4,5 por cento, com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos. Em novembro, o IPCA acelerou a alta a 0,51 por cento, permanecendo acima do teto com da meta com 6,56 por cento. 

Em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, o Focus mostrou ligeira redução da projeção de crescimento a 0,18 por cento, ante 0,19 por cento na semana passada. Para 2015, a estimativa caiu a 0,73 por cento, sobre 0,77 por cento. Os especialistas no Focus ainda mantiveram a perspectiva para o dólar no final deste ano a 2,55 reais. Mas elevaram pela sexta vez seguida a projeção para 2015, a 2,70 reais contra 2,67 reais anteriormente. (Reuters)

5 comentários

IMPEACHMENT na Gorda do paletó vermelho!

Quem comandou o maior escândalo de corrupção da história moderna, não pode ficar nem mais um minuto no comando do país!

O mundo civilizado está ASSUSTADO com a quantia do ROUBO!!!!

IMPEACHMENT E CADEIA NESSA "VAI PRA CUBA"!

Reply

O padrinho X-9dedos tem os pés de barro ela madame satã tem a cara de barro rachado.

Reply

Bruxa mafiosa, bandoleira, nefasta.

Reply

Não consigo ver uma noticia boa neste país. Que tristeza!

Reply

Dó tenho um nome para essa mulher: vagabunda!. O que dói é que ela vai continuar solta, como seu companheiro de bandidagem, o Lula.

Reply