Oposição útil.

Tudo indica que só temos um candidato de oposição viável para 2018: Aécio Neves. Com partidos de direita fundindo com partidos do Mensalão (DEM+PTB), com outros envolvidos até a alma no Petrolão (PMDB+PP) e com a nova legislação eleitoral impedindo o registro de novas legendas no TSE (REDE+NOVO), não haverá espaço para novas candidaturas. Por melhores que sejam, por mais saudáveis que sejam dentro de uma Democracia,  não terão a mínima viabilidade eleitoral por falta de máquina partidária. Esta é a realidade nua e crua. O que poderemos ter são candidaturas nanicas tendo como única tribuna as redes sociais. Sem tempo de TV. Sem fundo partidário. Sem representação no Congresso, pois ninguém muda de partido para começar do zero. 

Aliás, como não tem um compromisso partidário, estas candidaturas são como mariposas em busca da luz, ocupando todos os espaços possíveis e imagináveis. No que estão certas politicamente, pois trabalham para forteaecer seus próprios nomes e não os seus partidos. 

Por isso, é bom abrirmos o olho e fazermos Oposição útil. Atacar gratuitamente a Oposição, desmerecendo-a e desqualificando-a é colocar o fígado acima do cérebro.  É eternizar o PT no poder. A matéria abaixo é de O Globo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem perdido prestígio. Segundo pesquisa Datafolha, a crise do governo da presidente Dilma Rousseff prejudica a imagem de Lula. De acordo com o levantamento, o índice dos que consideram o petista o melhor presidente da história caiu 21 pontos desde 2010.
 
Naquele ano, 71% dos eleitores consideravam Lula o melhor presidente da República. Em dezembro do ano passado, pouco tempo após a reeleição de Dilma, o prestígio do petista caiu para 56%. Na semana passada, a taxa reduziu e chegou a 50%.

Por outro lado, a atual crise de Dilma melhora a imagem do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Enquanto em 2010 apenas 6% consideravam FH o melhor presidente, o percentual agora chega a 15%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos.
 
Com a popularidade menor, Lula empataria tecnicamente com Aécio Neves, em uma nova eleição. Segundo a pesquisa, se houvesse uma nova eleição presidencial, o senador tucano ficaria com 33% dos votos. Lula teria 29% e Marina Silva, 14%. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa aparece com 13%.

27 comentários

So que não votarei com urnas eletrônicas, sem auditar. Cansado de ser logrado.Isso há muito tempo. Quero depositar meu voto na urna.Povo otario.

Reply

É preciso continuar fazendo pressão contra a canalha petista. Não pode dar um segundo de trégua.

Reply

Causa indignação alguém com o mínimo de respeito a nós povo brasileiro falar de lula, minúsculo mesmo, como candidato Esse pilantra não tem moral para qualquer cargo público.
Estou de saco cheio. Até quando teremos que ouvir uma insanidade dessas, depois gritam quando alguém pede a intervenção Militar.
Estou começando a gostar dessa possibilidade, porque a imoralidade passou, faz tempo, de todos os limite.

Reply

Espero que o DEM não se funde com o PTB, precisamos de partidos de centro-direita e direita, que sempre depois da M...são os que limpam o picadeiro.
Aécio precisa criar seu próprio caminho e se afastar da sombra de FHC, que é apenas como diz Olavo e Carvalho um esquerdista com verniz.
Quem desponta é Ronaldo Caiado, senador pelo DEM muito atuante. Claro, coerente e sem meias verdades. Se continuar nesse caminho é uma estela que desponta nesse céu que precisa de luz.

Reply

O problema é que não dá pra se confiar no PSDB, pois a sua cúpula já está fazendo acordo com o PT, vão livrar novamente o lulla da cadeia e querem salvar o governo da dillma. O PSDB é o lado moderado do PT. Tá ruim para o povo e para o Brasil. O jeitomesmo é votar no Caiado ou Bolsonaro.

Reply

CEL,

Depoimento dado por um manifestante, ex funcionário público, no domingo, 12, sobre eleições: "Não vote, você é enganado, não existe mais eleições no Brasil, você não elege ninguém. As eleições de 2014 foram ganhas por Aécio Neves. O cargo de presidente no Brasil custa 1 BILHÃO de reais(*). Todos aqueles que levantaram provas concretas sobre a fraude nas urnas eletrônicas foram eliminados(*)".

(*) grifo meu, pense.

Índio Tonto/SP

Reply

Aécio tem que fazer a parte dele. Trabalhar nesses quatro anos para elaborar um projeto para o país. Não dá para começa a pensar no projeto durante a campanha como ele fez em 2014. É preciso definir o discurso do que será feito em detalhes e repeti-lo exaustivamente até a eleição. Quanto ao NOVO, ele vai levar anos para se estruturar como partido (muitas eleições), mas certamente é uma alternativa se o Brasil não acabar antes ou for incorporado pela república socialista bolivariana.

Reply

Desculpe Coronel, mas não tem como esperar até 2018. Ninguém vai aguentar. Pro PSDB é cômodo o status quo. Se o impeachment ocorrer e o PMDB assumir, o que o PSDB vai fazer? Vai ser oposição, desta vez do mesmo lado do PT que sempre combateu? Ou vai ser governo junto com o PMDB, que sempre criticou? O impeachment não é bom pro PSDB, mas a falta dele é ainda pior pra nós, o povo.

Reply

Duvido que alguem tem mencionado o Lula!

Reply

É Bolsonaro 2018! No segundo turno a gente vê!
Luiz H.

Reply

Essa globo é furadinha... eu não ponho minha mão no fogo pelo PSDB.Tenho minhas duvidas.Só se ele for ferrenho opositor ao PT sem acordos.

Reply

PSDB aó serve ao PT atualmente... Desculpe, ."coronel", mas essa é a verdade.... Não nos representam, só ajudam essa M.... toda a se perpetuar..... O Novo é um alento! Pela primeira vez sinto que posso ter um partido que me represente. Quem continua a lamber as botas do PSDB, como o Sr., é porque está do lado do PT, fazendo o jogo que ELES querem.... Fazendo o POVO de otário, achando que vocês fazem alguma oposição que seja.... Sai do armário coronel, e fala logo que você está do lado do PT!!! quero ver se o humanizado aí vai publicar meu comentário haha

Reply

14 de abril de 2015 12:02

Também não vou votar mais enquanto tiver urnas eletrônicas.
Não ter como fazer uma simples recontagem de votos é o mesmo que admitir viver numa ditadura comunista. Até o presente nem uma palavra, nada. todos mudos e calados.

Reply

Coronel,

FORA URNAS ELETRÔNICAS!!

Queremos o voto com cópia em papel!
Que tal duas cópias? Uma se coloca numa urna e o outro se guarda em casa? Viável?

Pelo menos assim poderíamos esfregar na focinho da petralhada que a eleição foi forjada, sob o ferro e fogo da Venezuela e seu programa de computação. "Um pro Aécio, três pra Dilma; dois pra Dilma, nenhum pro Aécio" e assim fomos para o buraco!

MALDITOS COMUNISTAS BOLIVARIANOS LADRÕES!

Tivessem ganhado a eleição corretamente e eu engoliria com um comprimido de plasil. Roubada, vilipendiada, surrupiada não dá para aturar!

E aí povo do correio! Gostaram de sua obra prima durante as eleições? E agora? Estão gostando de perder seu fundo de pensão?

Flor Lilás

Reply

Para quem teve mais de 50 milhões de votos, Ontem, ter hoje 33% da preferência dos eleitores, num momento em que a Dilma e o PT sangram, é muito pouco. O Aécio Neves só vai ser candidato à presidência, se ele tiver 100% de certeza da vitória, se a percepção for de 99% ele vai buscar um mandato em sua Minas Gerais, pois ele não fica sem mandato. Quem viver verá.

Reply

Informação!

Hoje Jair Bolsonaro está pedindo sua desfiliação ao PP.

Para manter o cargo de deputado federal terá de provar ao STE que foi perseguido pelo partido.


Chris/SP

Reply

Concordo com a Flor Lilás!

Temos de ter urnas de segunda ou terceira geração, que emitem o comprovante do voto.

Que tal incluir isto na reforma política????

Depois do que ocorreu em 2014 (graças a Smartmatic), não acredito mais em apuração feita lá no STE, com o Sr. Toffoli no comando.


Chris/SP

Reply


Dia 12 Aécio estava no sofá vendo pela televisão as manifestações. Ronaldo Caiado estava lá no meio do povo com camisa amarela.
Precisa dizer mais?

Reply


Serra, de novo
A ala serrista do PSDB está animada com o fortalecimento do PMDB, acha que o partido será determinante da corrida eleitoral de 2018 e que, se a legenda partir para a oposição, José Serra tem mais identidade com a agremiação do que Aécio Neves ou Geraldo Alckmin. Ou seja: estão resgatando as esperanças de que o senador voltará a ter seu nome cotado para a disputa do Planalto, mesmo estando com 76 anos na época. Serra já concorreu à Presidência duas vezes e a possibilidade de uma nova candidatura sua já estava devidamente enterrada (menos por ele, claro). Para quem tem memória curta: em 2002, Michel Temer integrou a coordenação da campanha presidencial de Serra.

Do GibaUm

Reply

Vejo alguns falando sobre Bolsonaro presidente,será que é aquele mesmo Bolsonaro que disse em alto e bom som que o FHC deveria ser fuzilado devido as privatizações?Fazer oposição como o pt é fácil dificíl é pensar no Brasil primeiro.FHC pegou o Brasil com 1000%(Mil por cento)de inflação ao ano e para controla-la o povo teve que fazer um grande sacrifício para isso,agora a inflação está em 8% e vejam o sacrifício que teremos que fazer para alcançar a meta de 4,5% o que eu duvido conseguir.

Reply

Com estes. Eleitores o Brasil n vai. 55% e demais. Pra. Mim


Reply

Levi fidelis

Reply

Felizmente, ainda temos a voz de Ronaldo Caiado, que faz oposição de verdade e sem medo.

Reply

Discordo do blogueiro, com todo o respeito. Mas, a direita liberal não se sente representada por Aecio ou nenhum outro nome do PSDB. Depois deste destaque tirando a terceirização justamente do setor mais ineficiente e protegido, que são as empresas estatais, a direita certamente dará os braços a qualquer nome que nos represente.
Quero lembrar que a India surge no horizonte, crescendo 7,5% neste ano, mais do que a China, que desaba para 6,8(podendo ser menos) por causa dos bancos escuros de lá. Temos Japão, Coreia, temos EUA e mesmo a complicada Europa. Na America Latina, estamos no rodapé, com Venezuela e Argentina. Ou o Brasil faz uma forte reforma trabalhista, previdenciária, tributária(mais importantes do que a política) ou seremos um país devastado. Mesmo o Mexico é melhor para se viver. O narcotrafico colombiano se estabeleceu lá para vender para os EUA. Mas, no Mexico, há menos ESTATOCRACIA. Pronto. Falei...e não o ofendi, Coronel...apenas divergi.

Reply

Outros institutos mostram a situacao bem pior para lula sobretudo no segundo turno. Ee lula talvez nem saia can1didato. Seria o fim do pt pois nao tem mais candidatos competitivos.

Reply

Sr. verberador

O que lhe escapa:
que 90% da população mundial é burra ou que as urnas elêtronicas são armadilhas para enganar trouxas(burros).
Talvez quem sabe o censor que não permitiu que me manifestasse, seja partidário da censura aos meios de comunicação ou até talvez inconscientemente o crítico seja um petista.

Agradeço sua atenção.

PS. Tu achas que o Aécio perdeu a eleição!?

Reply

Vou votar no Bolsonaro.

Reply