Para o Ministério Público, Lula enriqueceu às custas da corrupção na Petrobras
Principal alvo da 24ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta sexta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enriqueceu às custas dos crimes investigados no petrolão e teve sua campanha política abastecida com dinheiro sujo. A conclusão é do Ministério Público Federal, que investiga o petista por suspeitas de que ele tenha recebido vantagens indevidas durante os oito anos em que ficou à frente do Palácio do Planalto - inclusive do propinoduto instalado na Petrobras. "Há evidências de que o ex-presidente Lula recebeu valores oriundos do esquema Petrobras por meio da destinação e reforma de um apartamento triplex e de um sítio em Atibaia, da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora", informou a força-tarefa da Lava Jato.
As investigações conduzidas pela força-tarefa da Lava Jato e pela Polícia Federal mostram que "surgiram evidências de que os crimes o enriqueceram e financiaram campanhas eleitorais e o caixa de sua agremiação política" e que existem repasses a Lula - um deles, de pelo menos 1 milhão de reais, feito pela OAS - "sem aparente justificativa econômica lícita". O dinheiro, aponta a investigação, foi utilizado em reformas e imóveis de luxo como o tríplex 164-A do Condomínio Solaris, no Guarujá. Em janeiro, documento assinado pela delegada da Polícia Federal Erika Marena já elencava o tríplex do ex-presidente Lula no condomínio Solaris como um dos imóveis que indicam "alto grau de suspeita" quanto à real titularidade.
Em um organograma organizado pelos policiais, a unidade residencial é registrada como de propriedade da OAS, uma das empreiteiras que integravam o chamado clube do bilhão, cujos executivos, incluindo o ex-presidente Leo Pinheiro, já foram condenados na Lava Jato pelo juiz Sergio Moro. Mas os indícios apontam que o imóvel, conforme revelou VEJA, é, sim, do ex-presidente petista. "Embora o ex-presidente tenha alegado que o apartamento não é seu, por estar em nome da empreiteira, várias provas dizem o contrário, como depoimentos de zelador, porteira, síndico, dois engenheiros da OAS, bem como dirigentes e empregado da empresa contratada para a reforma, os quais apontam o envolvimento de seu núcleo familiar em visitas e tratativas sobre a reforma do apartamento", diz o MP.
Conforme os investigadores, existem evidências de que a empreiteira OAS tenha desembolsado mais de 750.000 reais para reformar o tríplex de Lula no Guarujá, além de ter quitado despesas de mais de 320.000 reais em móveis de luxo para a cozinha e para os quartos do imóvel. "A suspeita é de que a reforma e os móveis constituem propinas decorrentes do favorecimento ilícito da OAS no esquema da Petrobras", diz o Ministério Público. Além das suspeitas que recaem contra Lula, argumentam os procuradores da Lava Jato, "há fortes evidências de que outros líderes e integrantes do Partido dos Trabalhadores foram agraciados com propinas decorrentes de contratos da Petrobras". Entre eles, o ex-homem-forte do governo petista José Dirceu, preso em Curitiba. (Veja)
13 comentários
Os militontos que defendem o bandido Lula estão em blocos em vários pontos. Estão em total desespero, porque as TETAS DO GOVERNO acabam de escapar da boca desses vagabundos. As tetas secaram definitivamente com a prisão do chefão da corrupção. Mamar de agora pra frente será IMPOSSÍVEL.
Reply
ReplyCom a prisão do bandido Luiz Inácio Lula, o dólar cai, as ações da Petrobrás sobem, o Real SOBE, a Bolsa sobe, os investidores já começam a enxergar o Brasil. Agora precisamos de um presidente igual a "Mauricio Macri” da Argentina, que em 2 meses já colocou o país nos trilhos e recuperou os sonhos do povo argentino.
FINALMENTE A NAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ LIVRE DO LULA/DILMA/PT.
O ENTERRO SERÁ DIA 13 DE MARÇO, COM 200 MILHÕES DE BRASILEIROS NAS RUAS.
Hoje é um dos dias mais felizes!
ReplyParabéns a PF / Juiz Sergio Moro!
LULA E DILMA JÁ SÃO CASO DE POLÍCIA!!!!
CADEIA NELES!
FORA PT!
Chris/SP
O pente fino que a PF está fazendo na casa do Lula vai ser tão minucioso, que vão acaba achando o dedo que falta.
ReplyE todos sabemos que o Petrolão é um dos canais de corrupção e nem é o maior. Temos ainda o BNDES é dezenas, quem sabe centenas de pixulecos por aí.
ReplyMas o Al Capone caiu não pelos assassinados, contrabando e formação de quadrilha, mas por fraudar o imposto de renda.
Existe muita munição jurídica contra o bandido, mas uma só é suficiente.
Dia memorável, nobre Coronel.
ReplySalve o Coronel e todos aqueles que ajudaram a abrir os olhos e dar passo tão importante ao país.
Memorável.
DBF
Não acredito que tenha sido o Sergio Moro tenha feito essa burrada, e no final não prender Lula...
ReplyAgora o Lula vai aparecer na varanda do seu apartamento, ou na sede do PT, para ser ovacionado pelos PTralha...
E a lava jato vai pro brejo...
Há algo de podre nesse reino... isso só deu força ao PT.
Há quem diga que essa ação foi criada pelo Janot na madrugada passada. (Acreditar em quem?). Um chefe de quadrilha de tamanha “importância”, só deveria ser interrogado pelo juiz Sergio Moro.
Busquem e restituam o Crucifixo roubado do Planalto.
ReplyEsse é o começo do fim para a ORCRIM, que durante mais de uma década infelicita nosso amado Brasil. Temos potencial para ser uma grande nação e seremos, com toda a certeza e, com apoio de nossas instituições que se mostraram fortes e prontas a nos dar uma resposta positiva! Parabéns à PF; MPF e Justiça do PR!
ReplyRevelação bombástica: O Dr. Gibson, da novela, não é o "pai". Lula é o "pai".
ReplyEstA quadrilha SE APODEROU DO PAIS POR 13 ANOS,MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DO PAIS E DO MUNDO
ReplyVAMOS AS RUAS
IMPEACHMENT NA DILAMA lesa PATRIA
O fdp na PF fazendo campanha e gravataria de si próprio. Em vez de contar dos crimes ele desvia do assunto e fala que as palestras criminosas que nunca deu.
ReplyPRENDAM ESSE CARA DE PAU.
Com o microfone na polícia federal fazendo chacota da justiça. E todo mundo rindo das palhaçadas e pouca vergonha desse crápula.
PRENDAM ESSE BANDIDO!
Deus seja louvado,
Reply