Lula intermediava empréstimos do BNDES e ainda cobrava pelas palestras para favorecer Odebrecht em obras que geravam propina para PT no exterior.

(Globo) O termo lobby, que traduzido do inglês para o português quer dizer saguão ou antessala, ganhou novo significado na política. A palavra também é usada para designar a atividade de pressão sobre políticos ou poderes públicos, influenciando-os em decisões que beneficiarão pessoas, grupos, partidos ou instituições. Em geral, o pagamento pela atividade é calculado a partir dos valores dos negócios fechados. O lobby não é atividade regulamentada no Brasil, e se for praticada mediante concessão de benefícios ou vantagens pessoais, pode ser interpretada como tráfico de influência.

É isso que é investigado em inquérito da Procuradoria da República no DF, que apura se o ex-presidente praticou tráfico de influência internacional, crime incluído no Código Penal em 2002. Telegramas diplomáticos trocados entre chefes de postos brasileiros no exterior e o Ministério das Relações Exteriores, entre 2011 e 2014, revelados em julho, indicam que as atividades de Lula em favor da Odebrecht no exterior foram além de palestras. Os documentos apontam que Lula atuou em duas ocasiões para beneficiar a empresa. A investigação quer saber se o lobby foi remunerado. O Instituto Lula alegou, à época, que as palestras foram pagas.

A assessoria do Instituto Lula classificou de atuação “lícita, ética e patriótica” do ex-presidente Lula quando defende os interesses de empresas brasileiras no exterior. Diz a nota da assessoria do ex-presidente: 

“Em seus dois mandatos, Lula chefiou 84 delegações de empresários brasileiros em viagens por todos os continentes. A diplomacia presidencial contribuiu para aumentar as exportações brasileiras de produtos e serviços, que passaram de US$ 50 bilhões para quase US$ 200 bilhões, e isso representou a criação de milhões de novos empregos no Brasil. Só uma imprensa cega de preconceito e partidarismo, poderia tentar criminalizar um ex-presidente por ter trabalhado por seu país e seu povo”, escreveu o instituto.

No texto, a assessoria de Lula afirma haver uma “repetitiva, sistemática e reprovável tentativa de alguns órgãos de imprensa e grupos políticos de tentar criminalizar a atuação lícita, ética e patriótica do ex-Presidente Lula na defesa dos interesses nacionais, atuação que resultou em um governo de grandes avanços sociais e econômicos, com índices recorde de aprovação”.

Continua a nota: “temos a absoluta certeza da legalidade e lisura da conduta do ex-presidente Lula, antes, durante e depois do exercício da presidência do país, e da sua atuação pautada pelo interesse nacional”.

O ex-ministro Miguel Jorge admitiu a troca de mensagens com os executivos da Odebrecht. Ele afirmou que presenciou pelo menos “meia dúzia de vezes” o ex-presidente Lula vendendo empresas brasileiras a outros presidentes. — Essa palavra lobby, depois deste escândalo, passou a ser muito pejorativa. O que esses caras fizeram não foi lobby, foi corrupção. Agora, quando você fala que o presidente de um país que tem interesse em um consórcio de empresas brasileiras, das quais duas eram estatais, tenham uma situação importante numa obra de não sei quantos bilhões de dólares, é absolutamente natural. Isso foi feito de maneira absolutamente transparente sem nenhuma sacanagem no meio — explicou o ex-ministro.

O ex-chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, disse em nota “negar categoricamente que recebeu diretamente de Marcelo Odebrecht ou Alexandrino Alencar qualquer sugestão para discursos em agendas internacionais ou assuntos relativos à Odebrecht”.

Segundo Carvalho, “o presidente Lula sempre expressou que queria se transformar em um caixeiro viajante do Brasil”, por isso, em viagens, “sempre fez questão de convidar muitos empresários, realizando reuniões nos países visitados na perspectiva de abrir novas negociações para empresas brasileiras; a Odebrecht foi uma dentre muitas”, afirmou.

Por meio de nota, a Odebrecht informou que “os trechos de mensagens eletrônicas divulgados apenas registram uma atuação institucional legítima e natural da empresa e sua participação nos debates de projetos estratégicos para o País - nos quais atua, em especial como investidora". A empresa disse "lamentar" a divulgação das mensagens nos processos contra a Odebrecht, por considerar que as mensagens não teriam "qualquer relação com o processo em curso”.

15 comentários

The Expert.

Reply

Marcelo Odebrecht NOSSO PRESIDENTE, LULA nosso vendedor, "caixeiro viajante".

Ambos vendendo nossa riqueza, nossa "moral de cuecas" para o exterior.


Reply

nossa, então toda aquela bufunfa cobrada pelas palestras sobre o nada era tudo patriotismo?

Reply

Os comunistas do PT são larapios da pior espécie, e são acostumados a mentirem e fraudarem com sorrisos de deboche, escolhendo sempre fazer o que é pior para o Brasil, mas o melhor para a Máfia do PT e aos chegados ao partido!
Para esses pilantras, nada para a sociedade brasileira, em especial para a classe média que odeia pois defendem a doutrina do IGUALITARISMO - de todos na miséria, menos os chefões do partido - com um prazer doentio em afrontar o sentimento de justiça e repúdio do povo ao seu governo composto apenas de meliantes e chantagistas!
E a encenadora de novelas Dilma continua a mentir de forma deslavada aqui e no exterior, pensando que todos são idiotas como ela e que darão credibilidade às suas alucinações, já que todo comunista não passa de um farsante e desequilibrado mental!
E alimentando a inflação via combustíveis a mais no preço!

Reply

Está provado que era propina disfarçada de "palestra", pois, em sã consciência, ninguém tem coragem de pagar uma pequena fortuna para ouvir o besteirol do lulla.

Reply


Difícil é esperar e dominar a ansiedade, mas ainda temos que esperar que as investigações sejam feitas minuciosamente, para que esses caras de pau não tenham nenhum argumentozinho se quer, para reclamar e muito menos impedir nossa:


"VITÓRIA FINAL, TOTAL E IRRESTRITA"

Até lá, que DEUS nos guie, nos guarde e nos ilumine!

E CUBRA COM SUA PROTEÇÃO INFINITA A EQUIPE MORO.

Reply

9 dedos + H.Sírio Libanes +construtora Schahin + financiamento do BNDES = um bom caldo.

Reply

Cel
Quanta hipocrisia. Valha-me Deus!
Esther

Reply

Ô pais dificil esse o nosso, essa coisa deplorável até agora não foi nem sequer processada....

Reply

>>

Resta saber apenas qual era a "comissão" que o Brahma e seu partido-quadrilha recebiam pelo lobby.

Agora imagina ai a fortuna que o pinguço petista tem depositada em algum desses paraísos fiscais.

<<

Reply


Sabemos q a fortuna do Lula é incalculável mas como ele lavava o dinheiro das propinas. Será q essas palestras eram feitas e os pagamentos eram os disfarces para encobrir as propinas.

Reply

Cel,
E porque não vai pro cilindro?

Reply

A Rose Noronha integrou algumas comitivas ao exterior e parece que não era para negócios lícitos.
Outro que já fez o mesmo foi o Beto. Esse mesmo: Alberto Youssef...
Se alguém souber de algum negócio republicano desses dois, por favor avise aqui .(Pode, Coronel do blog ?)

Reply

Se aparecer uma PROVA sequer de que A. Youssef viajou com Lula, o bandido falastrão tá no xilindró!!!

Reply

As inúmeras palestras que esse BURRO Lula deu pelo mundo sempre foi uma coisa inacreditável e suspeita.

Como um ignorante, sem cultura, sem educação, grosseiro, asqueroso, dicção incompreensível, modos insuportáveis, bravateiro, corrupto, que só entende de maracutaias, tramoias, conluios, falcatruas e roubos poderia ser aceito para alguma palestra? Só se fosse em currais para jegues!

Lia-se sempre na mídia sobre a inveracidade dessas palestra e dos inacreditáveis títulos 'doutor honoris causas'! Tinha toda uma conotação de armações, trapaças e dolos.

Inacreditável também é que durante 13 anos de prática desses crimes pelo Lula e caterva, nunca a oposição e nem a justiça trabalharam sobre isso. Fizeram cara de paisagem e deixaram o pústula deitar e rolar! ... Ingenuidade ou má fé de quem ignorou esses crimes?

Reply