Roubalheira como nunca na história do mundo: refinaria da Petrobras custa o triplo de qualquer outro projeto semelhante no planeta, atesta AIE.

Eduardo Campos, Chávez, Lula e Dilma: eles merecem estar à frente de um país?

A Agência Internacional de Energia (AIE) diz que a construção da refinaria Abreu e Lima pela Petrobras, em Pernambuco, vai custar até três vezes mais do que qualquer projeto com capacidade similar no resto do mundo.

A agência nota que o custo de cerca de US$ 20 bilhões, pela última estimativa para esse projeto, é equivalente a "duas ou três vezes mais que o custo de capacidade de refino semelhante que está sendo construído em qualquer outro lugar no resto do mundo".

Apesar de o Brasil planejar duas novas refinarias, a Abreu e Lima e a da Comperj no Rio de Janeiro, ambas com atraso, cortes no orçamento da Petrobras vão afetar a expansão da capacidade de refino na América Latina.

A AIE nota que a companhia brasileira, no rastro de perdas nas atividades de 'downstream' (transporte e distribuição de produtos da indústria de petróleo) e restrições de caixa, anunciou redução de US$ 26 bilhões nos investimentos de donwstream para 2014-18.

Assim, apesar do rápido crescimento do déficit e aumento na demanda de produtos de petróleo, a capacidade de refino na América Latina nos próximos cinco anos deve ter uma expansão mínima. No geral, avalia a AIE, a América Latina continuará a ser um grande importador de produtos de petróleo no médio prazo, sobretudo procedentes dos EUA, mas a dependência de importação continuará inalterada.

A agência destaca que a indústria de refino entra na idade da globalização e continuará em forte expansão e reestruturação até 2020. Apesar de cancelamento de projetos na América Latina e na China, a capacidade global de refino deve crescer significativamente.

A distribuição geográfica da nova capacidade é altamente desigual e quase inteiramente fora dos países desenvolvidos. Até o fim da década, o mapa do refino global, assim como dos fluxos comerciais de petróleo, ficará quase irreconhecível, com enormes hubs na Ásia, Oriente Médio e nos Estados Unidos.

Na Ásia e no Oriente Médio, o aumento da produção regional estimula a expansão das refinarias, e alguns países deverão aumentar suas exportações.(Valor Econômico)

10 comentários

Dilma e Lula tem que ser responsabilizados civil e criminalmente por esta roubalheira.
Ou eles não sabiam de nada?

Reply

vcs estão percebendo que os comentarista reportes e jornalista tentam de toda forma enganar a populaçao depois da vitoria com ajuda do juiz e esse empate contra o mexico parece que viro proibido falar mal da seleçao por estar jogando pessimo eles arrumam toda as desculpas possiveis que empatamos na hora certa, que em dois campeonatos que o brasil ganho nos tambem empatamos em um jogo pra ser campeão, que o goleiro defendeu muito e se torno uma muralha, ninguem fala que o brasil esta pessimo e que logo logo seremos eliminados .. deve ser algum decreto interno da dilma nas redaçoes dos jornais

Reply

Coronel e amigos,

Aécio participará de um debate na Radio Jornal AM 780 as 11:00 horas.A rádio jornal á líder de audiencia em Recife.
endereço:http://aovivo.ne10.uol.com.br/radiojornal/playerVideo.php?1364794063

Reply

Anônimo 08:18

Lamentei que o México não colocou um gol no último minuto.E Felipão teve a arrogância de perguntar:
"não há mais pênaltis a favor do Brasil" ????

Se a seleção pensa em ganhar a copa na base de pênaltis, que não existem, é bom irem logo, cada um para sua casa, e acabar com esta palhaçada de melhores do mundo.

México ontem foi muito melhor, e o grande Uchoa brilhou!


Chris/SP







Reply

O Coronel diz que "O Minha Casa, Minha Vida é o maior programa do mundo de "periferização" da população pobre. Condena o pobre a morar no fim do mundo!"

Já ouvi pobres mais diretos:
"A Dilma quer que a gente more do c... do mundo!"

Reply

Daqui a pouco este assunto vai para a CPI, onde eles vão fazer as perguntas, responder e conseguir uma absolvição sumária no STF.

Não existe democracia ou respeito às leis no Brasil, apenas um grande e caro faz de conta.

Reply

Felipão é outro que não sabe perder, aliás estou de saco cheio da copa. Quero Saúde tipo Sírio Libanês, segurança tipo Palácio do Planalto,quero Padrão Lula, Dilma, Sarney e toda corja que pagamos a conta e que dá de goelada no Padrão Fifa. Quero governantes com capacidade, chega de Lulas, Romários, Tiriricas não quero safados nem ignorantes
Quero apenas que meus direitos sejam respeitados conforme reza a Constituição sem cotas, sem cor sem crença.
O mérito não tem cor nem classe social, só isso.

Reply

Esse Eduardo Campos é um bajulador antidemocrático, cagão, e tem medo do Lula. Qual o motivo até hoje não sabemos.

Reply

É a mais-valia do socialismo botando você, cidadão pra trabalhar ainda mais pra elles!

Toma, seu IDIOTA que ainda não acordou!!!

Reply

Anônimo Anônimo disse...
Esse Eduardo Campos é um bajulador antidemocrático, cagão, e tem medo do Lula. Qual o motivo até hoje não sabemos.

18 de junho de 2014 18:13

*Lembre-se, amigo que Campos é, na essência, um comunista pois do contrário não estaria no PSB (Partido Socialista Brasileiro) e sim (no mínimo) no PSDB ou até mesmo mais à direita...

Reply