Dilma e Marina batem boca. Aécio vence o debate.



Os três candidatos que lideram a corrida presidencial se atacaram mutuamente em todos os blocos do quinto e último debate antes do primeiro turno das eleições, realizado na noite desta quinta-feira (2) pela TV Globo. O evento, o mais acirrado e tenso da atual disputa, durou duas horas e meia e foi realizado horas após o Datafolha apontar o acirramento da busca por uma vaga no segundo turno entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB). 

Um dos principais momentos de tensão ocorreu quando a presidente Dilma Rousseff (PT), que concorre à reeleição, prolongou uma discussão sobre corrupção com Marina. As duas trocaram acusações depois que os microfones já estavam desligados e o tempo, esgotado. Empatado com Marina na disputa pelo segundo lugar, Aécio Neves (PSDB) explorou o escândalo de corrupção na Petrobras e mirou tanto em Dilma quanto em Marina. 

A candidata do PSB, que por um longo tempo esteve bem a frente de Aécio nas pesquisas, anunciou uma nova promessa, a três dias da eleição, a de pagar um 13º aos beneficiários do Bolsa Família. Acusada pelo PT de representar uma ameaça à continuidade do programa, que é o carro-chefe da política social do governo, Marina repetiu a mesma estratégia adotada quatro anos antes, também em um debate, pelo então presidenciável tucano José Serra. 

A candidata do PSB resistia a apresentar essa proposta agora, às vésperas do primeiro turno, segundo apurou a Folha. Mas ficou sem opção devido à ameaça de perder a vaga no segundo turno para Aécio, segundo assessores. "Não tem coisa pior que chegar no Natal sem ter como sequer dar uma ceia para o seu filho", disse Marina. 

MENSALÃO
Já no primeiro bloco do evento Aécio e Marina se confrontaram diretamente. O tucano lembrou que Marina era do PT durante o escândalo do mensalão e que em sua gestão no governo Lula empregou derrotados nas urnas. Marina rebateu dizendo que o mensalão começou a ser gestado em Minas Gerais, durante campanha do PSDB. E arrematou: "Você falou que eu fui atacada injustamente pelo PT. Eu também fui atacada injustamente por Vossa Excelência, que pela primeira vez na história desse país se uniu com o PT para tentar me desconstituir". Marina usava broche com o número de sua candidatura, 40. Segundo o Datafolha, seus eleitores são os que menos conhecem seu número. 

Dilma foi questionada pelos adversários principalmente sobre suspeitas de corrupção na Petrobras. Preso, o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa acusou uma dúzia de políticos de receberem propina de empresas com negócios na Petrobras. "Acho que corruptos há em todos os lugares, o que é necessário é que as instituições sejam capazes de investigar. [...] E quero dizer uma coisa, não acredito que tenha alguém acima de corrupção. Acho que todo mundo pode cometer corrupção, as instituições é que têm que ser virtuosas e impedirem que isso ocorra", disse a presidente. 

Aécio foi o que mais tempo dedicou ao assunto, afirmando que Dilma tratou com leniência Costa, que recebeu elogios na ata da Petrobras que registra sua saída do cargo. Dilma rebateu afirmando que o próprio Costa reconheceu, em depoimento no Congresso, que foi instado pelo governo a pedir demissão. "Vocês entregaram a nossa maior empresa, e isso quem diz é a Polícia Federal, a uma quadrilha, a uma organização criminosa que lá se instalou. O diretor está preso. Esse é o lado perverso do aparelhamento da máquina pública, a pior marca do governo do PT", disse o tucano. 

Marina afirmou que Dilma patrocinou uma "demissão premiada" ao ex-diretor, em referência à delação premiada que ele negociou com o o Ministério Público. Aécio também explorou a acusação de que a campanha de Dilma tem usado os Correios de forma irregular em sua campanha, na distribuição de material de propaganda. A estatal nega, afirmando que faz o serviço para políticos de vários partidos. 

No primeiro momento em que partiu para a ofensiva contra um dos adversários, Dilma escolheu Aécio e falou sobre o tema das privatizações, que os petistas usaram contra os tucanos em campanhas eleitorais anteriores. Aécio defendeu as privatizações do governo FHC (1995-2002) e puxou aplausos para o ex-presidente, que estava presente na plateia da Globo. Na campanha deste ano, Aécio abandonou a tática adotada pelos tucanos nas eleições presidenciais de 2002, 2006 e 2010, quando os candidatos do partido deram a FHC e seu governo papel secundário por temer desgaste.(Folha de São Paulo)

18 comentários

Antonio Carlos Roos mod

Aécio foi disparado o melhor no debate e é disparado o melhor candidato a Presidente da República como a muito tempo não se via!! Vamos ao segundo turno!

Reply

CORONEL

Dilma foi demolida durante o debate.O que restou patente durante a campanha é que seu governo foi um fracasso tanto do ponto de vista administrativo como ético.É o que restou sedimentado.Dilma
escorou-se em fantasias mirabolantes, mentiras e calúnias, que não passaram desapercebidas, nem deixaram de ser exploradas por seus adversários.Se esse debate tiver influência decisiva na tomada de decisão do eleitor Aécio entra com bola e tudo .
a) Dr. Ellis Von Siphuder-
analista político.

# TODOS CONTRA O PT.

Reply

Pesquisa no site uol. Vote e confira.

Na sua opinião, que candidato saiu-se melhor no debate da TV Globo?
1 Aécio Neves (PSDB) 58,18%
2 Marina Silva (PSB) 16,17%
3 Dilma Rousseff (PT) 14,23%

Reply

Aécio venceu o debate de goleada!

Não só FHC foi aplaudido, mas Aécio foi o ÚNICO candidato aplaudido no debate após fazer suas considerações finais.

Parabéns, Aécio Neves, nosso Presidente da República!



Chris 45/SP

Reply

Cel, Marina é uma morta viva, creio que a tal de metamorfose ambulante é verdadeira para ela, pois além de estar em péssimas condições físicas, não está açã altura do BRAÇO FORTE QUE ESTE BRASIL GIGANTE PRECISA PARA RESTAURAR A NOSSA ECONOMIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA.

Que fique bem claro, se a nossa Educação fosse forte, com certeza não precisaríamos encher os presídios e as clínicas de dependetes de drogas.

Reply

Ele ganhou o meu voto ao mostrar o apreço pelo fhc. Fiquei com vergonha alheia por serra e alckmin, que nos condenaram a 8 anos de PT por covardia.

Reply

só tem ladrão nessa campanha eleitoral, literalmente. ou esqueceram que esse projeto de dar 13º salário para os bolsavotofamília, foi ideia de serra na campanha anterior ?

Reply

Aécio elogiado por Josias.

Nos comentários do texto dele de hoje no UOL há muitos elogios ao Aécio, inclusive vários meus postados ali.

Tem gente que sonha com a Marina, tadinha, tão franzina e fraquinha.

Muitos mandam paú na Dilma.


BOM PARA O AÉCIO 45!



Chris 45/SP

Reply

Não vi o debate todo (comecei a ver agora no globotv), mas do que vi, Aécio sambou na cara das duas e dois momentos me chamaram a atenção.
1. O Pastor botando a Governanta no lugar sobre o discurso na ONU. Para todas as outras coisas existe Mastercard.
2. A vergonhosa proposta de 13° salário para quem não trabalha de Marina foi uma das coisas mais horrendas que já vi.

Reply

Os cegos vermelhos do blog BR247 insistem em não enxergar o ótimo desempenho de Aécio no debate, dizem que Dilma foi a campeã...de mentiras, só pode!! kkkkkkkkk. Além de tudo, estava visivelmente tensa e com cara de enfado

Aécio 45 Presidente!!!

Reply

Coronel, tô vendo o debate. Aécio está perfeito.

Reply

Dilma estava super perdida no debate, tadinha! Já o Aécio respondeu firme e claro todas as perguntas e ataques, sem perder o humor. Sem dúvidas, Aécio é o melhor candidato!

Reply

Aécio foi muito feliz em suas respostas e perguntas, manteve a serenidade sem perder a contundência! Isso que é candidato! Vamo que vamo Aécio!

Reply

Os Vermelhos que se cuidem, Aécio está chegando!! É muito bom ver nascer a esperança de não nos tornarmos uma Venezuela.
PARABÉNS, AÉCIO!!!

Reply

O AÉCIO É MAIS INTELIGENTE E PREPARADO. TENHO CERTEZA QUE O BRASIL VAI JOGAR NO LIXO UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE, CASO VÁ ATRÁS DESSAS PESQUISAS FURADAS E FORJADAS PELOS PETRALHAS...

SÓ NÃO VE QUEM NÃO QUER: A TV JÁ ELEGEU A DILMA...

Reply

PARABÉNS AÉCIO. TODO O BRASIL ADOROU A MIJADA QUE VOCÊ DEU AO VIVO E EM CORES DIGITAIS NAQUELA LUNÁTICA DO PSOL.

Reply

Aécio mais uma vez me mostrando que escolhi bem meu candidato! Aécio presidente!!!!

Reply

Aécio matou a pau. A virada começou a acontecer. Eu voto Aécio! Voto 45!

Reply