Militantes políticos ou guerrilheiros?

O Ministério Público Federal em Brasília apreendeu ontem documentos, um computador e uma arma de fogo nas residências do oficial da reserva Sebastião Rodrigues de Moura, conhecido como major Curió. Ele foi um dos líderes da repressão à guerrilha do Araguaia (1972-1975). Os mandados foram concedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal. "As buscas são uma tentativa de localizar documentos que possam revelar o paradeiro de corpos de militantes políticos que participaram da guerrilha", disse a procuradora Luciana Loureiro. Curió foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e continuava detido até o fechamento desta edição. A nota é da Folha de São Paulo.
 .................................................................................
Impressiona o cuidado que a esquerda têm para definir os supostos 62 desaparecidos do Araguaia. Agora são "militantes políticos que participaram da guerrilha". Passaram a ter dupla personalidade. Com uma arma na mão, eram "guerrilheiros", pois quem participa de uma guerrilha assim é considerado. Mortos e derrotados em combate, passaram a ser "militantes políticos", como se política pudesse ser feita com uma arma na mão. O mais importante na declaração da procuradora é que ela reconhece publicamente que existiu uma "guerrilha", que assim é definida no dicionário do Houaiss:

A definição é impiedosa para com os que caíram em combate. "Guerrilha é uma luta armada, empreendida por um movimento revolucionário de índole partidária ou não, que combate um governo estabelecido ou forças de ocupação com a estratégia de mobilização política da população camponesa e a tática de incursões ofensivas, atos violentos e de surpresa, perpetrados por pequenos grupos geralmente recrutados nessa população". Se Houaiss fosse definir Araguaia, não teria sido tão preciso e tão exato, pois tudo o que houve lá na selva está na definição de "guerrilha".

A procuradora que prendeu o Curió do Araguaia e da Serra Pelada deveria definir melhor o tipo de desaparecido que está buscando. Se forem guerrilheiros, até poderá encontrá-los, enterrados pelos próprios companheiros, por moradores piedosos ou por adversários compadecidos. É assim que funciona em qualquer guerra ou guerrilha. Agora, se está procurando militantes políticos,  está perdendo o seu precioso tempo: na Guerrilha do Araguaia só existiam guerrilheiros violentos, com uma arma na mão, prontos para matar os soldados das forças do governo estabelecido.

28 comentários

Só um idiota não está vendo a caminhada a passos largos do Brasil para esquerda perseguições, estatizações, conluio com empresários, querer acabar com partidos...que Deus nos proteja, pois se for a oposição estamos fritos.

Reply

Pelo que tenho visto dessa "justiça" venal que tem sido aparelhada pela PTralhada tenho a mais ABSOLUTA CERTEZA...

... a troca do termo GUERRILHEIRO para MILITANTE POLÍTICO teve um preço, sem dúvida...

... resta só saber quanto a má fé da litigante procuradora está cobrando.

Reply

Coronel,
essa procuradora tem "muitos" motivos para solicitar essa apreensão. A juíza ou juiz que o concedeu, também. Onde vamos parar? Estamos caminhando para um país sem segurança jurídica. Não interessa se o governo tem tendência para a direita ou esquerda. Não podemos ficar a merce dos ideais de um juiz. Ele tem de decidir seguindo as leis e a constituição. O governo idem. O caos começa a ficar intolerável quando o estado persegue politicamente seus cidadãos.

Reply

Só um idiota não está vendo a caminhada a passos largos do Brasil para esquerda perseguições, estatizações, conluio com empresários, querer acabar com partidos...[2]

Reply

OFF:
QUARTA-FEIRA, 30 DE MARÇO DE 2011

Barbosa receberá tsunami de telegramas, dia 4 de abril, exigindo punição a mensaleiros
Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net/
Leia mais artigos no site Fique Alerta – http://www.fiquealerta.net/
Por Jorge Serrão

Os servidores que cuidam da correspondência oficial do Ministro Joaquim Barbosa, no Supremo Tribunal Federal, terão muito trabalho na próxima segunda-feira, 4 de abril. O relator do processo mensalão no STF receberá milhares de telegramas cobrando atitude e celeridade para que o caso não acabe em mais um triste exemplo de impunidade no Brasil.

A campanha batizada de "Passeata de Telegramas" é encabeçada pelo grupo de internautas Por Um Brasil Melhor. A tática é mobilizar o maior número de pessoas para que enviem um telegrama, no dia 3 de abril, para que o ministro os receba uma enxurrada de pedidos, de uma única vez, na segunda-feira. O texto do telegrama fica a critério de cada um.

O telegrama a Barbosa pode ser mandado via online, via telefone ou mesmo pela agência dos Correios mais próxima de sua casa (nesse caso, deve ser enviado no sábado, dia 02/04, porque as agências não abrem domingo). O endereço para envio é: Ministro Joaquim Barbosa - Supremo Tribunal Federal - Praça dos Três Poderes – CEP 70175-900.

O telegrama também pode ser enviado online: http://shopping.correios.com.br/wbm/store/script/wbm2400902p01.aspx?cd_company=ErZW8Dm9i54=&cd_department=p5TkKhm55lU=

Reply

O próximo será o Cel Carlos Alberto Bilhante Ulstra ?

Quem será o próximo ?

A nova intentona comunista já começou!

Ou a FFAA reserva e ativa se mobilizam direta e/ou indiretamente ou a Venezuelização vem aí.

E a VALE oque acontecerá om Roger..
Rogério Morasi(SP)

Reply

Políbio,

Igualzinho ao que esta ocorrendo no Uruguay e já ocoreu na Argentina.
O Foro de São Paulo deu as diretrizes a muitos anos atrás para a esquerda rancorosa ir atrás dos militares.

JulioK

Reply

Em breve, se as FFAA não fizerem nada, vamos precisar de guerrilha de direita pra derrubar os atuais ex-guerrilheiros.

Reply

Depois desse lenga lenga todo não acredito mais que os profissionais de esquerda queiram mais que uns trocados a mais. Se não estou enganado os mais ferrenhos membros da esquerda brasileira do presente, adoram shoping center, roupas de marca, computadores de última geração e restaurantes estilizados. Não trocariam jamais o conforto de uma sociedede capitalista justa e democratica pou outra sociedade socialista e enfadonha. Se apegaram ao dinheiro facil, as indenizações milhonarias o que querem é isto - se locupletar como dizia Chico Anizio - são uns bossais. E o pior mantido por nós. - ass. Gaucho do Marambainha e repito primeira chasse 1973 elles sabem o que isto quer dizer.

Reply

Ou as instituições brasileiras saem de uma vez da modorra em que se encontram e assumem logo o seu papel ou em breve estaremos sob o domínio de uma ditadura como nunca o povo brasileiro experimentou. É pagar para ver. Cagliostro

Reply

Também não existiu mensalão, apagão, caixa dois, ...

Reply

Se ficarem com essa mania de criar termos rebuscados para confundir as pessoas, não terão sucesso, pois foi destrinchada a tática. Fazem isso para as pessoas médias e mais simples gravarem o que falam e escrevem. Sem pensar e sem ler. Basta ouvir. Fica gravado. Observem. O mesmo ocorre com algumas apostilas didáticas. Isso não é coerente com o conhecimento da história do País e de seu povo.

Reply

Importante nisso tudo, é saber quem deu o primeiro tiro. Importante também, é considerar que o povo veio às ruas pedindo a participação das FFAA para tentar resolver o clima na época. E é importante, também, considerar que as FFAA entraram nessa luta, portando flores e corações de papel como armas, e não fuzis para combater esses comunistas. Na época, havia mais de 50 grupos guerrilheiros, que assaltavam, roubavam, matavam, emboscavam, seqüestravam, tiravam vidas de inocentes. Muitos, ainda, eram treinados em Cuba, China, na antiga URSS e ainda contavam com as ações dos serviços secretos dessas nações.

Reply

Que a OAB fique de olho para não torturarem o Curió.

Reply

Coronel,
O que fica claro é que antes essa corja de delinquentes usou a regiaão do Araguaia para fazer guerriha, empunhar armas ilegalmente e matar pessoas em nome de sua ideologia socio comunista, hoje esse bando na maior cara de pau faz querrilha de dentro do Palácio do governo e usa a infraestrutura e talvez material bélico custeado com dinheiro público.
A coisa tá feia!

Reply

off topic:

fui fazer um trabalho hoje (30/03) no INCRA de Goiania...

o orgão público estava tomado pelo pessoal de algum desses movimentos sem terra...

uma vergonha!!!!!!!!!

com certeza eles devem receber alimentação do governo petralha e varias outras coisas mais....

QUE PAÍS É ESSE?????

Dionisio/GO

Reply
a mão que balança o berço mod

A governANTA onde fica nesse novo linguajar será que vão dar uma repaginada na vidinha de convento dela?
Onde fica o cofre, a vida do soldado, os armamentos, que a fulaninha que hoje preside Banânias subtraiu?

Reply

O livro - "Guerra de Guerrilhas no Brasil" de Fernando POrtela, Global, 1978 - é um dos melhores produzidos sobre o Araguaia. Vale a leitura. Já temos a novela da Globo distorcnedo os fatos ocorridos na guerrilha e agora o SBT com outra novela no forno, pronta para avacalhar os fatos pós-64. Os milicos 'inocentes' não quiseram uasr o paredão como em Cuba. Agora, os facínoras estão aí e vão reescrever a história.

Reply

E em quanto os vagabundos deste governo PTralha buscam revanches, sem o mínimo de bom censo de perguntarem aos próprios companheiros a onde estão alguns dos desaparecidos, pagam gordas indenizações e pensões aos guerrilheiros (TERRORISTAS) que atingiram civis inocentes com suas ações. Exemplo disto é o caso da bomba que atingiu o meu amigo Orlando Lovecchio.
Lovecchio, foi uma vítima brasileira de um atentado à bomba perpetrado pela Vanguarda Popular Revolucionária e perdeu uma das pernas e toda uma juventude de futuro promissor. Ele não era partidário de ninguém, somente um estudante civil cheio de sonhos.
Mas enquanto Orlando Lovecchio recebe cerca de R$ 500,00 (quinhentos reais) por mês de pensão especial PORQUE PERDEU A PERNA E PARTE DA SUA VIDA, o FDP bandido e guerrilheiro que colocou a bomba, recebe uma pensão de mais de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

A ONDE ESTÁ A JUSTIÇA DESTE BRASIL?

E O GOVERNO FEDERAL, O QUE VAI FAZER A RESPEITO DESTE E DE OUTROS CASOS PARECIDOS?
E SE OS GUERRILHEIROS QUE MATAVAM, ROUBAVAM, SEQUESTRAVAM, ETC, AGORA SÃO CONSIDERADOS HERÓIS DA PÁTRIA, DEVEMOS ENTÃO, (SEM FAZER APOLOGIA AO CRIME), SEGUINDO O MESMO RACIOCÍNIO SAFADO DO GOVERNO FEDERAL, SOLTAR TODOS OS PRESOS DO PCC E DO CV, QUE FIZERAM AS MESMAS COISAS.

EU PEÇO AQUI NESTE BLOG, QUE A CORTE INTERNACIONAL DE HAIA TOME PARTIDO CONTRA ESTA CORJA E SEUS CRIMES!
PT PARE DE CRIAR CABIDES DE EMPREGO PARA OS MEMBROS DO VOSSO PARTIDO!

REAGE BRASIL! FORA PT E ALIADOS!
ABAIXO OS COMUNISTAS E O COMUNISMO!

Reply

A rede globo já está fazendo sua parte, monstrando na novela araguaia, que os guerrilheiros, eram todos uns santos.

O que o ovêrno quer afinal de contas, mostrar que a dilma foi uma grande heroina??? NÃO FOI NÃO.

fOI sim, UMA GERRILHEIRA, ASSASSINA,E ASSALTANTE,não é a verdade que todos querem??pois comecem por aí.


Izabel/SP

Reply

CEl,
Isso Passa!
Agora o Sebastiao(Curió), pode pleitear uma anistia e indenizacao.
É s;o eles cutucarem debaixo da unha ou ele bater a cabeça na parde e fazer o tal exame de corpo de delito.
Tá pronto!
É dinheirinho na certa todo mes!
APROVEITA CURIÓ!
KKKKKKKK!
KKKKKKKKKKKKKKKKK!

Gaoo Ctba

Reply

Winston Churchill dizia:

Prisioneiro de guerra é aquele indivíduo que tentou matá-lo e falhou e aqora pede pelo amor de Deus para que não o matem.

Reply

E , Para nenhum dos membros da sofisticada organizacao criminosa teve mandados de busca , nem a Erenice e sua familia, muito menos os violadores de sigilo da CEF e da Receita , decerto nao seriam necessarias mais provas nao e mesmo?
Judiciario mediocre e apetralhado!!Caminhos a passos largos para a africa...

Reply

Será que a procuradora não tem um tempinho para apurar a morte do Celso Daniel, e de todas as pessoas que morreram em virtude do caso em questao?

Reply
hOMEM AMERICANO mod

Recebem sim, Dionísio. Rcebem alimentos de primeioríssima qualidade fornecidoem quentinhas com o direito de escolher o prato a ser consumido. Todas as vezes que elesinvadem órgãos públicos há toda uma rede de logística (suprimento de água, comida, transporte e hospedagem, inclusive com assitência médica, um potencial que nehuma das três Forças Desarmadas ousam desfrutar e nem sonham seja possível. Nesta semana visitei uma unidade do Exército e fiquei estupefato por ver aparlehos do tipo spliter instalados no Gabinete do Comandante e no Corpo da Guarda (local onde os soldados de serviço ficam aguradando seu horário de ronda). Fiz um irônico comentário a um sargento:
-Amigo, vou pedir a anulação da minha transferência para a reserva, pois, no meu tempo, um ventilador era luxo demais e olheque tinha horário para ligar!

O praça sorriu e retrucou:

- O senhor iria arrepender-se pois além de não ter alimentos nos cassinos e rancho, o ar condicionado é apenas figurativo e tem hora para ligar e para desligar.

Lembrei-me das jornadas de tabalho no INCRA, ar condicionado em todas as salas e um bando de membros do MST lotado em todos os escalões.

É, ser guerrilheiro vale a pena. Da próxima vez estarei do lado de lá, afinal, quem não quer uma boquinha? (brincadeira, eu não conseguiria dividir a mesma trincheira com uma merda dessas, eu faria o "fogo amigo", mui amigo com qualquer tranqueira dessas, pois seria o inimigo infiltrado) Não consigo perfilar com o crime.

Pois bem, reitero: o MST tem logística superior à das "Fraquezas Desarmadas".

A propósito, mandem o Manual do Marighella para Loureiro, ela vai ficar feliz de ser presenteada com o que mais gosta.

Fica firme, Curió, pois não demora e as legiões (as verdadeiras) chegarão ao seu limite de tolerância. Lembre-se de Chico Dólar, e faça a sua parte.

A Luciana deve pertencer àquela nova leva dos que nada viram e sabem de tudo. Os descendentes de Guevara e que nunac leram uma linha sobre ele, mas, sabem tudo sobre, pois, está no DNA.

Reply

Salve.
Parabéns Curió! Sentar o lombo numa cadeia é o que merece. Em junho de 2009 esse cidadão achou por bem romper um legado "pacto de silêncio" com seus companheiros de farda e denunciou que 41 "militantes políticos" foram assassinados depois de rendidos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u584430.shtml
Para que? Com que provas? Testemunhas?
Só para render alguns dias de espaço para terroristas louvarem sua "luta" e ameaçar as FFAA com represálias?
Ou teria o propósito de render dividendos PTi$ta$ para a caída carreira política do PMDBista Curió?
Tá em cana? Bem-feito para o curió que virou traíra.

Reply
JOSÉ JOÃO DOS SANTOS E SILVA ROCHA mod

Viram na televisão que o Cúrio tinha arma em casa e resolveram fazer de conta que foi surpresa. Aí tem, pois o cara não deve ser tonto para mostrar uma arma ilegal.

Reply

Além de saquearem a viúva, querem também estuprar a memória os que lutaram para acabar com o sonho socilizante e "delirante" da esquerda.

Fora Corja!

Reply