Presente de Natal da Dilma: mercado já projeta taxa de juros de 12,5% para 2015.

Depois de o Banco Central ter acelerado o ritmo de aperto monetário na última reunião do ano, economistas de instituições financeiras passaram a ver a Selic mais alta em 2015, apontou a pesquisa Focus da própria autoridade monetária divulgada na segunda-feira. A estimativa agora é de que a taxa básica de juros encerrará o próximo ano a 12,50 por cento, contra 12 por cento no levantamento anterior.

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC intensificou o ritmo de aperto monetário ao elevar a Selic em 0,50 ponto percentual, a 11,75 por cento ao ano, mas indicou que pode reduzir a intensidade em breve. A divulgação da ata do Copom na quinta-feira deve trazer mais luz sobre os próximos passos a serem tomados, num cenário de inflação que continua pressionada e que não deve arrefecer segundo os especialistas consultados no Focus. 

A projeção de alta do IPCA neste ano foi reduzida em 0,05 ponto percentual, a 6,38 por cento, mas para 2015 o índice oficial é estimado em 6,50 por cento, sobre 6,49 por cento antes. Com isso, a estimativa para este ano permanece dentro da meta, mas a de 2015 fica exatamente no topo do objetivo, que é de 4,5 por cento, com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos. Em novembro, o IPCA acelerou a alta a 0,51 por cento, permanecendo acima do teto com da meta com 6,56 por cento. 

Em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, o Focus mostrou ligeira redução da projeção de crescimento a 0,18 por cento, ante 0,19 por cento na semana passada. Para 2015, a estimativa caiu a 0,73 por cento, sobre 0,77 por cento. Os especialistas no Focus ainda mantiveram a perspectiva para o dólar no final deste ano a 2,55 reais. Mas elevaram pela sexta vez seguida a projeção para 2015, a 2,70 reais contra 2,67 reais anteriormente. (Reuters)

5 comentários

IMPEACHMENT na Gorda do paletó vermelho!

Quem comandou o maior escândalo de corrupção da história moderna, não pode ficar nem mais um minuto no comando do país!

O mundo civilizado está ASSUSTADO com a quantia do ROUBO!!!!

IMPEACHMENT E CADEIA NESSA "VAI PRA CUBA"!

Reply
Despetralhando mod

O padrinho X-9dedos tem os pés de barro ela madame satã tem a cara de barro rachado.

Reply

Bruxa mafiosa, bandoleira, nefasta.

Reply

Não consigo ver uma noticia boa neste país. Que tristeza!

Reply
Ferreira Pena mod

Dó tenho um nome para essa mulher: vagabunda!. O que dói é que ela vai continuar solta, como seu companheiro de bandidagem, o Lula.

Reply