Dilma levou o tico para Bruxelas e deixou o teco em Brasília.

Hoje o Estadão publica um editorial intitulado "Ela fala pelo Brasil". Fala de Dilma. Da fala de Dilma. Ou melhor seria dizer da não fala de Dilma. Um dos principais jornais do Brasil, finalmente, aborda um tema até então restrito aos blogs e às redes sociais: a impressionante limitação da Presidente da República não só com o idioma, mas especialmente a sua incapacidade de concatenar ideias. Leiam com vergonha alheia:

Até mesmo o lusófono presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, deve ter tido sérias dificuldades para entender os dois discursos da presidente Dilma Rousseff proferidos em Bruxelas a propósito da cúpula União Europeia (UE)-Brasil. Não porque contivessem algum pensamento profundo ou recorressem a termos técnicos, mas, sim, porque estavam repletos de frases inacabadas, períodos incompreensíveis e ideias sem sentido.

Ao falar de improviso para plateias qualificadas, compostas por dirigentes e empresários europeus e brasileiros, Dilma mostrou mais uma vez todo o seu despreparo. Fosse ela uma funcionária de escalão inferior, teria levado um pito de sua chefia por expor o País ao ridículo, mas o estrago seria pequeno; como ela é a presidente, no entanto, o constrangimento é institucional, pois Dilma é a representante de todos os brasileiros - e não apenas daqueles que a bajulam e temem adverti-la sobre sua limitadíssima oratória.

Logo na abertura do discurso na sede do Conselho da União Europeia, Dilma disse que o Brasil tem interesse na pronta recuperação da economia europeia, "haja vista a diversidade e a densidade dos laços comerciais e de investimentos que existem entre os dois países" - reduzindo a UE à categoria de "país".

Em seguida, para defender a Zona Franca de Manaus, contestada pela UE, Dilma caprichou: "A Zona Franca de Manaus, ela está numa região, ela é o centro dela (da Floresta Amazônica) porque é a capital da Amazônia (...). Portanto, ela tem um objetivo, ela evita o desmatamento, que é altamente lucrativo - derrubar árvores plantadas pela natureza é altamente lucrativo (...)". Assim, graças a Dilma, os europeus ficaram sabendo que Manaus é a capital da Amazônia, que a Zona Franca está lá para impedir o desmatamento e que as árvores são "plantadas pela natureza".

Dilma continuou a falar da Amazônia e a cometer desatinos gramaticais e atentados à lógica. "Eu quero destacar que, além de ser a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, mas, além disso, ali tem o maior volume de água doce do planeta, e também é uma região extremamente atrativa do ponto de vista mineral. Por isso, preservá-la implica, necessariamente, isso que o governo brasileiro gasta ali. O governo brasileiro gasta um recurso bastante significativo ali, seja porque olhamos a importância do que tiramos na Rio+20 de que era possível crescer, incluir, conservar e proteger." É possível imaginar, diante de tal amontoado de palavras desconexas, a aflição dos profissionais responsáveis pela tradução simultânea.

Ao falar da importância da relação do Brasil com a UE, Dilma disse que "nós vemos como estratégica essa relação, até por isso fizemos a parceria estratégica". Em entrevista coletiva no mesmo evento, a presidente declarou que queria abordar os impasses para um acordo do Mercosul com a UE "de uma forma mais filosófica" - e, numa frase que faria Kant chorar, disse: "Eu tenho certeza que nós começamos desde 2000 a buscar essa possibilidade de apresentarmos as propostas e fazermos um acordo comercial".

Depois, em discurso a empresários, Dilma divagou, como se grande pensadora fosse, misturando Monet e Montesquieu - isto é, alhos e bugalhos. "Os homens não são virtuosos, ou seja, nós não podemos exigir da humanidade a virtude, porque ela não é virtuosa, mas alguns homens e algumas mulheres são, e por isso que as instituições têm que ser virtuosas. Se os homens e as mulheres são falhos, as instituições, nós temos que construí-las da melhor maneira possível, transformando... aliás isso é de um outro europeu, Montesquieu. É de um outro europeu muito importante, junto com Monet."

Há muito mais - tanto, que este espaço não comporta. Movida pela arrogância dos que acreditam ter mais a ensinar do que a aprender, Dilma foi a Bruxelas disposta a dar as lições de moral típicas de seu padrinho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Acreditando ser uma estadista congênita, a presidente julgou desnecessário preparar-se melhor para representar de fato os interesses do Brasil e falou como se estivesse diante de estudantes primários - um vexame para o País.

38 comentários

É por isto que eu digo:Tem que investir muiiiito em educação para que as proximas gerações tenham conhecimento suficiente para avaliar se um governante é capaz ou não de representa-lo. Hoje a dilma nada de braçada no meio de um povo ignorante e preguiçoso que nem deve achar, como ela, que a europa é um pais , mas sim um produto pra filtrar agua..

Reply

Resumindo=> até a Vanusa se saiu melhor cantando o Hino Nacional

Reply

Coronel,
depois a canalha fica raivosa quando a chamamos de Anta. As antas devem ficar constrangidas com essa comparação.

Reply

VERGONHOSO !!!!!

Esta mulher é um desastre total!


Chris/SP


Reply

Aiiii que vergonha alheia!

Reply

Oratória pré ginasiana.

Um vexame vergonhosos para um país que já teve Rui Barbosa -A Águia de Haia.

Vergonha para todos os brasileiros.





Reply

MEU DEUS!!!!!!!
Barbaridade...
Vergonha!!!!
Incompetente e despreparada.
Lamento, porém, o nosso amado Brasil, está caminhando galopante mente para o caos!

Reply

Só agora o Estadão percebeu a indigência mental dessa mulher incompetente? Faz dó, e atesta que nunca, de verdade, acompanhou a política brasileira petista.

Reply

Será que ela tambem bebe? Que coisa desconexa!!!!!

Reply

em vez de ir lá colocando o rabinho entre as pernas pra que posamos exportar mas ja que nossa balança comercial esta cada mes mas baixa graça a ela e lula que só queriam fazer comercio com ditadores e corruptos vai lá achando que pode dar aula de economio pra os europeus..kkkkkk

Reply

Coronel nesse vídeo do you tube veja como o pt faz um militante:

http://youtu.be/t5PZqRwXaLE

Reply

A Dilma bebeu da mesma água do Fernando Vannucci.... a Africa do Sul é logo ali !

Reply

Europeus,

Essa presidenta não me representa. Isso é uma aberração da nossa educação.

Reply

O parágrafo em que a Dilma mistura Montesquieu e Monet é de rolar de rir.

Ela deve achar que, se Montesquieu é o pai do Estado moderno, Monet é o criador da política Monetária...

Reply

Coronel,

off

ABRAM OS OLHOS ESTUDANTES e POVO BRASILEIROS:

http://otambosi.blogspot.com.br/2014/02/ditadura-bolivariana-tortura-jovens.html

Querem viver numa Brazuela??

Flor Lilás

Reply

Ela pensa com os intestinos, como o seu chefe.
O discurso dela e so para a boiada petralha entender, se e que conseguem.
E se nao conseguirem, nao vai fazer a menor diferenca para eles.

Reply

>>

A ex-assaltante de bancos poderia, pelo menos, tentar esconder que ela não passa de uma monumental farsa.

Mas ela torna isso publico, que trata-se apenas de uma farsante, como seu chefe, o maior estadista do Universo, o Pinguço, a todo momento!

<<

Reply

ÁRVORES PLANTADAS PELA NATUREZA!!

Reply

Vai dar vexame assim lá no congresso petralha! Lá eles se entendem porque a ignorância, o analfabetismo e a burrice são uma só! Que vexame! VERGONHA!!!!
Essa anta NÃO TEM NEM O SEGUNDO GRAU!

Reply
Paulistano Estressado mod


Coronel

Será que ela passou no antigo exame de admissão ao ginásio ???
Sim,porque qualquer candidato a um colégio de antigamente deveria escrever e falar muito melhor! PelamordeDeus meu..!

Reply

Kkkkkkk!

Choramos ao ler a reportagem, mas pelo menos vemos comentários como esse! Genial!


Reply

Lembrei das pérolas do ENEN!!! kkkkk

Reply

Eu fico com pena da galera da tradução simultânea...

Reply

Leio varias asneiras esse "SER" divaga por ai!!! E o pior de tudo é como ainda está na frente nas pesquisas??? Como??? COMOOOOOO????

Reply

Dilma deveria ver esse vídeo do Prates falando sobre Margaret Tacher, Isso sim é uma mulher líder.

http://youtu.be/gYeai0M6yu4

Reply

Coronel,

não consigo definir a Dilma…
Disléxica? Deficiente mental? Oligofrênica??

A única palavra que acredito encaixa como uma luva é: louca.

Que vergonha!

Flor Lilás

Reply

"Derrubar árvores plantadas pela natureza é extremamente lucrativo."
Ora,derrubemos,então,um carvalho.
Força aí,geeente!

Nome Próprio

Reply

Anônimo das 10:36
KKKKKKKKKKKKKK

Nome Próprio

Reply

Anônimo das 10:36
KKKKKKKKKKKKKK

Nome Próprio

Reply

Gente, mas ela e o Lula são os pais do Brasil, eles são muito bons com o povo, dão bolsa família, bolsa presídio, bolsa gás, bolsa leite, etc, etc, etc.... Ela tem que saber falar com o povo, que foi quem colocou ela lá, e não com os gringos.........
Esse é o discurso dos milhões de brasileiros que vão reelegê-la...
O povo tem o governo que merece...

Reply

O anônimo que comentou às 07:39 de 26 de Fev. disse tudo: só mesmo um povo ignorante pode aceitar que uma MULA como a Dilma seja sua representante. Li o editorial de manhã e fiquei impressionado com a quantidade de abobrinhas que essa senhora - considerada uma ótima gerente pelo Lulla cachaceiro e boa presidente por 39% dos brasileiros - consegue falar em tão pouco tempo. É uma vergonha para todo brasileiro com um mínimo de noção. Se fosse só ela a idiota seria uma catástrofe. Como todo o ministério é do mesmo baixo nível, estamos no fundo do poço. FORA PT!

Reply

Que barbaridade!
Somos alvo de chacota no mundo todo!
Nós não merecemos isso!
Quando isso vai mudar?

Reply

Ela fala para quem a elegeu. Perfeito; são todos ignorantes.

Reply

Putz... que avacalhação! Antes era um bêbado iletrado, agora uma débil mental retardada; por isso que ao visitarmos outros países como turistas somos olhados com desprezo e sorriso debochado. Tá explicado.

Reply

Reflexo da mentalidade do povo brasileiro.

Uma pena para nação, mas a solução e uma revolução da nossa nação caso contrário so vai piorar !

Reply

Meus amigos,
Vocês são todos preconceituosos e não entendem nada. Para entender nossa Grande Presidenta, vocês não poderiam ter concluido o segundo grau, ter feito alguma faculdade ou muito menos, um mestrado.
Se vocês, seus invejosos, fossem todos ignorantes, nao estariam com estes pobremas existenciais e viveriam felizes para sempre.

Reply

E veja só que essa ANTA é melhor do que o canalha que a precedeu e elegeu. Pelo menos nao é alcoólatra… Fora PT!!

Reply

What a silly person!

Reply