Rodrigo Janot (à esquerda) age em conjunto com Teori Zavascki (acima à direita) para esvaziar a Operação Lava Jato, comandada pelo juiz Sérgio Moro (abaixo à direita). Quinze dias antes das eleições, o PT anunciou nos "blogs sujos" que iria até Teori e Janot para enquadrar o juiz Moro. Parece que estão conseguindo. O primeiro beneficiado pela atuação da dupla é um deputado petista ligado ao MST do Rio Grande do Sul, conforme informado abaixo pela matéria da Folha de São Paulo.
A Polícia Federal terá papel limitado na investigação sobre a delação
premiada feita pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que
tramita no STF (Supremo Tribunal Federal). Como tem sido a prática nos inquéritos sobre autoridades com foro
privilegiado na corte --Costa implicou vários parlamentares--, a PF
apenas cumprirá diligências predefinidas pelo procurador-geral da
República, Rodrigo Janot, e autorizadas pelo relator, Teori Zavascki.
Em uma operação normal da PF em primeira instância, as diligências são
estabelecidas após entendimentos entre juízes, procuradores e policiais.
Esse foi o caso da Operação Lava Jato, conduzida pela PF e pelo
Ministério Público e sob a responsabilidade do juiz federal Sergio Moro.
Quando a investigação vai para o STF, o quadro muda.Desde sua posse, em
setembro de 2013, Janot tem advertido a PF a não se dirigir diretamente
aos ministros do STF para pleitear investigações, como tomar depoimentos
e solicitar interceptações telefônicas. Todos os passos da PF devem ser
antes autorizados e requisitados por Janot.
Em abril, quando um delegado da PF gaúcha procurou Zavascki para
solicitar medidas num inquérito sobre o deputado Elvino Bohn Gass
(PT-RS), Janot escreveu que inexiste "capacidade postulatória da
autoridade policial diretamente ao Judiciário, cuja representação [da
PF] deve ser submetida ao Judiciário" pela Procuradoria-geral. Citando jurisprudência, Zavascki deu razão a Janot, dizendo que a
capacidade de pedir diligências é exclusiva do Ministério Público em
casos que tramitam no STF. Segundo levantamento da Folha, Janot mandou arquivar pelo menos 82 inquéritos desde setembro de 2013.
Para defender sua capacidade de fazer requisições no STF, a PF tem
citado o Regimento Interno da corte. Um trecho diz que o relator pode
permitir esticar o prazo para fim do inquérito "sob requerimento
fundamentado da autoridade policial ou do procurador-geral da
República".
O regimento diz ainda que, após instauração do inquérito, "a autoridade
policial deverá" providenciar "elementos necessários à conclusão das
investigações, efetuando as inquirições e realizando as demais
diligências necessárias à elucidação dos fatos". No fim, o delegado deve
apresentar "peça informativa". Na tese da PF, delegados continuariam cumprindo missões designadas pela
Procuradoria, mas não perderiam a capacidade de tomar iniciativas na
investigação.
Caso a tese da Procuradoria prevaleça, o caso derivado das delações da
Lava Jato passará a tramitar, dentro da polícia, no Grupo de Inquéritos,
ligado à Corregedoria da direção-geral, em Brasília. Esse setor é responsável pela tramitação de cerca de 200 inquéritos que tramitam no STF. Consulta feita pela Folha
na semana passada a mais de cem inquéritos que tramitam ou tramitaram
no STF revelam que o papel da PF nesses casos se resumiu a cumprir
diligências determinadas pela Procuradoria, em geral a localização de
pessoas e a tomada de depoimentos.
36 comentários
Acho que uma placa nos próximos protesto deve dizer :
ReplyLula, Dilma, Teori e Janot:
O povo sabe o que é uma quadrilha.
UMA PERGUNTA VIGARISTA SEM VERDADES, É SÓ O QUE ESSES JORNALISTAS FDP SABEM FAZER...UNS MERDAS NOJENTOS
ReplyHá uma nova direita indo às ruas e pedindo a volta dos militares. Como fazer com que o PSDB não se confunda com esse movimento?
Com nosso DNA. Sou filho da democracia. O que houve foi a utilização de movimentos da sociedade por uma minoria nostálgica que nada tem a ver conosco e com nossa história. A agenda conservadora, antidemocrática, totalitária, é a do PT. Esse documento do PT, lançado depois das eleições, é muito grave. Fala no cerceamento da liberdade da imprensa, de um projeto hegemônico de país, sem alternância de poder. Fala de uma democracia direta que, de alguma forma, suplantaria ou diminuiria a participação do Congresso na definição das políticas públicas. Teve um momento na campanha do meu avô Tancredo, em 1984, que pregaram uns cartazes em Brasília com o símbolo do comunismo. Era um movimento da direita mais radical para dizer que ele era comunista. Tancredo disse: "Olha, para a esquerda não adianta me empurrar que eu não vou." Ele era um homem de centro. E, agora, eu digo: "Para a direita não adianta me empurrar que eu não vou"
Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/aecio-neves-para-direita-nao-adianta-me-empurrar-que-eu-nao-vou-14512157#ixzz3IZcunBf8
O que deveria ser de conhecimento público esta a cada dia se tornando privativo do governo da hora,financiado com dinheiro público. Está passando da hora.
ReplyEssa historinha de "provar" que as lideranças petistas estavam envolvidas é apenas conversa pro boi dormir.
Dorme boizinho, dorme, que o PT tem o que fazer, dinheirama prá roubar e justiça prá esconder.
Aí está o verdadeiro engavetador, como diz a presidente.
ReplyPode fechar a PF. Ou melhor, a PF apenas para os inimigos.
ReplyPara os amigos, MPF e STF. Para os inimigos, PF e mídia vendida.
Então Dna Dilema mandou varrer 82 inquéritos para baixo do tapetão? Porca miséria!
ReplyO aparelhamento já está feito. No entanto, é possível paralisar as ações deletérias do bando formado para homologar a impunidade. O remédio é o povo nas ruas. Basta uma manifestação e os calhordas porão os rabos entre as pernas.
ReplyVai ficar assim? Os eleitos pelo povo, defensores da democracia, blindados na caixa preta do STF e do MPF?
ReplyCORONEL
ReplyNão quero ser pessimista mas acredito que só um levante popular pode quebrar a espinha dessa quadrilha tentacular.O poder judiciário ja foi sodomizado e hoje faz apenas jogo de cena antes de homologar as decisões da SOC.
Uma vergonha!!!
#TODOS CONTRA O PT!!!
Esse pessoal vai jogar o Brasil em uma crise sem precedentes nas instituições republicanas. Com esses ares de "autoridades", conhecedores profundos dos atalhos dissimuladores da justiça, as instituições se aprofundarão em mares de lama. Quem viver verá. Sei lá se o mundo se preocupa com isso.
ReplyO importante é manter os miseráveis alimentados, ohh!, financiando liquidificador, comprando UM, pagando TRÊS, e no final, valendo MEIO.
O inimigo é o PT. É preciso tirar esta quadrilha do Poder.
ReplyOs fatos que comprovam o roubo como um dos sórdidos e criminosos métodos do Podridão Total para se manter no poder, ainda que sejam apenas a ponta de um iceberg, já demonstram a movimentação intensa e permanente dos chefes de quadrilha para esvaziarem as investigações do PeTrolão, por exemplo, em proporções aviltantes bem maiores que as praticadas no mensalão I.
ReplyPara tanto, apoiam-se no recurso do aparelhamento prévio, em que somente canalhas acostumados à desonra, serviçais da bandidagem, continuarão perdendo o que jamais reconhecerão como existente, a dignidade,o caráter e a honradez humanos.
Por tudo isto, é crucial que faça parte das manifestações a cobrança ferrenha sobre a pusilanimidade dos que se atreverem impunemente a tripudiar da justiça, da democracia e da paciència de quem tem vergonha na cara, os 51 milhões de brasileiros que deploram os cínicos cúmplices de bandidos.
Caso contrário, alteremos o brasão da bandeira, denominando-a bastião da República de Bananas, em que a baderna é a ordem, e o atraso, o progresso.
Sim, perfeito, e, agora aperfeiçoado, o que propuseram como cartaz das manifestações, em síntese:
ReplyJegue blindado, Dilmente, Janot e Teori:
O povo sabe o que é uma quadrilha !
É por essa e por outras razões que sou a FAVOR de uma intervenção militar institucional. Combater essa esquerdopatia que aparelha, além do Judiciário, a maior parte da imprensa, precisamos não somente de fazê-lo com democracia, mas precisa de algo mais, um "remédio amargo" que temos que usar para "curar" esses desmandos do desgoverno petralha que há mais de 10 anos vem DENEGRINDO a imagem do Brasil. Esse remédio seria a intervenção das FFAA. Senão, o CUmunismo vai sendo inserido na sociedade, aos poucos, e , quando a gente perceber, estaremos vivendo os mesmos problemas que a Venezuela, por exemplo, enfrenta. Percebe-se que a situação, a cada pleito, se agrava mais e mais??? Intervenção, sim!!!
ReplyPor meio das manifestações pacíficas os cidadãos de bem estão cumprindo o seu papel: de ir contra a tudo de ruim que acontece no país por CAUSA DO PT. Mas a mídia CHAPA BRANCA (?), infelizmente, não mostrou e não mostrará quaisquer manifestações. Pelo contrário, vai tentar colocar uma "pá de cal" nelas. Já disse isso e repito: Por que as manifestações não ocorrem próximos a eventos que os canais de TV são obrigados a cobrir? É uma ideia, certa ou não, mas pelo menos, estou tentando dar uma solução para que essas manifestações sejam vistas por milhões de brasileiros que não tem acesso a internet ou porque não gostam.
A minha esperança é que novos congressistas vão tomar posse. Torço para que não haja um Petrolão 2 e que esses "novos políticos" consigam dar um basta nas pretensões bolivarianas desse governo do estelionato.
Que legal, êeeeeebbbbbaaaaaaaaaaa!
ReplySerá que eu também posso entrar no mundo do crime?
Cel
ReplyEstou de acordo com o que JCMaciel disse. O povo tem de ir berrar na porta do Supremo feito faz e já fez os bandidos do PT.
Esther
Está tudo aparelhado, tudo dominado, e não vai ser fácil mudar o quadro. Vai precisar de muita consistência, persistência e coragem
ReplyGustavo Ioschpe, autor do ótimo "O que o Brasil quer ser quando crescer?" (Ed. Objetiva), relata na VEJA a surpresa que experimentou, ao final de um encontro, com alunos de uma escola... de elite!
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/estamos-acabando-com-o-pais
Mas os manifestantes tem que esperar a decisões legais para pedir impeachment! Hein?
ReplyVão esperar sentados, vai faltar gaveta e melhor dar um armário dúplex pro STF,
é na raça que a coisa vai andar
Então que a PF vaze as informações, ai o povo irá as ruas para fazer justiça e qual será o preço?
ReplyOs ministros do STF pintam e bordam. Protestos e gritarias tiram eles de lá?
ReplyAtitude mais do que esperada por parte desse desgoverno nojento e corrupto.
ReplyPaís de bandidos.
ReplyQuero ver qual vai ser a reação desta quadrilha, quando o povo pressionar pedindo que se faça justiça. Será que eles vão ter colhões para continuar com esta pilantragem? Duvido. O ano de 2015 promete.
ReplyPergunta Coronel, como e o que fazer para tira estes ministro comprometidos com o PT Pergunta nao existe lei para mudar este aparelhamento
ReplyOu sera que aparecem um cabra macho para dar um tiro na cara deste safados.
O que este doleiro e Costa roubaram nao da nem para imaginar, quantas casa populares, bolsas de estudo para medico, e outro, saude e creches escolas etc.
Como pode o povo ter dormido durante este 8 anos do Lula , foi la que tudo começou, Aparelhamento do Estado das estatais, o pias esta infestado de bolivianos, cubanos ensinando tática de milícias ao radicais do PT e MST.
Jogar uma bom no MST, e expulsar estes terroristas de volta para seus paises de origem,
Vira o Pizzolato bravejando que o mensalão foi criado para destruir o Lula, e ele esta na Italia fazendo um tours pela europa , solto e com muito dinheiro no bolso.
Estou de acordo com o anônimo das 11:21! É a mesma coisa que fazer passeata contra a violência, ora bolas, os bandidos estão pouco se lixando pra isso!
ReplyPôrra, esses bandidos já passaram dos limites há muito tempo. Estão nos roubando descaradamente e ainda tirando sarro com as nossas caras. Se não tem jeito de forma legal, será que a solução é abater a tiro cada um desses safados?
ReplyAí está um equívoco.
ReplyNo sistema processual penal brasileiro, entre o inquérito policial e o Judiciário existe o Ministério Público. Titular da ação penal pública, ele examina o inquérito e, havendo necessidade de mais investigação, propõe a devolução dos autos à polícia, com a indicação da diligência a realizar.
Portanto, isso não é limitação da atividade policial
A CULPA É DO GENERAL....
Replysó é possível esculhambar a REPÚBLICA com a conivencia dos generais..... ou a culpa seria do ZÉ RAINHA?
VIVAAAAA, A DILMA AGORA TEM UM ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA PARA CHAMAR DE SEU.
ReplyEh senhores, o que lemos em um ou outro jornal , uma ou duas revistas, informações em blogs honestos como esse e poucos outros, não é, infelizmente acessível à maioria dos nossos irmãos brasileiros, porque se a maioria soubesse os desaforos que são atribuidos ao povo brasileiro, a coisa ia ser bem mais complicada. Haveria uma indignação sem limites.
ReplyA cambada perdeu todos parâmetros da vergonha e dignidade.
No site do MPF - ministério publico federal tem até um ITEM - MANIFESTÇÃO
ReplyEu já mandei meu email fazendo reinvindicação da publicação da investigação
Vamos mandar email , por que temos até ESPAÇO para isso !!!
ué, mas não é o PSDB que tinha um engavetador ?
Reply9 de novembro de 2014 11:21
ReplyCom tiriricas com segundo mandato?
Os ignorantes se uniram aos corruptos e temos agora jegues movidos ora de grama ora de grana.
Ministro da Venezuela pinta e borda, assina contratos para ensinar ao MST como fazer uma "revolução socialista", só falta chamar os militares da Venezuela.
E pensar que Collor caiu por causa de um Elba.
9 de novembro de 2014 22:34
ReplyMinha opinião sincera. Melhor seguir o exemplo de Cristo que tirou o chicote e expulsou os que fizeram do seu Templo uma casa de negócios.
Simples, rápido e eficiente.
Esse cara tá mais para janota, ou seria Rodrigo Cabot, o indivíduo mais cabotino dos petralhas, somente superado pelo seu mentor canalha e maior hipócrita.
ReplyO povo é o único desprotegido por essas instituições. O ex chefe e a atual chefe do Executivo sempre escapam. Judiciário, PF (comandada pelo Executivo), MP todos contaminados pelo PT.
Reply