O governo criou na sexta-feira, por meio de um decreto, a
Etav, empresa estatal que vai administrar o trem-bala. A decisão foi publicada
no Diário Oficial no mesmo dia em que estava prevista a divulgação do edital
para a concessão da primeira fase do trem de alta velocidade (TAV), conforme o
último balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
No entanto, a criação da estatal é um estágio ainda bastante
anterior à divulgação do edital, o que deve consumir pelo menos mais um mês de
trabalho. O leilão da primeira fase, que contratará a tecnologia envolvida no
projeto, estava previsto para ocorrer em novembro, mas foi adiado para 2013. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, já indicou
para a presidência da Etav o ex-diretor-geral da Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT) Bernardo Figueiredo, um dos idealizadores do
projeto do trem-bala.
Figueiredo esteve à frente da elaboração da entidade até
março, quando teve sua recondução à diretoria-geral da agência reprovada pelo
Senado Federal. Ele é uma pessoa de confiança da presidente Dilma Rousseff, com
quem trabalhou quando ela era ministra da Casa Civil, na gestão de Luiz Inácio
Lula da Silva.
De acordo com previsão do governo federal, divulgada no
último balanço do PAC, o projeto que ligará São Paulo a Campinas e ao Rio de
Janeiro tem um custo estimado em R$ 33,2 bilhões. Um leilão chegou a ser realizado no ano passado, porém sem
sucesso. As companhias interessadas em participar do projeto consideram o valor
da obra estimado pelo governo irreal. Para elas, o custo do projeto estaria em
torno dos R$ 50 bilhões. (O Globo)
24 comentários
Mais uma obra super, super faturada para o Cavendish ganhar muito dinheiro. E para os petralhas idem. O trem bala não deveria ficar pronto para a Copa?
ReplyCoronel! Aqui no pampa gaúcho o comissário Falso Genro, está criando mais uma Estatal, ela vai administrar os pedágios, haja cabide de emprego para toda a companherada. Parece que agora o julgamento do mensalão não sai mais este ano, o homem está jogando de centro avante da Polonia, na EURO.
ReplyEssa estatal é o tempero que estava faltando na farra do trem-bala que não precisamos: Um cabidão de empregos para a cumpanheirada.
ReplyImpressionante.
ReplyErundina, direto da comunocripta para ser a suposta vice do suposto prefeito.
ReplyOFF
Replyhttp://www.midiasemmascara.org/artigos/governo-do-pt/13153-convoquem-o-cascao.html
OFF
ReplyUm artigo que deve ser lido por todos.
http://www.midiasemmascara.org/artigos/direito/13141-liberdade-de-expressao-em-jogo-no-stf.html
OFF
ReplyErundina mudou de idéia muito rápido...
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eleicoes-2012/em-abril-erundina-nao-enxergava-haddad-com-qualidades-para-ser-prefeito-de-sao-paulo-o-que-mudou/
Como assim? Criaram a estatal pra gerir algo que não existe?
ReplyTambém criaram uma estatal para gerir aquela coisa que manda nosso dinheiro para o espaço.
ReplyUm trem bala com empresa estatal vai abrir 20.000 boquinhas para criar um novo funcionalismo público federal, com altos salários e zero de produtividade e ainda com o bolsa esmola garantido para quem entrar.
ReplyBALA O RJ JÁ TEM DE SOBRA E O TREM TAMBÉM NO MORRO DO ALEMÃO, BASTARÁ PINTAR ALVOS NOS TELEFÉRICOS DO MORRO DO ALEMÃO PARA A BANDIDAGEM PCC-CV TER SEUS TRENS BALA.
Ao PT basta a PEDRA FUNDAMENTAL E OS DISCURSOS DE PROMESSA DE ENTREGA DA OBRA EM 2013 PARA A COPA DO MUNDO, como os petralhas só querem a comissão ( na Suíça ou Uruguai, ) os outros governos depois de 2026 vão tentar montar um trechinho e o Lula e Dilma ficam com os louros pois a pedra fundamental é deles.
QUE SE RETIRE DEPOIS A PEDRA FUNDAMENTAL E FIM DO TREM-BALA E SE COLOQUE NO LUGAR UMA LINHA DIRETA DE TRENS MAGLEV que correm 600 km/h e a viagem RJ/SP seria igual a um metrô entre Barra Funda e Itaquera.
R$ 50 bilhões?
ReplyÉ pouco, no Brasil rouba-se 80 bilhões por ano, se acabarem com a ladroeira, com o afano de um ano dá para fazer o Trem Balaperdida e sobra ainda 28 bilhões, como a obra vai durar vários anos, se desviar para ela a verba da roubalheira, vai dar para fazer composições folheadas a ouro com assentos de couro de búfalo legitimo.
Notebook com internet 4G em todas poltronas e passagem grátis por 10 anos.
Caro CN. Como Paulista sou contra o trem bala, e acredito que sua construção será uma estupideza financeira. O dinheiro a ser gasto seria melhor empregado em transportes coletivos urbanos(trens, metros, monotrilhos etc,) em várias capitais do Brasil.Abs.
ReplyOff-topic:
ReplyFala, Erundina...
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1105770-erundina-questiona-apoio-de-maluf-e-critica-slogan-do-pt.shtml
OFF TOPIC, BOMBA
ReplyCoronel começou a manobra prá mandar tudo para as calendas.
"A ação penal em que figuram como réus Carlinhos Cachoeira e outras 80 pessoas vinculadas à sua quadrilha está acéfala. O juiz federal que ordenou a deflagração da Operação Monte Carlo, Paulo Augusto Moreira Lima, não é mais o titular da 11a Vara da Seção Judiciária de Goiás, onde corre o processo
http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2012/06/17/juiz-que-ordenou-prisao-de-cachoeira-e-trocado-de-vara-e-processo-da-monte-carlo-fica-acefalo/
'O nosso trem bala e a piada pronta'
ReplyO ministro dos Transportes:
"Paulo Sérgio Passos de Cágado".
Não seria mais uma "Facção" do Governo Dilmarionete.
ReplyCoronel,
ReplyO PT não desiste!! Parece criança mimada!!
JulioK
Mais dinheiro indo pro PTduto!
ReplyAqui em Sampa não precisamos desta estrovenga de trem-bala.
Muita coisa poderia ser feita com este dinheiro. Melhorar o transporte público, obras viárias, pois o trânsito anda caótico na cidade!
Chris/SP
Coronel,
Replymais emprego para "cumpunheirada"
Trem-bala é deficitário em todos os países, mesmo cobrando passagens caras.
ReplyE trem bala precisaria de distâncias maiores e em linha reta para atingir a velocidade mais econômica.
Por isso, foi escolhido o TAV, que não é trem-bala, para o trecho São Paulo, Campinas, São José dos Campos e Rio de Janeiro.
Mesmo assim, com o custo deste TAV, daria para implantar Metrôs em todas as Capitais e cidades grandes dos Estados, ou ampliar e ferrovias tradicionais em prazo mais curto, mais baratas e absorvendo maior quantidade de passageiros/ano, em todo o País, do que esses tipos de trem-bala ou TAV.
Cel
ReplyO abuso com o $ do contribuinte é tanto que já, já, o Brasil vai explodir. A companheirada é insaciável. Seremos a Grécia amanhã.
Esther
Cel,
ReplyTrem bala? Definitivamente essa escória do PT que (des)governa o país perdeu a noção de prioridade,da necessidade. Acho que estão todos meio cegos e sem rumo.
FORA PT!
FORA CORRUPÇÃO!
FORA INCOMPETÊNCIA!
Índio Tonto/SP
Será que o PT pensa em enganar a população a vida inteira??????
Reply