Finalmente vão abrir a caixa-preta de Mariel.

(Veja) Há meses que este Blog vem alertando que a balança comercial entre Cuba e Brasil nos anos de construção do Porto de Mariel comprova que o dinheiro não foi usado no Brasil, pois daqui não saiu um parafuso para a construção da obra. Se não saiu um parafuso, não houve mão de obra empregada. Pois agora a Veja fez o levantamento.

Leia aqui o post 1 
Leia aqui o post 2
Leia aqui o post 3

Desde a inauguração, em janeiro de 2014, do Porto de Mariel, em Cuba, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é questionado quanto aos critérios técnicos para o empréstimo de 682 milhões de dólares para a obra (cujo custo total foi de quase 1 bilhão de dólares), que ficou a cargo da empreiteira Odebrecht. A operação, feita com dinheiro dos contribuintes brasileiros, era vantajosa para o banco? Qual era o benefício econômico da obra para os interesses brasileiros? Por que o governo classificou o conteúdo do contrato como "secreto", com validade até 2027? 

O BNDES e a Odebrecht sempre deram a mesma resposta: que 100% do dinheiro investido não saiu do Brasil, ficando aqui na forma de pagamento de salários, de custos de engenharia e administração e de exportação de bens (cimento, aço, máquinas, carros, etc) destinados à construção. Na semana passada, Luciano Coutinho, do BNDES, repetiu a explicação em depoimento que marcou o início dos trabalhos da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instalada na primeira semana de agosto no Congresso para investigar possíveis irregularidades na atuação do banco.

Falando não apenas de Mariel, Coutinho voltou a garantir que as operações de incentivo a obras no exterior são rentáveis e que os 12 bilhões de dólares concedidos em empréstimos foram integralmente destinados à compra de bens e à contratação de serviços no Brasil. Esta, aliás, é a regra para que o dinheiro seja concedido. Mas, como as obras são realizadas no exterior e não estão sujeitas ao escrutínio do Tribunal de Contas da União, a forma como esse dinheiro é gasto é uma caixa-preta que as empreiteiras e o próprio BNDES se recusam abrir.

Um levantamento realizado por VEJA, a partir da análise da balança comercial Brasil-Cuba, revela o abismo entre as explicações do presidente do BNDES e os números oficiais disponíveis. O total da exportação de produtos brasileiros que podem ser associados à construção civil (incluindo máquinas, caminhões, tratores e peças de reposição) para Cuba, entre 2010 e 2013, corresponde a apenas 22% do valor do empréstimo para construção do porto neste mesmo período. Trata-se de uma estimativa otimista, pois é possível que parte desses produtos exportados tenham sido destinados a outros empreendimentos, sem qualquer relação com Mariel.

19 comentários

De bobo a turma do PT não tem nada. Roubam até o tacho para que eles e suas famílias fiquem ricos (vide Lula e o Lulinha); mandam dinheiro para os ¨cumpanherus¨ ideológicos no mundo inteiro (Porto Mariel, etc); pagam jornais, imprensa, pixulecos, militantes, artistas de tv, etc para fazer propaganda positiva do desgoverno; sustentam uma massa de lixos imprestáveis e vagabundos com bolsas; etc; etc; etc; e se faltar dinheiro é só aumentar impostos, inventar mais impostos ainda, aumentar alíquotas de impostos, radar, taxas, contribuições, etc que o trouxa do brasileiro pentacampeão pode até reclamar mas acaba pagando tudinho bonitinho. Afinal, quem coloca medo (e são respeitados!) são povos belicistas, armados, guerreiros e não inofensivos patetas carnavalescos/torcedores de futebol. Estes últimos o pessoal monta em cima mesmo sem dó e são o sonho de consumo de qualquer ditador, déspota ou simplesmente governantes incompetentes do mundo inteiro.

Reply

ESPERANDO JANOT

“De onde nada se espera, é daí que não vem nada mesmo”.

Barão de Itararré.

Reply

Passaram dos limites. Afora patentes de remédios inventados por brasileiros, que estão dizendo que as patentes foram transferidos (ou pelo menos tentaram), para domínio jurídico de Cuba, os brasileiros tomam no "cubra" (c%5 dos brasileiros). Imagine o Brasil ter que importar remédio de Cuba, como balbuciou essa criatura que vocês colocaram como representante dos que tomam no "cubra".

Reply

Por que essas provas não foram exploradas na campanha?
Seria muito simples obter também naquela ocasião.
Deveria ser informado ao público em cadeia nacional em horário nobre da TV como matéria paga.

Reply

Cada enxadada,uma minhoca.Se continuarem cavando outras minhocas poderão aparecer.Perguntar não ofende:Não está na hora de começarem a pagar a imprensa pelo serviço investigativo que " nossas" instituições não fazem?

Reply

O Brasil é aviltado construindo um porto num país que não tem rigorosamente nada a nos oferecer, um país paupérrimo, miserável cuja única indústria é a do terrorismo internacional. O que leva um governo a investir nesse tipo de país? O petê é um partido que dá continuidade a uma vasta tradição de partidos comunistas de ideologia internacionalista onde o ponto alto da estratégia é a solidariedade internacional de classe ao mesmo tempo em que destrói as bases nacionais.

Que coisa...nada disso está acontecendo, devemos nos ater a questões de ordem político administrativa... afinal seria muito duro descobrirmos que estamos inseridos no contexto da guerra global e o que estamos vivenciando nada mais é que um ato de guerra dentro de nosso território com a total complacência da classe política, omissão e silêncio das forças militares, em relação a igreja, aquela da cnbb, nem vou falar nada, afinal, coitadinha, a instituição internacional, país soberano reconhecida internacionalmente, representante infalível de Deus na terra, foi cooptada pelos bêbados de Moscou, ela coitada nada sabe do que faz, apenas repete o discurso comunista e os protege acima de todo argumento por conta...sabe-se lá do que...

Reply

>>

Nestes últimos 12 anos, o Brasil tem sido governado por uma verdadeira quadrilha formada por um partido que rouba dinheiro público para se perpetuar no poder!

Segundo essa quadrilha, esse é o custo que pagamos pelo "privilégio" de sermos governados por essa esquerdalha corrupta.

<<

Reply

Coronel, depois do Janot engavetar a investigação da gráfica,eu não tenho mais esperança que se realmente querem que Dilma saia. Só algo muito forte para motivar o inpcheament ..

Reply

Ou que tenha tudo sido superfaturado para dar uma lavadinha que o momento politico então requeresse ...

Reply

sabe Deus o que "rola" nesse porto.....eh tudo sigiloso!!!!!!!!!deve ser um entra e sai de "sigilos".................

Reply

"Especialista demonstra como as eleições de 2014 podem ter sido fraudadas -
Após 300 horas de análises, pesquisador revela como as eleições presidenciais tiveram seus resultados alterados e chama atenção dos EUA para o caso.
Conhecidas pelo seu polêmico sistema de segurança, as urnas eletrônicas brasileiras vivem envoltas em denúncias de escândalo de manipulação de resultados. ..."


http://www.midiacapital.com/brasil/especialista-demonstra-como-as-eleicoes-de-2014-podem-ter-sido-fraudadas

Reply

serah q jah nao "limparam" a caixa preta???

Reply

Quem deveria defender o povo desses larápios e escroques ideológicos, assistem passivamente o aviltamento da nação!!! Pelo contrário, parece que dão sustentação aos indignos traidores da Pátria!!!

Reply

Isso sim é chamar o povo de idiota. Esse dinheiro foi desviado tudo para a campanha do PT.

Reply

Completando o comentário do Terminator, 100 PETISTAS "NOCAUTEIAM" 10.OOO NÃO PETISTAS!(os pixulecos treinam guerrilha, não é possivel)!Lula enfeitiçou essa gente!!!!!

Reply

Coronel,
realmente o nome de Caixa "Preta" nunca foi tão correto. Preta de lama dessa quadrilha.

Reply

Vão abrir e não vai acontecer nada. Aposta?

Reply

Cuba , um país que não deu certo e conserva uma das ditaduras mais antigas domplaneta é um país prioritário para o governo atrasado do brasil. Sinceramente...

Reply

Esse filhos da puta petralhas, vão acabar contando a EQUIPE moro, e sair ilesos mais uma vez!!!!

Reply