Aécio atropela Lula também no Ibope: 59% x 41%.

(Folha) O senador Aécio Neves (PSDB-MG) venceria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um segundo turno caso as eleições presidenciais fossem realizadas hoje. A conclusão é da última edição da pesquisa Ibope, divulgada neste sábado (11) pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e realizada na segunda quinzena do mês passado. No cenário em que enfrentaria o tucano, o petista teria 33% das intenções de voto contra 48% do senador. 

Se levados em consideração os votos válidos, sem computar os brancos e nulos, Aécio teria 59% e Lula pontuaria 41%. Caso o candidato do PSDB fosse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a pesquisa mostra um empate técnico no segundo turno: o tucano teria 40% e o petista atingiria 39%.
O jornal não divulgou os resultados de uma disputa no primeiro turno. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para cima ou para baixo. O Ibope ouviu ao todo 2.002 eleitores em diferentes cidades do país. 

Em junho, o Datafolha realizou simulação da eleição presidencial que mostrou também vantagem de Aécio sobre Lula caso o pleito nacional fosse realizado na época. Em um primeiro turno, o senador mineiro alcançou 35% das intenções de voto, contra 25% do petista. A margem de erro era também de dois pontos, para cima ou para baixo. 

A ANÁLISE DO ESTADÃO 

Se disputasse hoje uma eleição presidencial contra o tucano Aécio Neves, Luiz Inácio Lula da Silva venceria apenas no eleitorado de menor renda e escolaridade, e em algumas das áreas geográficas que tradicionalmente votam no PT. O lulismo, além de menor, está menos diverso: em quase duas décadas, este é o momento em que o apoio ao ex-presidente mais se concentra na população mais pobre.

Os dados são de pesquisa Ibope, realizada na segunda quinzena de junho, que mostra que Lula seria derrotado por 48% a 33% em um eventual 2.º turno com Aécio – em votos válidos, sem contar os indecisos e os que não optariam por nenhum dos dois, o resultado seria 59% a 41%. Se o adversário fosse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, haveria empate técnico: 40% para o tucano e 39% para o petista – ou 51% a 49%, em votos válidos.

Na segmentação do eleitorado por sexo, idade e tamanho do município, Aécio venceria em todas as faixas. Na divisão por renda e escolaridade, Lula ficaria à frente, de forma isolada, apenas entre os eleitores que ganham até um salário mínimo e que têm até quatro anos de estudo. A geografia do voto mostra que o petista ganharia apenas na Região Nordeste.

Núcleo duro. É como se a pesquisa desse sentido numérico à citação de Lula, feita durante encontro com líderes religiosos, no mês passado, de que ele e o governo estão no “volume morto” – uma referência à reserva técnica de água que só é consumida em situações de crise.

O levantamento do Ibope mostra um refluxo do apoio ao petista mesmo no eleitorado de baixa renda: Aécio ganharia de Lula até entre os que ganham de um a dois salários mínimos (53% a 47% dos votos válidos). A vantagem do tucano aumenta à medida que cresce a renda, até chegar a 72% a 28% na faixa dos que ganham mais de cinco salários.

A popularidade do ex-presidente chega ao fundo do poço em um momento em que se combinam os estragos econômicos provocados pela alta da inflação e do desemprego e as turbulências políticas decorrentes da Operação Lava Jato, que investiga corrupção e desvios em torno de obras contratadas pela Petrobrás.

O encolhimento da base lulista fica ainda mais evidente quando se analisa sua distribuição geográfica. No conjunto de municípios que a pesquisa do Ibope classifica como “pró-PT” – aqueles em que o partido venceu no 2.º turno das três mais recentes eleições presidenciais –, Dilma colheu quase dois terços dos votos válidos em 2014. Agora, uma hipotética candidatura de Lula teria 52% nessas mesmas cidades, ante 48% para Aécio – o que configura um empate técnico.

Nas cidades consideradas volúveis, onde o PT foi derrotado em uma ou duas das três mais recentes eleições, Lula sofreria hoje uma derrota significativa para o ex-governador de Minas Gerais: 63% a 37%. Nas áreas anti-PT, onde o partido perdeu em 2006, 2010 e 2014, o tucano teria vantagem de 72% a 28%, segundo a pesquisa.

Nem no berço do PT a situação de Lula é confortável. Na conversa em que se referiu ao “volume morto”, ele fez críticas à presidente Dilma Rousseff e citou pesquisa, feita a pedido do PT, que mostrava 75% de rejeição ao governo em São Bernardo do Campo e Santo André, segundo reportagem do jornal O Globo.

Márcia Cavallari, diretora executiva do Ibope, observa que, em 2002, Lula teve votação bastante homogênea em diferentes segmentos sociais e regiões do País. Foi em 2006 que o eleitorado lulista se concentrou nas classes e regiões mais pobres. Essa clivagem se repetiu nas vitórias de Dilma, em 2010 e 2014.

Tanto em 2002 quanto em 2006, Lula venceu com cerca de 61% dos votos válidos, 20 pontos porcentuais a mais do que os obtidos na pesquisa Ibope, se descontados os indecisos e os eleitores que anulariam ou votariam em branco. “É preciso levar em conta que o número de indecisos, hoje, é muito maior do que seria se, de fato, estivéssemos perto de uma eleição”, alerta a diretora do Ibope. “É fato que a base de Lula diminuiu, mas não se pode dizer que ele esteja morto, em termos políticos.”
Clique na imagem para ampliar.

38 comentários

Vergonhoso lula, minúsculo mesmo, com toda merda ainda ser cogitado como candidato a presidência. Onde estamos? Que nojo.

Reply

Esses institutos de pesquisa precisam parar com essa mania de pesquisa fora de hora.A Dilma nem terminou o primeiro semestre do se mandato e já começa essa perturbação de quem não tem o que fazer.Aliás,já manjei a intenção desses institutos:no começo,colocam o Lula lá na lanterna.Depois O lula vai "crescendo" devagar até ultrapassar o adversário.Por favor,já chega! Aliás,2018 está muito longe e muita coisa pode acontecer,inclusive o Lula pode estar na prisão ou cassado.Parem de babaquice!

Reply


É uma imbecilidade depois de tudo Lula ainda não esteja MORTO, os pobres merecem se arrebentar mais ainda pra entender...BURROS!

Reply


QUEREMOS A VERDADE! O voto pode ser secreto, MAS A APURAÇÃO NÃO.

Pelo histórico que temos, se o sistema continuar com urnas eletrônicas e o TSE continuar com o cúmpanheiro bostófolli no comando, Aécio estará na frente até as 17hs, depois o resultado fica escondido até as 20 hs, para ser ajustado pela Smartmatic, conforme afirma especialista no site abaixo.


...... O pesquisador, que possui 25 de anos de experiência na área de T.I., afirma que o resultado das eleições se deu por conta de um software malicioso que converteu, durante o segundo turno, cerca de 6% dos votos em favor do candidato Aécio Neves para a candidata Dilma Rousseff. ......

http://spotniks.com/exclusivo-especialista-demonstra-como-as-eleicoes-de-2014-podem-ter-sido-fraudadas/

Reply

Meus Deus...o que o PSDB está esperando??? Aécio é o candidato natural. Isso está claro mais do que nunca!!! Aécio já!!!

Reply

Quanto mais o tempo for passando, mais informação o povo terá a respeito de Lula takonada e mais aversão terá ao focinho de fingido dele!

Reply

Onde estamos? O dono de toda esta situação difícil ainda teria tudo isto?
Lula ferrou o pais e ainda o colocam em pesquisas?

Reply

De adianta pesquisa se a eleição é em 2018 ?
O que tem de acontecer é saída da Dilma, isso é o que interessa hoje.
Até 2018 o PT arruma umas 3 bolsas e ganha de novo.

Reply

É, já começam as pesquisas e enquanto isto o pais se afunda. Corrupção, pedaladas, desemprego, inflação e Lula mas pesquisas. Qual será mesmo o perfil do atual eleitor de Lula?

Reply

As panelas barulhentas são, no momento, a salvação do pais.

Reply

Coronel, não acredito: Lula ainda tem 41% depois de todas as denúncias contra ele e o PT ?????
Definitivamente, esse país já MORREU e se esqueceram de enterrar.

Reply

Pequeno adendo à pesquisa: o meliante lullalau não lidera só entre os de menor renda e escolaridade, mas entre os professores universitários. Nossos doutos, alguns de indiscutível competência em suas áreas, em política são toscos e desastrosos, e quando escapam delle é para cair em m*s piores, do tipo psol ou pstu. Tomara que as novas gerações sejam mais bem informadas sobre os crimes da esquerda.

Reply

41% de votos para Lula? Mesmo depois de tudo que veio a público? Eita povinho burro hein? Realmente temos o governo que merecemos, isso é inacreditável! Estarrecedor! Deprimente!

Reply

Se hoje com toda essa lama da' 2*turno, em 2018, sei nao. Lula comemora. Brasileiro e' BURRO!

Reply

Essa intenção de votos no falastrão explica o motivo de sermos um país de terceiro mundo. Por mais maléfico que seja um indivíduo, sempre encontrará quem o apoie.

Reply

Cadê o Dep Jair Bolsonaro, nas pesquisas, estão colocando sempre as mesmas pessoas que só pensam nelas próprias e não pensam no povo que são para que devem trabalhar.

Reply

Pesquisa falsa, encomendada para levantar a moral dos petralhas.

Reply

Acreditar no Ibope ou no Datafolha é a mesma coisa que acreditar em fadas! Por enquanto, duvido que Lula está com isso tudo e lógico que o Aécio está na frente. Mas na minha opinião nos precisamos de alguém que bata contra tudo e contra todos na presidência, mas quem irá fazer isso? Bolsanaro? Joaquim Barbosa? O pior de tudo que em 2018 esse papo do Lula quando era presidente "nunca antes na história desse paíz" vai colar bem! É por isso que ou povo vai pra rua pra não esquecer até lá o que eles fizeram, ou que a lava jato prenda todo mundo! Uma das duas coisas tem acontecer, se não a Grécia é logo ali!

Reply

Esses institutos são nojentos!! São pagos por quem ? Colocam esse Lula apedeuta na concorrencia para fazer ele crescer.Tem algo de podre aí.Estou enojada com pesquisas,partidos politicos, e esse governo que não cai. Em país nenhum acontece isso só nesse país de banana!!

Reply

Acredito que nem eleição haverá em 2018 com Dilma e o presidente do STF trocando beijos em Portugal, vão melar a Lava Jato e consolidar a ditadura que já vivemos.Povinho marca b. que aceita tudo.Era pra esse país estar em revolução depois de tanta denuncias etc...

Reply

59 a 41 não é para se comemorar não. É alarmante! Mostra que o brasileiro é burro o suficiente para arrastar até um segundo turno (e depois de tudo o que aconteceu e esta acontecendo) uma pessoa execrável como o Lula que esta mais do que na cara que é um bandido. E o povinho brasileiro esta mais do que na cara também que vale tanto quanto um balde cheio de merda. Cadê os B 52? Eles não vem mais não nos visitar não? E se viessem bem que poderiam começar a bombardear esse povinho lixo que temos aqui se possível com armas nucleares porque tem muito lixo mesmo e mais lixo nascendo ainda todo minuto nas privadas, digo, maternidades brasileiras. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reply

os funcionarios do IBope ,trabalham para o Orgao alguns a mais de 20 anos,com enderecos fixo.O PT ja se apoderou dessa gente. A verdade e que p Lula tem apenas 20%.

Reply

Aviso todos que forem entrevistados pelo institutos de pesquisas, devem ler o que esta escrito no tablet e acompanhar se o funcionario teclar na resposta que voce deu e acompanhar quando ele teclar o enviar.
Nao deixem eles pegarem seu nome,CPF, endereco e depois perguntar de frente para voce, pois eles podem colocar na tecla o que quiserem, fiquem colados.

Reply

Mas, infelizmente a eleição não é hoje e como o povão tem cabeça fraca pode ser ludibriado até 2018.

Reply

Não vejo jogo fácil por essa pesquisa. Se sem campanha, sem João Santana, Duda Mendonça e o exército de Stédile elle tem 41%... Entrando esse caras na jogada vai aos 60% e ganha de novo. Porque o povinho é burro, se contentam com a migalha do bolsa fome e não vê a inflação e o desemprego estourados! Abaixo essa corja do PT & Cia!!!

Reply

É um absurdo o charlatão barbudo ainda ter esse índice de intensão de votos,se isso aqui fosse um país sério esse farsante já estaria preso a muito tempo.

Túlio Xavier

Reply

Coronel,

Um novo Brasil pra gente, decente, maduro,
Caminhando diferente, pra frente, seguro,
Acorda o país inteiro,
Avisa o povo nas ruas,
Levanta Brasil guerreiro,
Vem junto que a Pátria é sua!
A força que o Brasil precisa, chamou
Aé, Aé, Aécio, eu vou!

https://www.youtube.com/watch?v=sJyPiTgbwQo


DIA 16 NAS RUAS!
FORA DILMA!
FORA PT!

Flor Lilás

Reply

Coronel,

Brasil chamando, pode vir, pode chegar,
Por esse país inteiro a mudança tá no ar,

Olha o Brasil chamando, pode vir, pode chegar,
Juntando o país inteiro ninguém vai nos segurar!

Quem tá querendo crescer,
Quem tá querendo mudar!
Quem quer um país melhor, funcionando, vem também!
Vem cá! Fazer o gigante levantar, que a mudança começou
e o futuro já mandou chamar! Avisou, avisou, avisou, avisou! Agora é Aécio!
Vamos lá! É o Brasil inteiro querendo mudar!

Agora é Aécio! Vamos lá! É o Brasil inteiro querendo mudar!
Agora é Aécio!

https://www.youtube.com/watch?v=T0ct12bWyn8

Coronel, cantar estas duas músicas me faz bem para a alma. Aécio sempre me deu esperança no coração. Um sentimento positivo, que continuo sentindo. Firme, equilibrado. Sabe o que faz.

Que Deus o ilumine.
Que Deus ilumine o Brasil.

DIA 16 TODO MUNDO NA RUA!
DE VERDE E AMARELO!

O BRASIL NÃO É VERMELHO!
A NOSSA BANDEIRA JAMAIS SERÁ VERMELHA!
SOMOS VERDE E AMARELO!

Flor Lilás

Reply

Coronel,

concordo com os Coturneiros que dizem ser alarmante Luladrão ainda ter os 41%.
No entanto, é a primeira vez que isto acontece deste que este ser das trevas pegou o poder nas sujas e corruPTas e bolivarianas mãos!

No entanto, se não mudarmos o esquema de votação amargaremos eternamente com essa esquerdalha nojenta e falsa que não tem escrúpulos e certamente roubou a eleição através das malditas urnas eletrônicas não auditáveis!
Por que os países do primeiro mundo não adotaram o sistema?? Por que é podre na raiz!

Além disso, há uma crítica em relação ao PSDB que diz que vai mudar as coisas mas não diz como.
Imagino que o PSDB não diga como o fará para impedir que a Petralhada se aproprie de suas ideias!

Dia 16 precisamos ir para as ruas!
E alguém aqui falou das panelas. Cadê os panelaços? Tudo é fugaz por aqui.
Continuam ocorrendo e a mídia comprada deixou de mostrar ou acabaram?
Alguém pode dizer por aqui sobre sua região?

Flor Lilás

Reply

LULA - O,41% - (zero quarenta e hum por cento)!
Esqueceram de colocar o ZERO NA FRENTE: Lula - 0,41% de votos aí sim, de acordo!
Será que o povo ainda não desconfiou que todas essas pesquisas seriam "encomendadas" para ajudar o PT?

Reply

59% ainda é pouco, 41% ainda é muito! Vamos pra RUA!!! Com muita INDIGNAÇÃO!!!

Reply

Coturneiro de 12 de julho de 2015 08:57

achei sua ideia ótima!

OLHO VIVO E FARO FINO!
DE OLHO NO IBOPE E DATAFOLHA!

Flor Lilás

Reply

Acho que estou um pouco descolado da realidade, porque pesquisa de intenção de voto para 2018 se mal começamos 2015? De fato, o Brasil está e sempre estará em segundo plano.

Reply

Absurdo é o Lula ainda fazer parte de pesquisas!

Este safado já deveria estar na PAPUDA!


Chris/SP

Reply

Mais uma prova de Fraude Nas Urnas. Foi uma manipulação vergonhosa.
Mas, a verdade virá à tona.
45, 45, 45

Reply

Veja a cara de louco dele.
Faz lembrar o Collor qdo serrava os pulsos

Reply
Charles Thérien mod

Uma pergunta simples mas reveladora e, por isso, inconveniente: qual a utilidade de uma pesquisa dessas ha três anos da proxima eleiçao?

Reply

Até 2018, o velho Lula já não atenderá as necessidades das novas gerações. Sua política atrasada ficará residualmente nos grotões. Sem falar que novas denúncias o alcançarão. Aécio presidente.

Reply