Lula antecipa queda de Dilma nas pesquisas e chama responsabilidade para evitar crise.

Da Folha de São Paulo:

O presidente Lula já definiu uma das estratégias para tentar vitaminar a candidatura de Dilma Rousseff a partir de julho: fará, depois da Copa, viagens em tom de despedida pelo país, quando dirá que a ex-ministra é a única que dará continuidade às políticas de seu governo.Além disso, Lula confidenciou a aliados que prepara uma "série de atos de impacto" para buscar uma virada na eleição, mantidos em sigilo por enquanto. Tudo, porém, está reservado para acontecer depois da Copa. O presidente tem insistido que a eleição só começará após os jogos na África do Sul e que não adianta ter "ansiedade" nessa fase da campanha.Nos últimos dias, Lula tem pedido calma aos integrantes da campanha de Dilma, diante do início de tensão provocado pelo que classificam de noticiário negativo e pelos resultados das últimas pesquisas, mostrando o tucano José Serra entre sete e dez pontos percentuais à frente da petista. Lula disse a Dilma e sua equipe que eles não precisam entrar em "crise" na eventualidade de a ex-ministra cair nas próximas pesquisas -ela está na casa dos 30%. Ele lembra que, em 1994, tinha cerca de 40% nessa época, enquanto FHC atingia em torno de 10%. Depois, ancorado no Plano Real, o tucano virou e ganhou no primeiro turno. Nas conversas, o presidente tem dito que seu governo será a "âncora de Dilma" e vai garantir sua virada quando a eleição começar de fato. Lula tem resistido a atender apelos do comando de campanha para fazer mais viagens ao lado da ex-ministra. Para o petista, ele não pode "banalizar" sua presença ao lado de Dilma nessa fase, quando boa parte do eleitorado ainda não está ligado na disputa. Seria "gastar munição". Na visão de Lula, Dilma deve dar prioridade nesse momento a treinamentos com sua equipe visando se preparar para programas de TV e rádio, buscando usar uma linguagem "mais simples e direta, frases curtas e evitar termos técnicos". O presidente avalia que os erros atuais não são graves e que Dilma já evoluiu. Os deslizes, porém, não poderiam se repetir na fase oficial de campanha, principalmente nos debates.

18 comentários

Como um eleitor em sã consciência pode pensar em votar numa candidata tão tosca como essa? A única experiência prática dela é em terrorismo. O Brasil não merece isso.

Reply

Caro Cel., entendo que uma âncora, quando mal utilizada, resulta em dois eventos:

1) impede a progressão da embarcaçao devido ao arrasto ou,

2) afunda a embarcação por motivo de erro de manuseio.

Espero que ocorra o segundo evento o mais rápido possível...

+

Reply

Nós já nos livramos de uma ditadura declarada e vamos nos livrar dessa disfarçada também.

Reply

Coronel, ainda é cedo para fazer algum juízo, mas é bom daqui pra frente acompanhar as questões judiciais, pois, a eleiçao presidencial, deverá ser marcada por várias "denúncias" de ilegalidades de campanha, temos o exemplo recente desta tentativa de retirar o gentequemente do ar, que é indiscutivelmente uma fonte onde se restabelece a verdade, onde a mentira é descamuflada e comprovada, veja só para quen o ebrioso ofereceu um regabofe, fica para mim uma sensação de coisa alcóolica no ar, prórpio do reino da cachaça:
José Sarney (PMDB-AP),
e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).
Também participaram do jantar os presidentes,
vice-presidentes e corregedores dos tribunais superiores -
Superior Tribunal Militar,
Tribunal Superior do Trabalho,
Superior Tribunal de Justiça,
Tribunal Superior Eleitoral
e do Tribunal de Contas da União, que é órgão auxiliar do Legislativo.
Pelo Executivo, estavam presentes os ministros da Casa Civil,
da Advocacia Geral da União,
da Justiça
e da Controladoria Geral da União
e o vice-presidente José Alencar.

Reply

O Ciro avisou que o Coroner Lua da Sirva iria fraudar essas eleições e de várias maneiras. Se o TSE disse que irá ser rigoroso, vejamos então como se comportará diante de mais essa ilegalidade.

Reply

Posso estar enganada,mas penso que o Lula vai colocar o Palocci na jogada com a "Diúma"
Que acham?

(meire)

Reply

Haja treinamento!!!!
com uma aluna como essa...
ta dificiu!!!

APA

Reply
frederico menezes- PE mod

A fala do presidente para o dia dos trabalhadores não foi uma campanha antecipada? e a campanha irregular que há dois anos Lula vcem fazendo ao lado de Dilma, o que foi? A oposição tambemn não deveria pedir a cassação da candidatura Dilma?

Reply

Uma vozinha ne disse que se continuar assim a queda da candidata do pt, o lula entraria com o plano b.
Plano B
Ele sairia do governo entrando como vice na chapa da candidata( me recuso a colocar o nome dela), assim alavancaria votos, e depois, se eleito, ela se afastaria por motivos de saúde, e ele continuaria à frente como presidente.
Alguém ja ouviu algo sobre este plano b?

Reply

ESPERO QUE O BRASIL SEJA PRUDENTE O SUFICIENTE,PARA NÃO ACEITAR NENHUM GOVERNANTE ASSIM, "FEITO ÀS PRESSAS".... ( COMO DIZEM, FEITO NAS COXAS) POIS NINGEUM É TROUXA !!!!,...

Reply

Será que a "série de atos de impacto mantida em sigilo por enquanto" inclui alguma PEC a ser aprovada na calada da noite?

Já sabemos que tentarão impugnar a candidatura de Serra, ou torná-lo inelegível, sob qualquer pretexto. Será que os atos de impacto não são um plano B a ser posto em prática caso isto não seja possível?

A meu ver, os possíveis passos da Situação:

1) Fazer a candidatura oficial decolar, com superexposição do candidato na mídia e uso da máquina governamental.

2) Havendo dificuldades com a primeira opção, tentar tirar da disputa o principal candidato da oposição, desmoralizando-o, isolando-o, ou fazendo "terrorismo eleitoral". Intensificar o uso da máquina federal.

3) Impedir o registro da candidatura ou a posse do candidato da oposição. Tentar cassar o registro, com base em supostos crimes, eleitorais ou comuns. Apresentar dossiês.

4) Tudo acima falhou e o opositor foi eleito. Agora, resta alguma medida casuística. Por exemplo, uma PEC mudando o sistema de governo para impedir o candidato eleito de governar. Terra arrasada é improvável.

5) Imaginem o que mais pode vir aqui...

Já passamos pela fase 1, estamos na fase 2 e muito perto de entrar na 3. Será que irão adiante?

Reply

ADESTRAMENTO DE CANDIDATA
Ensinar cachorro a sentar-se à mesa não é difícil, mas usar os talheres é impossível. Tarefinha ruim em Presidente!!!

Reply

Coronel, o Molusco está prometendo fazer viagens pelo país para alavancar a candidatura de Dilma. Com que dinheiro? Público? Alô TSE, a lei permite isto? Lula está antecipando um crime eleitoral? É total o desrespeito às leis e às instituições que Lula vem demonstrando. O TSE vai ficar calado e esperar que isto ocorra?

Cristina

Reply

Quem vai fazer, não fala, FAZ.
Não há série nenhuma de "atos de impacto".
O que haverá é um monte de pieguice, que cabará em várias multas eleitorais. A não ser que ele vá mesmo é tentar um golpe.
Chato, porque eu vou ter que pegar em armas, mas tudo bem.

Reply

Quem escreveu esse besteirol, kennedy "puxa-saco" alencar? A presença de lullalau é banal - e mais que isso, vulgar - com ou sem dilmente a tiracolo. elle não tem a menor noção da liturgia do cargo. Ainda bem que o Brasil pode mais.

Reply

Burro Lula não é. Concordo que o fim da Copa marca uma nova fase das campanhas. Não devemos esperar moleza, Dilma tem a máquina a seu favor e o benefício de uma economia que vai estar bombando até o fim do ano. Por outro lado... é certo que as coisas não sairam como Lula, o PT e um punhado de "comentaristas isentos" esperavam, hehe.

Reply

lula gastou munição como se não houvesse amanhã até agora. Ficou econômico derepente por que? Acha que a candidata dele pode cair nas pesquisas, mas não quer ninguém em crise, por que? lula calmo, depois de urrar e babar por mais de dois anos que sem dilma não haveria Brasil depois dele? Por que?

Reply

Que o PSDB nao se engane novamente.Na virada do primeiro para o segundo turno de 2006 quando o xuxu vinha crescendo , o PT propos ou simulou essa "trégua" e durante duas semanas o PSDB NAO SE MEXEU, o PT operava no submundo de sua "central de boatos" , só foi acordar qdo tiveram que colocar um casaco cheio de adesivos de estatais no XUXU e conseguiram ter menos votos que no primeiro turno(??).
Se o adversário sentiu o golpe , é hora de partir p cima !!!

Reply