Vem aí a Petrobras do B.

Da Folha de São Paulo:

O governo Lula ainda não tem uma posição final sobre as novas regras para exploração dos novos megacampos de petróleo na costa brasileira, mas decidiu que não deve entregar para a Petrobras todas as áreas da chamada camada pré-sal ainda não leiloadas.Dois são os motivos: 1) A Petrobras é uma empresa mista, com participação de capital privado; e 2) a estatal se transformaria numa empresa gigantesca, com poderes demais, podendo representar riscos no futuro, como já ocorreu na Venezuela, onde diretores da estatal PDVSA participaram de articulações golpistas."Hoje, a Petrobras já é um outro país. Felizmente, um país amigo", afirma, pedindo reserva, um ministro que acompanha os estudos ao falar sobre as restrições do governo em tornar a estatal poderosa demais, "maior do que o próprio Estado brasileiro".

Em termos de capital social, a Petrobras não é uma mais uma estatal, pois 20% das ações são de investidores brasileiros e 40% de acionistas estrangeiros. O que o Estado detém é 55% do capital votante, exercendo o controle e o mando da empresa. A comparação com a PDVSA de Chávez escancara tanto os temores dos investidores privados quanto os objetivos dos companheiros estatistas que hoje comandam a estatal. Coça as mãos sujas de óleo imitar o populismo do venezuelano, comprando todos os vizinhos, ainda mais quando o saco sem fundo é sustentado pelo investimento privado. Coça as mãos sujas de óleo pegar a caneta e fundar uma Petrobras do B.

2 comentários

Não demora e veremos outro calote dos argentinos, mas não tem importância nenhuma, já que o Chávez está rasgando dinheiro.

Reply

Coronel,

Realmente a decisão de fundar a Petrobas da Armação Generalizada foi em reunião em que estava toda a nata Vossas Excelências, Doutores senhores até magnatas.

Tirei a minha conclusão que lá até parecia a Suécia bacana.
Onde se leva o bagulho e se deixa a grana.

Se gritasse "Pega Ladrão!" Não ficava um! PT, PSDB, PFL, PMDB, PP, PTB, PDT, PV, PSOL todos correriam com medo de ser presos!

Reply