Em pé de guerra, PMDB afirma que Dilma queria Aécio na lista de qualquer jeito.

(FOLHA) Um dia após ser implicado na investigação da Lava Jato, o comando peemedebista do Congresso partiu para o ataque contra o governo, atribuindo interferência do Planalto na elaboração da lista de 34 parlamentares que serão investigados pelo Supremo a pedido da Procuradoria-Geral da República. 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi citado pela procuradoria como sendo do "núcleo político" de quadrilha para desviar recursos da Petrobras; o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi acusado pelo doleiro Alberto Youssef de receber propina por um contrato da estatal. 

Ao negar, Cunha disse à Folha neste sábado (7) que "o governo quer sócio na lama. Eu só entrei para poderem colocar Anastasia [no rol]". O senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) é ligado a Aécio Neves, presidente do PSDB e rival de Dilma em 2014. Cunha e Anastasia aparecem em um mesmo depoimento da Lava Jato, em que o policial afastado Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca, disse ter entregue R$ 1 milhão ao tucano a mando de Youssef. O senador nega. 

Para Cunha, a peça da procuradoria é uma "piada" e foi uma "alopragem" de integrantes do governo, que, segundo ele, teriam interferido junto ao procurador-geral, Rodrigo Janot, para incluir ele e a oposição na lista.  "Sabemos exatamente o jogo político que aconteceu. O procurador agiu como aparelho visando a imputação política de indícios como se todos fossem participes da mesma lama. É lamentável ver o procurador, talvez para merecer sua recondução, se prestar a esse papel", postou no Twitter. 

Conforme o blog do jornalista Fernando Rodrigues, no UOL, Renan tem avaliação parecida sobre o papel do governo no caso: "O jogo do governo era 'Quanto mais gente tiver [na lista], melhor, desde que tenha o Aécio", afirmou. Segue Renan: "Ela [Dilma] só soube que o Aécio estava fora na noite de terça, quando o Janot entregou os nomes para o Supremo. Ficou p... da vida. Aí a lógica foi clara: vazar que estavam na lista Renan e Eduardo Cunha. Por quê? Porque querem sempre jogar o problema para o outro lado da rua [...] o Planalto deliberadamente direcionou a cobertura da mídia para dois nomes". 

Renan também acusou Janot de estar "em campanha aberta para se releger". O mandato de Janot vai até setembro. Para continuar, ele depende de uma indicação de Dilma e da aprovação na Comissão de Constituição e Justiça. 

Procurado para comentar, o Ministério Público informou que seguiu critérios técnicos e jurídicos nos pedidos de inquérito. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, negou que o governo tenha influenciado na lista (leia mais na página ao lado).

No Senado, interlocutores de Renan dizem ter certeza que o governo tentou sair do foco da Lava Jato. Para eles, isso poderá levar Dilma a ter seu impeachment pedido pela CPI da Petrobras. Essa posição radical, porém, ainda não encontra eco no campo de Cunha. Ele mesmo já disse ser contra o impeachment. 

Na avaliação dos peemedebistas, a ''manipulação'' da lista teria se dado por meio de Cardozo. Confrontados com o fato de petistas ligados à Dilma, como Antonio Palocci, aparecerem, eles alegam que naturalmente aliados seriam listados para não configurar perseguição pura. Sobre a acusação de que formou quadrilha, Renan disse à Folha que "tudo é inconsistente e frágil".

22 comentários

"Tá" na cara que a armação do Palácio do Planalto foi pra jogar m...no ventilador dos outros e ficar com o desles menos sujo. O clima é de guerra. Essa idéia de que Cunha é contra o impeachmet, é hoje mas no andar da carruagem poderá mudar de idéia. Talvez, se o circo pergar fogo, for devoado pelas labaredas, nasça um Brasil mais limpo, menos corrupto, com Dilma fora e o PT proscrito.

Reply

É cel,

13 dá azar, e o Brasil e os brasileiros sifu. Nossa que mafia, hein? Deixa espernear, mas tem de matar desta vez, nada de salvar mandato de ninguem. Vai sair caro, que vá para o fundo do poço todos nós, mas limpemos este país. IMPEACHMENT JÁ.

Reply

Já tive época que respeitava Ministro da Justiça e Procurador Geral da República, antes de 2002,agora se tornaram um perigo lesa Pátria. Entendam o Petrolão foi criado durante o governo Lula e Dilma, eles fizeram o papel do Marcos Valério, e comprara partidos para se manter no poder.Eles atacaram o Aécioe Anastácia com mentiras.

Reply

Isto é verdade,o que tem Anastásia com petrolão se ele nunca fez parte do governo e da Petrobrás?É muito estranho se basear no depoimento de um ex PF experiente que disse que entregou o dinheiro para uma pessoa que parece com o Anastásia,ele foi governador por 2 mandatos portanto uma pessoa conhecidíssima no Brasil,seria impossível um PF não reconhece-lo ao entregar o dinheiro e depois o Anastásia mora em apartamento não em casa,Rodrigo Janot enfiou o pé na jaca esta até eu que não sou adi vogado desconstruo seu argumento.

Reply

Durante a campanha, na reta final, petistas comemoraram e plantaram anoticia que o ex-presidente do PSDB (senador Sergio Guerra) havia recebido propina para arquivar a CPI da Petrobras em 2009. Lembrando que nesta CPI tinha 13 membros da base aliada e somente o falecido Sergio Guerra do PSDB. Para o arquivamento, por voto da maioria, não seria necessário o unico voto tucano. Para que e por que dariam dinheiro por um unico voto. Passada as eleições não mais se comentou o caso e muito menos aparece em lugar algum nas delações o nome do falecido Sergio Guerra.

Reply

"Blogs e Colunistas
Lauro Jardim
Radar on-line

sábado, 7 de março de 2015
8:22 \ Congresso

Em privado

Depende das ruas. Assim que eleito presidente da Câmara, Eduardo Cunha disse em entrevistas que não via “espaço para o impeachment” de Dilma Rousseff.
Embora de público não vá admitir nem que a vaca tussa, dias atrás afirmou a mais de um interlocutor ser impossível segurar o processo caso a possibilidade ganhe força a partir dos protestos de 15 de março."

VAMOS PARA AS RUAS!!!

Gambá

PS: 1) Cunha em guerra declarada contra petralhas;
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/congresso/eduardo-cunha-sinal-fechado-para-os-petistas-falcao-e-vargas/
2) Até Temer também endurece com o governo corrupto.
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/governo/ignorado-por-dilma-na-articulacao-politica-do-governo-o-bombeiro-michel-temer-reage/

Reply

A mentira tem perna curta. Essas mentiras contidas na lista vão durar menos do que as mentiras que Dilma contou na campanha eleitoral.

Reply

O PMDB de manipulador, virou saco de pancadas do PT.
O povo nas ruas está dizendo que o PT é um partido honesto e que os ladrões e corruptos desta nação são o PMDB, o PP e os outros partidos.
Um belo golpe, do PT, contra o estado de direito desta nação despedaçada pela esquerda comunista.

Gostaria de saber se as igrejas, católicas e evangélicas estão com quem, com o diabo, com Fidel, com Stalin, com Hitler, com quem lá de baixo?

Reply

Coronel,

vontade de colocar o PT e o PMDB dentro de um quarto escuro com foice nas mãos. Sobraria alguém?

Renan Calheiros instalará CPI sobre o Ministério Público, para investigar sobre os encontros de Janojento com o Porcão.

Desculpem, Coronel e Coturneiros, pelos apelidos que tenho dado à essa Canalha Petralha... está insuportável, e este cinismo pacífico de minha parte alivia um pouco todos os sentimentos terríveis que tenho em meu coração.

Dia 15 de março precisamos mostrar a essa corja que os donos do Brasil somos nós! Os trabalhadores dedicados e esforçados que sustentamos tudo com nosso suor, durante 5 meses do ano! Os honestos e dignos, os corretos e patriotas. Vamos de verde e amarelo!

Coturneiros, precisamos convidar todos nossos familiares e amigos para ir pacificamente para as ruas lutar pela nossa liberdade!

BRASIL LIVRE, COM ORDEM E PROGRESSO
É BRASIL SEM PT!

QUERO ORDEM E PROGRESSO DE VOLTA À MINHA PÁTRIA AMADA, BRASIL!

O BRASIL NÃO É VERMELHO!
O BRASIL É VERDE E AMARELO!


Flor Lilás

Reply

Coronel,

leia aqui por favor:
http://otambosi.blogspot.com.br/2015/03/cardozo-e-janot-estranho-tango-em.html

Muito estranho tudo isso.
Por que o Ministro Porcão tem que ir a Buenos Aires conversar com o ministro da Justiça e da segurança pública da Argentina???

Por que Janojento e Porcão se encontraram em BA???


QUEREMOS SABER O QUE TRAMARAM CONTRA O BRASIL!

Porque dessa CanalhaPetralha coisa boa não pode ser.
Sempre é contra os dignos e honestos. Sempre a favor do comunismo bolivariano dessa corja da América Latrina.

FORA JANOT - PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA DO PT!
FORA MINISTRO CARDOSO BOLIVARIANO!
DEIXEM-NOS EM PAZ!
VÃO PRA CUBA QUE OS PARIU!

Flor Lilás

Reply

Nenhuma novidade em se tratando do ofidiário governista.

Reply
fred oliveira mod

E', ha' muito que escrevemos aqui que o pmdb iria se arrepender desse aval que dava ao pt. Começou. O pt so' pensa em se livrar ou em dizer que todos sao iguais. Agora, o sr, Renan e o sr, Cunha estao provando do veneno que os brasileiros vem provando ha' doze anos.Espero que tudo isto resulte em impeachment. O BRasil nao pode perder mais uma decada alem da que ja' perdeu.

Reply

Nós, mineiros, sabemos que Antônio Anastasia está fora desta sujeira.
Quem teve a ideia de jogá-lo nesta confusão será desmascarado. Cobraremos firme depois. Não vale dizer que não avisamos.

Reply

Maduro prendeu argentinos com a justificativa de que conspiravam contra seu governo.

Janot e Eduardo Cardoso conspiram contra o Brasil, fizeram encontros secretos até na Argentina com comunistas terroristas de lá.

Assim como Manduro prendeu por conspiração, Janot e Caedoso devem ser presos com urgência porque conspiram contra a Nação Brasileira. Com urgência, antes que concretizem seus planos diabólicos.

Reply

ESTOU COMEÇANDO A FICAR COM VERGONHA DE SER BRASILEIRO. DAQUI A POUCO SE FALARMOS COM UM ESTRANGEIRO,ELE VAI NOS OLHAR COMO SE TAMBEM FOSSEMOS LADRÃO.
REGIME MILITAR JÁ,ANTES QUE ACABEM COM O NOSSO PAÍS.

Reply

Penso que o desgoverno pensa em dar um golpe na democracia. Tira Renan, Eduardo Cunha e Temer...que sobra com a renúncia de dilma? O Presidente do Supremo. Petista desde bebebzinho.

Reply

Anastasia, é hoje o político mais ilibado da história do nosso país! Claro q foi armação, só q essa bandida da DILMANTA, esqueceu qexiste DEUS, aliás ela nunca ouviu falar em DEUS, mas com certeza Anastasia vai sair mais forte dessa historiado q entrou, ele jaesta abençoado por DEUS.

Reply

kkkkkkkkkkkkk é facin, dizer q um morto levou dindim kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Reply

Ele e tds nós, estamosa favor

Reply

Faltou muita gte na lista ptralha.

Reply

mas ta em tempo, o pmdb virar homi de vdd e ficar a favor do povo

Reply

Não se iludam com o cunha...
Tremendo mau caráter que só esta cuidando dele mesmo, esta cagando pros Brasileiros.
Puxem a folha corrida deste cínico e tudo se clareara.
Sim ele é sócio da lama onde a maioria dos políticos brasileiros se misturam, embora negue.
Tá no sangue é do PMDB...

Reply