Tucanos comemoram superioridade sobre os petistas no IDH.

O Instituto Teotônio Vilela (ITV), braço de formulação política do PSDB, comparou em carta publicada nesta terça-feira o avanço do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em períodos que coincidiram com os governos do tucano de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e dos petistas Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (iniciado em 2011), destacando o que seria um melhor desempenho dos tucanos na melhora do índice.
 
Nesta segunda-feira, 29, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou o IDHM e mostrou que nos últimos 20 anos, de 1991 até 2010, houve crescimento de 47,5% na avaliação do País, que passou da nota 0,493 para 0,727, deixando de ser um País com desenvolvimento considerado "muito baixo" para ser classificado como "alto".
 
"Na média, o IDHM geral saltou 24% de 1991 a 2000 e, no período seguinte, melhorou mais 19%. Na educação, a diferença é cavalar: na primeira metade das duas últimas décadas, ou seja, na fase predominantemente tucana, o avanço obtido pelo país foi de 63%, porcentual que caiu para 40% no decênio seguinte", destaca o documento do ITV.
 
Prosseguem os tucanos: "Os avanços na renda praticamente se equivalem nos dois períodos: 6,9% entre 1991 e 2000 e 6,8% de 2000 a 2010. Apenas a progressão no indicador específico para longevidade foi mais elevada, ainda que levemente, nos anos que coincidem majoritariamente com os da gestão petista: aumento de 12% no período mais recente, ante 10% no decênio inicial", emendou a nota.
 
Na mesma nota que contém as comparações entre períodos, o ITV criticou a realização constante de comparações entre governos feita pelos seus adversários petistas, dizendo tratar-se do "esporte preferido dos petistas". "É algo tão descabido que equivaleria a ver Fernando Henrique cotejando-se a João Baptista Figueiredo lá na metade inicial de seu governo", prosseguiu a nota.
 
Segundo os tucanos, a importância do estudo do Pnud é apontar um caminho a ser seguido pelo País. "O que o Pnud, mais uma vez, deixa evidente com o IDHM é que nosso grande gargalo é a educação: entre nossos jovens de 15 a 17 anos, apenas 57% completaram o ensino fundamental e, entre 18 e 20, só 41% concluíram o médio", ressaltaram.
 
O ITV diz ainda que esse estudo mostra quem "mais fez pela melhoria da qualidade de vida dos brasileiros nos últimos 20 anos". "Se é para comparar, a vitória é dos tucanos." (Estadão)

6 comentários

Coronel,

O PT foi "profissional" em destruir o legado do PSDB, desde o 2o. mandato do FHC (quase 14 anos).

Isto é assunto bom para pessoas informadas, mas o povão não sabe se IDH "é di cumê o di bebe"!!

Inflação da comida o povão sabe BEMMM o que é!!

Onibus lotado o povão sabe BEEEMMM o que é!!

Posto de Saúde fechado o povão sabe BEEMMM o que é!! etc, etc, etc...

Alguém já viu um PSDB descer do pedestal e falar sobre isto????

Parece que não aconteceu nada, no Brasil, no mês passado!!!

Falando nisso, o Papa falou mal da maconha&cia. O FHC fechou o biquinho!!!

JulioK

Reply

Comparar gestão do PT com a do PSDB? A canalha vermelha só é competente para roubar, corromper, formar quadrilha, e por aí vai.

Reply

Canta-se muito um tipo de vitoria nesse relatorio de IDH. Os retardados do ITV não levam em conta que o Apedeuta teve uma economia totalmente a favor e que o pobre do FHC teve a economia contra ele. Tem indicadores ai que terão que serem reajustados e ai o fracasso do desgoverno PT é "n" vezes maior.
Mas esperar algo inteligente do PSDB é como sonhar com a mega-sena.

Lunarscape

Reply

Coronel,
acontece que a imprensa não divulga nada. As manchetes dão a entender que foi o velhaco e a Anta II que fizeram o IDH subir.

Reply

esta oposiçãosinha que deixe de lado estas histórias da carrochinha - como soe ser esta do ID e não sei o que. Puxem o tapete do ex presidente que já está se metendo abertamente nos assuntos do governo dilma. Será porque o senhor lula descobriu que deu uma bola fóra elegendo a sra. dilma para presidenta da república? 0 ex presidente lula faria muito bem em explicar o seu envolvimento com a a snra. Rose - aquela senhora que era a presidenta adjunto no seu governo.Mas, é blindagem desta oposiçãosinha, somada a inépcia da impresensa que permitem todas as abordagens dele - o ex pres. lula no atual governo.

Reply

Eu quero saber sobre o IDH e não IDHM.
Cadê o IDH do Brasil ?
EM 1995, o Brasil tinha IDH 0,737, FHC conseguiu subir pra 0,790 (63º colocação), e agora em 2012, Dilma conseguiu diminuir pra 0,730 (85º colocação).
No governo do PT conseguimos empatar com a JAMAICA !

Reply