Falando a verdade.

Ex-ministro do Exército do governo José Sarney, o general da reserva Leônidas Pires Gonçalves atacou a presidente Dilma Rousseff e a Comissão da Verdade instalada na quarta-feira, em solenidade no Palácio do Planalto, classificando-a de 'uma moeda falsa, que só tem um lado' e de 'completamente extemporânea'. Ao Estadão, Leônidas disse que a presidente Dilma deveria ter 'a modéstia' de deixar de olhar o passado e olhar para frente, 'para o futuro do País'.

Recolhido em sua residência, Leônidas, que está com 91 anos, evita fazer declarações à imprensa, mas fez questão de falar sobre a instalação da Comissão da Verdade por considerar que os militares estão 'sendo injustiçados' e não vê quem os defenda no governo. Segundo ele, quando Nelson Jobim era ministro da Defesa havia um interlocutor. 'Ele se colocava', disse. 'Mas o seu sucessor, Celso Amorim, que deveria se manifestar está ligado ao problema.'

O general se diz indignado com o que define como 'injustiça que está sendo feita com o Exército'. Para ele, a Força está sendo 'sumariamente julgada e punida'. Mas Leônidas defendeu a liberdade de expressão. 'Que se respeite a minha opinião. Aqui é uma democracia. A palavra é livre e isso foi graças à nossa intervenção', reagiu. Leia mais aqui.

18 comentários

Este Sr. foi quem ameaçou fechar o Congresso quando Sarney era presidente, se fosse cassado por roubo.
Esta nos anais do Congresso, podem conferir.

Reply

Bom pito nessa corjinha de vagabundos marginais, pilantras mensaleiros e sindicanalhistas !!!

Reply
Celso Fernando Nonato mod

Caro Coronel, essa comissão da Verdade, deve ter cuidado para não extrapolar seus limites, se não corre o risco de derrubar o mais nobre ato que é a anistia geral ampla e irrestrita. Deixem que os mortos enterrem seus mortos, é isto aí, o General Leônidas tem todo meu apoio, o que está feito está feito. capite punto e basta.

Reply

Quem vai julgar e punir o criminoso que matou Mario Kosel, assassinado num ataque a bomba feito ao Quartel General do II Exército, hoje Comando Militar do Sudeste, no Ibirapuera, em São Paulo?
Um grupo de dez terroristas, entre eles duas mulheres, rodavam em um pequeno caminhão, carregado com 50 quilos de dinamite, e mais três Fuscas, na direção do QG. Tinham a missão de causar vítimas e danos materiais ao Quartel General. Tinham por objetivo a propaganda da luta armada. Por medo e por covardia, não tiveram a coragem de atacá-lo de outro modo que não fosse por um ato de terror.

Esse lado imundo e obscuro da história da Luta Armada feita por esses terroristas vai ser esclarecida pela Comissão da Verdade?

A Comissão da verdade vai recuperar o dinheiro público(afanado) pago pelo governo aos seus pares com a desculpa de terem sido perseguidos politicos?

A Familia de Mario Kosel merece e espera justiça, desse governo que indenizou os assassinos de Kosel.

Vamos largar de hipocrisia!

FFAA vão ser cagões até quando?

Reply

Coronel, sera que a Dilma vai falar a verdade?
Será que ela vai confessar que seu grupo queria na verdade instaurar
uma ditadura comunista no Brasil?
Se ela é contra a ditadura e fala tanto em democracia, por que motivo visitou Cuba.
Será que não tá na hora de fazer uma campanha "FALA A VERDADE DILMA?"

Reply

Ouço muito alar do Mario Kosel, um soldado da época.
Gostaria de saber se é só esse a vítima dos terroristas ou se existem muitos outros soldados. E gostaria de saber também se com a morte desse soldado, a familia está ou stava recebendo os proventos de acordo com a lei e o regulamento do perórpio Exército. Se não estava recebendo, devem cobrar do EB.

Reply

Gostaria de saber onde estava "a palavra livre" quando eu tinha 18 anos,e fui empurrado pra dentro de um camburrão a socos e pontapés apenas porque estava reunido com alguns colegas de escola.
Se o Exmo General puder me responder isso, lhe dou um beijo.
Se a palavra é livre e estamos numa democracia, com certeza não foi por contra da intervenção do ilustre general e nem de seus pares.

Reply

Notícia de hoje no Globo online: Dilma Rousseff será indenizada pelo governo do Rio => http://oglobo.globo.com/pais/dilma-rousseff-sera-indenizada-pelo-governo-do-rio-4930614 Leiam tb os comentários. Mais um absurdo totalmente na contramão da verdadeira história recente do país.Concordo com o que diz o general Leônidas.

Reply

Notícia de hoje no Globo online: Dilma Rousseff será indenizada pelo governo do Rio => http://oglobo.globo.com/pais/dilma-rousseff-sera-indenizada-pelo-governo-do-rio-4930614 Leiam tb os comentários. Mais um absurdo totalmente na contramão da verdadeira história recente do país.

Reply

Anônimo das 07:09 - O sr que "ameaçou fechar o Congresso" se acusado de roubo foi o gen. Pires Gonçalves? Essa acusação é grave e, creio, falsa, mas quero conferir. Por favor, detalhe melhor esta acusação.

Reply

Pô Coronel,
A turminha do MAV acorda cedo (07:09) prá ganhar ses caraminguás, né?!
São como escoteiros do mal: Sempre Alertas Contra a Democracia!

Reply

Caro anônimo das 12:27

Cagão é a pqp.
Tenha um pouco mais de respeito ao se dirigir às FFAA.
Não pense que as opiniões estúpidas de algumas viúvas é que farão as gloriosas FFAA desrespeitarem a constituição.
Não adianta vir com esse discurso de merda para ofender os militares que estão cumprindo rigorosamente seu dever dentro dos quarteis.
Sujeitos como você, que se escondem no anominato para chamar os militares de cagões é que devem estar com as calças cheias e borradas.
Se quer fazer uma nova revolução, pegue seu estilingue é vá à luta, porque certamente a merda que você é não daria conta de segurar um fuzil feito um homem.
E caro coronel, tenha um pouco mais de critério ao liberar certos comentários por aqui.
Não pensem que os militares são otários que vão sair por aí querendo derrubar governos apenas porque alguns gatos pingados estão descontentes por estarem fora dele. Tomem juizo.

Reply

91 anos.... Já está a caminho do INFERNO

Reply

CORONEL, já é conhecido por todos que estão por dentro da verdadeira História do Brasil, que esses que estão aí no podre Poder desde 2003, são aqueles que tentaram implantar tudo o que existe de pior neste País, e graças ao militares e a pedido do Povo ordeiro da época, interviram para que isso não acontecesse, e infelizmente graças a um certo Povo desprovido de boa memória ou vergonha na cara mesmo, estamos assistindo toda essa Bandalheira e Anarquia que virou o Brasil.
Jamais alguém com sã consciência poderia imaginar e admitir que estes homens das 3 Forças Armadas, principalmente do Exército, fossem um dia serem humilhados e achincalhados como estão sendo desde 2003, onde até moleques cospem na cara deles entre tantos outros desaforos que vem desta corja das Ratazanas Vermelhas, que acolhe tudo que é tipo de admiradores, militantes, meliantes, mensaleiros, quadrilheiros e bandidos de estimação.
Está mais do que na hora dos homens que nos orgulharam em épocas passadas, reagir e fazer valer sua auto estima, e colocar este País de volta ao estado de Organização geral, pois do jeito que está só é bom para a Bandidagem de todo tipo e pra tudo que é gosto.

Reply

Anônimo das 18:52
Você é outro bocó que não sabe o que diz.
Só me diga onde é que os militares estão sendo humilhados. Se é por causa do salário, saiba que militar não entra nas FFAA por causa de dinheiro.
Não fique aquie tentando desmerecer os valentes militares que estao na ativa como se fossem mocinhas menstruadas.
Talvez sua ignorância nao lhe permita perceber que os mairoes valores de um militar são a honra e o dever. Militares não são mercenários, por isso não é o dinheiro que os move. O que os move é o sentimento do dever e o patriotismo que aprendem a ter quando são treinados e educados nos quarteis. Não são políticos e não se preocupam se o governo é de esquerda ou de direita. Mas, se preocupam quando existem pessoas que pregam a violência e a ruptura das leis constituidas. Os militares ainda continuam nos orgulhando. E moleques são os que tentam denegrir a imagem desses militares abnegados que todos os dias saem de suas casaspara cumprir com seu dever.

Reply

anônimo,quando se fala que estão humilhando as gloriosas FFAA, estamos falando do pessoal de 64 e também dos da ativa.
lembre-se da frase do lula durante um dos seus ridiculos comicios.
disse lula ¨OS MILITARES A GENTE CONTROLA, É SÓ DAR UMAS MIGALHAS PARA ELES ¨, pergunto,isso não é humulhação?
qunato aos anônimos das 13:16 e 14:56, visitem os sites www.ternuma.com.br e www.averdadesufocada.com.br, vcs vão obter sua respostas.

Reply

Anônimo das 12:27 é um rato petralha pró-melancias, ou é um melancia que se disfarça de paladino de uma revolução de frutas.
As FF.AA. merecem respeito como uma instituição, embora tenha muitos que aderiram ao vermelho. Vamos dar a presunção de inocência até prova em contrário. CAGÕES E BORRA BOTAS SÃO OS RATOS PETRALHAS, TRAECISTAS E MALUFISTAS IMUNDOS, NAZISTAS IDEM.

Reply

CORONEL, não poderia passar sem dar a resposta e esclarecer ao Anônimo que está fazendo comentários sobre outros comentários dos internautas, e no caso do meu comentário, ao qual usou de expressões nada civilizadas, entre elas bocó e dando a entender de uma suposta ignorância minha.
Tenho a dizer ao mesmo, que antes de fazer comentários e tentar julgar os outros, que procure entender melhor o conteúdo de certos comentários, quando me refiro dizendo que os militares estão sendo humilhados e achincalhados por esses que estão aí no poder desde 2003, é no sentido de alertar e sentir que os mesmos estão sendo privados até seus direitos mais óbvios de qualquer ser humano, sendo que em qualquer Democracia, todos tem os mesmos direitos e deveres, mas não é isso que estamos vivendo depois da democratização, mais evidente nestes últimos 10 anos.
E quando me refiro aos militares, inclusive das 3 Forças, principalmente aqueles que viveram e nos orgulharam nos anos de 46 até 88, mais precisamente de 64 até 88, que a pedido do Povo daquela época impediram anos nebulosos para o País, e hoje vemos estes que admiram e defendem estes que estão no poder, atentar contra a honra e integridade física destes que eles nem sequer tinham nascido quando os mesmos estavam defendo o Brasil de uma forma geral, como foi o caso daquele moleque que cuspiu na cara de um do militares no Rio de Janeiro.
Pra finalizar, digo ao anônimo que pode ficar tranquilo, pois meus pais que já morreram e deixaram um legado ao qual tenho orgulho de dizer, sempre nos educaram, ensinaram e viveram os verdadeiros valores éticos e morais, e com certeza passei isto aos seus netos e netas, e eles nasceram nos anos de 1915 e 1918, e meu paí serviu o quartel em 1933 e 1934, o mesmo do meu caso que foi em 1977 e 1978.
Tenho certeza que com esse esclarecimento pude redimir as dúvidas e mal entendidos do Anônimo, que pode até discordar de certos comentários e defender quem de direito, só não é aconselhável usar palavras ou adjetivos em comentários, em resposta a outros comentários de pessoas que sequer conhece, e quanto a mim e ao meus comentários, já disse que ele pode ficar tranquilo, pois graças a DEUS e a meus Pais, tenho muito orgulho da família que tenho e todos que me conhecem, sendo assim a recíproca, e sinto saudades sim dos melhores anos que este País viveu, que foram os anos da minha infância, adolescência e juventude, que incluem os anos 60, 70, 80 e 90.

Reply