Aécio lota Senado, comanda homenagem para FHC e resgata legado do Plano Real. PT, que foi contra, não compareceu.

Na cerimônia de comemoração dos 20 anos do plano Real, nesta terça-feira, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) assumiu discurso de candidato e disse que é preciso acabar com o "vale-tudo" da atual política brasileira. Ele fez duras criticas à política econômica do governo da presidente Dilma Rousseff e acusou o PT de ter torcido para o plano Real fracassar em 1994, ano de eleição. Pré-candidato a presidente, o tucano disse que o novo presidente da República irá governar "anos difíceis".

- Queremos oferecer uma alternativa (que devolva a confiança da população), como fez o Real há duas décadas. É vital recuperar, como tem dito Fernando Henrique, o interesse de nossa gente. Para pôr fim ao vale-tudo sem escrúpulos em que a política brasileira foi transformada. Temos que derrotar nas urnas as mentiras e os pactos de conveniência. E ainda os condomínios de poder - disse Aécio, aplaudido por aliados tucanos que lotavam o plenário do Senado.

O tucano lembrou a importância do chamado tripé da estabilidade econômica: meta de inflação, câmbio flutuante e superávit primário. Numa crítica a Dilma, o senador disse que o governo vem tendo maus resultados e um dos piores desempenhos da economia dentro da América do Sul.

- E é assim que temos que tratar a safra de maus resultados. As contas públicas soterradas por maquiagens e manobras. Quem suceder o atual governo governará em anos, em tempos difíceis - comentou o senador, criticando a oposição do governo petista ao plano Real: - De tijolo sólido, viramos frágil economia. A nova moeda entrou em circulação sob o agouro dos pescadores de águas turvas que a classificavam de estelionato eleitoral. O recado dos nossos adversários era claro: não interessava o sucesso do plano, essa era a verdade. Pelo contrário, queriam capitalizar o que seria o caos para que se apresentassem com o figurino de salvacionistas. E a Lei de Responsabilidade Fiscal recebeu a violenta oposição do PT - disse Aécio.

Ele também acusou o governo de Dilma de ter transformado o BNDES em banco "que serve às causas de um partido político". Chamando FH de amigo, o senador disse que foi o ex-presidente Itamar Franco quem escolheu Fernando Henrique, na época ministro de Relações Exteriores, para assumir o Ministério da Fazenda e conduzir a implantação do Plano Real. - Fernando Henrique foi o líder capaz de reunir inteligências, esforços. Até o Plano Real, seis diferentes planos foram levados a cabo e todos fracassaram - disse.

Sobre o cenário atual, Aécio lembrou que o Brasil tem crescido apenas mais do que El Salvador, em 2012; que o Paraguai, em 2013; que a Venezuela, em 2013, e acrescentou que, em 2014, o Brasil só deve ter um resultado melhor que a Venezuela. Com discurso de candidato, o tucano criticou ainda os atuais níveis de violência, que afetam principalmente os mais jovens. - Era uma oportunidade que não tínhamos o direito de perder. Era preciso fazer um duro ajustes nas contas públicas, e assim foi feito. Não houve congelamentos de preços, pacotaços e nem surpresas. Mas exitoso plano de estabilidade da moeda já implantado no país e no mundo. Nenhuma outra reforma econômica na nossa história recente foi tão transformadora.

Fadiga de material

Antes de participar da cerimônia, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao lado do senador Aécio Neves (PSDB-MG), defendeu a candidatura do tucano e disse que, apesar da liderança da presidente Dilma nas pesquisas, há uma fadiga de material - referindo-se aos quase 12 anos de governo do PT. - Eleição depende muito da força que o candidato demonstra. Há fadiga de materiais. Eu vivi isso. Não se deve ficar jogando pedra. E política econômica não é receita, é navegação - declarou, em referência também à importância de manter a inflação sobre controle e seguir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Fernando Henrique também criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) porque, segundo o tucano, o petista sempre acha que a história começou com ele. - O presidente Lula sempre faz comparações como se a história começasse com ele - atacou, para afirmar que em 2002 a inflação alta foi causada pelo medo que o mercado tinha do próprio Lula. - O Brasil está melhorando e vai melhorar mais. Mas tem de competir. Tem de continuar a mudar, a fazer reformas. E isso não pode ser feito na calada da noite. Tem de abrir o jogo. Tem de falar a verdade e não ficar fazendo propaganda o tempo todo - disse ele, aproveitando para atacar problemas de infraestrutura do país, que, segundo analisou, dificultam a competitividade.

Ausências

Beneficiários da estabilização econômica alcançada pelo Real, ninguém do governo ou do PT prestigiou a sessão solene de comoração dos 20 anos de implantação do plano, no governo do ex-presidente Itamar Franco, em 1994. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) deu uma passadinha no inicio mas não ficou. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, responsável pela elaboração e implementação do Plano; e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) evitaram o termo “ingratidão”, mas lembraram as dificuldades que o PT sempre teve em reconhecer os avanços da estabilidade da moeda e o fim da hiperinflação, por ter votado contra o Real.

— Foi arrependimento, por não ter apoiado desde o início . Agora não é mais Plano Real. A moeda está aí. Os mecanismos estão aí para defendê-la. Agora nós temos outros desafios, reengajar no mundo, aumentar a capacidade científica e tecnológica, maior educação. São outras questões — disse Fernando Henrique, ao comentar a ausência dos petistas na solenidade.

Aécio disse que a ausência e o desprestígio da solenidade por parte dos governistas é a constatação do que vem dizendo: para o PT o Brasil começou em 2003. — Não digo que seja ingratidão. Mas o PT sempre teve uma dificuldade enorme em reconhecer as vitórias dos outros. Não vieram pelo constrangimento de ter ficado contra o Real, contra a Lei de Responsabilidade fiscal e outros avanços que o Brasil alcançou graças do PSDB — disse Aécio.

O ex-presidente Fernando Henrique prevê uma campanha acirrada esse ano, mas diz que isso faz parte do jogo democrático. — Espero que não seja de insultos nem de dossiês falsos, toda essa coisa. Mas toda campanha tem de ter emoção, senão você não transmite nada.

Ex-líder do governo também de Fernando Henrique, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), até pouco tempo líder do governo Dilma Rousseff, fez questão não só de prestigiar a sessão, como também de se sentar à mesa ao lado dos tucanos. — Eu não renego! Reconheço os avanços do governo que participei e que foram fundamentais para o sucesso dos governos que sucederam Fernando Henrique — disse. ( O Globo )

28 comentários

A gente só lamenta, deixarem chegar no ponto que chegou para se manifestar. Foram muito anos de destruição do Brasil pela petralhada demoníaca.

Reply

Se o Aécio fizer uma reviravolta, e há bastante munição para isso, com destemor e ousadia, ele tem chance. Mas é preciso fazer acontecer!

Reply

Coronel,

odeio quando FHC minimiza problemas e diz este tipo de coisa:
"O Brasil está melhorando e vai melhorar mais"

Onde o Brasil está melhorando???? Afundaram o Brasil-titanic, a inflação aí está arrazadora!!

O Coronel tem razão: FHC precisa urgentemente deixar o sociólogo no armário, de mãos dadas com seus punhos de renda!

Flor Lilás

Reply

Coronel,

off
Leopoldo López - o herói que está auxiliando a libertação da Venezuela está sendo torturado...

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/02/leopoldo-lopez-o-lider-da-oposicao-na.html

Coturneiros - peço que oremos por ele. Para que tenha forças físicas e emocionais para superar as atrocidades pelas quais passa.

Flor Lilás

Reply

Coronel,
espero que o Aécio saiba conduzir a campanha voltada para o povão. Os homens de bem, com certeza votarão nele. Os "esquerdistas", principalmente os de araque, queles que comem filé e dizem arrotar mortadela, sempre votarão na canalha.
Que outubro de 2014 seja a volta do Brasil ao caminho do bem, da competência e da esperança.

Reply

Ainda é tempo de salvar o Brasil!

NÃO vote branco, ou nulo.

VOTE AÉCIO PARA PRESIDENTE!


Chris/SP

Reply

Coronel

CBN dizendo que o senado virou um
"palanque tucano".

São uns miseráveis esses jornalistas de todos os meios de comunicação! Quando a presidAnta e seus dois neurônios falam em todos os cantos do planeta e em todos os meios da comunicação elles - jornalistas petralhas - não dizem que é franca e ilegal campanha eleitoral!!

CHEGA DE PT!
BASTA DE MENTIRAS E MANIPULAÇÕES!

Flor Lilás

Reply

OFF

Reinaldo Azevedo coloca os pontos nos "is" neste texto irretocável.


AGRICULTORES MISERÁVEIS SÃO EXPULSOS DE SUAS TERRAS NO MARANHÃO DE FORMA TRUCULENTA, SOB O SILÊNCIO CÚMPLICE OU O APLAUSO DA IMPRENSA. OU: BALA DE BORRACHA CONTRA BLACK BLOC É CRIME; CONTRA AGRICULTORES, É POESIA! OU: O DIA EM QUE O GOVERNO ADMITIU A VIOLAÇÃO OFICIAL DOS DIREITOS HUMANOS

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/agricultores-miseraveis-sao-expulsos-de-suas-terras-no-maranhao-de-forma-truculenta-sob-o-silencio-cumplice-ou-o-aplauso-da-imprensa-ou-bala-de-borracha-contra-black-bloc-e-crime-contra-agricultor/


É VERGONHOSO a imprensa ocultar esta pouca vergonha!


Chris/SP

Reply

Aécio tem facilidade na retórica e coragem de falar contra o PT (é preciso mencionar mais o Lula/Dilma para quebrar o tabu de salvadores) só acho que tem que adaptar o mesmo discurso ao jargão popular, como se fosse desenhar. Com certeza será mais contundente e convincente, porque o povo vai entender direitinho.

Reply

cel,

Tai um raio-x dos ultimos 20 anos.
Mas faltou falar que o psdb não quis o impecheament do velhaco e o povo pagou um preço caro até hoje. Esse foi o grande erro.

PAÍS RICO É PAÍS HONESTO.
Aécio, Nos acreditamos em você para recolocar o Brasil no caminho certo, com muito trabalho e honestidade.

Reply

Resposta à Flor Lilás,

Quem não vê o óbvio são os radicais, extremistas.

FHC está corretíssimo: O Brasil cresceu estes anos PRINCIPALMENTE PUXADO PELA CHINA - não aceitar o óbvio coloca de escanteio os cidadãos honestos.

FHC também é correto ao complementar poderíamos e ainda PODEMOS MUITO MAIS.

Ou seja, o crescimento que ocorreu foi bom, por influência externa; Agora que não tem mais vento externo melhor chamar uma turma competente que coloque o trem nos trilhos e o faça andar !

Muito Cuidado ao criticar ícones da Oposição e um Estadista - Munição para petistas!

Forte Abraço,

Reply

o fhc estas cada vez mais senil. não para de elogiar lula e diuma. estamos arrombados com esse cara. tá ficando igual ao pele na frase do romario. CALA A BOCA FHC!!! para com essa merda de diplomacia cucaracha!!!!

Reply

Um novo governo, que eu acho quase impossível, vai ter que demitir atéo nível do garçon que serve cafezinho ,ou vai ser sabotado.

Reply


Como diria a finada Hebe Camargo....''LINDO DE VIVER''.

Conquistará muito voto feminino com esse sorriso.

Aécio Presidente!!

Reply


Tenho a preocupação com o voto nulo, existe por toda parte na internet um incentivo ao voto nulo, temos que rebater, voto nulo só vai beneficiar Dilma se ela estiver a frente na pesquisa. Pode estar sendo incentivada pelo PT.

ANULE O PT, NÃO O VOTO!!!

Reply

Belíssima homenagem tanto ao plano real como ao presidente, então ministro, que o criou. E pensar que hoje temos um Mantega. Ó vergonha!

As bases do real são sólidas, tanto é assim, que resistiu bravamente a petralhada.

Já pensou se a petralhada não tivesse assumido o "pudé"?

Reply

Coronel e Coturneiros,

assistam aqui a verdadeira aula do FHC sobre o plano real.
No primeiro Link, o discurso que foi transcrito

http://www.youtube.com/watch?v=-J2qmKqABRk&feature=player_embedded

http://www.psdb.org.br/discurso-de-fernando-henrique-cardoso-durante-comemoracao-dos-20-anos-plano-real/

Flor Lilás



Reply

Aecio será o proximo presidente,vocês verão anote ai hora e data deste comentario e depois corram para o abraço.

Reply

Aecio será o proximo presidente,vocês verão anote ai hora e data deste comentario e depois corram para o abraço.

Reply

http://cbn.globoradio.globo.com/programas/jornal-da-cbn/JORNAL-DA-CBN.htm

Reply

O PT que foi contra não compareceu, não governou por 12 anos, não quer governar, o PT que foi contra não conseguiu fazer o país crescer, não conseguiu nada. Não sei nem porque vão lançar candidato. FORA PT!

Reply

"Estelionato eleitoral", isto é o que o PT esta fazendo para essas eleições,usando do governo para fazer propaganda enganosa, batendo no peito por coisas que não fez e prometendo, novamente, saúde, educação, segurança, estradas, tudo o que já tinha prometido e não cumprido. Não vamos, também nós, repetir a besteira de reelegê-los.

Reply

O PT tenta sabotar o país em prol de seus interesses políticos há muito mais tempo do que imaginamos, a maioria da população já esqueceu que eles foram contra o plano real, torciam para que desse errado, felizmente eles não tiveram esse prazer, o plano real deu certo e foi a maior mudança que tivemos em nossa economia nas últimas décadas.

Reply

Aécio fez bem em propor a homenagem. O Plano Real estabilizou o país economicamente. Aécio vai ser eleito e vai arrumar o país novamente! Tem meu voto e da mminha família!

Reply

Aécio fez bem em propor a homenagem. O Plano Real estabilizou o país economicamente. Aécio vai ser eleito e vai arrumar o país novamente! Tem meu voto e da mminha família!

Reply

Merecida homenagem ao FHC, um político exemplar, inteligente e com caráter, que mudou a realidade do Brasil e que foi afundada pelo PT. Mas tenho certeza que voltará para as mãos certas e nosso Brasil terá um novo destino, de renovação.

Reply

Não compareceram pelo constrangimento de terem torcido contra e que hoje é celebrado por economistas como um grande feito para a estabilidade economica do país e que foi mais tarde desfrutada pelos proprios petistas.

Reply

merecida homenagem ao homem criador do plano que salvou o Brasil em uma de suas maiores crises.

Reply