Congresso não terá forças para atrasar andamento do processo do TCU contra Dilma.

Rose de Freitas, Eduardo Cunha e Renan Calheiros

(Globo) Logo após o resultado da votação no Tribunal de Contas da União (TCU), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) reuniu em seu gabinete a presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) e alguns líderes para discutir o encaminhamento da recomendação pela rejeição das contas da presidente Dilma Rousseff. 

Diante da gravidade da crise e da cobrança da sociedade por uma saída, a disposição de Renan e de Rose é não segurar a apreciação na CMO e, depois, em sessão conjunta do Congresso Nacional. Apesar dos prazos regimentais, a avaliação feita pelo líder do PMDB Eunício de Oliveira (PMDB-CE), na reunião, é que a votação final só deve acontecer em fevereiro, depois do recesso parlamentar do fim de ano. 

Sobre a estratégia do governo de apostar as fichas para derrubar o parecer do TCU no Congresso, a presidente da CMO deixa claro que a comissão tem baseado 90% das deliberações de contas de outros presidentes nos pareceres técnicos do TCU, que é o órgão consultivo do Congresso. Apesar de a palavra final ser prerrogativa do Congresso, Rose diz que o parecer do TCU deverá basear a decisão e será muito difícil derrubá-lo.

— Tendo a entender que a unanimidade na decisão do TCU construiu um parecer tecnicamente perfeito — disse Rose de Freitas.

Na reunião, levando em conta as providências burocráticas de reunião da Mesa Mista do Congresso, Renan disse que tão logo receba o parecer do TCU, ele irá despachar para a Comissão Mista de Orçamento, que tem 40 dias para indicar um relator e apresentar o relatório preliminar. Depois desse prazo de 15 dias para emendas e mais 15 dias para o relator dar o parecer sobre as emendas. Em seguida, vota-se na Comissão e depois no plenário do Congresso.

O TCU queria enviar o parecer ainda hoje para Renan, mas ele pediu para que não se fizesse nada açodado. A prerrogativa de indicar o relator na Comissão é de Rose de Freitas. Um dos nomes cotados é o da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO). — Vamos indicar o relator e apresentar o relatório preliminar bem antes dos 40 dias. O Renan tem muita responsabilidade e sabe da gravidade da situação, não vai segurar para mandar para a Comissão. E nós não vamos adiar prazos regimentais — disse Rose. 

O senador José Serra (PSDB-SP), ao sair da reunião no gabinete de Renan, avaliou que o governo terá pouca força para derrubar o parecer do TCU, pois em uma semana após a reforma ministerial para fortalecer sua base, ao invés de aumentar seus votos, perdeu parte expressiva de apoio. — Em menos de uma semana depois da reforma, o Picciani só lidera 1/3 da bancada e o blocão derreteu. Até o Jovair Arantes saiu da base. É incrível a capacidade da Dilma de transformar solução em problema. Ela tem uma atração fatal pelo erro — avaliou Serra. 

Aos que querem usar o parecer do TCU para embasar um pedido de impeachment, Rose de Freitas disse que isso não é possível. — O único instrumento legal para embasar o impeachment é a rejeição das contas da presidente, mas o parecer do TCU tem que ser aprovado antes pelo Congresso Nacional — diz a presidente da Comissão Mista de Orçamento. 

Mas líderes e parlamentares da oposição discordam. — A decisão do TCU confirma o estelionato eleitoral. É uma decisão de grande relevância. Fica caracterizado o abuso de poder político e econômico, além do crime de responsabilidade. O Congresso Nacional falará pela Nação — diz o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima

14 comentários

Porque só o Cunha tem dinheiro fora do País. Esss petistas pelegos milionários a nossas custas também não têm? E o Lula não tem dinheiro fora, não? todos tem de ser investigados. O PT e seus pelegos não devem nunca serem poupados e sim punidos e presos.

Reply

Só falta a imprensa dizer que os filhotes milionários desse pelegos corruptos do PT também terão direito a Fórum privilegiado. Se for assim, o Fernandinho deverá requisitar fórum privilegiado, o açougueiro da esquina também tem esse direito e o ladrão de bicicleta também . Para dar um fim na corrupção no Brasil, prendam o Lula.

Reply

COISA DE LOCO! Diferença entre ministros

http://1.bp.blogspot.com/-aBVcjnn2fjQ/VhZHa_e7crI/AAAAAAAAZWI/GKEMG4KfkGw/s1600/Diferen%25C3%25A7a%2Bentre%2BMinistros.jpg

Reply

Sabem de uma coisa? É só blá blá blá blá e no final (e todo mundo com rabo preso!) a mulher fica até 2018, Lula volta em 2018, 10.000 bandidos soltos e milionários com a roubalheira, meia dúzia de bandidos presos por pouco tempo mas milionários com a roubalheira também e os patetas dos pentacampeões com cara de tacho vendo o país se desfazer e pagando a conta toda.

Reply

E vamos ficar espertos. Quando a coisa ficou feia na Venezuela eles chamaram o Chapolim colorado para ajudar e deu no que deu. Não vamos errar como eles, vamos chamar o Superman logo de uma vez! Para o alto e avante! KKKKKKKKKKKK. Pelo andar da carroagem achar que nossos políticos (todos esquerdistas além de ¨honestíssimos¨) nascidos de um povo medíocre e capenga como o brasileiro servem para resolver qualquer coisa e colocar essa joça no século XXI é o mesmo que acreditar que existe Homem-aranha, Batman e o Papai Noel.

Reply

Esse governo pratica contravenções em cadeia, isso é muito sério porque acabou com o Brasil, que hoje anda aceleradamente PARA TRÁS e em queda vertiginosa para o FUNDO DO POÇO.

A conduta dos Ministros do TCU na sessão de análise das contas foi de extrema seriedade e transparência, com embasamento técnico minucioso. Explicações claras e detalhadas em linguagem simples, sem aquele linguajar rebuscado costumeiro dos causídicos.

Perfeitamente compreensível para quem estivesse interessado e compreender as tramoias usadas e a abrangência e gravidade do assunto.

O pronunciamento de cada voto, de forma objetiva, sucinta e contundente, não deixou pairar dúvidas quanto à decisão de reprovação das contas, tomada por unanimidade.

O relator Ministro João Augusto Nardes merece toda nossa reverência, mostrou imparcialidade e muita competência, foi brilhante!

Resta a esperança e preocupação de que o Congresso se inteire detalhadamente das particularidades do processo e se esforce na seriedade em aprovar a decisão do TCU, feita por TÉCNICOS COMPETENTES, CONCURSADOS E ILIBADOS.

A grande preocupação é que assunto de tamanha seriedade dependa da aprovação dos políticos despreparados que compõem o Congresso, considerando a postura que habitualmente vemos no senado e na câmara.

Difícil acreditar que oportunistas, ativistas de causa gay, capitães do mato, palhaços, futebolistas, atores, chefes de facções, paraquedistas de toda sorte....... tenham competência e seriedade para participar da aprovação de uma matéria técnica e de tanta seriedade como essa reprovação feita pelo TCU.

QUE DEUS ILUMINE A TODOS.

Reply

O Congresso só ratifica ou rejeita politicamente, pois o orgão técnico é o TCU e, esse já disse por unanimidade que dilma pedalou à rodo, entre outros, para ganhar eleição, o que caracteriza crime eleitoral, sem dúvida. A oposição tem razão, não tem de esperar nada! Impeachment já!

Reply

Coronel, a dilma diz que viu luz no fim do túnel, e nós, como é que vamos ver luz no fim do túnel com essa corja de ladrões no poder, nos três poderes, diga-se. Como? Só um milagre salva o país!

Reply

TERMINATOR


Sou mais otimista que você!!!!

O velho e capenga sapo barbudo tá morto, só falta enterrar. Não engana mais ninguém.


Chris/SP

Reply

Os crimes foram comprovados tecnicamente O congresso pode abrir, sim, o pedido de impeachment que e', naturalmente, um processo politico.

Reply

.
Coronel
Também partilho da opinião que as coisas tem que ser feitas paulatinamente e com firmeza , para não permitir manobras questionáveis.
Lembrar que a uma noite de amor e um estupro, tem na realidade o mesmo propósito. A fundamental diferença está exatamente na condução do ato...

Reply

com a proximidade dos jogos das eliminatória, alguém vai ficar doente? e quem diz que o sapo barbudo está em fase terminal, está enganado. Basta ele ser candidato, o povão vota nele em peso - que vem depois? eu já disse em outro comentário: após tudo, isso - o diluvio. Querem um belo de um exemplo? analisem o governo da dona Dilma - quem mandou votar nela? 0 Lula e o povão obedeceu. Agora é só esperar que o país vai pro saco - já está na reta da chegada.

Reply

com a proximidade dos jogos das eliminatória, alguém vai ficar doente? e quem diz que o sapo barbudo está em fase terminal, está enganado. Basta ele ser candidato, o povão vota nele em peso - que vem depois? eu já disse em outro comentário: após tudo, isso - o diluvio. Querem um belo de um exemplo? analisem o governo da dona Dilma - quem mandou votar nela? 0 Lula e o povão obedeceu. Agora é só esperar que o país vai pro saco - já está na reta da chegada.

Reply

O cronograma ideal é o impeachment lá por abril de 2016. A crise terá piorado, aumentada a rejeição a Dilma e ao PT, e faltarão apenas 6 meses para as eleições.

O PT será, então, banido da política brasileira pelo voto, democraticamente.


Lanterna.

Reply