Juros, inflação, desemprego, recessão. 89% dos brasileiros estão pessimistas com a situação econômica.

(Estado) O Brasil é um dos países mais insatisfeitos com sua atual situação econômica. Segundo o instituto de pesquisa Ipsos Public Affairs, que realiza um ranking global mensal com 24 países, em abril, apenas 11% dos brasileiros avaliaram o momento econômico do País como bom. É o menor patamar desde o início da pesquisa, em 2010. 
 
A percepção do brasileiro começou a cair de forma mais acentuada em 2013. “Tivemos as manifestações de junho e a primeira grande queda nesse índice”, diz o diretor da Ipsos Dorival Mata-Machado. “Porém, nós vimos, às vésperas da primeira manifestação deste ano (em março), um novo caminho de queda. Continua grande a crítica ao momento atual, e a percepção quanto à situação econômica ainda é muito preocupante”, diz.
 
Para ele, o descontentamento do brasileiro está relacionado sobretudo à queda na oferta de crédito e à alta inflação, que resultam na queda do consumo. “Essa percepção mais negativa vem atingindo também as classes mais baixas, bem como o Nordeste, que começa a sentir agora, mais tardiamente, os efeitos da crise”, diz Mata-Machado. Estudo da consultoria IPC Marketing indica que a participação do Nordeste no consumo nacional cairá de 19,5% para 19% neste ano, o primeiro recuo desde 2010. 
 
“O principal detonador da confiança foi a queda do dinheiro disponível e a maior percepção da inflação – aquele dinheiro que o trabalhador conseguiu ganhar nos últimos anos começa a sair do seu bolso”, diz Mata-Machado. Segundo o Banco Central, a expectativa dos economistas é de, com a alta do dólar e dos preços administrados, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atinja 8,25% em 2015.

13 comentários

Corona, o que na verdade essa pesquisa revela??!

Simples: que 11% dos brasileiros estão totalmente desinformados.

Reply

89% de pessimistas (realistas) e 11% otimistas (alienados)

Reply

Infelizmente, somente com inflação e desemprego o populismo barato, que leva as pessoas ao crédito fácil e astronômico, pode ser banido. Como é possível uma pessoa que tem um salário na faixa de R$ 2000,00 por mês receber um crédito do Banco de R$ 20.000,00? Cartão de crédito até para bolsa família, como? Tem gente endividada até as orelhas. Falando em bolsa família, segundo relatos de nordestinos, há cidades na região norte/ nordeste onde quase 100% dos cidadãos recebem esse benefício, e tem gente esperta que recebe o dobro, como fazem não sei. Tem de tudo, tem casais que não tem registro de casamento a mulher recebe o bolsa família, empregadas domésticas com um bom salário também tem bolsa família e o próprio empregador acha normal, já que os governantes roubam muito. Falou em dinheiro público no Brasil , falou em desperdício e roubo. A única coisa que se controla nesse país é o Imposto de Renda descontado em folha. Isso é apenas uma gotinha nesse imenso mar de pequenos e grande roubos.
Se o mal não for cortado na raiz, punindo todas as falcatruas, só mudarão as MOSCAS.

Reply
fred oliveira mod

A permanencia de Dilma `a frente do governo so' vai piorar a percepçao dos brasileiros e os numeros da economia.

Reply


Ao Anonimo da 8:17
Essa parcela que está satisfeita são politicos em todos os níveis, seus apaniguados, e ladrões do Erário...

Reply


Até a Argentina que está uma josta, tem o dobro de satisfeitos com a Economia.

Reply

mas fiquemos atentos...

basta uma melhoradinha para esse povaréu ja achar que voltou ao "primeiro mundo" dos anos do governo do investigado sem nunca terem na verdade saído do terceiro mundo...

a brasileirada adora uma ilusão...

adoram um atalho...

Reply

De onde são estes 11%, totalmente alienados da realidade????


Chris/SP

Reply

11% de bolsa e cotas e o PT achava que tinha comprado todo o povo com 50.000.000 de beneficiados pelo bolsa familia; A BOLSA ESTOUROU!!!!

Reply

Dilma quebrou o Brasil!
Quem assiste canal rural sabe disso

Gabriel-DF

Reply

estamos abaixo ate da espanha que brasileiro adorava contar que o pais tava quebrado e com desemprego recorde

Reply

Isto é perseguição ao partido dos trabalhadores !!! VEjam estamos no primeiro mundo, junto com a França e acima da Itália..Oh povinho dificil...

Reply

Quem não chorou, ainda vai chorar muito nesse país.

Reply