Socialismo bolivariano: camisinhas a R$ 57 na Venezuela

 Os venezuelanos já têm que enfrentar longas filas para comprar frango, açúcar, remédios e outros produtos básicos. Mas a escassez chegou a outro setor — o sexo. Preservativos são raramente encontrados nas prateleiras e quase impossíveis de pagar. Muitos consumidores recorrem a sites de leilões para achar produtos agora raros. Em um deles, por exemplo, um pacote com 36 preservativos era vendido esta semana por 4,760 bolívares ( cerca de U$755 ou R$ 2.074). A quantia exorbitante é quase o salário mínimo do país — 5,600 bolívares.

— O país está tão bagunçado que agora precisamos enfrentar fila até para fazer sexo. Chegamos muito baixo — lamentou Jonatan Montilla, um diretor de arte de 31 anos.

O colapso dos preços do petróleo acentuou a escassez de bens de consumo — de fraldas a desodorantes nesse país da Opep (Organização dos Países Produtores de Petróleo) que importa a maior parte do que consome. Como as exportações de petróleo representam cerca de 95% das receitas do governo, e o preço do barril despencou 60% nos últimos sete meses, a economia está à beira do colapso, com 75% de chances de quebrar nos próximos 12 meses se os preços do produto não se recuperarem.

IMPACTO SOCIAL
Mas esse acesso restrito aos preservativos tem um impacto muito maior que a decepção por romances frustrados. A Venezuela tem um dos maiores índices de gravidez na adolescência — 83 a cada 1.000, segundo o Banco Mundial. E tem, ainda, as maiores taxas de infecção pelo vírus HIV da América do Sul, atrás somente de Paraguai e Brasil, de acordo com dados das Nações Unidas.

— Sem camisinhas, não podemos fazer nada. Essa escassez ameaça todos os programas de prevenção que temos desenvolvido em todo o país — disse Jhonatan Rodriguez, diretor da ONG StopHIV, baseada na Ilha Margarita.

Outro temor é que, num país onde a interrupção da gravidez é ilegal, a falta de camisinhas e outros métodos contraceptivos faça crescer o número de mortes de mulheres em clínicas de aborto clandestino. E vai ainda ter um impacto econômico de longo prazo por afastar jovens mulheres das escolas e do mercado de trabalho.

— A gravidez indesejável entre as adolescentes será a marca do fracasso do governo. Fracasso econômico, fracasso na saúde pública e na política educacional — denunciou o médico ginecologista Carlos Cabrera, vice-presidente local da ONG britânica International Planned Parenthood Federation.

15 comentários

E ainda assim a maioria da população vota no chavismo. Por que será?

Reply

FALTAR - esconder, confiscar - gêneros de 1ª necessidade para enfraquecer a população e, ocupada em procurar alimentos, não promova manifestações contra o governo FAZ PARTE em todo regime comunista para se solidificar sem muitos contratempos, que se vê em Lênin e sua receita:
"Usem os idiotas-uteis na linha de frente.
Instigue o ódio entre as pessoas e classes.
Destruam suas bases morais, a familia e a espiritualidade e façam-nos comer das migalhas que caem de nossas mesas".
TAMBÉM INCLUI NESSE PACOTE:
6º mandamento do decálogo de Lênin:
"Colabore para o esbanjamento do dinheiro público e descrédito da imagem do país no exterior, provocando pãnico e desassossego na população pela inflação".

Reply

Não sei se na Venefavela é a mesma putaria (todo mundo dando, todo mundo mandando ver, viva a alegria!) que aqui no Brasil mas se for é bom ela se preparar para um show de AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Vai ser um colapso no sistema de saúde de lá.

Reply

Eles tem um salário mínimo gigantesco. É isso mesmo?

Reply

Coronel,
não vejo crise nenhuma na Venezuela. Dizem que falta papel higiênico e isto não é problema. Se não tem o que comer, o papel é supérfluo. Camisinha também pra que se já estão fudidos mesmos.

Reply

O caminho bolivariano que o Brasil trilha, conduzido por bovinos, nos deixará igual a Venezuela.

Reply
Paulistano Estressado mod


Esse é o socialismo bolivariano-cubano que os babacas daqui tanto admiram !
Não tem jeito,o ser humano só aprende mesmo com muito sofrimento.E aí,quando consegue evoluir um pouco,surgem os retardados para estragar os avanços conquistados.

Reply


Logo terão campanha de reciclagem de camisinhas,papel higiênico...

Reply


Setenta por cento da população da Venezuela apoiaram e aclamaram a eleição de Hugo Chaves e Maduro. Após alguns anos, vemos no que foi transformado o país.

Reply

Atençao socialistas brasileiros, eis o resultado de sempre onde o socialismo e' implementado: fracasso de um pais. Foi assim na europa, foi assim no sudeste asiatico. Todos mudaram. Agora, a america latina ve repetir o que ja' se conhece em Cuba. A Venezuela e' mais uma prova ( como se precisasse mais) do fracasso desse regime.

Reply

Seria comício se não fosse trágico.
Esta aí o exemplo de governo bolivariano.

Reply

Governo bolivariano fu#### com Venezuelanos.
Agora não pode mais fud####
Kkk

Reply

Governo bolivariano fu#### com Venezuelanos.
Agora não pode mais fud####
Kkk

Reply

Estratégia do extermínio.

Cvalaria Ligeira

Reply

A saída no cinco contra um!!!!!!

Reply