PT e PMDB roubaram juntos a Petrobras. Não se iludam que a nova CPI terá alguma chance de prosperar, a não ser atropelada pelos fatos.

(Folha) O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), desafeto do Palácio do Planalto, vai criar nesta quinta (5), a nova CPI da Petrobras, segundo a Folha apurou.O próximo passo será a indicação dos membros pelos partidos, seguida pelo agendamento da sessão de instalação da comissão.

O governo é contrário à apuração sobre irregularidades na estatal, pois acredita que isso teria potencial para ampliar o desgaste da empresa e do Planalto, além de servir de palco para a oposição.Assistiu, porém, a 52 deputados governistas viabilizarem, ao lado da oposição, o pedido para a CPI. Ao todo, 182 deputados assinaram o requerimento. Para a comissão ser viabilizada, são necessárias 171 assinaturas. 

A nova traição partiu de deputados de oito partidos com representantes no primeiro escalão da presidente Dilma Rousseff. Além dos oposicionistas, parlamentares do PDT (14), PSD (12), PMDB (10), PR (7), PP (5), PRB (2), PTB (1) e Pros (1) assinaram o requerimento. 

Nesta quarta (4), Cunha afirmou que a saída da diretoria da Petrobras, acertada para a sexta (6), era necessária para a empresa passar por "oxigenação", ganhar a credibilidade do mercado e sair "das páginas policiais". O peemedebista disse ainda que a Petrobras é "um assunto hoje que precisa ser passado a limpo" e que a avaliação não se tratava especificamente da presidente da estatal, Graça Foster. "Não que se tenha nenhuma queixa ou culpa a ex-presidente Graça Foster, mas que ela [a estatal] precisava ter uma oxigenação para ganhar a credibilidade do mercado e sair das páginas policiais não há a menor dúvida", afirmou. 

A CPI tende a ser um dos assuntos discutidos na reunião que o deputado deve ter nesta quinta com Dilma, seu vice, Michel Temer (PMDB), e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A ideia é reconstruir as pontes após a ofensiva fracassada do governo para esvaziar a candidatura de Cunha. 

Segundo aliados, Dilma não deve fazer um pedido explícito sobre a CPI, mas fará um aceno ao peemedebista, deixando claro uma espécie de pacto de boa convivência. Ele defende que seja instalada uma CPI mista, com deputados e senadores, mas sinalizou que vai autorizar a investigação da Câmara. Cunha foi citado por investigados na Operação Lava Jato. Ele nega qualquer envolvimento com o esquema. 

MOVIMENTAÇÃO
Na eleição de Cunha para o comando na Câmara, há consenso que dissidências no PR, PDT e PSD ajudaram a impor a derrota ao Planalto. Governistas dizem que o movimento em siglas da base foi motivado para pressionar o governo sobre demandas para indicação de aliados em cargos do segundo escalão.
A criação da CPI mobilizou a nova liderança do governo na Casa. José Guimarães (PT-CE), que assumiu o posto na terça (3), reuniu oito partidos e cobrou unidade na base. De acordo com os relatos, o petista evitou enquadrar os aliados, mas reforçou a necessidade de entendimento. Isolado na Casa, o PT também decidiu reagir e apresentou outros pedidos de CPIs. A estratégia é bloquear a fila para impedir que os pedidos da oposição ganhem espaço.

12 comentários

CORONEL

Já disse aqui neste espaço que CPIs com esse parlamento safado , patranheiro de Renans,Collors,Maias,Juca's,Vicentinhos...Hoje não se prestam sequer para criar embaraços, fazer barulho , quanto mais produzir luz.
O foco é tentar induzir a população para se insurgir contra essa bandalheira.

Reply

Coronel,

e se os envolvidos do PMDB forem inimigos de Eduardo Cunha? Já pensou nisso? Possível?
Tomara!

E se o desejo dele de impeachment de Dna Dilma e Seu Temer for gigantesco? Afinal, quem virará presidente será ele, não é?

Flor Lilás

Reply

CORONEL

Merece uma análise a ousadia de alguns notórios salafrários, como é o caso do presidiário José Dirceu em interferir na escolha do sucessor de Graça Foster na presidência da Petrobrás.Mas salta aos olhos a ousadia do ratão felpudo Lula da Silva que simplesmente avoca para si a prerrogativa da indicação.A bandidalha está apreensiva , com medo de perder o controle da situação. Muito sintomática e reveladora a atuação deles. Lula atravessa todas as fronteiras do atrevimento.

Reply

CORONEL

Corretíssimo.A não ser atropelada pelos fatos Os fatos a polícia,o MPF e a Justiça estão fornecendo .Agora, o atropelamento só a população pode promover, caso contrário teremos outros Genoinos, Dirceus e Delúbios saltitantes e saltitantes por aí.

Reply

Elementar: CPIs são inúteis, quando os próprios ladrões as controlam!!!

Reply

Coronel,
CPI séria no Brasil com estes congressistas na sua grande maioria da Base Alugada, é querer fazer dos espectadores mais otários do que já são.

Reply

O povo precisa entender que ou derrota o pete ou o Brasil vai à breca. Fora pete, Fora corruptos!

Reply

Inviabilizar a CPI é a maior confissão de culpa: quem não deve, não teme. Simples assim!!!

Reply

Eu não confio nesse Eduardo Cunha... Ele tem o maior jeito de quem acende uma vela pra Deus e outra pro coisa ruim! Aguardemos...

Reply

Os governi$ta$ com certeza têm li$ura nesse negócio.

Reply

Vamos começar a conhecer o presidente da câmara agora!Ele também vai ter o seu desgaste,se quiser.Vai ficar do lado de quem quer a CPI ou vai ficar do lado da corrupção?Se almeja cargos maiores é bom começar a pensar??!!

Reply

o que pode mudar o Brasil eh a TOMADA DA BASTILHA,digo,BRASILIA!!!!!!!!!!!!!!!

Reply