A Vale é dona de 50% da Samarco. O Governo Federal é dono de 49,8% da Vale. Quem é o maior responsável pela tragédia?


A Samarco é uma joint venture onde a Vale do Rio Doce possui 50% do capital. Já a Vale do Rio Doce tem o Governo Federal como seu maior acionista. Logicamente, então, a maior responsável financeira e de reconstrução passa a ser Dilma Rousseff. Talvez seja por isso que tenha demorado tanto tempo a visitar o local.

Esta é a composição da Vale do Rio Doce, dona de 50% da Samarco:

Governo Federal: 6,8%
BNDESpar: 6,8%
Valepar: 53,5%

A Valepar tem 58,1% de participação da Litel-Previ e 9,5% do BNDESpar, perfazendo um total de 67,6% de participação do governo.

Portanto, 36,2% de participação na Vale através da Valepar.

Somando tudo (36,2%+6,8%+6,8%) dá 49,8% de participação do governo federal na Vale.

34 comentários

https://www.facebook.com/neide.fernandes/videos/1143636985679215/

Reply

Nunca li tanta besteira junta, a Valepar é um conjunto de vários investidores, entre eles o Bradesco, através da Bradespar controla 17% do conglomerado, a Mitisui controla outros 15% e os fundos de pensão Previ, com 58 %. Porém fundo de pensão não é mesma coisa que banco público, ele tem regras para fazer investimentos e representam os interesses de seus associados, querer misturar alhos com bugalhos não irá ajudar a resolver e vai confundindo que se encontre os verdadeiros responsavéis por esta tragédia.

Reply

Blog do Coronel, qual a fonte consultada para esses dados? Estou procurando e até o momento não encontrei. Gostaria de consulta-las. Grato!!

Reply

Blog do Coronel, qual a fonte utilizada para esses dados? Estou procurando e ainda não encontrei, peço a indicação da fonte. Grato.

Reply

qual a conta para se chegar a 36,2% de participacao na Vale atraves da Valepar?

Reply

Não precisa nem fazer conta. É só ver que o atual presidente da Vale, sr Murilo Ferreira, foi fincado lá pela Dilma Rousseff através da influência dos fundos de pensão... O presidente da empresa é da cota pessoal dela, logo quem manda ali é ela. Ela não sossegou enquanto não tirou o Roger Agnelli que era e de fato competente. A Vale hoje é usada politicamente como a Petrobras.

Reply

Não precisa nem fazer conta. É só ver que o atual presidente da Vale, sr Murilo Ferreira, foi fincado lá pela Dilma Rousseff através da influência dos fundos de pensão... O presidente da empresa é da cota pessoal dela, logo quem manda ali é ela. Ela não sossegou enquanto não tirou o Roger Agnelli que era e de fato competente. A Vale hoje é usada politicamente como a Petrobras.

Reply

Não precisa nem fazer conta. É só ver que o atual presidente da Vale, sr Murilo Ferreira, foi fincado lá pela Dilma Rousseff através da influência dos fundos de pensão... O presidente da empresa é da cota pessoal dela, logo quem manda ali é ela. Ela não sossegou enquanto não tirou o Roger Agnelli que era e de fato competente. A Vale hoje é usada politicamente como a Petrobras.

Reply

Anônimo, no Wikipedia está assim: Atualmente, o principal acionista da Vale é a a União, através do BNDES Participações, de fundos de previdência de suas estatais e de participação direta, que detêm a maioria das ações da Vale.

Reply

O site da Vale - composição acionária ações ordinárias com direito a voto

Reply

Quem controla a Valepar é a Previ. Quem nomeia os diretores da Vale é a Valepar. Quem nomeia os diretores da Previ é o Banco do Brasil. Quem nomeia os diretores do Banco do Brasil é Dilma

Reply

O porcos cagaram na "Petroubras" e antes de findarem, já cagam na Vale. Quais mais outros lugares eles farão sua evacuação?

Reply

Cel
Devemos cobrar responsabilidades Municipal, Estadual e Federal.

O Governo Dilma (PT) criou em 2013 a Agência Nacional de Mineração.

Pelo jeito foi só mais uma agência reguladora para criar mais cabides de emprego. Fiscalizar e normatizar, dá muito trabalho, não fizeram.

Leia em: http://www.valor.com.br/brasil/3165592/governo-anuncia-criacao-de-agencia-nacional-de-mineracao

Átila

Reply

A Dilma deve eh ser afastada, cade a justiça q se cala vendo tanta m.....prejuízo,país sangrando há 2 anos houve uma tragédia em santa Maria o governador era do pt única vez que o pt governou o sul primeira e ultima,n foi reeleito,foi corrido....até hoje nada de cadeia pra ninguém, agora mais este acidente e Dilma levou 1 semana p aparecer,isto que é sua terra já que nasceu na capital mineira belo horizonte, estes dias teve uma tragédia em um país onde morreram pouco mais de 20 jovens e o 1 ministro renunciou aqui morreram 242 jovens e n deu em nada,agora d novo..pt n tem plano nunca teve só surfaram em cima do plano real,pegaram a casa em ordem pronta p crescer isto eh,dar continuidade ao plano real q derrubou a hiperinflação herdada de Sarney - era de 140 ao mes e FHC derrubou entregou com 12 ao mês,se quisesse o bem do país deveria é renunciar,mas nao eh o q vemos pt perda total

Reply

Então nunca houve privatização, ou seja, foi um acordao entre FHC e Mulla!!!

Reply

Também acho que não há alguma lógica nesses números. Mas o que é estranho mesmo é o total descaso do governo em não querer pegar os responsáveis da tragédia. Por enquanto só falam em indenizações e saque do FGTS, agora sobre a perícia do acidente não se fala nada. Parece aquela vez que caiu o avião do Eduardo Campos. Só abobrinha.

Reply

http://www.vale.com/brasil/PT/investors/company/shareholding-structure/Paginas/default

Reply

Nunca vi uma conta tão confusa e maluca como essa.

Reply

Quem não entendeu a conta que estude matemática de 5ª série.

Reply

E so fazer uma pesquisa que vão ver que o BNDES tem apenas 9,5% da vale as pessoas estão perdendo a Razão das coisa a vale tem 65% de investimentos nacionais e 35%estrangeiros

Reply

Vale reconhece que mandou água com querosene para Governador Valadares

A Prefeitura de Governador Valadares (MG) informou, no fim da tarde desta sexta-feira (13), que precisou descartar todos os 240 mil litros de água entregues pela Vale para serem distribuídos aos moradores da cidade. Segundo a administração, o primeiro carregamento chegou com alto teor de querosene. (RJ Notícias)

http://www.rjnoticias.com/2015/11/vale-reconhece-que-mandou-agua-com-querosene-para-governador-valadares/#comment-45664


14 de novembro de 2015

'Hoje somos todos franceses', diz Dilma a Hollande

Lamentamos informar, mas manhã, 15 de novembro, Proclamação da República do Brasil, o País voltará ao seu estado atual!

Lamentamos Informar

Ricardo Zimeth


https://www.youtube.com/watch?v=3SZyc_VjR8Q

Reply

RESPONSA É DO GOVERNO FEDERAL QUE NAO FISCALIZOU COMO DEVERIA, 13 ANOS A DERIVA, FORA PT

Reply

VALE É SIM USADA POLITICAMENTE PELO PT, POR ISTO O SILENCIO, ESTAO ABAFANDO TUDO, E SÓ FALAM D PARIS, CADEIA JÁ NA DILMA, GOVERNO FEDERAL QUE N FISCALIZOU COMO DEVERIA

Reply

a dilama deve é ser presa, faltou fiscalizaçao

Reply

Uma empresa precisa ser fiscalizada para fazer o certo?
Então precisamos de um Estado cada vez maior.
Curti a lógica.

Reply

Então uma empresa deve ser fiscalizada para fazer o certo?
Usando a mesma lógica, precisamos de Estado cada vez maior.
Curti sua "lógica "
O meu comentário eu assino.

Reply

Sua ignorancia nao minimiza o argumento

Reply

Faca vc a pesquisa corretamente. A vale tem 35% e cpntrole da valepar. A valepar eh controlada pela PREVI, que eh de previdencia da Caixa

Reply

Esta é somente parte de uma reportagem em que o deputado petista, José Guimarães( PT), responde sobre a rejeição à proposta apresentada pelo PSOL, do decreto legislativo para fazer um plebiscito que perguntaria aos brasileiros se eles eram ou não favoráveis à reestatização da Vale do Rio Doce, que TEVE PARTE DA AÇÕES — SÓ PARTE — PRIVATIZADA EM 1997. José Guimarães, que foi relator do processo, defendeu arduamente a privatização da Vale.


O Estado brasileiro mantém poder de interferência na Vale?
O petista responde em nome do seu partido:
“Com efeito, o Conselho de Administração da Vale é controlado pela Valepar S.A, que detém 53,3% do capital votante da empresa (33,6% do capital total). Por sua vez a constituição acionária da Valepar é a seguinte: Litel/Litela (fundos de investimentos administrados pela Previ) com 58,1% das ações, Bradespar com 17,4%, Mitsui com 15,0%, BNDESpar com 9,5%, Elétron (Opportunity) com 0,02%.”
A Vale não foi desnacionalizada?
O petista responde em nome do seu partido:
“Se forem consideradas as ações da Previ (cuja diretoria é indicada pela União) e do BNDES como de influência direta do governo federal, este gerencia, por posse ou indicação, cerca de 41% do capital votante (incluindo participações externas à Valepar). Incluindo-se, ainda, a participação do Bradesco e dos investidores brasileiros, cerca de 65% do capital votante da empresa se encontram no País.”

Aqui está a reportagem completa:
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-que-o-pt-esconde-o-pt-fez-a-mais-entusiasmada-defesa-da-privatizacao-da-vale-e-provou-o-bem-que-a-decisao-dos-tucanos-fez-ao-pais/

Reply

Então se o governo tem 49,8% é acionista minoritário.Os acionistas majoritários é que ditam as politicas e rumos da empresa

Reply

Por ganância deixaram de implementar um plano de monitoramento de riscos na barragem e até um sistema de aviso às populações vizinhas, no caso de rompimento. Assumiram o risco do desastre, agora que paguem cada centavo que for exigido nas multas( que devem ser no valor proporcional ao desastre) e das indenizações.
O pior é que os resíduos poderiam ser aproveitados em atividade produtiva, gerando renda para a população e não serem transformados em tragédia. Existe em Minas Gerais, desde 2007, uma mineradora que recicla a agua utilizada na mineração de ferro e de uma empresa Minerita – Minérios Itaúna Ltda que reaproveita os rejeitos dessa mineração para produzir areia industrial utilizada em obras de construção civil (tijolos, mourões de cerca, lajotas de pavimentação, vigas, etc) - Reportagem datada de 05/12/2013 : Fonte: http://revistaecologico.com.br/noticia.php?id=1701

Reply

Concordo plenamente com o blog. Quem causa tragédias ambientais nesse País é, na verdade, o GOVERNO FEDERAL. Os jornais noticiaram recentemente, que o IBAMA só recebe 9% das multas que aplica. Lógico. Os 91% restantes nunca serão devidamente cobrados, porque o Estado é o maior poluidor. A barragem de Minas Gerais não é exceção.

Reply

VALE = Valepar, 53,9% do capital votante (1/3 do capital total). 5,3% para o governo federal, 5,3% para o BNDESpar, 14,8% para investidores brasileiros, 16,9% na Bovespa e 46,2% de investidores estrangeiros (este percentual cai para 33,9% no caso do capital total). Samarco – com a metade anglo-australiana e com esses investidores estrangeiros da Vale – tem mais da metade de suas ações nas mãos de estrangeiros.

Valepar = 49% Fundos de investimentos administrados pela Previ; 17,4% Bradespar, do Bradesco; 3) 15% multinacional Mitsui, um dos maiores conglomerados japoneses, de bancos à petroquímica, com inserção na Sony, Yamaha, Toyota; 9,5% BNDESpar. 0,03% da Elétron, Opportunity, de Daniel Dantas. (Com a Mitsui, aumenta ainda mais a participação de estrangeiros na Samarco).

Reply

Qual governo de Estado concedeu s licença de funcionamento da Samarco dm MG e quais os termos do contrato de exploração. Pesquisem o ano da liberação quem foram os envolvidos no acordo e chegarão ao seu culpado

Reply