CFM entra na Justiça contra Mais Médicos.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) entrou com uma ação civil pública contra a União para suspender o programa "Mais Médicos". O Conselho questiona a possibilidade de trazer médicos formados no exterior sem passar pela revalidação do diploma e sem a comprovação do domínio da língua portuguesa. O CFM prometeu para os próximos dias novas ações judiciais atacando outros pontos do programa.

A ação foi proposta na sexta-feira na Justiça Federal. O CFM pede que, até uma decisão definitiva da Justiça, os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) não sejam obrigados a fazer o registro provisório dos médicos formados no exterior inscritos no Mais Médicos. Para conseguir o registro, defende o CFM, é preciso comprovar a revalidação do diploma e apresentar certificado CELPE/BRAS, atestando que os estrangeiros têm domínio da língua portuguesa. Segundo o CFM, caso isso não seja feita, haverá riscos à saúde da população.

O CFM entende que a medida provisória (MP) publicada em 9 de julho instituindo o Mais Médicos é oportunista, uma vez que "se aproveita do clamor público oriundo das ruas para editar uma legislação simplesmente populista". Diz ainda que "o ingresso de médicos estrangeiros no território brasileiro para serem ‘jogados’ nos mais longínquos rincões ou mesmo nas periferias das regiões metropolitanas sem nenhum controle de sua capacidade técnica é uma atitude, no mínimo, temerária, para não dizer criminosa”. Aponta, ainda, para o risco de problemas de comunicação entre pacientes e médicos.

Além do CFM, outras entidades médicas brasileiras, como a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e a Associação Médica Brasileira (AMB), fazem forte oposição ao Mais Médicos. ( O Globo)

9 comentários

O PT deve temer o povo,,,e nao o povo temer o PT

Reply

O problema é que o governo arrecada dinheiro demais com os impostos e faz com ele o que quer.

É por isso que essa desgraça de país já virou COLÕNIA DOS MULTINACIONAIS. Basta entrar em um supermercado, veículo automotor ou comprar uma lata de leite em pó para constatar isso.

Reply

É isso aí, ABAIXO A DITADURA PETISTA. "Mais Médicos", não é solução para os graves problemas no sistema de saúde brasileiro. Esse 'mais médico' é apenas mais um GOLPE do PT, tentando consolidar um sonho de ditadura do Lula.

FORA CALHORDAS!

Reply


Como em breve teremos médicos cubanos aqui, vale ver para evitar os mal-entendidos.
http://youtu.be/E3x1syJaM3E

Reply

O PT conseguiu com essa medida do mais médicos,jogar a população alienada contra os médicos.estão todos elogiando a Dilma e condenando os médicos.
é um absurdo.como eles consegue engana dominar a mente das pessoas dessa forma.

Reply

É preciso tirar o Poder do PT, ou teremos triste desenrolar da História daqui em diante.

Reply

Bem feito para todos nós, quem mandou votar em populistas baratos.

Querem mudar tudo isso ai, é só mudar o governo pelas urnas.

Não ganharam com maioria, então eles mandam e ponto.

Reply

Os petralhas imaginam formar médicos por decreto, os loucos teriam menos dificuldade " se fizessem validação de médicos em VETERINÁRIOS, DENTISTAS , FISIOTERAPEUTAS, FARMACÊUTICOS E ENFERMEIROS, como novos "médicos assistentes REVOLUCIONÁRIOS" , juntos com um "mérdico cubano" ou outros que NÃO FALAM PORTUGUÊS e compraram seus diplomas em Cuba, são muito piores que contratar PARAMÉDICOS COMO SE MÉDICOS FOSSEM.
* Em Portugal os médicos dentistas tem concorrência com dentistas, aqui no Brasil podem revalidar seu CRM pois são médicos em Portugal, "por similaridade os dentistas iriam no STF validar diploma de médicos buco-maxilo e com isto ir ao "mais médicos" em situação similar a bacharéis em Medicina.
-
-
SE ALGUM ASTRONAUTA DO FUTURO caísse aqui, chamaria o Brasil de: O PLANETA DOS ASNOS.
-
AQUI TEMOS DINOSSAUROS e no céu tem O ASTEROIDE KT da extinção, o povo voltando de férias e na rua vão exigir o fim do desgoverno Dilma.
-
EIS O NOSSO ASTEROIDE KT.

Reply

Anônimo das 06:58, você acha que o problema do brasil são as empresa multinacionais? Exploradoras dos coitadinhos dos paises em desenvolvimento? Ou seria o governo que suga dinheiro como um mega aspirador? Acorda rapaz!!

Reply