PT prega guinada à esquerda.

Em documento discutido anteontem em reunião de seu diretório nacional, o PT defende a reforma ministerial e ajustes na política econômica entre as prioridades do governo Dilma Rousseff para o segundo semestre. A Folha teve acesso ao texto, que ainda depende da aprovação do comando executivo petista. Dilma seria homenageada no evento em que o documento foi discutido, mas cancelou sua ida na véspera para participar de reunião sobre a visita do papa.

A resolução prevê a continuidade dos protestos que mobilizaram o país em junho até 2014, ano da Copa do Mundo e das eleições presidenciais. O partido entende que "nada indica que haverá refluxo das manifestações principalmente em ano eleitoral". Numa prova de apreensão com a disputa do ano que vem, o comando do PT admite a realização de dois turnos na disputa pela Presidência. 

"Sabemos ter pela frente um período de intensa luta política e ideológica, incluindo aí dois turnos de eleições presidenciais, para governo, Senado, deputados federais e estaduais", diz o texto, que será aprovado na próxima reunião da Executiva Nacional e ainda poderá sofrer modificações. No documento, a cúpula do PT cobra a reaproximação dos movimentos sociais e mobiliza sua militância para recuperar a credibilidade da sigla e das instituições políticas, com a participação no "Grito dos Excluídos" no dia 7 de Setembro e nas organizações programadas para a segunda jornada de lutas da juventude", em agosto.

Os manifestantes que foram às ruas em junho rejeitaram a participação de partidos políticos. "As manifestações instalam e abrem já, aqui e agora, a disputa pelo futuro do Brasil. Por isto exigem novo tempo para o governo Dilma, para o PT e para os partidos aliados", diz o documento. O texto afirma que os protestos mostram que há um "esgotamento e deterioração" de parte das atuais instituições políticas, o que inclui as alianças firmadas pelo PT desde o governo Lula. 

Mesmo sem citar o PMDB, principal aliado do governo, o documento cobra o rompimento com parceiros chamados de "conservadores". "Vitoriosos nas eleições de 2002, mas sem condições de formar uma maioria parlamentar de esquerda, o PT e o governo tiveram de executar uma política de reformas baseada em alianças cujos parceiros não se dispunham, nem se dispõem, a romper com os limites da institucionalidade conservadora", diz a resolução.

O líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), reclama da atuação dos aliados, inclusive o PMDB. O PT e Dilma viram governistas barrarem dois dos "cinco pactos" divulgados no mês passado como resposta às ruas: o plebiscito sobre a reforma política com efeito nas eleições de 2014 e a destinação de 100% dos royalties do petróleo para educação. O documento cobra ainda que Dilma faça um balanço de dez anos das ações do governo contra à corrupção, assim como o lançamento de um plano de combate ao crime.(Folha de São Paulo)

15 comentários

Atenção; não sou petralha nem eleitor deles, mas digo: a melhor coisa que pode haver é o partido no poder dar um chute na bunda desse PMDB, um dos pais da desgraça nacional. Quanto mais cedo, melhor.

Reply

os trouxas vermelhos escrevem sobre as manifestações como se nada tivesse a ver com eles...

fazem de conta nao saber que sao eles e seus mensaleiros os alvos principais...

Reply

"O documento cobra ainda que Dilma faça um balanço de dez anos das ações do governo contra à corrupção, assim como o lançamento de um plano de combate ao crime".
FAZ ME RIR.
Não existe corrupto sem corruptor, o PT é o partido mais CORRUPTOR E CORRUPTO do Brasil e vem falar que os outros são corruptos ?
Oras, existe caso de corruptoR maior do que o mensalão ?
Empresas como Brasil Telecom, OGX, Friboi, Sadia/Perdigão, Odebrecht etc, ganharam bilhões no governo do PT, existe caso maior de corrupção do que isto?
É muito cinismo e CARA DE PAU dos petralhas !!!

Reply

Guinada a esquerda, ou seja, mais ladroagem por aí.
As urnas eletrônicas que se cuidem...

Reply

Lulinha, o ex-biólogo que limpava jaula de zoológico, que fundou uma empresa de games sem entender nada de software, cuja empresa até hoje nem site na internet possui (Gamecorp), ficou milionário no governo do PT, e os caras falaram que os outro são corruptos !
Sei...
Então tá.


Reply

O PT parece estar abandonando o poder e querendo assumir novamente o papel de oposição. Essa cartilha é o anti-compromisso com o equilíbrio econômico (exatamente o contrário da carta de compromisso que Lula publicou para ser eleito pela primeira vez). A crise atual é o resultado da combinação de alta inflação e baixo crescimento (que reduz a arrecadação do estado). Dilma já é considerada favas contadas.

Reply

Coronel,

O PT entende "aliança" como submissão!!

O PT ficará do tamanho do DEM, logo, logo!!!

JulioK

Reply

Repassando como recebi.
Imprensa do Canadá sobre Dilma Rousseff
O PURGATÓRIO BRASILEIRO ESTÁ PRESTES A COMEÇAR*

Ninguém se importa se Dilma Roussef tenha assassinado ou roubado. É apenas o
populismo na forma mais cruel. Ela é a senhora Lula. Os pobres se beneficiaram um pouco do fim da inflação e se esqueceram que esta situação foi herdada por Lula. O interessante é que o Partido dos Trabalhadores não é
comunista, nem o que auxilia os trabalhadores. IBGE, a principal instituição de estatística no Brasil, acaba de lançar a informação dando conta que o analfabetismo no Brasil aumentou, durante o reinado de Lula. O saneamento básico está no mesmo nível que era no momento da sua coroação.

50 mil brasileiros morrem de mortes violentas, a maioria causadas por armas e drogas contrabandeadas para o país pelos terroristas marxistas das FARC, os aliados de Lula. A próxima Copa do Mundo será no Rio de Janeiro.
Em contrapartida, o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) recebeu este ano 100 US$ bilhões para emprestar às grandes corporações, a fim de “comprar” a sua boa-vontade em relação ao governo durante a campanha eleitoral.

Os capitalistas receberam o dinheiro com juros em torno de 3,5% a 7%, enquanto o governo paga 10% a 12% para os bancos. Banco Itaú teve o maior
lucro de um banco nas Américas, incluindo os dos EUA. Outros atos de generosidade do governo incluem a distribuição de licenças de TV e rádio para os capitalistas e os políticos, uma rede de TV para os dirigentes sindicais (que ganham um dia de salário dos trabalhadores e não podem ser fiscalizadas) e a definição dos objetivos de investimento dos fundos de pensão de empresas estatais, na ordem de centenas de bilhões de dólares.
Eles podem fazê-lo ou quebrá-lo.

FASCISMO: Esta é uma economia fascista, na sua mais pura definição. Mussolini estaria orgulhoso. É difícil para o povo a entender como o
comunismo mudou a partir de uma utopia social para este fascismo na forma mais primata. O motivo é que eles mantêm a aparência sob o velho charme por
causas culturais, como o aborto livre, o casamento gay, a globalização, o radicalismo ecológico etc.
Assim como na China, dizem-lhe como viver sua vida particular.

Reply

Eles querem reformar um monte de cacos destroçados pela corrupção? PT já é uma sucata irrecuperável, que se conformem os pendurados nas tetas, mas a farra acabou.

FORA CALHORDAS!

Reply

Será interessante ver o "balanço" dos 10 anos de "combate à corrupção" do PT. Por enquanto não há nenhum "mensaleiro" preso que possa ser usado para mostrar a "eficácia" dessa politica sistemática de combate empreendida pelo Partido dos Trambiqueiros.

Reply

O PT falou que vão protesta contra o Alckmin como eles estão fazendo com o Cabral no Rio, e muita cara de pau do PT falando mal da atuação da policia em SP,e esquece que a policia da Bahia,Porto Alegre,
Brasília
estados governados pelo o PT também agirão da mesma forma o pior

Reply

"Grito dos Excluídos" no dia 7 de Setembro e segunda jornada de lutas da juventude em agosto" ?
Será que não aprenderam com o retumbante fracasso da marcha das correntes sindicais? Putz, não tem jeito mesmo, um partido de pterossauros !

Reply

Eles sabem que não ganham eleição sem o apoio dos conservadores. Se querem se livrar do PMDB é pq estão planejando um golpe.

Reply

Concordo com todos os comentários anteriores ao meu. Só gostaria de ter um mínimo de fé para confiar em qualquer uma das previsões acima. Urnas eletrônicas, povão miserável comprado pelas bolsas esmola, empresários comprados com benesses no governo... Sei não... Ou sou muito pessimista ou vou ter uma ótima surpresa daqui pra frente... Tomara que se confirme a segunda opção.

Reply

Por "romper com os limites da institucionalidade conservadora" entenda-se aí jogar a constituição no lixo e impor ao país uma ditadura comunista de partido único. A cumpanheirada deixou claro que não abre mão do poder, está desesperada e está mais disposta a fazer movimentos bruscos e truculentos. A nós, cidadãos democratas (chamados por eles de conservadores) cabe manter a vigilância cuidadosa sobre dessa cambada de autoritários.

Reply