Robô vira dono da comunicação da Dilma.

Abaixo a coluna de Merval Pereira, em O Globo, comentando a nomeação de Edinho Silva para a Secretaria de Comunicação Social da Dilma. Um primeiro intitulado " O PT com a verba e o verbo".

Mais importante que a constatação de que a economia brasileira está estagnada desde o ano da eleição, o que foi escondido do povo brasileiro por uma ação publicitária que distorceu números e fatos numa clara agressão ao sistema democrático, é saber que a culpa pelos nossos males é coisa nossa, não de crises internacionais.

Um levantamento do professor Reinaldo Gonçalves mostra que o Brasil em 2014 ficou em 172ª posição num conjunto 188 países, o que quer dizer que nada menos que 91% dos países tiveram melhor desempenho que o nosso.
 
Em relação ao quadriênio de Dilma Rousseff (2011-14), nossa posição tem uma melhora relativa: ficamos na 126ª posição, sendo superados por 67% dos países.
 
No plano interno, a presidente Dilma continua na mesma posição constrangedora de ser a presidente com a terceira pior média de crescimento do PIB da República brasileira, ao lado de Venceslau Brás, com 2,1% de crescimento, superando apenas dois presidentes que tiveram média negativa de crescimento em seus mandatos: Fernando Collor -1,3; Floriano Peixoto -7,5.

Se as previsões se confirmarem para este ano, com uma retração do PIB que pode chegar a até 1% segundo alguns economistas, a média para cinco anos cairá abaixo de 2%. Como a situação política é fortemente influenciada pela economia, dificilmente a presidente Dilma encontrará este ano condições de recuperação de sua popularidade, que as pesquisas de opinião mostram estar num momento crucial, provavelmente na casa de um dígito de aprovação se tomarmos a média dos institutos de pesquisa.

Foi sob o impacto da informação de que o nível de aprovação da presidente Dilma estava em 7 pontos num tracking encomendado pelo Palácio do Planalto que o ex-ministro da Comunicação Social Thomas Trauman escreveu aquele já famoso relatório que afinal o derrubou.

Entre as ilegalidades que defendia, destacam-se o uso dos blogs sujos para atacar os adversários do governo. No que via como uma “guerrilha de comunicação”, o documento lamentava que os robôs que atuaram na campanha presidencial para espalhar boatos e elogios a favor de Dilma tivessem sido desativados, e recomendava que o Planalto desse “munição” para “os soldados de fora” dispararem.

Há também a defesa do uso da Voz do Brasil e da televisão oficial para mostrar os feitos do governo, numa confusão clara entre órgãos do governo e do Estrado brasileiro. A demissão de Trauman, ao contrário do que se podia supor, não foi devida ao conteúdo do documento, mas ao seu vazamento.

Infere-se isso pela escolha por Dilma de seu tesoureiro de campanha, o petista Edinho Silva, para o cargo, entregando ao PT a verba e o verbo da comunicação do governo. Como nos governos petistas as pessoas importam mais que os cargos que ocupam, Edinho quase foi nomeado para diretor da Autoridade Pública Olímpica, mas a presidente Dilma desistiu ao constatar que ele não seria aprovado pelo Senado.

Como a nomeação para o ministério é de inteira responsabilidade da presidente, lá se vai Edinho Silva tratar da imagem do governo federal. Logo ele, que foi tesoureiro da campanha de 2014 de Dilma e, segundo anotações atribuídas a Ricardo Pessoa, dono da UTC, “está preocupadíssimo”. E segue texto de Pessoa: “Todas as empreiteiras acusadas de esquema criminoso da Operação Lava-Jato doaram para a campanha de Dilma. Será que falarão sobre vinculação campanha x obras da Petrobras?”.

Esse e outros textos encontrados se parecem com chantagem, no momento em que delações premiadas estão sendo negociadas. Mas Edinho Silva pode trazer também mais problemas políticos para Dilma. Ele afirmou recentemente que as manifestações de rua são coisa da elite golpista, e que é preciso “combater a direita” em todo o continente.

Coroando seu pensamento, antes mesmo de assumir a missão palaciana ele já havia dito o que pensava especificamente sobre a área em que vai atuar: “Temos que criar efetivamente condições para que haja uma democratização da comunicação no país. E isso passa pela democratização da propriedade dos veículos”.

Mesmo que tenha salientado que esse debate “deve ser feito com muita tranquilidade, sem partidarismo e em parceria com a sociedade”, Edinho já disse a que veio.

8 comentários

Coronel concordo com os que afirmam que esse "militonto" está sendo promovido apenas para blindá-lo. Se for certa sua preocupação com as delações, ele está com toda a sua anatomia bem presa. assim como terá presos em suas mãos o "derrière" de toda a camarilha petista.

Reply

O documento não foi "vazado" coisa nenhuma. Thomas Trauman deixou um roteiro para o Edinho. Apenas isso. O resto é teatro para enganar a população.

Reply

Estratégias do "migo":

http://valterpomar.blogspot.com.br/2015/03/contribuicao-para-o-5-congresso-do-pt.html

Reply

Nojo imenso deste governo e partido que não tem nenhum compromisso com a verdade.

Reply

Edinho é um ilustre "Zé Ruela".Não tem envergadura para mudar nada, é um drone ,braço mecânico de gente como Falcão e corriola. Vão continuar com a mesma ladainha da regulação da mídia.

Reply

Estão tentando se safar a qualquer custo, sem afundar o barco de vez. Mas o barco ta entrando agua por todos os lados. Daqui a pouco começa o salve se quem puder.

Reply

Coronel,

veja sobre o que estão fazendo com a Receita Federal:

https://www.youtube.com/watch?v=CLENdTi_XHY

Sindicalistas e trabalhadores da Receita Federal!
Venham pra rua com os brasileiros!!

TODOS CONTRA DILMA ROUSSEFF!
TODDOS CONTRA O PT!

BRASILEIROS A FAVOR DO BRASIL!
QUEREMOS ORDEM E PROGRESSO!

FORA DILMA!

Flor Lilás

Reply

"Mais importante que a constatação de que a economia brasileira está estagnada desde o ano da eleição, o que foi escondido do povo brasileiro por uma ação publicitária que distorceu números e fatos numa clara agressão ao sistema democrático"

Oi???? Escondido???? Ah ha ha! Dá licença! Não dá pra desculpar o "povo brasileiro" nessa não.

Conheço muita gente "instruída" aqui no Nordeste que, mesmo diante de toda a corrupção petralha, ainda acha que há uma direita escondida atrás do "ódio ao PT" que tirou 32433570893018 pobres da miséria.

As pessoas se recusaram a enxergar o óbvio insistentemente apontado não só por Aécio, mas por alguns dos outros candidatos a presidente nas últimas eleições.

53 milhões de brasileiros + os que não foram votar não são vítimas. São cúmplices!

Reply