Pesquisas internas de grandes empresas mostram Aécio à frente de Dilma. Bolsa sobe. Dólar cai. O Real tem a maior valorização entre as moedas no mundo.

Além das pesquisas publicadas, grandes empresas fazem os seus próprios levantamentos, para orientar as suas decisões estratégicas. Ontem a maioria das pesquisas de tracking indicavam que Aécio abriu uma grande vantagem sobre Dilma. Tanto é que a Vox Populi, que tem contrato com o PT, juntamente com a Rede Record, que apoia Dilma, publicaram pesquisa para não desmobilizar a militância. Para não ficarem desmoralizados, mantiveram o empate técnico entre os candidatos.

O Ibovespa experimentou a maior alta entre os principais índices acionários do mundo e o real subiu depois que uma pesquisa mostrou o candidato de oposição, Aécio Neves, à frente da presidente Dilma Rousseff no segundo turno da eleição no Brasil. A Petrobras deu a maior contribuição para o avanço do indicador devido à especulação de que o possível novo governo reduzirá as intervenções, o que inclui os controles de preços, que limitam sua lucratividade. 

O Ibovespa deu um salto de 5,6 por cento, para 58.423,05, às 15h13, em São Paulo. Todos os 10 setores industriais que compõem o MSCI Brazil Index avançaram. O real registrou uma valorização de 2 por cento, para 2,3818 por dólar, marcando o melhor desempenho entre as 31 principais moedas monitoradas pela Bloomberg. 

A Petrobras subiu 11 por cento, para R$ 22,25 o mais alto nível desde 5 de setembro. A Vale saltou 6,2 por cento, para R$ 24,40, a maior alta desde julho de 2010 . As oscilações entre os ganhos e os prejuízos das ações e dos mercados de câmbio brasileiros têm aumentado à medida que o segundo turno se aproxima, com a volatilidade do Ibovespa no período de 90 dias no nível mais alto desde outubro de 2013. A volatilidade implícita de um mês sobre as opções para o real, que refletem mudanças projetadas na moeda, está no nível mais alto entre os países em desenvolvimento.

Avanço semanal
No dia 10 de outubro o real registrou um aumento semanal de 1,2 por cento, em seu primeiro ganho de cinco dias desde agosto, devido à especulação de que Dilma não será reeleita. Em setembro, a moeda caiu 8,6 por cento, maior declínio dos mercados emergentes, quando as pesquisas mostraram um maior apoio à candidata à reeleição. 

“O debate político tende a continuar sendo o principal impulsor da negociação cambial”, disse Deives Ribeiro, gerente de câmbio da Fair Corretora de Câmbio e Valores, em São Paulo, por telefone. “Os investidores gostaram de ver Aécio à frente de Dilma”. (Com informações da Revista Exame)

13 comentários

Pressinto os ventos da prosperidade ao longe, com grandes possibilidades de soprar no país após 26/10. Aurora.

Reply

Acredito que o Aécio esteja por volta de 8 pontos na frente da Dilma. Porém, você não acha que ele está utilizando mal o horário eleitoral? Sei que é importante repetir muitas vezes o apoio dado pela família Campos e por Marina, mas desde sábado Aécio está com praticamente o mesmo programa no rádio e na TV.
Ele foi para Aparecida do Norte no dia de Nossa Senhora e não falou nada a respeito, a Dilma inventa um monte de mentiras e nada é feito. Está perdendo a grande chance de colar de vez o rótulo de mentirosa nela, depois dos casos da Petrobrás e dos ataques contra Marina no primeiro turno não seria muito difícil acoplar esse rótulo à petista. Acho que podem melhorar essa campanha do Aécio, até pq o Lauro Jardim já alertou que esses ataques do PT começam a fazer efeito. Espero que não estejam se acomodando devido a vantagem aberta, até pq as eleições são decididas nas urnas e prudência nunca é demais.

Sem esmorecer

Aécio 45

Reply

Cel,

Jornal O Sul estampando hoje na capa....dilma 45% Aécio 44% como se fosse uma nova pesquisa.
É...eles fazem o diabo!

Reply

Precisamos voltar a crescer. precisamos de investimentos e de EMPREGO! Meu marido perdeu o emprego em agosto, por conta dos desmandos na Petrobrás. A Petrobrás deixou de cumprir vários contratos e como ele trabalhava numa empresa cujo principal cliente era a estatal, a mesma quebrou! Fez um acordo e vai receber a rescisão em 7 parcelas mensais, pois a empresa não tem Caixa para pagar tudo de uma vez. É uma judiação. Junto com ele foram demitidas mais 200 pessoas. Isso a imprensa vendida não divulga, né?
Eu quero essa corja maldita FORA DO BRASIL! Esse PT é uma mancha em nossa democracia e na nossa vida!!!

Cidinha-SP

Reply

coronel, tá na hora de mobilizar a tropa, como no primeiro turno, em busca de mais um, dois, três, explicando as pessoas o que é essa quadrilha da Dilma e mostrando o verdadeiro Aécio.

Vamos. 45

Reply

Coronel,

O petismo não desiste fácil. Todo cuidado é pouco com esta corja. A Campanha tem que ter atenção à todos os detalhes. É preciso rebater todas as acusações. O caso petrobras já começa se ser escanteado nas redações infestadas de petistas. Petista é igual cobra - tem que apertar o pescoço firme, senão ela morde!

Reply

Na torcida para tudo dar certo. Não dá! Não dá! Não dá! Os petralhas tem que ser banidos do mapa.

E pensar que Aécio fará um esforço hercúlio para limpar parte da lama que elles deixam por onde passam.

Reply

Estão batendo na mentira que FHC quebrou o Brasil 3 vezes.
É preciso esclarecer os desinformados, senão a mentira vai grudando e sendo replicada.
petistas só sabem mentir e manejam bem os incautos

Reply

Coronel, curioso, mas todos os comentários das primeiras horas da manhã sumiram. De pau no blog?

Reply

Coronel,

nas andanças de "formiguinha atômica" ontem conversei com uma pessoa muito humilde que me disse que votou na Dna Dilma exatamente pelo que o Coturneiro das 14hs está mostrando: acreditou que o PSDB quebrou o Brasil 3 vezes!!

OLHO VIVO E FARO FINO!

Flor Lilás

Reply

Era pesquisa de 3 em 3 dias, com seus 95 % de credibilidade, quase 10 dias de campanhja no segundo turno e nenhuma pesquisa, ok esta ocorrendo, aonde esta ibope e Datafolha...mistério!!!

PiToquio

Reply

Mais o Ibope é Datafolha sempre coloca a Dilma na frente só para prejudicar o Aécio.Começou com o Vox petista acreditando nas mentiras da Dilma.

Reply

Aos pouco o Brasil entrará nos trilhos novamente.

Reply