Dilma rasteja diante de Cunha e Renan e recebe chance para manter vetos.

(Folha) Sem a convicção de que há apoio suficiente para manter os vetos a propostas que representam gastos bilionários aos cofres públicos, a presidente Dilma Rousseff pediu, nesta segunda (21), aos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que impeçam a realização da sessão conjunta do Congresso desta terça (22). 

Segundo líderes da base aliada, a situação no Senado é mais confortável, mas, na Câmara, é dada como certa a derrota do governo. A estratégia é que Renan e Cunha prolonguem as sessões de cada Casa para não dar tempo de iniciar uma sessão conjunta. 

O veto mais preocupante é ao reajuste de cerca de 59,5% nos próximos quatro anos, os salários de servidores do Judiciário. O impacto é de R$ 25,7 bilhões até 2018 –praticamente o valor do corte proposto pelo governo federal para equilibrar as contas. No total, estão na pauta do Congresso 32 vetos que, somados, provocam um impacto de R$ 127,8 bilhões nos próximos quatro anos. 

"Se um dos vetos cair, isso demonstrará uma instabilidade política imensa. Será um desastre", afirmou o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS). Segundo Delcídio, o cenário foi apresentado para Dilma na reunião de coordenação política desta segunda e a sugestão foi de adiamento da sessão. "Temos que ter mais tempo para trabalhar e votar esses vetos", disse. 

Cunha defendeu a manutenção do veto ao reajuste do Judiciário e o adiamento da sessão para evitar que se "acenda um fósforo em um tanque de gasolina". 

Para o senador Aécio Neves (PSDB-MG), a dificuldade de se realizar a sessão do Congresso é uma "consequência da incapacidade do governo de negociar com a sua própria base aliada". Segundo ele, o partido não terá orientação fechada sobre manter ou derrubar os vetos. 

A sessão de vetos está marcada para as 19h desta terça. Pelo cenário discutido entre governistas, Renan poderia esticar a sessão do Senado para além desse horário, inviabilizando a sessão conjunta.Para derrubar um veto presidencial é preciso o voto de ao menos 257 dos 513 deputados e 41 dos 81 senadores.

6 comentários

Da aumento para os comparsas da Dilma na Justiça não e justo,dai paga o resto
dos funcionários com cargos menos importantes. Sem contar que este aumento server para o Brasil todo.

Reply

Essa vaca FOI, É e sempre SERÁ uma trambiqueira.

Pra tirar o dela da reta, essa criminosa não tem nenhum pudor em foder cada mais os brasileiros e o já arrasado Brasil

Reply

Toda a desonestidade será castigada com a humilhação.

Reply

Essa terrorista e seu comparsa cachaceiro roubaram tudo o que existia nos cofres públicos. Segundo Gilmar Mendes esses bandidos têm guardado 800 milhões para fraudar as eleições até 2038 e tem a cara de pau de pedir clemência.
Se Renan e Eduardo Cunha livrarem a cara dela e com isso impedir que os brasileiros tirem essa bandida do cargo, podem ter certeza, PAGARÃO MUITO CARO.

O POVO NÃO SUPORTA MAIS ESSES POLÍTICOS ACHACADORES, TRAPACEIROS, NEGOCIADORES DE CONCHAVOS ESPÚRIOS, COM DINHEIRO ´PÚBLICO.

Reply

E ainda vem o ex-ministro e presidente do STF declarar que não há motivo para impeachment. Para ele, as pedaladas fiscais não determinam o impedimento da presidAnta.

Tenha a santa paciência!


Chris/SP

Reply


LEVANDOWISKI (E COMPARSAS), TUA HORA CHEGARÁ. NÃO PERDES POR ESPERAR.

ESCREVE AÍ, E COMECE A CONTAGEM REGRESSIVA.

Reply