Maranhão dos Sarney além da imaginação.

Editorial do Jornal Pequeno, de São Luiz, Maranhão:

Há muito tempo o jornalismo do Maranhão não produzia uma denúncia tão séria como a publicada pelo médico, vereador e jornalista Chico Viana em reportagem especial para o Jornal Pequeno. Os detalhes, as indicações dos sites, a crueza dos números indicam uma verdade quase irrespirável: uma monumental fraude do Sistema de Saúde do Estado contra o SUS pode estar matando gente. E muita gente.Registrados no Ministério da Saúde e no Data SUS estão 207 hospitais conveniados para prestação de serviços de emergência à população. Onde? Onde é que existem 207 hospitais de emergência no Maranhão se metade dos pacientes dos hospitais de emergência de São Luís vêm do interior do Estado?Essa reportagem tem que chegar ao Ministério da Saúde, ao SUS para que seja feita uma devassa no Sistema de Saúde do Estado. O Ministério Público tem que tomar uma atitude drástica e urgente. Alguém tem que ir parar na cadeia por atentado contra a saúde pública; não há outro caminho. Dados forjados na Saúde sugerem corpos fraturados, sugerem sangue, doenças letais... Sugerem morte. Conforme a denúncia do vereador Chico Viana, no Piauí, onde 82% da população se diz satisfeita com o Sistema de Saúde, existem 131 estabelecimentos estaduais. O Maranhão registra 30, mas na verdade não dispõe sequer de uma dúzia. E onde estão os 75 hospitais da farsa governamental de Roseana Sarney? É de estarrecer. É uma loucura sem tamanho. As pesquisas do vereador indicam que para o Ministério da Saúde em todos os municípios maranhenses existem unidades cadastradas prestando serviços ao SUS e num total astronômico de 3.789, das quais 1705 municipais. Um absurdo sem tamanho. Esta é, provavelmente, a maior farsa já produzida no Maranhão, senão no Brasil.A fraude confere 13.837 leitos. Destes, 6726 para internação em unidades municipais, 837 em estaduais e 435 em unidades federais. E mais: 5.123 leitos em estabelecimentos privados conveniados com o SUS, totalizando 13.121 leitos pagos pelo poder público. “Se isso fosse verdade, o Maranhão seria exemplo mundial em assistência médica”, diz Chico Viana, que fala com conhecimento de causa por se tratar de um médico conhecido em todo o Maranhão. Há outros dados. A matéria é longa e o tamanho dessa fraude contra a saúde pública é coisa para estudo de psiquiatras e psicólogos que sejam capazes de definir até onde vai a demência de gestores públicos e privados capazes de roubar saúde, de adoecer e matar o povo, simplesmente.

6 comentários

-MEU CARO CORONEL, SE FOI ATENDENDO AO MEU PEDIDO, OU NÃO,...MUITO OBRIGADO EM NOME DE TODO MARANHÃO, POR MOSTRAR AO BRASIL, UMA DAS RAZÕES PELA QUAL O MARANHÃO, UM ESTADO GRANDIOSO E RICO DO PONTO DE VISTA NATURAL, CONTINUAR ASSIM,...UMA TERRA DE MÃE-PRETA E PAI-JOÃO (ESCRAVOS),....E É REVOLTANTE A GENTE VER QUE ESSES CRIMINOSOS, AINDA ENCONTRAM ALGUM APOIO, EM MEIO À POPULAÇÃO VILIPENDIADA,E DESORIENTADA PELA OBSCURIDADE DA INFORMAÇÃO PROPOSITADAMENTE DISTORCIDA,....ESPERAMOS EM DEUS QUE O FIM DESSA MONSTRUOSIDADE ESTEJA PRÓXIMO !!!!.....VALEU,.....

Reply

Já havia aquele escândalo das mortes das crianças ao qual, inclusive, o secretário da saúde do Maranhão - um dos irmãos murad, esqueço os nomes - reagiu ameaçando processar o jornalista AN, como se isso fosse salvar vidas. E agora isso?

Reply
frederico menezes- PE mod

A saúde é um dos calos mais sensíveis do governo federal. Uma tragédias. Piuorou muito. E não é só no Maranhão e muito menos só no Nordeste e Norte. A calamidade publica na saúde abrange opaís. Nossos cidadãos são tratados de forma deplorável, quando não morrem nas filas.

Reply

a "familia" (nao vou citar nomes) se ALIMENTA dessas vidas humanas....


demoniaco mesmo.....

Reply

Nós brasileiros devemos mais a pequena parcela da imprensa livre (não vendida)que aos políticos.
BRAVO CORONEL por ajudar a mostrar para o Brasil o que acontece com o DESgoverno do Maranhão. E, a pergunta que não quer calar: E O MINISTÉRIO PUBLICO ?? VENDIDO TAMBEM??

Reply

Temos que nos unir aos nossos irmãos maranhenses e dar um basta definitivo a essa família inescrupulosa , há muito tempo senhores dessa Capitania Hereditária.
Queremos um Brasil livre , livre dos anti patriotas que exploram o seu próprio povo.

Reply