Recessão piora no final do ano: 2015 fecha com PIB negativo de 3,6% e inflação em 10,8%.


Num retrato da deterioração da economia brasileira, o Banco Central revisou suas projeções e admitiu que a recessão econômica será ainda mais grave que a esperada antes. Mesmo assim, o brasileiro terá de conviver com inflação alta por pelo menos dois anos. A projeção para a queda na atividade econômica passou de 2,7% para 3,6% em 2015. Para o ano que vem, a expectativa é que a economia brasileira encolha 1,9%.

Segundo o relatório trimestral de inflação, a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado oficialmente no sistema de metas, também está maior: subiu de 9,5% para 10,8%. Para o ano que vem, a estimativa passou de 5,3% para 6,2%. E, pela primeira vez, o BC divulgou a previsão para 2017: 4,8%.

As perspectivas do BC para a economia neste ano estão alinhadas com as do mercado financeiro. Os analistas esperam retração de 3,7% para este ano com inflação de 10,7%. No entanto, para o ano que vem, o BC enxerga um quadro melhor porque os economistas apostam em recessão de 2,8% e inflação de 6,87%. A probabilidade estimada de a inflação ultrapassar o limite superior do intervalo de tolerância da meta em 2016 é de 41% e, em 2017, de 20%.

Esse é o primeiro relatório de inflação do Banco Central divulgado após o Comitê de Política Monetária admitir que só conseguirá levar a inflação para a meta de 4,5% em 2017. A escolha foi não sacrificar ainda mais a já debilitada economia com uma carga de juros ainda maior para cumprir o objetivo depois que as expectativas foram desancoradas pelo descontrole das contas públicas e também pelo envio de um orçamento deficitário para o ano que vem ao Congresso.

ENERGIA: ALTA DE 4,6% EM 2016
O texto ainda não leva em consideração a troca do ministro da Fazenda, ma última sexta-feira, que teve uma reação ruim no mercado e fez o dólar aumentar. Ou seja, o possível impacto nos preços de importados e seu efeito na inflação ainda não foram levados em conta. No entanto, o BC revisou o peso das tarifas de serviços públicos — um dos vilões da disparada da inflação neste ano.

A projeção para a variação dos chamados preços administrados aumentou de 15,4% para 18,2% em 2015. Isso considera uma alta de 20,7% da gasolina e 51,6% na conta de luz. Para 2016, a projeção para a inflação das tarifas públicas subiu de 5,7% para 5,9%. Só não é maior porque a Petrobras não tem espaço para apertar mais os preços dos combustíveis.

“Essa projeção considera, para combustíveis, que os preços domésticos da gasolina e do óleo diesel encontram-se acima dos praticados no mercado internacional, restringindo, dessa forma, eventuais elevações”.

Para os preços da energia, a projeção de 4,6% para 2016 leva em conta redução da tarifa em dólar da usina de Itaipu e manutenção das bandeiras tarifárias no ano que vem, apesar da queda dos riscos hídricos e desligamento de usinas térmicas de maior custo. Em 2017, a projeção de reajustes dos itens administrados é de 5,0%.

Por outro lado, o BC diz que a alta do dólar beneficia as exportações e isso deve fazer os empresários voltarem a investir. 

SALÁRIOS PRESSIONAM INFLAÇÃO
“O comitê entende que, em prazos mais longos, emergem bases para ampliação da taxa de investimento da economia, para uma alocação mais eficiente dos fatores de produção e, consequentemente, para que as taxas de crescimento do PIB potencial e efetivo retomem patamares mais elevados”, diz o Banco Central antes de fazer um alerta tudo depende da melhoria das contas públicas e da cena política:

“A velocidade da materialização das mudanças acima citadas e dos ganhos delas decorrentes depende, fundamentalmente, de uma trajetória de superavit primários (economia para pagar juros da dívida) que fortaleça a percepção de sustentabilidade do balanço do setor público, além da redução de incertezas que cercam o ambiente doméstico”.

Sobre o mercado de trabalho, o Copom alerta que as negociações salariais dão peso excessivo à inflação passada, principalmente, neste ano de tarifaço. Mesmo com a alta do desemprego, os salários continuam a ser fonte de perigo para a inflação e para a queda da produtividade no Brasil.
“Assim, não obstante a ocorrência de variações reais de salários mais condizentes com as estimativas de ganhos de produtividade do trabalho, e apesar do processo de distensão em curso no mercado de trabalho, o Comitê avalia que a dinâmica salarial ainda origina pressões inflacionárias de custos”.

7 comentários

Coronel,

O anos de 2016 será pior, bem pior!!

Vamos ver as demissões pós-natal para tirar "uma base".

JulioK

Reply

Para nos livrarmos da inflação, é preciso livrar-nos da dupla:

DILMA / BARBOSA!!!!


IMPEACHMENT JÁ!



Chris/SP

Reply

Essa desgraça em que o Brasil se encontra é o resultados de 13 anos de governo Lula/PT e seus BANDIDOS ALIADOS.

Sustentar "tantos corruptos" locupletaos em cargos públicos, por tanto tempo é insuportável, mesmo que seja um Gigante deitado em berço esplendido.

Ex.: Bandidos togados, os vendilhões do Brasil. Para conquistar e fazer jus a vantagens pessoais, eles FO875D324EM os brasileiros, sem nenhum pudor.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=924884417590950&set=a.246948345384564.60965

Reply

Coronel, publica algo nesse sentido: governo cortou mais de 130 milhões da PF. Segundo reportagens, o presidente da ADPF disse que comprometerá a Lava Jato. Retaliação do PT?

Reply

No natal da anta, vai ter também 300 casos de microcefalia por semana.

Reply

Asqueroso!
Voto de Barroso é uma fraude! Ministro omitiu trecho do regimento e distorceu caso Collor!
Vídeo mostra omissão e este blog desmascara o resto.
Aqui: http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/

Reply

As disputas, os desentendimentos surgidos entre o Macri da Argentina e o Maduro caindo de Podre da Venezuela, a vitoria da direita lá já surtem os primeiros efeitos!
O otario, ameaçador de invadir o Brasil Evo Morales está quietinho na sua, nem triscou nada contra a Argentina, se enfiou na toca!
Acontece que a futura derrota geral em 2016 no Brasil dos candidatos do Partidos da Trevas-PT e de seus capachos do Partido Meretriz Do Brasil-PMDB será uma cacetada de arrebentar a mais na peste comunista que assola a América Latina, que tem transformado ela na América LATRINA!
Mãos à obra, eleitores, para despachar essas urucubacas em 2016!

Reply