Joaquim Barbosa peita corporações de juízes.

Clique aqui, leia e assista matéria do Jornal Nacional. Abaixo, matéria da Folha de São Paulo.
 
Num encontro tenso com dirigentes das três principais associações de juízes do país, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, disse ontem que o projeto de criação de mais quatro Tribunais Regionais Federais foi feito de forma "sorrateira" e na "surdina". Na reunião, Barbosa afirmou que as sedes destes TRFs serão erguidas em "resorts e grandes praias", em alusão a encontros de magistrados promovidos pelas associações em hotéis no litoral, normalmente patrocinados por empresas privadas.
 
Demonstrando impaciência com os juízes, Barbosa determinou ainda que o vice-presidente de uma das entidades abaixasse o tom de voz e encerrou a reunião no meio de uma discussão com ele. A Câmara dos Deputados aprovou na semana passada emenda à Constituição que criará mais quatro TRFs no país -hoje existem cinco. As entidades foram favoráveis, mas Barbosa trabalhou contra alegando custos altos.
 
Foram ontem ao gabinete do ministro os presidentes da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), Nino Toldo, da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Nelson Calandra, e da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), João Bosco de Barcelos Coura, além de três outros juízes dirigentes das entidades.
 
Normalmente, tais encontros são fechados, mas desta vez a presidência resolveu permitir a presença dos repórteres que fazem a cobertura jornalística do STF. Os juízes levaram a Barbosa um documento com propostas para o "fortalecimento do Poder Judiciário, da magistratura nacional e do Estado democrático de direito". O ministro perguntou logo no início: "Os senhores acham que o Estado de direito está enfraquecido? Temos seguramente a mais sólida democracia da América Latina e me causa uma certa estranheza um pedido para que não seja permitido que haja um enfraquecimento da instituição democrática".
 
O clima tenso chegou ao ápice quando o presidente do STF começou a criticar a emenda que cria os tribunais. "Foi tudo feito a base de conversas de pé de ouvido." Ele então foi interrompido pelo vice-presidente da Ajufe, Ivanir César Ireno Júnior, que afirmou ter havido debate sobre o tema no CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que Barbosa preside. "Pelo que eu vejo, vocês participaram de forma sorrateira na aprovação", ironizou Barbosa. "Sorrateira não, ministro. Democrática e transparente", disse Ireno Júnior.
 
O presidente do STF então afirmou que eles eram "responsáveis, na surdina" e, diante de mais uma manifestação de Ireno Júnior, disse: "O senhor abaixe a voz que o senhor está na presidência do Supremo Tribunal Federal". O juiz disse que não estava gritando. "Só me dirija a palavra quando eu lhe pedir", disse Barbosa, que completou: "Os senhores não representam a nação. Não representam os órgãos estatais. Os senhores são representantes de classe. Só isso. A reunião está encerrada". Após o encontro, o presidente da Ajufe se disse preocupado. "A Ajufe [...] procurou, nessa reunião, estabelecer diálogo com o presidente do STF e do CNJ. Contudo, o clima tenso da reunião mostra que esse diálogo não será fácil."

18 comentários

A midia comunista amestrada como sempre tentando queimar e desconstruir a imagem de quem é contra a " revoluçao"!!!
Arrebenta Barbosao!!!!

Gililiu

Reply

É preciso muito "pulso" para lidar com bandidos, principalmente quando esses se protejem com uma toga.
Joaquim Barbosa tem o apoio e a admiração de toda a parte honesta da Nação brasileira.

Reply
César de Castro Silva mod

Esse Ministro foi muito visado e focado pelos holofotes da imprensa brasileira, o que sempre representa um perigo, pois muitas vezes aquelas luzes afetam os neurônios e tira um pouco de bom senso do focado.

No caso dos TRFs, o Ministro está esquecendo da sobrecarga daqueles Tribunais, que muitas vezes levam anos ae anos para decidirem em 2ª Instância uma simples pensão de uma idosa que perdeu o marido e, quando decidem, a viúva já tem morrido.

Quanto a gastos, Senhor Ministro, nesse país, o Executivo, o Legislativo gastam bilhões de reais com coisas supérfluas e com a corrupção, por isso não é justificativa para sua bronca.

Faça, Senhor Ministro, como autoridade máxima da Justiça brasileira, um projeto de lei ou emenda à Constituição, para implantar uma verdadeira reforma do Judiciário, nos moldes dos EUA, onde a haja rapidez e celeridade nos processos e acabem de vez com essa imensidão de recursos protelatórios, aí, sim, o senhor estrá dando uma grande contribuição para o povo brasileiro.
Eu conheço um caso, onde um pobre funcionário municipal ingressou com uma ação contra uma prefeitura do interior, ganhou a ação e a 13 anos ainda não recebeu o que tinha direito. Nesa mesma ação já morreram 6 funcionários sem receberem seus créditos.
É com isso que o senhor deveria se preocupar, Senhor Ministro, e não ficar batendo boca com quem vive nos fronts, vivendo esse drama todos os dias com esses fatos.

Pelo visto, Senhor Ministro, o senhor nunca conviveu com fatos dessa natureza, numa pequena comarca dos grotões desse imenso país, senão o seu pensamento seria outro.

Mesmo assim, o senhor foi um marco contra os criminosos de gravata e de mandatos, por isso continuo lhe admirando muito.

Reply

Coroné, eta cabra macho o Doutor Barbosa,a cada dia ele se torna mais meu HERÓI.

Reply

Tenho pena desde Joaquim solto em covil de víboras, mais dia menos dia vai ser estraçalhado, quem viver verá.

Reply

e o outro la justificou tudo dizendo que o custo dessas novas estrovengas nao era de 8 bilhões, mas de 100 milhões...

deve achar que eh pouco dinheiro, o sujeito...

Reply

Joaquim Barbosa precisa se candidatar a Presidência da República.

Reply

Precisamos de macho que nem o Joaquim Barbosa para acabar com a maracutaia do PT.

Reply

Ministro, tenha muito cuidado, a imprensa que hoje está lhe dando total cobertura amanhã estará dando total ênfase a alguma denúncia (mesmo infundada) feita por algum mensaleiro contra o senhor..

Já dizia o poeta: "A mão que afaga é a mesma que apedreja".

Reply

O QUE ESSES JUÍZES QUEREM É MAIS QUATRO GUARDA-ROUPAS CHEIOS DE CABIDES DE EMPREGOS.
QUEREM É MAIS QUATRO BALCÕES PARA COMERCIALIZAÇÃO DE SENTENÇAS.
PONTO PARA JOAQUIM BARBOSA.

Reply

A "bandidagem sindicalizada" da magistratura brasileira foi desmascarada em público pelo "Ministro Joaquim Barbosa"..

Dá-lhe Joaquim Barbosa, o melhor capa-preta da história do Brasil..

Reply

E sua excelência o ministro Joaquim Barbosa é apenas e tão somente o presidente do STF e não um tirano a quem ficaria bem dirigir-se a um concidadão como se esse fosse um escravo, pois, por definição, um tirano não reconhece concidadãos. Ontem, foi um jornalista; hoje, um juiz. Não importa a ocupação: todos somos concidadãos dessa autoridade. Infelizmente, o País ainda se encontra em estágio primitivo em termos de civilidade, porque o exercício de qualquer magistratura, numa democracia, não se dá por direito próprio nem divino. É por delegação dos cidadãos.

Reply

Nessa ele deus um pedala Robinho e outra nos dedos dos sabujos.

Reply

Coronel,
pode-se até discordar dele, mais que é macho é. Parabéns ao Barbosa.

Reply

Esse Ministro com M maiúsculo tem o apoio do povo brasileiro, vá em frente, nosso dinheiro não é para bolsos de "matildes", deveriam servir em benefício do povo não de alguns representantes de classes!

Reply

Doutor Barbosa é inatingível, Deus proteje ele, e todos os que são pela verdade.

Reply

Tenho pena do Joaquinzão, tão honesto e franco, mexendo com essas associações safadas dos juízes. A maior parte dos magistrados vive em locais, que mesmo seus altos salários, não cobririam o luxo. Os carros então nem se fala! De onde sai tanto dinheiro? Pra quê comprar essa briga ministro, não vai conseguir nada. A Eliana Calmon tentou, quase foi esfolada viva.

Reply

Parabéns Joaquim Barbosa.

Reply